quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vem a propósito dizer...

Arrepio-me todo quando oiço o hino nacional, a Portuguesa! Não só porque desde miúdo fui ensinado a admirá-lo, como a cantá-lo (pese os meus fracos dotes musicais), mas também porque já tive a honra de visitar a velha casinha na Frazoeira (Ferreira do Zêzere), onde o Alfredo Keil fez as primeiras afinações dos acordes musicais com a banda Frazoeirense, logo após o histórico ultimato de Inglaterra a Portugal.

Mas se durante muito tempo o arrepio foi de orgulho, os arrepios de hoje são de medo e de algum desencanto. Já não temos Heróis nem somos nobres! Aqueles que podiam ser os nossos heróis transformaram numa corja de déspotas vendidos a interesses que não os dos seus contemporâneos e conterrâneos. O nobre povo está cada vez mais espezinhados e escravizados por burocratas que em Bruxelas acham que somos milionários e que impõem à sua vontade a fome pela Europa inteira no ano em que declararam ser o de contra a exclusão e a pobreza!

É que agora nem contra os canhões podemos marchar... quando a Nato e outros organismos de impérios que se auto-dominam do bem! Resta-nos porém a hipótese de contra as injustiças marchar, marchar! Hoje que é dia de Portugal! O Sócrates foi assobiado, MAIS UMA VEZ!
Subscrevo
ef

17 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que o 10 de Junho só serve para condecorar doutores, professores universitários, engenheiros, militares, artistas, etc? Será que os canalizadores, os mecânicos, os trabalhadores das fábricas, os electricistas, etc, não dão a sua cota parte para fazer andar este país? Já as câmaras municipais é a mesma coisa, nunca dão condecorações às profissões e ofícios que são a mola real da sociedade.

Paz sim! Nato NÃO! disse...

Quem faz a guerra certamente q n quer a paz! abaixo A NATO e o Imperialismo!!

Anónimo disse...

Hó pã isso é pessoal da ferrugem!
Lembram-se das últimas condecorações que o camarada V. Proença de Santiago, condecorou no dia do Concelho! Nem os camaradas-sindicalistas tiveram direito!
O que eles gostam é de ver a "carneirada" de bandeira em punho.
Será que um novo 25 de Abril resolvia alguma coisa!

Anónimo disse...

Nesta terra temos grandes Homens do mar, da cortiça, da ferrugem, etc...que deveriam ser condecorados pela Sua coragem, dedicação, profissionalismo, etc...

Anónimo disse...

fiz um comentario a este post , pensando que tiha sido o Braz a escrever ñ reparei que ñ tinha sido ele as minhas desculpas , se possivel é favor ñ publicar , ok!!!
obrigado

Marius Herminius disse...

Concordo inteiramente com o Anónimo das 7:46.
De facto, este nosso Portugal continua a ser um País de Santos e de Doutores, embora – e para nossa desgraça! - nele mande um engenheiro cujo curso foi, segundo parece, comprado numa loja de chineses.
O Presidente da República pede a solidariedade entre todos os Portugueses mas a chamada arraia-miúda a que se refere este Anónimo nunca consegue chegar às luzes da ribalta. Decerto que haverá uns portugueses mais portugueses que outros. Só pode.
Também neste dia 10 de Junho foram condecoradas várias personagens, das quais destaco João Garcia e Isabel Pires de Lima. Se em João Garcia somos capazes de reconhecer a sua elevada capacidade em escalar montanhas e, com isso, elevar bem alto o nome de Portugal, que trabalho realizou Isabel Pires de Lima para merecer uma condecoração? É que se tal se deveu ao facto de ser ex-ministra, haveria mais razões para condecorar a anterior Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, de quem Cavaco Silva era admirador confesso, recordam-se?
Mas eu compreendo que, com as eleições presidenciais à vista, não seja politicamente correcto agraciar alguém que decerto lhe poderia fazer perder alguns milhares de votos dos professores.
Por muito que tente fazer-nos pensar o contrário, o nosso PR tem as mesmas manhas que os restantes políticos da nossa praça.

Quanto ao post em si direi que , e parafraseando os “Homens da Luta”, a “Luta continua quando o Povo sai à rua” e por isso estou curioso para ver como o nosso “Nobre Povo” vai reagir aos vários PEC que lhe querem impor.
Reparem que as primeiras medidas forma anunciadas de uma forma quase tímida, como que a apalpar o pulso ao “povo”. Como este quase que nem reagiu, aí estão novos apertos, uns já em prática e outros anunciados e que se podem ir até 2014!
É fartar, vilanagem!
Gostava de estar enganado mas não estou a ver que marchem contra os canhões, mas sim a favor dos mesmos…

Anónimo disse...

Um bom texto literário. Parabéns Egídeo.


Nepumoceno Guedelhas

sineiro disse...

Porque isto é um país de doutores!
É por isso que as condecorações só vão para esses iluminados!
Nós o povinho não existimos nestas festanças!
É triste mas é a realidade do pequeno país que temos(pequeno no território e ainda mais pequeno nesta mentalidadezinha...

Anónimo disse...

AGORA TEMOS OS Eng e Dr DAS NOVAS OPORTUNIDADES
SÃO AQUELES QUE ESTUDARAM COM O Eng Dr SÓCRATES
EM SINES SÃO HÁS CARRADAS

Bruno Leal disse...

