domingo, 19 de dezembro de 2010

Estado Social?

Escreve Nicolau Santos, no Semanário Expresso desta semana, que "Já todos percebemos que o Estado terá cada vez menos capacidade para acorrer a todas as situações de aflição social que se vão multiplicando por toda a parte. Também já todos percebemos que serão Instituições ligadas à Igreja, à sociedade civil e a ONG que poderão minorar o crescente fracasso do Estado nestas áreas".

Não podia estar mais de acordo com a sua opinião, que aliás partilho desde algum tempo, apenas não sou tão crédulo quanto ao pressuposto entendimento geral. A maioria ainda não percebeu.

A prevista diminuição dos apoios sociais às referidas instituições, a esperada perda de poder económico da classe média e a tentativa de algumas autarquias - Sines incluída - de pretenderem substituírem-se às respostas sociais das instituições, dificultarão em muito o papel das referidas instituições, sociedade civil e ONG's.   

1 comentário:

Anónimo disse...

Se bem entendo, ficará nas mãos das Câmaras todo o "poder" para resolver as dificuldades sociais.
Costuma-se dizer que isto é "ouro sobre o azul" e que pessoas como o M.Coelho e Victor Proença, vão torná-los ainda mais os "patrões" destes Concelhos.
As instituições vão ficar refens do poder politico local e não podem pensar diferente.
Adeus independencia, o que Vxªs. Excªs. gostarem assim será feito.
Assim vai a nossa sociedade a ctual!