domingo, 23 de janeiro de 2011

Resultados definitivos do Concelho de Sines





Abstenção: 58,76%
Cavaco Silva: 34%
Manuel Alegre: 26,46%
Francisco Lopes: 18,62%
Fernando Nobre: 15,72%
José Coelho: 3,83%
Defensor de Moura: 1,35%
Brancos: 5,49%
Nulos: 1,77

Fonte: CNE


Quanto à votação, Cavaco Silva ganhou sem surpresa, aliás já o tinha conseguido nos idos tempos da onda laranja que varreu o país, sendo o único politico que logrou vencer a esquerda - PS e PCP - nas diversas eleições em Sines, em democracia. Se pode existir algo ou alguém que poderá retirar o mérito à vitória do PSD é a abstenção.

Manuel Alegre e Fernando Nobre dividindo os votos do PS e mais alguns, no caso do último candidato, deixaram claro a divisão no seio do partido. Como se previa Manuel Alegre encontrou no distrito de Setúbal o seu bastião eleitoral, a sua derrota é também uma derrota da distrital de Setúbal, que assumiu, até à medula, o apoio ao candidato, algo que muitos socialistas encartados não o fizeram.

Fernando Nobre auto intitulando-se como "o vencedor" desta eleições e vendido como o candidato da cidadania, não foi uma coisa nem outra. O vencedor destas eleições, se excluirmos a abstenção foi inequivocamente Cavaco Silva, quanto à cidadania, encontrava-se demasiado perto do Soarismo e do PS, para poder reclamar vitória da cidadania.

Quem quiser saber o que vale o PCP em Sines, independentemente do candidato ou das circunstâncias, aí tem os 20% de Francisco Lopes como resposta.

Quanto aos dois candidatos restante surpreende-me a votação em José Manuel Coelho que pensava não passar dos 1%, 2% a nível nacional e por "contágio" obter 5% , 6% em Sines.

Por fim, um voto de reconhecimento aqueles que optaram por votar em brancos, como manifestação de desagrado ao invés do desdém que significa a abstenção.   
A abstenção, besta negra da democracia, volta a mostrar o seu rosto. Quase 60% dos Sinienses optaram por não votar, numa clara manifestação do desinteresse e desencanto pela politica e pelos seus actores. Aos valores da abstenção claramente superior à média nacional não é indiferente o nível da politica local e no paupérrimo entusiasmo que gera nos eleitores, até, ou principalmente porque não veêm beneficios directos ou interesses pessoais satisfeitos decorrentes deste acto eleitoral. Ou seja para "ganhar" eleições num Concelho com cerca 12.000 eleitores, basta pouco mais de 1.500 votos.

19 comentários:

Anónimo disse...

6 notas sobre as presidencias de 2011

1. a primeira reflexão a fazer diz respeito à falta de lógica do próprio sistema político que ciclicamente escolhe um governo para em seguida escolher um presidente cuja única função relevante é dissolver a assembleia da república.

2. quanto a estratégias políticas a mais bem sucedida foi a do partido socialista. Anulou um opositor interno (Alegre) e dispôs de 15 dias para minar o melhor que pode a imagem pública de Cavaco Silva, preparando-se assim para os tempos que aí vêm. Para umas eleições antecipadamente perdidas foi o melhor que se podia fazer. O impassível Cavaco acusou, e de que maneira, o toque, o que já não foi pouco.

3. o grande derrotado foi sem dúvida Manuel Alegre com cerca de menos 300 mil votos que à 5 anos (curiosamente contra os 500 mil votos que Cavaco perdeu, ganhando).

4. Com 6000 mil euros gastos na campanha, o candidato Coelho consegue possivelmente os votos mais baratos da história da democracia portuguesa.

5. Em eleições nacionais (descontadas as europeias) consegue-se um novo recorde de abstenção, a qual tem vindo sempre a crescer desde das primeiras eleições em 1976. Mais preocupante que os números é a falta de reflexão sobre os mesmos que ultrapasse a espuma da noite eleitoral.

6. O primeiro acto eleitoral de 2011 está terminado. Começa agora a pré-campanha para o segundo acto eleitoral, as legislativas que, como toda a gente compreendeu, estão para breve.

Anónimo disse...

por contágio...ridicula analogia. A mim parece-me sim uma forma de protesto contra os mesmos do costume.

efernandes disse...

