quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conferência de imprensa da CDU

A maioria política, Movimento SIM, que gere a Câmara Municipal de Sines apresentou em recente reunião de Câmara a sua estimativa de custos para o próximo festival de Músicas do Mundo a ter lugar nos próximos dias 28 a 31 de Julho.
Um festival mais pequeno, apenas quatro dias, a que foi retirado, quanto à CDU erradamente, a sua componente de Porto Covo mas que prossegue a senda do despesismo irresponsável e do agravamento das já débeis finanças municipais.

As despesas previstas atingem o montante de 528.760 euros assim repartidos:
- Músicos – 192.920 euros;
produção técnica – 260.840 euros;
divulgação – 75.000 euros.

Por outro lado as receitas previstas montam a 375.000 euros assim repartidos:
-Bilheteiras-150.000 euros;
apoios 100.000 euros;
cervejeira 70.000;
outros 55.000 euros.


À partida um prejuízo de 153.760 euros, sem afectação dos custos da própria Câmara.

Absolutamente inaceitável.

A CDU defende que o Festival de Músicas do Mundo se realize todos os anos, em todo o município e que tenha como orçamento limite as receitas que seja capaz de angariar. Podemos dizer que um festival musical com um orçamento de 375 mil euros já será um dos festivais mais caros dos que se realizam anualmente no país.

Por outro lado esta loucura de se produzirem espectáculos altamente deficitários e pagos pelo dinheiro dos contribuintes com escassos quatro dias de duração e sem consequências visíveis no tecido social e económico siniense, tem reflexos altamente negativos em toda a actividade financeira da Câmara Municipal. Na qualidade dos serviços públicos prestados à população, nas obras de restauração e conservação do património, nos investimentos, nos apoios às colectividades e associações, nos pagamentos a comerciantes e industriais, etc. etc.

Aliás a não realização este ano de 2010 do passeio da primavera para os seniores sinienses tem tudo a ver com esta política financeira desastrosa. E afinal dizia-se na campanha eleitoral de Outubro passado que a CDU se ganhasse as eleições acabaria com os passeios. A CDU acabaria era com este regabofe de deitar dinheiro à rua, faria um Festival à medida das possibilidades financeiras e teria realizado o Passeio da Primavera como era sua obrigação política.


A Comissão Concelhia de Sines da CDU

Sines, 28 de Junho de 2010

10 comentários:

carlos andré disse...

Vocês criaram o "monstro",qual o vosso espanto agora? Onde andava o colectivo ?

Há quantos anos o FMM dá prejuízo?

"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"

Eleitor Indeciso disse...

Mesmo aplicando á CDU/SIM aquele velho ditado, "Chama-lhe puta filha antes que ela te chame a ti" o que salta á vista daqui é que o sr.Coelho está completamente alienado da realidade, sobretudo daquela que se vive em Sines e Porto Côvo.
E só porque mantém nas suas hostes duas mãos cheias de pendurados do regime, uns a recibo verde e outros nem por isso é que ganhou, contra uma desorientação total do PS/BE/PSD que nem para oposição servem, deixei de fora a CDU porque a maior parte dos seus fiés seguidores os trocaram pelos recibos verdes do Coelho, e a CDU bem ou mal lá vai fazendo alguma oposição, a única visível.
Em Sines vive-se no mundo do LSD.

Anónimo disse...

Vocês sabem que a Cultura não foi feita para dar Lucro ....assim como a Saúde ....são considerados Bens Publicos...Tudo têm que dar lucro estou a espera de começarem a cobrar bilhetes para ir tomar banho a Praia Vasco da Gama so´para dar lucro a Alguem...

Anónimo disse...

Tás por um lado certo por outro errado Carlitos. Efectivamente o MC foi uma aposta, não uma criação, da CDU. Como em tudo o resto quando se aposta umas vezes ganha-se outras...ficamos desiludidos, foi o caso.
Nem tudo foi mau, nem tudo foi bom, como certamente aconteceria caso fossem outros os protagonistas.
Quando se têm uma visão diferente deve-se aponta-la. Isso não é sinal de renegar o passado nem diabolizar ninguém, é tão somente ter ideias diferentes, visões diferentes das realidades presentes.
E não há que ter medo do passado!
Ele não pode servir para nos condicionar, quer nos actos quer nas opiniões. Com erros, com acertos, já passou! Há que olhar em frente e não ter medo de apontar rumos diferentes daqueles que efectivamente estão a ser seguidos. Por vezes alguns esquecem-se que houve uma ruptura, mas ela existiu de facto.
As razões da ruptura estão à vista de todos, não foram as das palavras, são as dos actos, assim as pessoas tenham capacidade para, por si, não indo em contos de cisne, analisar e tirar as suas próprias conclusões.

