sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Resultado da Sondagem

Com 260 participações em menos de 4 dias, o que é bastante razoável, a sondagem resultou na seguinte intenção de voto, nas legislativas de Domingo, no Concelho de Sines:

CDU: 19%
PS: 30%
PSD: 16%
BE: 22%
Outros: 9%

Estes resultados em nada alteram a minha previsão anterior, em minha opinião o BE terá o crescimento previsto mas não o representado na sondagem, que resulta do facto dos visitantes que optaram por participar não serem uma amostra representativa dos eleitores de Sines. Também não deixei claro que os abstencionistas não deviam escolher a opção "outros", o que com 9% terá deturpado as percentagens dos restantes.

Dos participantes na sondagem fica claro que o escalão etário que visita este Blogue, influenciou a intenção de voto. Um público mais jovem que votará BE e uma população mais envelhecida e não utilizadora dos mais recentes meios de comunicação que vota PS e principalmente CDU, fica evidente no resultado final.

Mantenho a opinião que o PS andará à volta de 40% dos votos, seria uma grande surpresa se o BE ultrapassar os 15%, a CDU poderá ultrapassar ligeiramente 20%, não mais que isso e o PSD rondará os 16%.

Domingo, após as 20 horas voltarei a este tema, aproveitando para fazer uma primeira abordagem às ilações a tirar dos resultados nacionais e locais, nas próximas autárquicas.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sempre gostava de saber qual é a competência de um dr para fazer sondagens! Aliás sempre ouvir dizer que uma sondagem é uma grande mentira feita de pequenas verdades. Tenho dito
Alea Jacta Est

Anónimo disse...

Eu tb aposto nos 40% para o PS para as próximas legislativas. Quanto às autárquicas considero que vai ser o PS e não o SIM a vencê-las, ao contrário da tua percepção.

Estação de Sines disse...

Claro que a "sondagem", que nem esse termo deverá ser utilizado, mas antes inquérito, tem qualquer valor científico.

Feita num blogue não é possível controlar a dimensão, nem a representatividade da amostra, nem estimar intervalos de confiança. O seu valor é no campo da mera curiosidade.

Se reparar não tiro ilações dos resultados do inquérito, mas mantenho a minha opinião baseado nos dados históricos e na intuição. Se Sines não mudou, assim tantos nos últimos tempos, creio estar muito próximo do resultado final (como nas últimas autárquicas), se não mesmo acertar em cheio.

efernandes disse...

Como disse o Politólogo Adelino Maltez, não há uma sondagemcracia, há uma democracia que é exercida no dia do voto. No domingo todos vamos votar, até os 37% de indecisos possivelmente, e veremos se os professores, polícias, agricultores, pescadores, médicos, enfermeiros, produtores de leite, camionistas, pequenos empresários, juízes, advogados,desempregados vão entregar de bandeja o poder a José Sócrates, que foi quem os desrespeitou durante 4 anos. José Sócrates limitou-se a criar confusão em todas as classes sócio-profissionais, fingindo estar a implementar reformas. Para quê? Para reinar no meio da enorme confusão. Pense nisto e já agora vote bem.

Anónimo disse...

Eu não me admiro nada que o PS ganhe as eleições. O povo português é masoquista. " Quanto mais me bates mais eu gosto de ti". Este PS é uma aberração. Provocou uma crise e usou-a depois, para se desculpar da sua péssima governação. Já sabemos o que vai acontecer a seguir. "Devido à crise, estamos com o déficit muito elevado e temos de pedir sacrifícios aos trabalhadores. E lá vão os mesmos de sempre, serem achincalhados para que todos fiquem contra eles e se torne mais fácil tirar-lhes diritos. Outro igualzinho é o Portas, está a pôr os portugueses, uns contra os outros. Mas é assim, temos os governantes que merecemos. O grave, é que eu que nada contribuì para isto e que estou farto de ver lá, sempre os mesmos, vou ter que gramar com eles.

Anónimo disse...

As reformas de Sócrates, não foram reformas, mas sim a destruição total de tudo o que estava a funcionar razoavelmente. Para fazer toda a porcaria que fez, teria sido preferivel ficar de braços cruzados sem fazer nada. Eu se do que falo. Quando ouvirem da boca desta gente que vão fazer reformas, cuidado! reforma = caos.

Anónimo disse...

Sim vou votar mas não vou seguir o exemplo do camarada sindicalista efernandes!

efernandes disse...

A este último pretenso cidadão anónimo 11:37 PM, Setembro 25, 2009, só lhe quero dizer que o tom com que fala ou escreve, para além de querer ofender, denuncia uma certa forma de vegetar.
No entanto tenho toda a frontalidade de dar a cara como sindicalista ou cidadão(coisa que vc não é capaz, porque é cobarde), pelas causas onde me meto e defendo até à exaustão.

Quanto à Palavra Camarada, tenha mais respeito, porque você é tão burro que nem sabe o que quer dizer.
Vote onde quizer mas não confunda as coisas!

Anónimo disse...

Ao anónimo das 11:37
Não sei se o efernandes é sindicalista ou não, mas a ser verdade presta um bom serviço aos injustiçados deste país e merece todo o meu respeito.
Você só pode ser socialista, e fanático de Sócrates, pois esta aversão aos sindicatos vem daí.
Desejo sinceramente que nunca necessite dos sindicalistas para o defender. Sabe que neste país nem todos têm o poder que possivelmente você tem. No país, actualmente, há muitos precários com medo de irem para a rua, há muita gente a trabalhar incansavelmente sem receber, há muita gente oprimida e com medo de falar e os sidicalistas são muito importantes para dar voz a quem a tem e a quem não tem. Mas você não sabe o que isso é. Deve ter nascido em berço de oiro e assistido à exploração do homem pelo homem sem que isso o afectasse minimamente. Já que nada faz para melhorar o mundo, deixe que outros o façam. Espero que continue bem na vida e o mesmo desejo para todos os portugueses.