A Abstenção é uma coisa abstrata e só por isso não ganha eleições. A Abstenção ORGANIZADA, teria como me parece óbvio uma leitura interessante.
Assim, nestas condições, considero-a uma falta de interesse de mais de 50% dos cidadãos pelo seu futuro e pelos futuro dos seus descendentes.
Cavaco, Sócrates e tantos outros "ditadores" das nossas praças, continuarão a fazer o que querem, da forma que querem, porque quem se lhe opõe não tem base social de apoio.
repetindo-me entento a abstenção como um acto de comodismo e não de protesto!
Assim, não vamos longe e acho até, que entramos definitivamente num túnel sem luz. Oxalá esteja enganado.

Anónimo disse...

De saudar a sabedoria do professor doutor Cavaco Silva: graças a Deus que demos ouvidos aos mercados e ficámo-nos pela primeira volta. A verdade é que isto da democracia é um luxo inútil. Para compreendermos a bondade deste argumento basta olhar para o vazio de ideias da personalidade política que mais sucesso teve no Portugal democrático - o sr. Silva de Boliqueime - com dois governos de maioria absoluta e duas eleições presidênciais ganhas à primeira.

Anónimo disse...

Mau tempo + Maus político + Desinteresse + Comodismo + Fatalismo = Vitória da abstenção.
Cavaco, eleito como se fosse o novo D. Sebastião, tão próprio e tão característico do nosso povo.
Alegre, a derrota dos cataventos.
Nobre, o voto no escuro.
Lopes, dentro do esperado.
Coelho, voto na caricatura da política.
Moura, quem?
Localmente:
Cavaco ganha em todas as mesas.
Nobre com uma votação sem grandes variações entre mesas.
Alegre, com melhor votação nas mesas de número mais baixo.
Lopes, idêntico ao Alegre.
Abstenção de 58,85 %.
Mesas de número mais alto com abstenções que variam entre os 62,4% e os 77,0%.
O único facto em termos de futuro a destacar é o nível de abstenção da juventude. Tudo o resto é mais do mesmo.

zé joão disse...

Sobre as presidenciais!Nesta campanha das presidenciais o monstro que é a politiquice veio ao de cima, todos nós devíamos ter vergonha do que se passou quer se goste ou não da personagem Aníbal Cavaco Silva ou não,a critica fácil o lavar de roupa suja na praça pública de um futuro possível Presidente da República Portuguesa a todos nós nos enfraquece ! Porventura não seremos todos puros e imaculados,pois não somos perfeitos e de certeza temos umas peúgas sujas em algum canto? Não quero com isto desculpar o mesmo!Mas efectivamente cada afasta-mos os mais bem preparados para guiar os nossos destinos,imagine-se quantos profissionais competentes,que batalham e tomam decisões que nem sempre agradam as duas partes,algum dia se vão expor a uma politiquice desta? Eu não!Dispenso essa tarefa aos politiqueiros...

Jorge Pereira disse...

Ponham os olhos na reportagem desta noite na TVI!
E a esses ninguém lhes toca...

Anónimo disse...

O Sr Dr Presidente Cavaco gritou aos sete ventos que o País não tinha condições para novas eleições, caso houvesse uma segunda volta...saíria muito caro ao paupérrimo País...
As Pessoas ouviram-no e ganhou à primeira...

Agora vamos a ver se o Sr Dr Presidente Cavaco é coerente com o que apregoou...e não provoca "eleições" antes do tempo...porque o País não tem dinheiro para tais gastos...não tem dinheiro para que a Democracia sobreviva...

Na mente do Sr Dr Presidente Cavaco ( e talvez de alguns dos Seus seguidores ) talvez se devesse abolir qualquer acto eleitoral, porque isso trás muitos gastos para a economia do País...
Já a Sua corregionária Manuela dizia que se deveria "suspender" a democracia por...seis...meses ( na sua ideia deveria estar a pensar em "anos" )...

Coerência...vamos a ver os próximos capítulos...

Anónimo disse...

Vira o disco e toca o mesmo!
O povo português tem e vai continuar a ter o que merece. Na verdade, não merece melhor. Até os alentejanos, considerados dos mais inteligentes do país, viraram burros. Já não bastava o pessoal do norte?

Carlos André disse...

Fiz parte da abstenção e não me considero uma pessoa com desinteresse no meu futuro e dos meus descendentes.Agora com candidatos destes começo a perder o interesse pela poltica. Só vejo corrupção ,ladroagem e começa a ser transversal em todos os partidos. Limpeza geral!

No inicio pensei em ir votar em branco e como o tempo estava propicio a gripalhada optei por ficar em casa e beber um chá com a minha família.

Cavaco, Bloco e PCP ...estou cá para observar.

Estamos entregues aos TIRIRICAS!

PS- Sim eu sei que o voto é um dever cívico,mas desta vez foi assim...Para a próxima logo se vê.

JB disse...

