sábado, 4 de dezembro de 2010

Concelho do Litoral Alentejano


A Grécia eliminou prefeituras e reduziu concelhos para poupar 1,5 mil milhões de euros, reforma administrativa do território que tenho defendido, desde longa data, para Portugal. Como o gregos não andam a ler a Estação de Sines, nem esta contaria para a sua decisão, é porque a medida é óbvia.

É certo que despoletaria velhas rivalidades regionais e teria a oposição de muitos caciques assustados com a perda das suas sinecuras, mas é sempre preferível à actual gestão autárquica geradora de níveis de endividamento pornográficos.

No caso concreto da nossa região "preguei aos peixes" durante anos pela construção de equipamentos supra-concelhios, partilhados entre Sines, Santiago e freguesia de Santo André. Falamos de uma solução - Cidade Desportiva, Centro de Artes, Cinema, etc - que sirva uma população de aproximadamente 50.000 habitantes ao invés de três soluções para 15.000 habitantes cada, não seria apenas a redução de custos de construção e manutenção, resultante da partilha de custos e economia de escala, mas a possibilidade de trocar três investimentos medianos por um de excepção. Solução cuja regulamentação mais recente dos fundos comunitários, demonstra que tinha razão, ao valorizar ou condicionar para atribuição de subsídios o carácter supra concelhio dos investimentos a realizar.

Basicamente não me choca absolutamente nada que o eixo Sines-Santiago-Santo André, fosse apenas um Concelho administrado por uma única autarquia. Sei bem que envolve questões emocionais como a história ou tradição, mas não terãos os Gregos também história e tradição?

21 comentários:

EUEKESEI disse...

Este é um daqueles assuntos tabus com que muitos concordam mas que o tempo vai fazendo esquecer até um dia. Criar aqui ua zona administrativa?
O exemplo de António Costa em Lisboa vai criar 5 zonas administrativas em vez de 52 freguesias. É obra.
Agora Sines e Santiago onde ficaria a sede do concelho?
Só isto chega e sobra para o mata e esfola de conversa.
Vamos aguardadr e já agora esperar por reacções e este tema que é um ponto de discução.
EUEKESEI

Anónimo disse...

Assim mesmo é que é Sines Santiago e Santo André com 1 presidente 5 vériadores e 9 deputados e chegava não era preciso tantos Analfabetos e incompetentes.

efernandes disse...

Isto dará uma novela maior do que aquelas da TVI em que em cada momento se aperta o arreio ao gosto do burro!
Há coisas que se passam por este país que só num país "riquíssimo" do ponto de vista económico seria suportável.
O Bairrismo muitas vezes "aparvoado"
e sem qualquer sentido leva-nos muitas vezes a situações de duplicação de dinheiros públicos que depois não servem a uns nem a outros - Nem sequer quero falar do futebol que é um dos piores exemplos.
A construção de equipamentos "supramunicipais" seria com bom senso, uma obrigação das autoridades eleitas pelos cidadãos.
Muito mais haverá certamente a dizer, não creio que se possa mudar o povo, sem que, de base, de criança, a educação para a cidadania seja uma disciplina obrigatória.
Se trabalhamos juntos, se convivemos juntos, se as distâncias são facilmente percorridas, porque não termos um "governo" local comum?
A sede pouco interessa, creio que não passará de um edifício onde quem gere trabalha e que até pode ser volante.
Portugal fez a maior asneira de sempre quando se separou da Espanha em 1640. Seríamos hoje um grande país.Daíesta nossa forma de estar na vida, sempre com inveja do vizinho e pouco ou nada solidários.
Politicamente incorrecto? Talvez!
Mas é o que me vai na "alma" de momento se é que ainda a tenho!

Virgilio Matos Guerreiro disse...