O FMM sempre deu prejuízo, é verdade. Mas temos que fazer o enquadramento da questão. No inicio para colocar o FMM no nível onde chegou possivelmente justificava-se o prejuízo, visto como algo que poderia trazer mais-valias futuras. Hoje em dia, atendendo ao actual contexto económico nacional e local, ao valor das dividas da CMS, o valor do prejuízo calculado à cabeça, que não o real, é inaceitável.
As medidas anunciadas, pela CMS, para reduzir os custos do FMM 2010, não passaram disso mesmo, anuncio.
A descaracterização do FMM, com o retirar os dias de Porto Covo, não reduziram em nada as despesas do FMM, aquilo que não gastaram lá, gastaram noutras coisas superfulas que não acrescentam nada ao FMM, ou melhor acrescentam, despesas.
O FMM é efectivamente um desastre económico para a CMS, mas aqui também teremos de equacionar uma questão tão bastas vezes esquecida. Quanto ganha o comercio local com o FMM? Com quanto contribui esse mesmo comercio para a realização do FMM? Não me venham com a ladainha de que o publico do FMM não têm poder de compra, pois isso é uma falsa questão, existe publico do FMM com elevado nível económico, basta ver as taxas de ocupação no período do FMM, quer de pensões, hotéis, restaurantes, etc, para se ter essa noção. Só aqui, ainda que de forma mitigada poderíamos baixar o valor do prejuízo, e envolver ainda mais a sociedade siniense na feitura do FMM.
E tanto mais haveria para equacionar/analisar/discutir/ponderar, o que quiseres, de modo a que o FMM, como grande iniciativa, não fosse mais um ponto de fractura da sociedade Siniense. Esta gestão autárquica, à imagem do seu mentor, têm esse dom, são os iluminados, não precisam de ouvir ninguém, tudo o que decidem não pode ser contraditado, com os resultados que todos nós já sentimos no nosso dia a dia e que mais tarde iremos pagar muito caro.

FMM sempre! Com peso e medida, sem por em causa por exemplo o Passeio da Primavera, que nas palavras da sr. deputada Helena Sales, numa das AM em que esta questão foi discutida, foi simplesmente adiado, não disse foi por quanto tempo. Possivelmente para a Primavera de 2013, digo eu.

Anónimo disse...

O FMM teria lógica de existir se para o resto houvesse dinheiro, como por exemplo para os clubes desta terra que tantos atletas de valor representam o múnicipio ou ainda a bandeira de portugal além fronteiras e os responsáveis do desporto não se dignam a apoia-los nem tão pouco a homenageá-los. Lembro apenas o Gustavo Santa que segue dia 15 para Singapura.Foram escolhidos apenas 2 atletas juniores a nível nacional, onde consta o nosso atleta sineense. Vai representar Portugal nos Jogos Olimpicos de Juniores e nem se dignaram a abrir a piscina para o Santa poder nadar. VERGONHA

Anónimo disse...

caro anonimo das 5:03 PM, Agosto 05, 2010; parece que o sr esta equivocado....e de que maneira; só quero colocar uma questão, uma vez que a CDU acha que o FMM nao traz dinheiro para sines, que nao há retorno financeiro para os comerciantes, etc...então e o bar da cdu na sua sede, deu retorno financeiro? estava legal, cumprindo todos os requesitos higienicos e obrigatorios???.....e por ultimo nao utilize Porto Covo como bode expiatorio, pois a cdu tem uma divida muito grande para Porto Covo, devido aos anos de governação local em que pouca coisa foi feita...ah "fizeram" o famoso Art. 47, que bloqueou porto covo durante mais de 15 anos.....

carlos andré disse...

Amigo e Camarada .....

Pena é não terem despachado logo o homem no 1ª mandato , mas o poder por vezes cega-nos.