Anónimo disse...

cuidado com as conclusoes que tiras....dou-te o meu exemplo....sou votante BE...para a camara vou votar SIM, e amanha vou votar PS, pq me assusta o facto da bruxa Leite poder ganhar!

ANCIÃO disse...

Se pedes reformas mas protestas quando são feitas, se chamas arrogância à impaciência e indignação frente a mentirosos, se preferes o Portugal bacteriologicamente castiço pré-ASAE, se lamentas ir jantar fora e ter de voltar a casa sem o fumo dos outros nos pulmões e na roupa, se achas que o controlo do défice é uma tanga para te roubarem, se acreditas que a política de educação tinha como objectivo maltratar os professores, se acreditas que Sócrates insultou as professoras, se exploraste a iliteracia e a doença para boicotar o excelente trabalho de Correia de Campos, se te estás a cagar para o que foi feito na área das energias renováveis, se não percebes patavina da política externa deste Governo, se odeias o Código do Trabalho mas nunca o leste nem sabes quais os seus objectivos, se ignoras o salto tecnológico e científico que resultou do investimento estratégico nestes 4 anos, se pensas que Sócrates devia ter ficado agarrado a promessas feitas na campanha de 2005 que iriam contra o interesse nacional, se preferes que o Estado seja desleixado a cobrar impostos, se não dás valor ao que aconteceu economicamente em Portugal até 2008, se ignoras que a pobreza diminuiu e a igualdade aumentou nesta legislatura, se alinhaste com os broncos que disseram mal do Magalhães, se querias ver Sócrates preso por causa do Freeport mesmo sem ter sido arguido, se tens informações novas acerca da sua licenciatura que a investigação não chegou a descobrir, se conheces alguém que esteja em condições de provar ter havido ilegalidades nos projectos que assinou na Covilhã, se papaste a tanga de que Sócrates teve alguma coisa a ver com o fim da peixeirada na TVI, se consegues ler os editoriais do Zé Manel, se admiraste o carácter de Louçã quando disse que Sócrates telefonou à Joana para lhe oferecer jóias e peles, se tens a certeza de que Sócrates é mais trafulha do que todos os que dizem mal dele, se preferes que o país seja governado pela direita cinzentona, comandada pelo PR, então não votes PS.
in ASPIRINA B

Anónimo disse...

A propaganda socialista (comícios cheios graças às deslocações de militantes em autocarros) amanha será desmascarada. Força MFL.
PSD vencerá tal como nas europeias.

efernandes disse...

O Ancião passou-se da BOLA!
hahhaha Passou-se mesmo!
fala em tantos sesssss!
É óbvio que só vota ps quem for assim tão tolinho!
Estes xuxialistas são demais! rsss
Porque não se juntam aos companheiros do ppd e formam o grande partido da direita portuguesa?
Diferenças? Quais e onde?

Anónimo disse...

"cuidado com as conclusoes que tiras....dou-te o meu exemplo....sou votante BE...para a camara vou votar SIM, e amanha vou votar PS"...

NÃO ACREDITO...
Quem faz uma coisa dessas NÃO É do BLOCO de ESQUERDA...
É votando no BE que se dá força à ESQUERDA, não é votando PS.
É votando BE que se muda o rumo da Câmara de Sines e o rumo de SINES, não é votando SIM.
Como é que um BLOQUISTA pode votar noutros?...
Não enganam ninguém...usam todas as tacticas para enganar os SINEENSES...agora até dizem que são do BE...ahahahahahah
Vai enganar os anjinhos.......

Anónimo disse...

Ao anonimo da 3.37,26 Setº.:
O problema do sindicalismo em Portugal é muito complexo.
A renovação de mentalidades não se têm efectuado, vêm o patronato como uns "bandidos" sem lei que os exploram até ao "tutano" e só eles, o sindicato, é que têm razão.
Eu concordo e sempre concordei com os sindicatos, mas têm de se adaptar à sociedade actual, defendendo os trabalhadores com com valores verdadeiros e não com valores do partido, onde muitas vezes são "empurrados" para um "beco sem saída".
Neste momento é dificil ser sindicalista "a sério", pois cometeu-se muitas "asneiras" no passado, principalmente pelas pessoas ligadas a uma certa esquerda que se arvora de ser a grande força de quem trabalha . O problema é que o maior sindicato é daqueles que não estão inscritos em lado nenhum.
Finalizo e informo que sou de esquerda, mas não do tipo caviar ou afins.
Anónimo das 11.37

Anónimo disse...

Não concordo nada com o anónimo das 10.43. Então quer culpar os sindicatos de quase tudo o que tem acontecido aos trabalhadores? Francamente! A raiva que tem a esses partidos de que fala, é precisamente porque desejava que não houvesse ninguém a defender os trabalhadores, para que fossem os patrões a ditar todas as leis. Quanto ao maior sindicato que não está inscrito em lado nenhum, sinceramente desconheço. Estará a falar da UGT, que é PS E dá uma no cravo outra na ferradura? Quer defender os trabalhadores, mas o amor pelo patronato é tão forte, que não defende coisa nenhuma.

Anónimo disse...

Em resposta ao Ancião

Não acha estranho tantos sssssses? Por acaso consegue encontrar uma resposta credível para tudo o que mencionou? Não, não consegue. Tudo está no segredo dos deuses. Talvez um dia. Quem sabe. Tenhamos respostas. Por agora, só posso dizer, que considero a pessoa que admira uma pessoa muito, muito perigosa. E mais não digo.