Em parte concordo com o efernandes, mas a meu ver o maior erro de Portugal foi a instalação da República. A pretexto de que a monarquia estava podre, aburguesada e longe da vida do português comum, criou uma república e uma classe política de chupistas e oportunistas, que cavaram um fosso ainda maior entre os ricos e os pobres. A figura actual do presidente da república é de um mero corta-fitas, que dá não sei quantas voltas ao mundo à custa do erário público, sempre com staff atrás de dezenas de ricos e amigos, e que do ponto de vista governativo vale zero. Um presidente da república em Portugal fica mais caro do que um rei, e tem menos responsabilidades. Quanto a um concelho aglutinador, forte, que incorpore Sines, Santiago e Santo André, eu seria favorável. Assim como os projectos comuns, em pontos-chave da região, que permitiam poupar muitos milhões que poderiam ser aplicados mais eficazmente e directamente para benefício das populações. Como estamos, cada concelho governa-se per si, sem ter em conta a realidade da região da qual fazemos parte. Não é por acaso que isto está como está e bem que podiamos ser uma das regiões mais geradoras de riqueza do país porque recursos não nos faltam. O que falta é uma visão conjunta da região e partilhada pelos concelhos. Mas isto anda ao sabor dos partidos, e dos ganhos e perdas eleitorais, e quem acaba sempre por perder são as populações.

Anónimo disse...

Finalmente!!!
A ideia tem barbas mas ainda bem que agora a Estação a põs cá fora.
Qual vizinho qual inveja.
Ganhávamos um massa crítica e uma importância nacional siginificativas e deixávamos de ser a periferia da periferia de Lisboa.
Vamos a isso.

Anónimo disse...

"Portugal fez a maior asneira de sempre quando se separou da Espanha em 1640. Seríamos hoje um grande país"

Mas o senhor lê aquilo que escreve???
Se Portugal não tivesse recuperado (digo bem, re-cu-pe-ra-do) a independência em 1640 não seriamos país, nem grande nem pequeno. Tantos saramaguinhos encobertos que por aí pululam...
José das Dornas

Anónimo disse...

Braz, faça favor de postar sobre o que foi decidido na sessão de câmara de 26/11/2010 -não quero acreditar que vão colocar um túnel vertical entre o largo dos penedos e a base da falésia. Não haverá quem trave esta gente? e o PS aprova só porque a obra é comparticipada?? mesmo que seja para destruir a falésia? comparado com isto a casa em Sta. catarina é um pequeno pormenor sem relevância.
José das Dornas

Anónimo disse...

SE NOS VEMOS LIVRES DO COELHO CONTEM COM O MEU VOTO

efernandes disse...

óh "zé das dornas", porque não bebe mais um copo?
Porque é que eu tenho que aturar um tipo destes que sobranceiramente não reconhece o direito à opinião própria.
Tenho ganho muito com esses nacionalismos bacocos!
Você também pelos vistos, Tenha paciência. Se vc falasse a sério talvez lhe fizesse um desenho mas...esqueça!

Estação de Sines disse...

José das Dornas,

o assunto do elevador (???) já foi aqui debatido mais que uma vez, tendo eu inclusive proposto escadas rolantes accionadas por sensores à semelhança do que se vê noutras cidades e aeroportos, com menos impacto visual e custos muitos inferiores. Mas manda quem foi eleito.

Anónimo disse...

" Mas manda quem foi eleito".

Recorda-se quando o João Soares, presidente da CM de Lisboa, teve a peregrina ideia de construir um elevador entre o castelo de S. Jorge e o Martim Moniz? Ele mandar mandava, mas a sociedade civil levantou-se em peso e a coisa não foi avante. A diferença é que a sociedade civil sineense tem a consistência de uma alforreca e em vez de um Arquitecto Ribeiro Telles temos uns Rossas.

