terça-feira, 13 de outubro de 2009

Reflexão pós-eleitoral

Confesso, estou triste, desiludido e revoltado com o resultado das eleições em Sines. Não sou político e, se algum dia vier a ser, não quero ser daqueles que nunca assumem uma derrota, que nunca assumem o que sentem, que nunca assumem que falharam.
Pela primeira vez envolvi-me numa campanha, indirectamente é certo, mas dei a cara, aliás o nome, bem como as minhas opiniões, sem nunca esconder nada, sem nunca temer nada e perdi por isso também, não só o PS, não só o Braz, mas também eu sinto esta derrota como minha. Ainda estou a digerir os resultados e, já sei que alguns me receitarão comprimidos para a azia, quem sabe no verso de um boletim de voto, mas digo-vos que não preciso deles. A mim, as derrotas fazem-me sofrer mas tornam-me mais forte e dão-me ainda mais vontade de continuar. Que o povo muitas vezes decide mal, ninguém dúvida, será ilógico aqueles que agora defendem localmente que o povo decide sempre bem, ao mesmo tempo reclamarem contra as decisões que o povo toma a nível nacional. Eu considero que o povo de Sines decidiu mal, mas respeito a Democracia e a participação acima de tudo, pelo que não poderei deixar de respeitar a vontade dos Sinienses. Sei o quão ambivalente é o meu sentimento, simultaneamente de discordância e de respeito, mas digo-vos que é apenas aquilo que sinto, porque nada mais posso dizer.
Custa-me, custa-me muito, mas endereço os parabéns ao movimento SIM, não ao Manuel Coelho, que é pessoa que nunca respeitarei, mas ao movimento que o ajudou a ser eleito. Daqui a 4 anos, teremos novas eleições e, presumo eu, um novo líder do SIM, ou uma nova líder diria melhor, uma líder que considero mais forte ainda.
Li por aqui um comentário, de grande qualidade por acaso, mas de que a certa altura discordo. Dizia que o PS nada precisava de fazer e que o poder, mais tarde ou mais cedo, lhe cairia nas mãos. Nada mais errado, porque a continuidade do SIM está assegurada e a CDU está longe de estar morta politicamente.
Manuel Coelho é muito mau político e mesmo assim ganhou como ganhou, a próxima líder é mais bem vista ou, diria, vista de forma diferente no seio da população e, por isso, o PS precisará de trabalhar e de dizer presente ao longo destes 4 anos, para assim poder aspirar a ganhar as próximas eleições. O PS não pode desmobilizar, nem ausentar-se das responsabilidades que 30% dos eleitores depositaram em si. Deve desde já ganhar a Assembleia Municipal, esquecendo o orgulho e aliando-se a CDU e PSD, ganhando assim a maioria. Nessa posição, estes partidos ficariam com capacidade de decisão e, com esse trunfo, legitimamente conquistado, deverão não bloquear, mas sim filtrar, de acordo com o supremo interesse da população.
Perder esta última oportunidade, seria dar de mão beijada o poder absoluto a uma pessoa como Manuel Coelho, com tudo o que de mau isso implicará. É altura por isso de esquecer divergências e unir vontades no interesse de Sines.
Para acabar e na sequência dos parabéns que enderecei ao movimento SIM, devo confessar que concordo em absoluto com a frase de vitória deste movimento, "Ganhámos para trabalhar", nada mais acertado tendo em conta a situação e expectativas de muitos dos integrantes e apoiantes do SIM.

30 comentários:

Anónimo disse...

" uma ideia errada, defendida por mil pessoas não deixa de ser uma ideia errada"

Abraxo

Anónimo disse...

O PS deve acordar de vez e escolher pessoas à altura, quem sabe se fosse o Braz. Têm 4 anos para acentar as ideias porque devem vir ai outros ventos e se o SIM ganhou com MC imagino se fosse com a Marisa.... Idalino faça um favor ao partido, não se volte a candidatar.

pastor atento disse...

Oh Bruno, eu que te conheço desde pequeno, tenho a dizer que gosto muito de te ler...posso nao concordar politicamente contigo, mas gosto dos teus post!

Anónimo disse...

Assembleia Municipal:
Presidente - Batalha
Secretário - Espadinha
Secretário - Venturinha

Ná, não me parece que seja este o cenário...só acredito depois de ver...mesmo assim tenho de esfregar os olhos três vezes...

