quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alívio

Por altura dos finais de Agosto passado, alguns pescadores que navegavam na baía de Sines, sentiram um forte e quente sopro vindo dos lados da cidade de Sines. Mas coisa curiosa, à medida que se aproximavam do porto de pesca o sopro desaparecia, o mesmo acontecendo quando se aproximavam do pontal, aquele enorme rochedo negro a nascente da praia Vasco da Gama. Coisa intrigante aquela uma vez que o dito sopro permaneceu activo por mais de meia hora e logo desapareceu. Mas ao mesmo tempo repararam que o dito sopro trazia consigo alguns cheiros a comidas, a peixe assado e a caldeiradas, a carne e a gorduras pisadas e dejectos humanos e não só. Que seria pensaram alguns homens do mar.

Repararam então que as últimas barracas de comes e bebes e as últimas tendas dos feirantes acabavam de ser levantadas da avenida da praia e que a circulação automóvel se voltava a fazer com toda a normalidade.

Não querem lá ver que o sopro era o alívio da cidade de Sines por lhe terem aberto de novo aquela artéria, que havia sido encerrada por mais de um mês entupindo tudo e principalmente entupindo a paciência de muitos simples mortais? Primeiro um palco enorme atravessado nas duas faixas de rodagem da avenida obrigando o trânsito do sul a subir ao castelo e a entrar para dentro da cidade, coisa que uma boa parte não pretenderia, mas que a tanto obrigados vêm chatear residentes e veraneantes cujo passear nas ruas passou a ser um risco sério. Depois o trânsito que vem do norte e que è forçado a subir a estrada da ribeira, alguns enfiam direito ao largo dos Penedos da Índia com as suas roulottes, outros andam às aranhas pela rua Marquês de Pombal com enormes camiões e os residentes obrigam-se a suplícios de trânsito nunca imaginados. Depois uma dúzia de barracas de comes e bebes com casa de banho à discrição, isto é, a praia, a falésia e algumas casinhas WC para recepção das necessidades dos humanos, mas que por não darem vazão vão deixando que pelo alcatrão se espalhem urinas e cheiros que invadem as várias dezenas de tendas de venda de artesanato e algumas viaturas de venda de sandes e de cachorros e bebidas das mais variadas, a que pomposamente chamaram a feira de Agosto de Sines. Ai minha bela feira de Agosto comparada com aquilo que nem tem tendas nem vozes e gritos de ciganos e feirantes, para venda de roupas e calçados, como qualquer feira que se preza. E depois vêm com a treta de que a isto se chama promover o turismo no município de Sines.

Afinal estava esclarecido o mistério do sopro que naquele dia de Agosto passado alguns pescadores sentiram e cheiraram na baía de Sines. Foi o sopro de alívio da cidade por se rever liberta das grades que não a deixavam respirar convenientemente.



Francisco do Ó Pacheco

15 comentários:

Anónimo disse...

É verdade sr Francisco.

Mas a culpa desta situação foi só do primeiro presidente da camara de Sines que nunca teve conpetência para faser um Parque de Feiras e Esposições como foi feito em Grandola, em Saotiago do Cacem, e outras localidades tambem não teve conpetência para faser uma bibliotéca como prometia quando havia eleições, é por essas e outras situações que não acredito nos politicos são todos uns bandos de Mentirosos.

Mário disse...

Francisco Pacheco não tem vergonha pois não!!!!! A culpa é sua....Deixou morrer a fial que poderia ter sido o principio de uma grande feira, leva o tempo a criticar os outros mas você foi o pior de todos... agora até aquilo que prometeu em campanha nas reuniões de Camara vota contra o povo não é parvo.Você mete nojo.

Caramujo disse...

Alivio:
Sempre fui contra o fecho da avenida para este evento, e para mim, é de facto um alivio, diria mais, todos os anos se comete uma indignidade penosa e longa no tempo, para com os sineenses.
A critica agora feita por Francisco Pacheco é opropriada mas tardia porque, era o FP presidente da AM no mandato passado e nunca lhe ouvi qualquer critica a esta situação, nem a qualquer deputado municipal da CDU, ou seja estavam todos de acordo ou então terei que concluir que não podiam falar ou seja a "voz do dono(PCP) imperava".
O alivio de poderem eles proprios falar livremente ainda não o tem.
Sempre defendi a realizaçâo da mostra gastronómica, repito mostra gastronómica noutro local com melhores condições mas não, a incapacidade não permite penssar
numa alternativa por isso mais facil é fechar a avenida e já está.
Mas outro local para quê? Perguntarão outros, para ver os grandes Chefes de cozinha do SIM do PCP etc etc, a venderem produtos regionais como cachoros quentes bifanas etc etc? Sempre acompanhado da regional imperial?
Este assunto poderia e deveria ser tratado na AM, e de uma vez por todas o que cada força politica penssa. OK.
Caramujo

carlos andré disse...