Quanto à resposta do seu comentador/colaborador efernandes a um comentário meu a um comentário dele (uf!) é reveladora do fraco nível educacional e intelectual do mesmo "senhor". Ele que siga os conselhos que dá aos outros e beba mais umas tijelinhas de vinho verde, pode ser que o seu raciocínio deixe de enfermar de contradições. Ah, e aposto que ele nunca leu a Jangada de Pedra - essa, do Saramago (raios, devo estar a ser sobranceiro, mas não foi este efernandes o tipo do "fedever" por "fait divers"?)
Está a ver que com comentadores destes, que entendem como sobranceria aquilo que é uma crítica a um raciocínio ilógico e um constatar de um facto, a Estação de Sines corre o risco de acabar?? Seria uma pena, mas constato que a ES está a perder gás e é cada vez menos apelativo aqui vir. Não há hipótese de trocar ideias com quem as não tem.
José das Dornas

Anónimo disse...

O elevador ou escadas rolantes para acesso á praia são completamente descabidos, pelo seu custo, o consumo de energia, a sua manutenção e a agressão que provocam á paisagem. Quem quer ir á praia vai como tem feito até aqui.
Temos centenas de praias sem elevador e nem por isso deixam de ser frequentadas, e bem mais do que a nossa.
Se o problema que se põe são as pessoas da terceira idade terem dificuldade em aceder á avenida, então a Câmara ponha á disposição delas um autocarro com horários regulares das 09:00 ás 20:00 e o que gasta no elevador (em tudo o que custa) dá para transportar este pessoal vá-se lá saber até quando.
Embora se saiba que muitos daqueles que usam de lamechices a defender os velhotes, quando chega a altura espetam com eles nos Lares e esquecem-se por completo que eles existem, quando até os podiam acarinhar e levá-los no carro até á avenida para dar uma volta, mas isso já era gasolina mal empregue, eles não merecem tanto, e de resto os Lares também são uma espécie de elevador, para o Paraíso.
Isto tudo não passa de mais uma obra Faraónica sem préstimo nem utilidade, de uma câmara há muito falida mas que teima em apostar em tretas deste tipo e só não é contrariada pela oposição pela simples razão que a mesma não existe em Sines.
Por este andar a obra a seguir a esta será uma torre Eiffel em cima do Pontal para os velhotes irem lá apreciar o Cabo de São Vicente.
Á Câmara o conselho que deixo é o seguinte, deixem de chular os contribuintes e façam as obras que Sines realmente precisa e que não são nada poucas.

efernandes disse...

"Zé das Dornas"...Cantas tão bem, mas não me encantas e sabes bem porquê!
Quanto à Educação ou falta dela, não será com um tipo deste tipo que a poderia discutir. Um tipo com "supostas pálas" e ideias pré-concebidas valerá a pena discutir algo?
Acho que não e, não é por isso que a Estação ficará mais pobre.

Anónimo disse...

A Câmara resolve o problema das idas e vindas à praia, incluindo no circuito do autocarro urbano, passagens pela praia.

Não gasta os milhões que parece querer gastar e serve toda a gente.

Ninguém mete isso na cabeça do Sr. Presidente?
Mas concerteza que ele tem mais alguém a querer gastar o "nosso" dinheiro,se fosse o único a ter esta ideia do elevador, talvez já a tivesse esquecido.

Deixem algum dinheiro para os nossos filhos, aqueles que chegarem ao executivo camarário daqui a alguns anos, possam construir alguma coisa nesta terra... e não seja só pagar dívidas que estão a fazer agora...

Anónimo disse...

É o Sr Manuel Coelho com o elevador e o Sr Sócrates com o TGV...

Qual deles mais teimoso...
Qual deles vai hipotecar o futuro da "sua" Terra...
Qual deles vai deixar a maior carga para os habitantes da "sua" Terra pagarem...

Anónimo disse...

Até que enfim vão ser feitas casas para a comunidade mais desejavel de Sines junto á compelmada

Anónimo disse...

