sábado, 21 de novembro de 2009

preservar o património, diziam eles...



20 comentários:

Zé da Acelera disse...

Tenham calma, a Câmara já comprou duas Motopedreiro e duas Motoservente e na próxima semana atacam o moinho com a mesma ferocidade que atacaram a merda dos cães de tal forma que já não se vê uma única poia de cão, eu pelo menos não consegui ver mesmo depois de ter percorrido toda a cidade, todas as que vi eram de cadelas.
Bem no centro da cidade temos dois palacetes em completa ruína há vários anos e agora queriam que a câmara começasse pelo moinho.
Na próxima segunda feira é ver o pessoal do motoclube Com Muito Speed a ábrir direito ás ruínas e num instante tudo fica como novo, eu acredito nos Glutões e você?.

Anónimo disse...

Casos destes temos muitos no concelho e na região, infelizmente. Infelizmente também, não temos quem denuncie, quem ponha isto a nu, quem proteste, etc. Até a comunicação social que muitas vezes pode fazer esses alertas e desempenhar um importante papel social na informação, no alerta, na chamada de atenção, no seio da sua comunidade, é praticamente inexistente, e na maior parte dos casos não temos jornalismo no verdadeiro sentido do termo, mas redacções que se limitam a difundir comunicados oficiais. Jornalismo de reportagem não existe na região. Jornalismo de investigação ainda menos. Há jornalismo no Alentejo Litoral? Há jornalismo em Sines? Há comunicação social na região? Em Sines ?

Anónimo disse...

ah ah ah ... bras a camara acabou de gastar 18.600 euros num mota pa apanhar cagalhões... agora à que poupar. Daki a uns anos o moinho ja ruiu, e com qualquer 500 euros tiras o entolho... se la fikar tb n tem mal, não é local de passagem. Preservar um moinho axas q da votos a alguem... tu tb tens com cada ideia!

Anónimo disse...

De quem é este moinho?
Quem é responsável pela sua preservação? Câmara ou APS?...
Sendo, parece-me a mim, o único moinho de vento ainda em condições no Concelho de Sines, deveriam as entidades responsáveis ter uma atenção redobrada sobre o mesmo.
Faz parte do património histórico/cultural das populaçõea de Sines, não será?...
Aquando das discussão pública do impacto ambiental da construção do Terminal XXI, no salão dos Bombeiros Voluntários de Sines, foram assumidas responsabilidades sobre a preservação deste moínho, ou eventualmente da deslocação do mesmo, salvo erro pela APS.
Se alguém tiver dúvidas é pedir para consultar a acta dessa assembleia pública.
Eu estive lá e ainda não me esqueci.
Carlos Malafaia

Anónimo disse...

Isto é um carnaval...ou melhor, é como o carnaval, falta "aquilo com que se compram os melões"...

Sambista de Sines com muito orgulho!!! disse...

Já que ninguém me consegue responder, será que o amigo Bráz consegue dar uma ajuda.
Afinal vamos ter Carnaval em Sines ou não ????
Já dizem por ai que vamos deixar de ter o Carnaval de Sines e passar e ter o Carnaval do Litoral Alentejano organizado pela Câmara, bem querem mesmo acabar com tudo, até com esta festa do povo com quase 100 anos de existência.Todos os anos desfilo numa escola de samba mas agora dizem que nós não prestamos e vão buscar uma ou Brasil.Afinal para isso já há dinheiro.

Sambista Construtor disse...

Também gostaria de saber se sempre vai ou não haver carnaval em Sines?
Quero começar o meu carro alegórico.
Só falta mesmo acabarem com o Carnaval. Das tradições da nossa terra, é a unica que nos resta...!
Isto se o carnaval continuar a ser da terra...
Duvido que passe a ser o carnaval do litoral alentejano.
Será que a Srª Presidente com o apoio ao SIM vai para voos mais altos?
Coisa que ela não gosta.
Onde anda dinheiro para um grande Carnaval??? será que caiu do céu agora???
Que há algum interesse no apoio, há...!
Ou foi mais uma das Grandes promessa eleitorais do Patrão Mor?
Vamos esperar para ver...

Carnavalesco disse...

Penso que estará para "muito breve" alguma notícia sobre o Carnaval. Deverá ser mesmo ainda esta semana...
É que "alguém" se esqueceu que o Carnaval será nos dias 14,15 e 16 de Fevereiro e já estamos nos últimos dias de Novembro...
Quanto mais tarde se começar, menor será a qualidade, por falta de tempo para fazer melhor...
Depois não se podem queixar que não há qualidade...
O trabalho voluntário não é trabalho escravo...é quando pode ser...e cada vez há menos "voluntários"...verdadeiros "amantes do Carnaval e de Sines"...

Anónimo disse...

Segundo se consta não vamos ter carnaval ou melhor parece-me que a cms não quer dar o tal subsidio que era hábito dar quando existia a Associação do carnaval mas agora que passou para a empresa o caso muda de figura.
Esperemos noticias em breve e que não seja mais uma jogada para a cms tomar tambem conta do carnaval
que era de todos nós

Anónimo disse...

Espero bem que não haja Carnaval para o próximo ano é uma boa oportunidade para as pessoas darem mais valor aquilo que tem em Sines e acima de tudo a quem fáz pela terra e não passarem o tempo nos cafés e nas tascas a criticarem tudo e todos.

Anónimo disse...