Típico português: "como não sei em quem votar vou votar no que já lá está que não parece muito mau e até parece perceber daquilo". (o mesmo nos acontece ao o Coelho na Camara...)

Até parece que ser PR é assim tão dificil, passear por outros paises a promover Portugal, tirar umas fotos com o Obama, vestir-se bem e dizer umas palavras caras quando alguma tragedia acontece para ficar bem visto pras proximas eleicoes, e depois funcoes? humm pois, dissolver a assembleia, quantas vezes já foi posto em prática? pah nem vale a pena.

p.s.: fui parte dos votos em branco e fiquei muito contente ao ver que passou de 0.92% em 2006 para 5.49% este ano. (sempre fomos mais que os do Moura e do Coelho... hahaha)

Ze lourenço disse...

ca por mim nao votei pois nao sou lambe botas como algumas pessoas. mas fiquei super alegre por o m. alegre perder em sines ja nem com a ajuda do m. coelho se consegue ganhar aqui. parece me que os ventos estao a mudar sr presidente esta derrota e uma de muitas que se irao seguir .um conselho esqueca o socrates e vire se para o cavaco mas parece me que nem dado o querem em lado nenhum. a verdade esta a vir ao de cima so espero ser vivo para assistir as proximas eleiçoes autarticas para ver onde raio voce esta . um conselho nao fuja para cuba.

Mlança disse...

Estas eleições demonstraram aquilo que eu previa ou seja Cavaco Silva era de longe o melhor de todos por isso ganhou, eu votei nele.
Agora como é que se compreende as palavras dos "democratas" do PCP que vêm na democraçia no resultado livre de quem vota uma ameaça? Só se por estarem ainda habituados a ver nas vitórias tipo biolorrussia e outras democracias avançadas como seu modelo, não pode ser.
Eu sempre acatei a vontade de quem vota e respeito claro.
Mas afinal quem é que tem culpa do PS ter escolhido o candidato do BE? O resultado está á vista.
Se há quem não goste que espere mais 5 anitos.
Vamos todos fazer um esforço para quem se abstem vote e vote sempre a democracia faz-se votando.
Quem não vota não decide.
Como já alguem aqui escreveu a reportagem de ontem da TVI é demolidora,e sobre o tema não vi qualquer reacção.Perante o roubo e a corrupção o soborno a putrefação nos organismos do estado nada.
Porquê?
MLança

Anónimo disse...

Estou farto desta democracia.

Anónimo disse...

Ao contrário do que diz no post, a vitória pertence não só ao PSD mas igualmente ao CDS-PP, visto ambos os partidos terem apoiado Cavaco Silva. A candidatura do Prof.Cavaco Silva foi independente não podendo ser relacionada como se de uma vitória legislativa se tratasse. Bem-haja e continuação de bom trabalho neste excelente blogue.

Anónimo disse...

Apoio o anónimo das 9.07

ESTOU FARTO DESTA DEMOCRACIA

Anónimo disse...

ESTA NA HORA DE IRMOS TODOS PARA RUA
EXEMPLO DA TUNÍSIA E EGIPTO

Carlos André disse...

"Estas eleições demonstraram aquilo que eu previa ou seja Cavaco Silva era de longe o melhor de todos por isso ganhou, eu votei nele."

Sr. Lança...

Nem sempre os que ganham são os melhores...Dr.Coelho? EngºJosé Sócrates?

Anónimo disse...

Vivemos num País de ladrões, corruptos, mentirosos, interesseiros, e onde não temos direito ao emprego, á saúde, á educação, á justiça, á liberdade etc, etc, etc, mas em contra partida temos direito a pagar impostos e mais impostos, temos direito a pagar o iva mais caro, temos direito a pagar os combustiveis mais caros, temos direito a pagar os juros mais elevados, temos o direito a sermos os mais mal pagos com as respectivas exceções, temos direito a ter as reformas mais baixas, temos direito a ter o ordenado minimo mais baixo etc, etc, etc, temos também o direito a estarmos calados, ou seja não temos direitos a nada.
Agora que haja alguém que seja capaz de contestar isto, e que me diga se vale a pena continuarmos a apoiar e a votar nesta democracia que é apenas para alguns, como já o era no tempo de Salazar, apenas com a grande diferença Salazar deixou o País com muito dinheiro.
Quais são as prespetivas de futuro que hoje os jovens têm? é pagarem a casa eo carro e mal lhes resta dinheiro para comerem, e nem produtos de marca nacional podem comer senão o dinheiro já nem para comer chega, e é com sorte se tiverem emprego, porque uma grande parte de jovens não o tem, isto serem licenciados ou não.