O alivio irá chegar quando aparecer alguém com competência para governar esta terra.

Anónimo disse...

A quem se deve o fim da Feira de Artesanato, melhor dizendo, Feira de Artes e Ofícios que se estava a desenvolver francamente? E claro, o facto de nunca se ter criado o tão prometido Parque de Feiras? E o encerramento do C. C. Emmerico Nunes, hum, donde nasceu o projecto dessa mesma Feira, entre outros? Quem promoveu essa ruptura? Não foi o Manuel Coelho, não senhor, ainda nem sequer sonhava vir a ser Presidente de Câmara. Mas agora são todos muito amigos outra vez, os do Emmerico, o Pacheco, a malta do PS. O que interessa é derrubar o Manuel Coelho, que também, por outro lado, deixou o ego crescer até quase à cegueira, o que é lamentável num homem que até aparentava, inicialmente, uma certa visão e humanidade. Mas numa terra de cegos, está tudo dito.
O Chico não é má pessoa e fez um trabalho importante nos primeiros mandatos, mas também se esquece de tanta coisa que não fez, e agora até lhe dá para escrever, o que escreve, num blog de um militante assumido do PS. Porque não cria o seu? Era bem mais honesto e interessante.
É por isso que detesto a política. Cada vez mais detesto o que faz às pessoas.

Pitchauba disse...

Anónimo das 12:34... concordo, várias localidades que nos são proximas, possuem um espaço destinado à Feira e com todas as condições. Acrescento ainda o recinto da Feira PIMEL de Alcacér do Sal.

Anónimo das 11:55... está um pouco enganado, pois quem acabou com a FIAL foi o shor manel coelho, e quem teve o arranque da mesma foi, ai sim, o shor chico pacheco.

Anónimo das 1:43... o mê amigo esquece-se que a Mostra Gastronómica já lá vai ? (uma vez mais, com arranque do chor chico e termino do shor manel) Hoje em dia a cidade de Sines abre as portas aos turistas, fechando a avenida que é dos poucos locais que atrai gente de fora, dando lugar a uma mão cheia de Tasquinhas. Por sinal, estas, vieram substituir a verdadeira mostra Gastronómica que era realizada nas varandas do edificio da Docapesca, administrado pela APS.

Realço dois aspectos das tasquinhas, a saber:
1- Realização das Tasquinhas unica e exclusivamente destinado a Associações.

2- Prato Gastronómico Sardinha à descrição (dono de um concurso a realizar no periodo de funcionamento das tasquinhas)


Por fim, também partilho da opinião que as tasquinhas são piores do que a mostra gastronómica, mas que a avenida é melhor que os varandins da docapesca, mas que é impossivel realizar-se desta forma!

Cumprimentos.

ALEXANDRE disse...

SOU NATURAL DE SINES SEMPRE AQUI VIVI TENHO 54 ANOS E COM FRANQUESA NÃO ESPERAVA LER COISAS COMO ESTE TAL DE MÁRIO .
NÃO TENHO FILIAÇÃO PARTIDARIA MAS TENHO UMA COISA QUE É COMUM A TODOS OS SINEENSES É O ORGULHO NOS FILHOS DESTA TERRA EPRINCIPALMENTE NAQUELES QUE A SERVIRAM COM EMPENHO E HONESTIDADE COMO FOI O CASO DO XICO PACHECO.
POR ULTIMO DOU-LHE UM CONSELHO SE NÃO É NATURAL DE SINES PEGUE NA TROXA E DESANDE.
OS CARAMUJOS TEM ORGULHO DOS FILHOS DESTA TERRA QUE INFELIZMENTE ACOLHE TODO TIPO DE ........ FICO POR AQUI.
XICO VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÈU.
ALEXANDRE

Anónimo disse...

Antes de tudo agradecer o post do Sr. Francisco Pacheco, repleto de ironia e acutilante, capacidades entre outras sobjamente reconhecidas.

Isto para dizer o seguinte:
"Um burroª mesmo carreagado de ouro, não passa disso mesmo!".

O siniense Francico Pacheco, foi presidente da CMSines perto de 30 anos. Demasiado tempo talvez...