É de lamentar a ignorancia de algumas pessoas que fazem comentários neste blogue.Em resposta ao anónimo das 3.32, onde é que foi tirar a ideia que agora é uma empresa que organiza o Carnaval.A Siga a Festa é uma Associação como tantas em Sines exemplo:.Associação Resgate, Associação dos Bombeiros, Associação Contra Regra ,Associação Pro-Artes,Associação de Dança Sinieense.Só que esta tem como objectivo a organização do Carnaval. Está esclarecido ou quer que lhe faça um desenho !!!!

Anónimo disse...

Meus amigos tenho a certeza que não vai haver Carnaval, as escolas de samba tem que ir desfilar para outra terra porque os senhores da Camara são elitistas e acham isto muito pirroso só o FMM é que é bom.Vamos de futuro ter um Carnaval a Traz os Montes mais parecido com o desfile etnografico.
Só espero que o povo da minha terra e amigo do Carnaval que tanto tem da dado por esta festa,não deixe que a mesma seja destruida pelo Sr.Coelho e Sr.Carlos Seixas.Força Foliões!!!

Anónimo disse...

Carnaval etnográfico?
E depois fazemos aquela dança dos cus?
Ai que bom...andar a bater com o "..."
Façam, façam...
Já era tempo de algumas pessoas soltarem o "......" que teem dentro delas...

Estão a roubar a identidade desta terra...
Já falta pouco para SINES perder todo o seu passado...
Acabem com o Carnaval e pouco mais fica...
A única festa que ainda envolve quase toda a população de Sines, que quer preservar ainda algum do património cultural desta terra.
Façam tudo o que quiserem para inovar nesta terra, mas não acabem com aquilo que vem de há anos, que está no sangue dos Sineenses...
que faz parte da história de vida de quase todos nós...
Quem é que em Sines não tem fotografias da sua participação no Carnaval? Nem que seja só a assistir ao desfile?
Quem é que não mostra, com muito orgulho, as fotografias do Carnaval de Sines, aos familiares e amigos?
Meus amigos, nós somos um Povo deprimido e triste...acabem com o nosso Carnaval e contribuem ainda mais para a nossa tristeza...

Anónimo disse...

O moínho é da Câmara Municipal de Sines.
Assim sendo é a Câmara que o tem que preservar ou que tem que o deixar degradar, a escolha pertence-lhe.
E a nós, cidadãos Sineenses, estar atentos e fazermos a leitura que mais nos convem, conforme a côr das lentes dos nossos óculos...
Para uns, o moínho não faz falta, para outros é património cultural das GENTES de SINES...
O MOÍNHO é como o CARNAVAL...é para deixar cair...

Anónimo disse...

Deixem lá o carnaval prestem atenção ao desgraçado do moinho.

Anónimo disse...

Pois é!!! Mas desta vez é a sério Carnaval de Sines já era!!!Vamos começar a programar ir ver o Carnaval para Ovar ou Loulé e quem tiver guita vai ao Brasil.Temos pena mas esta é a realidade da nossa terra.Votaram Sim agora tem aquilo que merecem.

Anónimo disse...

Por amor de deus, o que tem o SIM haver com o fim do Carnaval? A Câmara sempre deu o apoio financeiro. Quem ditou o fim do Carnaval foi a má gestão feita pela Siga a Festa. Os gastos do Carnaval têm sido muito mais elevados que os lucros, são feitos investimentos sem terem qualquer retorno. A mesma Associação tem um tesoureiro que nem tem permissão para assinar cheques, isso acontece em mais alguma associação desta terra? (Poderá constatar-se este facto no Regulamento Interno da Associação) Sra. presidente identifique-se nos comentários que faz neste blogue, ficaria mais bem vista perante as pessoas que dão o seu contributo para esta festa.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 8:40 do dia 27 de Novembro.Tal como o Sr. fez também não me vou identificar.
Você diz que a camara sempre deu apoio ao Carnaval ninguém diz ao contrario, mas tendo em conta a importancia do Carnaval na história desta cidade e o investimento que é feito e os acidentes com o mau tempo a Camara deveria valorizar mais quem trabalha de borla e fáz pela terra.
Quanto ao fim do Carnaval concordo que aconteça, para que o Sr.Presidente entenda que não se fazem omoletes sem ovos.Ou então a Camara que faça o Carnaval para ver como é!!!
Como sócio da Siga a Festa e amigo do Carnaval desde sempre e tendo participado nas Assembleias Gerais, não entendo onde está a má gestão!!!
Então a chuva de 2007 e 2008 e as dividas do passado e o aumento dos participantes nas escolas tudo suportado pela Associação isso não conta.
Caro anónimo talvez a sua ignorância não lhe permita saber mais se quer um conselho seja sócio e participe nas assembleias gerais.O facto de o tesoureiro assinar ou não, são assuntos que diz respeito á direcção e aos sócios certamente uma opção dos mesmos e provalmente porque a lei não o obriga, qual é a diferença ser o tesoureiro ou o secretário ou será que o sr.anónimo é que está certo e não a Conservatória do Registo Comercial de Lisboa/ Direcção Geral de Impostos local onde esta registada esta Associação !!!Não me faça rirr!!!
Sr. anónimo se estivesse devidamente informado não vinha para este blogue dizer disparates.
E já agora tenho a certeza que nunca passou noites a trabalhar para o carnaval e dos tais que só critica.Além de ignorante você também gosta de levantar calunias .

Carnavalesco disse...

Lamento o fim do Carnaval de Sines...
Não sei se conseguirei segurar as lágrimas se isso fôr verdade...

Exigo um esclarecimento sobre as razões que levaram a que isso aconteça...

Eu, e os outros "trabalhadores voluntários" de décadas, não merecemos isto...

Anónimo disse...

Para tudo deve haver uma justificação, tenho a certeza se não houver Carnaval em 2010 algúem ira informar a população qual o motivo.