quinta-feira, 25 de março de 2010

Orgulhosamente só

Autarcas contra o plano de ordenamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Não será por escassez de debate que a revisão do plano de ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina continua a motivar críticas: muitos são os que se mostram contra a versão final de um dos mais importantes documentos de ordenamento do território, que o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) colocou em discussão pública a 18 de Março.
Ontem, entre os mais acérrimos contestários da revisão, três dos quatro presidentes dos municípios abrangidos pelo parque natural, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo, divulgaram uma posição conjunta em que "manifestam total desacordo" relativamente à forma com as actividades tradicionais, nomeadamente a pecuária, a agricultura e as pescas são "tratadas" no documento final apresentado na discussão pública.

Contestam a forma "prepotente" como o plano "impõe" novas regras sobre a edificabilidade no parque natural, "ignorando direitos adquiridos por proprietários locais", incluindo diversas situações com pareceres favoráveis emitidos pelo ICNB e continuam sem entender a necessidade de fixar uma linha de protecção costeira de dois quilómetros, para delimitar "o desenvolvimento turístico sustentável tão necessário à economia local".

No seu todo "trata-se de um documento fastidioso, de duvidosa constitucionalidade, de clara ingerência nas competências municipais", consideram os autarcas. Para estes presidentes de câmara, está-se perante um articulado que "ultrapassa largamente" o âmbito a que deve obedecer um plano especial de ordenamento do território, e entendem não se compatibilizar com planos de ordem superior como os planos regionais de ordenamento do território do Algarve e do Alentejo.

Os três presidentes socialistas expressam ainda a sua "profunda preocupação, desconforto e incómodo do ponto de vista político" que todo o processo lhes suscita e advertem que "não pactuarão com quem quer que seja" quando estiverem em causa os "legítimos interesses das populações" e o desenvolvimento equilibrado dos territórios.

Igualmente crítica, mas por razões opostas, posiciona-se a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) ao "denunciar o risco" que o novo plano de ordenamento "constituirá para a biodiversidade" de um território litoral com cerca de 75 mil hectares de área, "uma das mais importantes" de Portugal e que possui valores naturais "únicos" no contexto europeu.

A LPN receia que as "pressões" promovam um crescimento turístico e urbanístico "incompatível" com o desenvolvimento sustentável da região.
Primeiro foi com os autarcas a norte do Concelho de Sines, com a polémica do traçado da REFER, agora a sul com o plano de Ordenamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, quebrando a unanimidade e solidariedade dos autarcas socialistas.
Manuel Coelho está cada vez mais orgulhosamente só. Cada vez acredita mais que está certo e o resto do mundo errado, já vimos isto acontecer e todos sabemos como acaba e quais as consequências. 


5 comentários:

Anónimo disse...

Vamos criar o MIS - Movimento Independente de Sines.
Sines independente já!
Não queremos nada nem a norte nem a sul, só nós...
Cada um à sua vida.
Somos um concelho tão pequenino que não precisamos dos outros para nada.
Com os impostos das empresas seremos autosuficientes.
Temos cá tudo, não precisamos dos outros.
Ainda vamos criar mais empregos nas fronteiras que vamos fazer...

MIS, MIS, MIS...
Criamos uma região autónoma...

Como dei a pirueta já estou tonto...confuso...
Afinal é MIS ou é SIM? as letras são as mesmas...já estou baralhado...
Vou tomar um duche frio para "acordar"...

Anónimo disse...

Manuel Coelho não é o presidente do Conselho Estratégico do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina?

então foi eleito, e agora está isolado, tudo isto é estranho

Anónimo disse...

A notícia nem fala do Coelho. Lá está você a inventar e a divagar...

Segundo o que sei as notícias copiadas de orgãos de comunicação social, como é o caso desta e muitas outras, devem levar tb aspas, ou pelos menos maior separação.

Em muitos casos, não se percebe quando acaba a notícia e começa a sua opinião.

Anónimo disse...

É pena que não tenha ouvido o notíciário da Rádio Sines do dia 24de Março, onde se percebe que as posições de todos os autarcas, incluindo Manuel Coelho, são unânimes.

Anónimo disse...

A notícia nem fala do Coelho

________________

arre, são 4 municipios, fala dos 3 municipios, excepto o de sines.

até ficam taradinhos, arre, Sins