Num país a sério presumo que o povo devia tomar também como seus, os prémios dados aos Professores, Doutores e Engenheiros, escritos em maiúscula, porque por cá não há só Portugueses e Portugueses, mas também há engenheiros e engenheiros... A generalização sempre foi um erro impossível de ser evitado por algumas pessoas e se calhar esse é um dos motivos pelo qual a sua voz tem tão pouca credibilidade.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o efernandes. Fico contente por verificar que ainda restam alguns portugueses inteligentes. A maioria continua "numa boa", festas novelas e futebol e não se apercebem do que vem por aí.
A Bruxelas interessa-lhe gente incompetente, tipo Durão Barroso, Vitor Constâncio, enfim, pessoas fáceis de manipular para que possam prosseguir o seu caminho que é proteger os interesses dos americanos e dos grandes senhores do dinheiro e do mundo. Qualquer dia temos lá o nosso primeiro, já deve constar da lista. Porreiro pá!

Anónimo disse...

Senhor Marius Herminus, tenho apreço pelos seu comentários, mas essa de condecorar a Lurdinhas, por amor de Deus, só pode pensar nisso quem não sabe do estado em que ficou a educação. Mas também, deixe lá que os condecorados, na sua grande maioria foram os amiguinhos. Tanta gente neste país a remar contra a maré, para que não destruam tudo e vão condecorar personalidades que muitos nem conhecemos. Assim vai este pais

Marius Herminius disse...

Bruno Leal
Essa sua ideia de “que o povo devia tomar também como seus, os prémios dados aos Professores, Doutores e Engenheiros (…)” é uma excelente ideia!
…em especial quando essa ideia é sugerida por alguém que é Professor, Doutor ou Engenheiro – com maiúsculas, pois então – não é verdade? Eu compreendo...
O problema, Bruno, é que os outros, todos aqueles não têm títulos académicos, não conseguem rever-se nesses prémios, por muito que isso custe a alguém.
Por que razão haveria um pescador ou um mineiro (por exemplo) de rever-se numa comenda dada a um ilustre desconhecido que, na maioria das vezes, só tem de relevante um “Dr.” ou um “Eng.” antes do nome?
Fala em generalização? Faça uma pesquisa de todos os “10 de Junho” e veja quem foram os galardoados e diga-me quantos é que são os do “povo a sério”.
Também fala em falta de credibilidade? Tem toda a razão! E até lhe dou um exemplo comprovativo:
Os nossos ministros, a começar pelo 1º, são todos Doutores e/ou Engenheiros e a nossa actual situação económica é um bom reflexo da sua competência!

Anónimo das 1:38
Agradeço as suas palavras, mas quando sugeri o nome da anterior ministra da Educação estava a ser irónico. Mas se uma pessoa como a jornalista Leonor Pinhão mereceu uma comenda é porque tudo é possível.
Aliás, isto faz-me recordar uma frase que é a seguinte: “Foge cão, que te fazem barão. Para onde, se me fazem visconde?”

Anónimo disse...

O povo é e smp será o espelho de uma nação! Não se queixem de políticos, doutores, engenheiros! Quando o povo não tem valores não será de esperar de quem o comande os tenha!! Tomem como exemplo civilizações à seria como os países nórdicos, em que todos pagam impostos, estar a viver ás custas de rendimentos sociais quando não se justifica é considerada uma pessoa desinteressante, onde não há lugares a subornos e "chicos-espertismos" etc etc! Não vale a pena evocar revoluções; Portugal enquanto não mudar de mentalidade não passa da cepa torta, mas para isso tem que vir o FMI dar um verdadeiro "puxão de orelhas" à semelhança do caso da Grécia... Vêm tmps difíceis!!

João disse...

Nestes comentários está espelhado o que abunda em Portugal - a inveja. Se alguém recebe uma condecoração ou prémio, não interessa saber qual o seu mérito, mas sim "então e eu?".

O facto de José Maria Pedroto ou Eusébio terem sido condecorados, não significa que todos os treinadores ou jogadores de futebol também o sejam. Ou que todos os empresários sejam condecorados tal como foi Rui Nabeiro.

Infelizmente o saber é algo que continua a ser menosprezado por muitos.
Cavaco Silva é o exemplo de alguém que, se quisesse poderia ter ficado a bomba de gasolina de Boliqueime, depois de concluído o liceu. Mas se não tivesse empenhado todo o esforço e dedicação, não teria chegado a professor universitário.

Que cada um nós faça o melhor que sabe, procurando ultrapassar-se todos os dias e talvez um dia também receba uma comenda. Se não, que se sinta realizado e reconhecido por que lhe é próximo.

Anónimo disse...

Afinal não são só os jogadores da selecção portuguesa que não cantam (por não quererem ou não saberem) o hino nacional antes dos jogos do mundial...
É vê-los de boca fechada na tv...

Falta de nacionalismo?...

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 11:07 PM 10 Junho

25 de Abril só teria resultado se a revolução fosse para o povo, mas como é de conhecimento geral, ela foi para ajudar os militares e nunca se pensou no povo!
Se um novo 25 de Abril resultaria?
Penso que sim, em qualquer data mas com balas nas armas que com o raio dos cravos andamos a ser "cravados" do pouco pilim que temos!
Dêem o dinheiro a quem trabalha e os politicos que comam palha!
JC