Mas, o que quero aqui salientar, quer se concorde ou não com a sua filiação partidária, ninguém lhe pode tirar o mérito do seu esforço e saber pelo facto de ter realizado tantas obras e serviços de proximidade em prol dos sinienses, num tempo em que tudo estava por fazer.
Denegrir, a imagem de um homem que tanto fez por Sines,quer com ele se concorde ou não, "por certo não estará isento de erros", mas é um facto, lutou e trabalhou muito por sines!
Infelizmente, há sinienses que já se esqueceram de onde vieram, quem os ajudou e lutou pela terra!

É lamentavél a má criação a
agressividade a falte de sentido crítico do comentador das 11.55AM, 17 Setº.
Tenho dito.

Anónimo disse...

"...era o FP presidente da AM no mandato passado e nunca lhe ouvi qualquer critica a esta situação, nem a qualquer deputado municipal da CDU,..."

Olhe, que não! olhe que está enganado...

Anónimo disse...

SR Caramujo tem toda a razão este assunto deveria ser tratado na A.M.
Será que há algum Vériador ou Deputado com essa competência eu não acredito tem todos medo.

A Sessão da Assembleia Municipal é no dia 24-09-2010 ás 21:00.

Mário disse...

Caro Alexandre sou natural de Sines e não vou embora pois sinto me bem na minha terra mas não sou como os burros que só conseguem ver a direito que é o seu caso, pois todos nós sabemos o que fez o chico Pacheco enquanto foi presidente da Camara e também como presidente da Assembleia se o Sr. não quer ver lamento, mas é vergonhoso as atitudes deste sr.nas assembleias, nos blogues e em tudo o que escreve e diz sobre o actual executivo da Câmara durante a Campanha para as autarquicas e até no dia das eleições.Se o povo de Sines tinha algum respeito por Chico Pacheco garanto que hoje não tem e o resultado o se viu.Passe bem uma consulta ao oftalmologista pode ajudar.

Anónimo disse...

Bom artigo do Chico do Ó. É triste ver comentadores a insultar um filho da terra. Eu não defendo nem nunca defendi o partido do Chico, mas tenho uma grande admiração e respeito por ele. Quem acabou com a feira de Sines foi o Coelho e aqueles mamões que andam atrás dele, eu vivi na quinta dos passarinhos e lembro-me da feira de Agosto com a FIALI. Muita gente, muita alegria, muita diversão. O Coelho não descansou enquanto não arruinou com tudo. Biblioteca? aquele CAS é a aberração de Sines, uma vergonha de milhões que custa muito dos nossos bolsos, mas ninguem quer admitir isso. palhaçada, a minha cidade de SINES está a ser destruida e ninguem quer saber disso. PMDC

ALEXANDRE disse...

SR. MARIO

GOSTEI DA FORMA COMO APRESENTA O SEU SUBLIME CONHECIMENTO SOBRE O GOSTO,RESPEITO,ETC QUE O POVO DE SINES TEM POR XICO PACHECO DEVE TER PROCURAÇÃO DESTE POVO MAS REPARE EU SOU UM DOS QUE NÃO PASSA PROCURAÇÕES A NINGUEM E DUVIDO QUE O FAÇAM A PESSOAS COMO O SR. MAS SUMIDADES APARECEM ONDE MENOS SE ESPERA
TENHA SAUDE
ALEXANDRE

Anónimo disse...

Ser politico é ter carta verde para fazer os maiores feitos e ser condecorado por isso e as maiores asneiras e roubos e dinheiros mal aplicados e não ser responsabilizado...reina o deixa andar...até porque a maioria dos politicos são na realidade outra coisa...advogados,engenheiros,médicos..mas politicos na essencia são uns 15%, imaginem se o serralheiro quisesse ser médico e o advogado ser engenheiro...acho que seria uma grande confusão ...seria como é a politica nos nossos dias.

RC disse...

É com muita pena que vejo a minha terra a ser destruída é só interesses, invejas, as pessoas deixaram de ter respeito umas pelas outras acabaram com a tradicional feira de Agosto, o Vasco da Gama é aquilo que toda agente sabe, o carnaval caminha para o abismo, o centro histórico de sines está na última, casas degradadas, ruas sujas, casas de alterne porta sim, porta sim... se a minha querida terra está assim eu vou pra ilha. Só falta agora construirem mais bairros sociais para os ciganos, pois é bom se prepararem, pois os ciganos vindo de França estão a chegar. Sr Manuel Coelho ou a CDU como queiram, conseguiram destruir o bairro maritimo, disso eu não os perdou... pois aquela gente do mar humilde e trabalhadora não o merecia.