Concordo com a ideia expressa pelos anónimos das 8:53 (6/12) e 12:55 (7/12) acerca da utilização dos transportes urbanos municipais no acesso à praia Vasco da Gama.
Aconselho as pessoas interessadas no tema da (des)qualificação da avenida da praia a consultarem o site da Câmara, onde verão o tamanho da asneira e a cómoda posição do PS. Posição certamente inspirada em Pilatos. Assim não.

Quanto ao senhor efernandes, que nos últimos dias tem estado empenhado em responder de uma forma infeliz (fosse eu menos educado e responderia, ao estilo Sócrates em aparte a Louçã, qualquer coisa como "Palas usa a tua mãe")fiquei curioso por ele dizer que eu canto bem, mas que não o encanto, e que sei bem porquê. Àparte o facto de não cantar, bem ou mal, áparte ainda o facto de estar longe dos meus propósitos encantar o senhor efernandes - com tanta moça gira que por aí anda! - o que me perturbou foi ele dizer que eu "sabia porquê". Será que o gajo me conhece? E fui tentar conhecê-lo, clicando naquele quadradinho que aparece nos comentários do dito. Oh, oh, meu caro, já percebo a sua ofensa com o termo saramaguinho - você tem como livro favorito o ensaio sobre a cegueira? e o ensaio sobre a lucidez, e o memorial do convento e a jangada de pedra e... esqueceu-se do caim. É obra.
Com tanta saramaguice esqueceu-se também dos clássicos do sec xix, mas se ler Júlio Dinis pode encontrar o meu alter ego.
Tal como você também não gosto de aturar mariquices, pelo que, a menos que tenha alguma ideia para discutir, dou por encerrado o nosso interessante debate.
José (não somos íntimos, logo nada de Zé) das Dornas

efernandes disse...

Mas afinal o que é que te morde zédornas? Como quem náo se dá ao respeito não merece ser respeitado, e como é notório que entre quem escreve e quem comenta não há grande nutrição, e como o comentador (inteligentíssimo) entrou por caminhos que denotam azedume, e como eu não me apetece aturar as madurezas deste "tipinho" é melhor mesmo ficarmos por aqui, Não sem antes o "mandar à merda" Não consigo descer tanto quanto desceste seu Zé (zequinha). Não chamo a família de ninguém quando me faltam argumentos. Já que gostas de literatura (da boa)?...Lê Margarida Rebelo Pinto que deve estar mais de acordo com esses pensamentos que me escuso classificar. Finge que não existo! Se tens o teu lado e te sentes bem, que bom...p'ra ti. Tenho que te aturar porquê?

Simplesmente José disse...

Senhor José das Dornas tem-lhe custado a aprender que a melhor maneira de comentar o efernandes é não o comentar.
A vida tem destes altos e baixos, e realmente um dos momentos baixos deste blogue foi ter aceitado aquele colaborador, que assim que é comentado sem ser de acordo visão dele arrasa tudo o que encontra pela frente, aquele macho latino não gosta de mariquices.
Sem mais pormenores, ainda não percebi o que é que o impede o efernandes de ir viver para Espanha, aquele grande país que lhe é tão caro, se afinal como ele próprio afirma, as distâncias são fácilmente
percorridas, mas se calhar é o patrão que não quer que ele abale.

efernandes disse...

Aí vem outro...ou o mesmo.
blá, blá, blá!

Anónimo disse...

"A vida tem destes altos e baixos, e realmente um dos momentos baixos deste blogue foi ter aceitado aquele colaborador..."

Já aprendi, "Simplesmente José."

O proprietário/administrador do blog deve estar a guardar o lixo para o colocar nos locais adequados a partir das 19:00 horas de domingo. A não ser que pretenda afastar visitantes e comentadores do blog que não estejam para ser insultados por sujeitos com incontornáveis tiques de arrogância e ignorância satisfeitas, que os levam a não gostar de provar o seu próprio remédio.
De qualquer forma, agradeço o conselho implícito.
José das Dornas