Claro que o PCP não deve ter medo nem vergonha do seu passado,mas apesar de ser a única força politica da oposição que se ouve em Sines, por vezes na ânsia de aparecer dá uns tiritos nos pés...

Será que o FMM não trás retorno financeiro para o comercio em Sines?

Até acho que o PCP teve algum retorno financeiro com o FMM...mas isso já sou eu a supor.

Perdoem-me os cidadãos do Porto Covo (aldeia que muito gosto), mas o FMM nunca lá deveria ter-se realizado.Ai sim ,penso que foi um "passo maior que a perna"


A LUTA CONTINUA e para a frente é que é caminho!

Anónimo disse...

Amigo mão foi só o famoso Artigo 47que ficou célebre no Porto Covo.


Aquela grande barragem na vala da bica até animais mortos havia em cima da água.

Obra do sr guinote mais do sr francisco era para abastecer os depositos de porto covo no verão .

Anónimo disse...

Sim, o FMM nunca deveria ter sido feito no Porto Covo, no entanto sou a favor da organização de eventos culturais nesta pequena aldeia....mas estas coisas não têm que ser feitas ao msm tempo pois não? O Verão é grande...e depois do dia 15 de Agosto Sines morre. Sugestões??

Anónimo disse...

Anónimo da 9:52 AM, Agosto 06, 2010,
Aconselho a que leia com mais atenção aquilo que os outros escrevem, sob pena de depois os tiros saírem frouxos.

Em relação ao texto que escrevi, não escrevi em lado nenhum que o FMM não trazia mais valias para o comercio local, antes pelo contrario, disse que o comercio local tinha essas mais valias e não contribuía em nada para a feitura do FMM.
Assim como em lado nenhum do comunicado da CDU o anónimo lê que o FMM não traz dinheiro...
aconselho uma leitura mais atenta dos textos...

Em relação ao bar da CDU não sei o que o preocupa, mas uma coisa lhe posso garantir a casa esteve sempre cheia, talvez porque aqueles que lá vão a primeira vez normalmente voltam e trazem um amigo...isso diz-lhe alguma coisa? E posso garantir-lhe que o bar da CDU é já um lugar de culto do FMM...eu sei que isso desagrada a muita gente mas o que é que os homens podem fazer, enquanto uns falam, falam, falam, eles trabalham...AH! e o pessoal que lá vai não se preocupa muito com as questões que o anónimo levanta, ou melhor, não se preocupam Nada!

Em relação a Porto Covo ser bode expiatório. Não, não é bode expiatório é mesmo assim. Se o FMM em dado momento não tivesse caminhado para um figurino que contempla Porto Covo, poderíamos aceitar que não se realizasse. Mas como o figurino de crescimento e de imagem do FMM passou nos últimos anos por Palcos em Porto Covo e em Sines, no meu entendimento não se devia ter desvirtuado esse enquadramento, dai afirmar: "A descaracterização do FMM, com o retirar os dias de Porto Covo,...
Que me diga que é uma opinião discutível, aceito. Que me diga que muitos habitantes de Porto Covo não gostam do FMM, nomeadamente o seu presidente da junta, aceito, agora que se ponha a fazer juízos de valor, a misturar alhos com bugalhos, a baralhar...enfim atitudes...

a história do art. 47 e mais a vala e mais, e mais... e depois vai-se a ver e alguns dos anónimos nem sabem do que estão a falar ouviram e tal...e depois disto vou levar com o sr. presidente da junta a vir aqui contar a história, tipo a História da Guerra do Raul Solnado, e daqui por 50 anos continuamos a ouvir o art. 47 a vala e o xico e o Guinote e tal... acordem isso é passado, já foi, ao tempo pareceu a quem teve de decidir que era a melhor forma. Hoje, com o conhecimento de hoje, possivelmente fazia-se de outro modo, avancemos...mais preocupante do que o art. 47 e do que a vala é o que está a acontecer a Porto Covo.
Será que ainda ninguém reparou que Porto Covo está a ficar desfigurado? Será que ninguém reparou a pequena aldeia fantasma que está ali a ser criada? Será que o sr. Presidente da junta têm algo a dizer sobre esta matéria? Concorda? Discorda? Isso sim é que deviam discutir, porque isso é presente e vai ser futuro.