Anónimo disse...

o idalino não ganhou, concordo que devem renovar, mas se fosse o braz era porque era novo demais, ou porque tinha a estação, ou porque outro motivo qualquer, quando não querem votar, tudo serve. Eu acho é que ele tem mais que fazer, a dada altura os visitantes quiseram à força aqui neste espaço promovâ-lo a candidato, e ele foi claro. Não

Agora já falam da Marisa, melhor que o Coelho, o homem acabou de ser uma surpresa a nível nacional, e a marisa, é o quê? um sub-produto de manuekl coelho, CDU quando deu jeito, SIM quando deu jeito, experiência profissional da CMS, curriculo, ainda lhe falta as competências para ser advogada, fiquemos por juristas, para dar pareceres politicos sobre obras particulares, politicamente correcta por necessidade. Tenham juízo e rezem para que o manelito lapin se mantenha por muitos e bons anos.

Anónimo disse...

Tenho a certeza se a Marisa aceitar ser a candidata daqui a 4 anos o Sim vai ganhar outra vez com maioria, ela trabalha e tem talento e não tem medo de dar a cara.FORÇA MARISA os Sinieenses estão contigo.

Anónimo disse...

Marisa
Braz
Rui Penas
João Custódio
BE (?)

será?

Anónimo disse...

Mas já começou a campanha para as eleições de 2013? Ainda não tomaram posse para este e já tem um canddidato para o próximo? E o MC aceita esta situação, ou é mais uma para queimar? Não é que se perdesse grande coisa, mas pelo menos deixem a moça fazer este mandato. É que se o MC suspeita que estão a escolher, sem ele ter dado ordem, faz-lhe o mesmo que fez ao outro, parteleira. Possivelmente era um momento de sorte para os sinienses, e por uma vez na vida o MC fazia algo de positivo pelos sinienses.
O movimento tem nas suas fileiras pessoas muito mais válidas, que pela sua maneira de ser nunca chegarão a uma posição cimeira,o que é uma pena. Como sempre a futilidade é posta em primeiro lugar.

Anónimo disse...

Só pessoas muito mal intencionadas e que ainda estão a digerir a pesada derrota de domingo em Sines, é que podem vir para aqui questionar a competência, humildade e valores da Marisa.

Anónimo disse...

Manuel Coelho, Marisa, Carmem, Nogueira, Ferreira Costa, José Raposo, entre outros, formam uma grande equipa, estão unidos e trabalham em sintonia. Prova disso mesmo foi a grande vitória do SIM.

Já o mesmo não se pde dizer de outros partidos, onde anda tudo às avessas.

Anónimo disse...

Bem, os comunistas não desarmam. Agora é a Marisa que está na baila. Caso para dizer que não aprenderam a lição democrática da derrota de domingo e que penalizou a campanha do bota abaixo e das calúnias que fizeram em Sines.

Anónimo disse...

Não me admiro nada que daqui a quatro anos a candidata seja a mulher do Coelho. Vai ser difícil o homem "deslargar"...

Unknown disse...

Tenho acompanhado, na medida do q me é possível, os movimentos neste blog. Pela natureza do mesmo, há q aceitar a forma tendenciosa como se vê as coisas. Por vezes cegamente. Espero q a partir deste momento e pq já passámos este período de campanhas, as coisas sejam vistas de um modo mais neutro e construtivo. Se não o for, só há q aceitar. Aqui só vem e escreve qm qr. Se qrem mais q isso q façam um... Uma coisa boa é q tem dado p vir aqui e escrever, quase qm qr. Tb sei de casos de censura. Qd convém, CLARO.
Pela primeira vez cedi à tentação e estou a escrever.
Terminámos mais uma votação p as autárquicas e aqui em Sines ganhou o SIM. Parabéns ao SIM. Pelos vistos foi o q conseguiu passar a mensagem ao povo de Sines. O povo é soberano e escolheu. O povo tb se engana, dizem uns... Pode ser, mas p isso vamos deixar governar qm merece e qm merece é qm ganhou. Os outros partidos, pelos vistos, não estiveram à altura. Pelos vistos não estiveram mesmo. Há q aceitar os resultados e remar todos p um Sines melhor. Se dizem q é possível melhorar, em vez de serem do contra, unam-se forças e trabalhe-se nesse sentido. Dizer mal e continuar a dizer não faz qq sentido. Se ganhou o SIM é pq as propostas apresentadas pelas outras forças não convenceram o eleitorado sineense. E não foram poucos os q foram votar. Tb lá fui e a adesão foi mta durante todo o dia.
Devo dizer q sou apartidário, mas tenho olhos p ver q as propostas apresentadas foram mt pobres, assim como os candidatos opositores. Algumas tanto mal diziam das finanças locais e apresentavam obras megalómanas. Um contra-censo. Outro grande erro foi o ataque pessoal a MC, muitas vezes à frente do q devia ser o principal, O BEM DE SINES. Ah, já agora olhem bem p as listas e aproveitem p tirar de lá algumas caras. Bem precisam… Há q aprender a perder e p a próxima fazer melhor.
Por hj fico-me por aqui, mas prometo voltar SEMPRE q eu sinta q se justifica e q o Brás me permita.
Sempre sem ofender.
LC

