quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Futuro IP8

José Sócrates esteve recentemente no litoral Alentejano para assinalar o lançamento do início da construção do novo IP-8, em traçado de autoestrada, que vai ligar Beja a Sines, deixando a promessa que a obra estará acabada em Janeiro de 2011.

A nova auto-estrada chamar-se-á A26 e terá 95 quilómetros, permitindo encurtar a distâcia Sines-Beja em 34 minutos (para quem demorava 89 minutos, passará a demorar 55 minutos) e ligará as duas principais infra-estruturas logísticas da região - o Porto de Sines e o aeroporto de Beja. Em termos de redução de tempos de percurso Sines é o concelho que apresenta maiores ganhos globais, diminuindo em cerca de 10 minutos o tempo médio de viagem para os restantes concelhos da área envolvente; Vidigueira, Ourique, Castro Verde, Portel, Palmela, Cuba e Alcácer do Sal.

A concessão do Baixo Alentejo diz respeito a 344 quilómetros, dos quais 124 a construir de raiz, e representa um investimento total de 690 milhões de euros. Os 124 correspondem a:

IP 8 – Sines-Beja, 95 km, Auto-estrada com portagem, com excepção do troço entre Sines e o Nó do Roncão (27 km), que não tem cobrança de portagem, pois desenvolve-se sobre estradas existentes (antigo IP8, e IP33). O troço entre Sines e Santiago do Cacém será objecto de requalificação no sentido de conferir características de auto-estrada.
IP2 - Évora / São Manços, 13 kms
ER 261-5 – Sines-Santo André, 16 km.

Entretanto o Tribunal de Contas confirmou o chumbo da concessão do Baixo Alentejo, porque sofre das mesmas debilidades que as duas anteriores: a inexistência de garantia de que a parceria público-privada é a solução mais adequada para avançar com a obra e a degradação das condições oferecidas na última fase do concurso face às ofertas iniciais. Apesar dos chumbos do TdC, as obras nas concessões vão continuar, havendo a hipótese de serem totalmente construídas enquanto se espera por uma decisão judicial final, conforme garantiu a Edifer garantiu que iria continuar com as obras, apesar da recusa de visto prévio por parte do TdC.

11 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a construção desta infraestrutura ela só peca por tardia, à muito que devia estar construida. O chumbo do TC, atendendo aos pressupostos para tal, parece trazer à discussão mais um "tema tabu" nas relações entre o estado e as grandes empresas: orçamenta-se por 100 e paga-se 200 quando não mais. Ridiculo no meio disto tudo é a posição do presidente da CMS que vê na posição do TC um entrave ao progresso. Ou seja,para o sr. presidente da CMS, alguém que zela pelo cumprimento das leis deste país, é um entrave ao desenvolvimento do mesmo. Por esta e por outras, começo a ter duvidas...

Anónimo disse...

MAIS UMA VEZ PERGUNTO
QUANDO COMEÇAM AS OBRAS TÃO PROMETIDAS
OU ERA SÓ TRETA DO MOVIMENTO SIM
SERÁ QUE OS SEUS APOIANTES TAMBÉM FORAM ENGANADOS
JÁ AGORA O RECADO TAMBÉM SERVE PARA O Sr GIL

A Lobo disse...

Foi mais uma atoarda descarada, a cerimónia presidida pelo sr. 1º ministro, do lançamento da construção do IP 8 com o anúncio ainda mais ridiculo da criação de 8000 postos de trabalho !!!!!
Fazer uma cerimónia pública num terreno privado, sem que os proprietários tenham sido sequer préviamente contactados ou avisados já é de si inaceitável .
Anunciar a construção de uma estrada quando ainda não foram também contactados os proprietários dos terrenos por ela atravessados, e como tal não ter havido ainda nenhuma negociação, expropriação e posse administrativa é no minimo muito estranho.
A saga das expropriações nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém , passados quase 40 anos após as do GAS , continua.Só que desta vez estamos num Estado que se diz de Direito.
A ver vamos .
Já não falando do posterior chumbo pelo Tribunal de Contas a essa mesma concessão .

Anónimo disse...

Estrada para quê se nem empregos há???

Anónimo disse...

Alguem sabe dizer que terrenos vão ser expropriados? E os proprietários vão nisso? Duvido!

Anónimo disse...

Os donos dos terrenos têem que "ir nisso" pois é alegado pelo governo que é uma obra de interesse público...portanto as expropriações ou vão a bem ou vão a mal...agora escolham...
Onde é que eu já vi isto?...
Parece-me que foi antes do 25 de Abril...

Anónimo disse...

Isso não é bem assim. Por exemplo, segundo me parece querem expropriar as pessoas da Baixa de São Pedro. Vive lá muita gente. Alguns construiram as suas casas e até mesmo vivendas com muito sacrifício. Não podem sem mais nem menos tirar de lá aquela gente toda.Onde é que há dinheiro no país para pagar a preço justo o dinheiro que as pessoas investiram?

Anónimo disse...

Mas afinal essa auto-estrada, a ser feita vai passar por onde? Estou mesmo a ver que isso vai dar bronca. As pessoas já não são burras, não vão consentir que se cometam os mesmos erros do passado. Além disso, o tribunal de contas não aprovou a sua construção. Neste país está tudo louco...

Anónimo disse...

Não sou morador na Baixa de São Pedro, com os comentários que vão aparecendo, dá para entender que temos dinheiro á farta no pais. Isto dá para entender como se faz uma actualização nas contribuições autarquicas, e pagamos pela taxa máxima, aquilo que È NOSSO;
Quando tocar ás indemenizações devolven-nos Todos os Euros que já pagàmos,compram-nos as mobilias, dão outra casa e não pagamos mais impostos.
Como já referi, não resido na Zona; mas se isto´for verdade, espero que não seja um novo GAS, que retirou os terrenos e as casas aos seus proprietários e depois colocou outros residentes.
Só pode ser uma brincadeira de mau gosto ou então quem sabe para fazer um terminal de TGV em Sines.

A Lobo disse...

Certamente que os proprietários dos terrenos não estão contra a utilização/expropriação, por interesse público , e inviabilizar uma tão importante, palavras do sr 1º ministro," ....via de comunicação para o Alentejo Litoral...."
Certamente que estão é contra a forma como tudo está a ser conduzido, mais uma vez nas suas costas,ás escondidas e cobardemente.
Nalguns casos será a expropriação de uma expropriação.
Noutros , quase todos , e ainda o assunto das expropriações do GAS não está resolvido, e já estão prontos para avançarem da mesma forma como 35 anos atráz.
Aliás a "escola" das expropriações do GAS , identifica-se em toda a linha com a actuação do actual governo e do partido que o suporta.

Anónimo disse...

O Sr Eng Guterres andou na escola do GAS e certamente que também deixou escola feita no "seu" PS...
Para ser usada quando fizesse falta...
Estamos cá para ver...
Mas não percebi essa da Baixa de S.Pedro...que estrada é que vai lá passar? Então não está já uma feita ali ao lado?
Anda por aí algum desenho da estrada a construir?...Onde?