quinta-feira, 29 de abril de 2010

Abate de pinheiros no parque de Merendas

A CM de Sines está a proceder ao abate de pinheiros mortos e doentes no Parque de Merendas, na zona poente da cidade, junto ao Parque de Campismo e no pinhal junto à Albergaria D.Vasco.

Os pinheiros abatidos estão afectados por uma praga de insectos que, à semelhança do nemátodo, leva à morte do pinheiro, sendo urgente o abate de todos os exemplares secos e dos que começam a apresentar sintomas da doença.

A operação, que prevê o abate de 180 pinheiros, está a cargo de uma empresa registada na Autoridade Nacional Florestal e foi autorizada pela Unidade de Gestão Florestal do Alentejo Litoral da Autoridade Nacional Florestal que, após uma visita ao local, decidiu pelo abate e eliminação dos seus sobrantes.

Existem estudos que dizem que na sequência de abate de pinheiros nascem urbanizações. No local em concreto sabemos por experiência anterior que os pinheiros já não crescem naquele local.

9 comentários:

Anónimo disse...

Há na realidade uma boa parte dos pinheiros do parque de merendas que por doença ou velhice estão de facto secos e isso nota-se nos cortes que apresentam pouca ou nenhuma resina.
Por uma questão de segurança é melhor prevenir que remediar, cortando-os.
Agora o que é preciso fazer é plantar novos, esperando que desta vez não se repita o filme já visto aquando dos pinheiros do Norton de Matos.

Anónimo disse...

Mas se os pinheiros novos do Norton de Matos morreram, porque não voltaram a replantá-los e regá-los enquanto precisassem?...

Nunca percebi o que se passou...

Acho bem que cortem os já mortos ou quase, para não cairem em cima de ninguém...

Mas tambem acho bem a sua replantação...

Fire disse...

E prontos menos um espaço verde na nossa cidade e mais um espaço urbano...

Anónimo disse...

É estranho este abate, sabendo que o parque não vai abrir este ano.

Anónimo disse...

Pelo menos nos dias do FMM vai abrir...e de BORLA...que isto de dar dinheiro à câmara é privilégio só dos Sineenses nos impostos que por sua vez são aumentados para os máximos da lei todos os anos...

Só que pagassem 5 euros por noite, como são uns milhares, sempre eram uns milhares de euros que entravam nos cofres da câmara...

Mas não...dinheiro para a câmara só do "nosso"...

Alberto disse...

Campismo gratis? Não há-de o FMM dar prejuizo..tambem são uma cambada de pés descalços que não deixam dinheiro em lado nenhum. Nem um sabonete compram, porque a maioria não se lava... Este Coelho é um bacano, meu...

Anónimo disse...

Vocês ainda não entenderam abatem se os pinheiros, vendem se os lotes de terreno é triste mas é verdade e ajuda a Camara a pagar as dividas senão como é que se fazia o FMM este ano, que até dá prejuizo.E o resto ainda está para vir os clubes e Associações que sempre fizeram pela terra vão levar um corte dos grandes muitos devem ficar pelo caminho, e quem não for para as tasquinhas que este ano são só para as colectividades está mesmo tramados porque a Camara vai cortar nos subsidios e penalizar quem não quiser ir para as Tasquinhas.Passem bem.

Anónimo disse...

"os clubes e Associações que sempre fizeram pela terra vão levar um corte dos grande"

Um exemplo disso é a Sociedade da música, que há meses não vê a cor do subsídio da câmara. Uma associação onde muitos sineenses aprenderam música desde há mais de trinta anos... Pois, mas agora há a escola de artes, e a Sociedade já não faz falta nenhuma. Ainda por cima quem lhe manda que as iniciais do nome resultem em SMURSS? isto para comunistas arrependidos deve doer... tanto que nem foi ao almoço para que foi convidado, nem disse que não ia. Ou então teve medo que o prato pincipal fosse strogonof de coelho.
Falta de educação, para não falar no resto.

Anónimo disse...

Se a SMURSS cobra-se de mensalidade o que a escola música cobra , cerca de 60 euros por cada aluno, talvez tivesse tido outra importancia para os nossos politicos.
Já agora a Escola da música foi constituida em associação ,cobrando receita e suportada pela CMS.