Anónimo disse...

Pois é vamos começar a refletir .....Braz vai-te preparando tens 4 anos para cimentar a ideia e arranjar equipa de peso, não cais no erro que mais uma vez cairam , derrota atrás de derrota e não aprendem

Anónimo disse...

Quando foi conhecida a equipa do SIM, houve aqui alguem que disse que era estranho a carmem ser a 4ª e o Nogueira era 3º e carne para canhao, lembram-se???? eu disse que ele ia ser eleito e acertei!!!!
Afinal alguem acertou alguma coisa nestas eleiçoes neste blog!!!!

amorais disse...

O soberano povo de Sines merece e bem o presidente que elegeu.Como é o seu último mandato tem carta branca para fazer tudo aquilo que prometeu aos sineenses e mesmo que não cumpra já não será julgado políticamente nas urnas dos votos.No tempo dos romanos os imperadores contentavam o povo com pão e circo onde lançavam os inimigos e adversários políticos ás feras esfomeadas sedentas de sangue e carne.Nos tempos que correm temos as festas excursões e comezaimas mas a táctica continua a ser a mesma com papas e bolos se enganam os tolos.Mas como acredito que esta situação não se aplica a Sines penso eu no meu modesto pensar só posso entender a votação do povo soberano como apoio a um excelente mandato á frente da autarquia que contentou os sineenses com uma cidade cheia de jardins bem tratados limpa com uma circulação rodoviária fluida sem estrangulamentos enfim vivemos num paraíso numa cidade do país das maravilhas e até temos um Coelho á frente do seu destino.Como é bom viver e estar presente neste conto de fadas que ainda agora começou e ninguém sabe como irá acabar.Os que agora festejam queira Deus que dentro de alguns anos não mudem de opinião.Quanto á oposição devia unir-se para a eleição do Batalha como presidente da Assembleia municipal(SIM=10 OPOSIÇÃO=13) porque nesta história era bom que houvesse um mínimo de ligação á terra e existisse um contra-poder que fiscalizasse o executivo para não deixar a traineira meter água e ir ao fundo com uma carga excessiva de ilusões miragens e contradições.Mas como há partidos que se contentam com as migalhas do poder já não acredito que isto seja possível apesar de o Batalha ser um sineense de gema um conciliador por natureza com o perfil adequado para o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Sines.A ver vamos como diria o cego se ainda há esperança nesta terra ou temos de aguardar pelo dia do juízo final o último dia do mandato do presidente eleito.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:o8
Foram uma grande equipa para fazer uma campanha de promessas…, vamos ver se a equipa vai ser capaz de cumprir o que prometeu ( a cada um dos sinienses) e no entretanto consegue promover um verdadeiro desenvolvimento em Sines.
Temos 4 anos para ver o que realmente valem!(se conseguirem fazer o grande feito de se aturarem uns aos outros hehe)

Observador disse...

Para evitar confusões esclareço que o "Observador" das 2:32 H não tem nada a ver com o Observador Luís Gil que vocês conhecem faz tempo nos seus comentários a actualidade do Concelho de Sines e particularmente Porto Covo.
Cumprimentos Luís Gil

Anónimo disse...

Ao anónimo(a) das 12:11 AM, Outubro 14, 2009

Deixe lá os comunistas em paz. Sempre que alguém vem dizer algo menos positivo do sim ou dos seus membros são os comunistas. Isso já parece fobia.

Anónimo disse...

È triste que metam na boca dos comunas as reacoes de PS e dos proprios SIM dos actuais veriadores e próximos.

Temos a camara os mesmos veriadores, MC,MS,AN e CF do SIM e temos os veriadores "sem plouros", chico, mascaranhas e Idalino.

Na ASS. MUNICIPAL,teramos pelo
SIM:
Costa,Pires,Helena,Murta,Nuno,Mara,Meco,F.Raposo,Geni + Junta de sines o J.Raposo.

PS:
Batalha,Fernando,P.Ledo,C.Silva,J.Raposo,C.Salgado,M.Ribeiro + junta de porto-covo J.Gil

CDU:
Espadinha,Felix e Josefina

PDS:
Venturinha

BE:
MªJ.Palmeira

Vamos ver como se vao decidir as votações se nao ouver surpresas no PS em uns votarem sim e outros nao a mesa é COSTA,PIRES e HELENA por ordem de apresentação à POPULAÇÂO e o PS for coesso a mesa podera ser formada por PS e CDU.

Como alguem do PS disse esta nas mão da CDU eu disse e essa pessoa que nao era assim pois os PS é tipo balanca uns pendem para um lado e outros para o outro lado, bastava ir a assembleias anteriores e reparar o que estou a dizer, O PS nunca foi um Oposição coesa na ASS. MUNICIPAL veremos se agora o é.....

Até a tomada de posse

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns ao Braz pelo seu blogue bastante importante e informativo. Estou de acordo com a maioria das suas observações, não partilhando a mesma cor politica.
Acho graça os comentarios aqui feitos a falarem na magnifica equipa de Manuel Coelho, essa equipa feita de alguns ex militantes comunistas oportunistas.
Sou CDU, sempre o fui, a única vez que coloquei em questão apoiar uma candidatura da CDU foi no mandato passado o que foi uma estupidez porque deveria ter colocado sempre essa questão.
Todos os sineenses incluindo os seus trabalhadores queixosos que votaram nele o merecem.
Merecem não poderem exprimir as suas opiniões livremente.
A vitória é vossa! Dos ignorantes que adoram viver sem liberdade de expressão.
Parabéns!

Aos amigos da minha terra, independentemente da côr politica, não desistam!

Anónimo disse...

Tenho a certeza que o Sr.AMorais não conhece bem o Batalha, depois da porcaria que fez nos bombeiros ainda á alguém que diga bem desse Sr., é mesmo porque nunca trabalharam com ele.Para mim e para muita gente esse homem não presta e tenho provas disso é vingativo e mau caracter.
Braz gostaria que coloca ses aqui este comentário afinal todos temos direito ou não ???

Anónimo disse...

Sou o anónimo das 12:13

Gostaria de rectificar quando disse

"Sou CDU, sempre o fui, a única vez que coloquei em questão apoiar uma candidatura da CDU foi no mandato passado o que foi uma estupidez porque deveria ter colocado sempre essa questão."

Salientar que deveria ter colocado sempre essa questão nas candidaturas de Manuel Coelho.

Obrigada

Miguel disse...

Concordo a 100% com o autor deste post, quando diz que se o PS estiver à espera de que o poder lhe caia nas mãos, bem pode esperar sentado. A menos que Idalino José pense como Durão Barroso e diga:

- Sei que vou ser presidente da CMS, só não sei é quando!!

O que PS necessita de fazer é um trabalho de sapa contínuo a partir de agora e não esperar 4 anos pela designação do candidato. A campanha começa no dia em que se perde as eleições. Devem definir uma estratégia de médio/longo prazo, escolher as próximas caras a apostar (renovação precisa-se) e fazer uma oposição responsável e de muita proximidade com os seus eleitores.

Claro que é mais fácil falar do que fazer, mas a experiência de outros concelhos mostra que é possível. E penso que devem focar-se mais no que podem fazer para inverter a situação e menos no que MC (SIM) faz ou deixa de fazer. Goste-se ou não se goste de MC, a sua forma de estar na política local é por demais conhecida e não vai mudar. Agora o que pode muda PS para que os eleitores o possam ver como VERDADEIRA alternativa.

Não concordo tato com o Bruno Leal quanto à questão da longevidade do SIM. Mas posso dar a mão à palmatória daqui a 4 anos. Historicamente (em Portugal, a partir de 2001 e lá fora hà mais tempo), a sucessão nestes movimenos é muito mais complicada do que nos partidos. Até porque são movimentos que nascem com fins muito específicos e que só se arregimentam para tal fim. MC e a sua equipa foram inteligentes num aspecto: o nome do Movimento (SIM)não foi colado ao candidato (em termos de Marketing político, tiro-lhe o meu chapéu por ter resistido à tentação de pessoalizar o nome), pelo que a sucessão se torna mais fácil, apesar da árdua tarefa. Esperemos para ver.

Agora se a preocupação da oposição se centrar na possibilidade de a Marisa ser ou não ser a candidata, o flop daqui a 4 anos está à vista. A agenda deverá ser marcada por quem qer assaltar o castelo, pelo que repito: quando mais cedo escolherem, prepararem e lançarem o candidato ainda melhor. Alguém que faça o trabalho de desgaste nas AM's e nas reuniões de vereação e ele que promova contactos frequentes com a população. Aparecer de 4 em 4 anos não é suficiente, como se viu mais uma vez.

Anónimo disse...

Sr. AMorais está muito enganado...se tiver tempo, e penso que tem, pois trabalha por turnos e tem folgas, vá assistir a algumas das assembleias municipais que se avisinham e ficará a conhecer melhor as capacidades de quem você tanto defende...e dos outros também...

Anónimo disse...

Gostaria de fazer um pequeno comentário a este artigo "Reflexão pós-eleitoral" que vem de alguém desiludido e frustrado com os resultados desta eleição.
Efectivamente quando nós estabelecemos um padrão que consideramos ideal para acontecimentos que não dependem só de nós e que não podemos controlar, sujeitamo-nos a sentimentos amargos e "desprocionados" ... penso ser o caso, ... penso que não é motivo para amarguras se pensarmos que foi Sines quem ganhou com tudo isto.
Gostaria de esclarecer que há décadas que sou amigo do Xico e do Guinote , mas por estar farto de "partidos" e não os podendo dissociar de tudo o que se passa a nível Nacional , analisei atentamente o SIM e não tive qualquer dúvida no meu voto. Pela 1ª vez votei MC por muitas razões que dispenso agora referir.
Se os interesses do autor deste artigo são por Sines, ... então tbem ganhou.
Cump.
JP

Bruno Leal disse...

Caro JP, tem todo o direito à sua opinião e ao seu voto.
Ao pastor atento, devo confessar que o elogio que me fez, foi o maior que já me fizeram neste blog. Obrigado!

Anónimo disse...

Nas pro cimas eleições o Dr COELHO não se pode candidatar por isso desta é que o IDALINO vai ganhar
Até la vá lendo as provisões do jornal o SOL

Anónimo disse...

Tenho pena que a CDU não tenha ganho em Sines, mas fica para a próxima. A CDU vale o que se segue. E o SIM dos oportunistas? Qual é o seu valor?

CDU: Almada(147.308), Seixal(126.616), Setúbal(100.371), Barreiro(71.811), Moita(58.974), Palmela(46.859), Sesimbra(37.530), Santiago do Cacém(26.421), Peniche(24.978), Benavente(21.245), Montemor-o-Novo(15.622), Serpa(14.441), Moura(14.188), Alcochete(12.357), Vendas Novas(10.457) e + 13 autarquias. CDS: Ponte de Lima(42.308) | BE: Salvaterra de Magos(18.449) Quem é que desaparece daqui a 4 anos?

Anónimo disse...

Caro Bráz já que tanto critica tudo e todos em Sines gostaria também que respeita se a opinião dos outros mesmo quando criticam os seus amigos já coloquei vários comentários que não ofendiam ninguém e o Sr. ignorou.
Bem sei que este assunto nada tem a ver com o post em questão, mas gostaria de o informar e plo respeito que tenho plo seu blogue que a reporter da Sines TV está a cometer um erro muito grave nas suas entrevistas, pois nunca e em situação alguma o entrevistador em tv ou rádio pode manifestar a sua opinão pessoal como ouvi já em várias entrevistas nomeadamente nesta ultima ao Dr. Manuel Coelho.Bem sei que experiencia não muita mas, humildade e caldos de galinha nunca fizeram mal a ningúem.