sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Correio dos Leitores: "Trabalhos de decapagem na esteira de pipeline"

"Caro Braz,

Os trabalhos de decapagem da esteira do pipeline da Petrogal foram retomados como já deves saber!) após a interrupção por altura do FMM. E foram retomados com recurso à hidro-decapagem, que, diziam, minimizava substancialmente a emissão de poeiras e consequentemente o impacte ambiental na zona.

No entanto, como é visível a solução aplicada não é solução! E o que poderia ser solução não se aplica – colocação de uma barreira de protecção. Só assim é que os trabalhos deveriam avançar. Mas não! Aí está a empresa a laborar com a maior das tranquilidades de segunda a sexta feira das 9h às 19h.

Nesta altura poucas são as pessoas abrangidas directamente por esta poluição bem visível a pouca distância da entrada principal da cidade. Portanto poucos se queixam. Mas como vai ser quando os trabalhos avançarem desta forma em direcção à Afeiteira de Cima onde casas estão a pouco mais de 100 metros do pipeline?"

visitante devidamente identificado

Obrigado por voltar a utilizar este espaço para denunciar situações que aparentemente representam um atentado ambiental e colocar em perigo a saúde público. Deverá contactar a GNR, fiscalização camarária e o cliente final da empreitada, quando se aplica com êxito uma medida, em iguais circunstâncias a solução passa por voltar a aplicá-la.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando se faz uma queixa também se deve pensar no número de pessoas qe isso afecta directamente, no número de pessoas que ficam sem trabalho e a passar necessidades. Os trabalhos estão a ser realizados visto serem realmente necessários porque o objectivo da petrogal não é gastar fundos sem fundamento. Este trabalho visa que num futuro a médio/longo prazo não haja uma catástrofe ambiental que ai assim poderia causar muitos problemas. No entanto os trabalhos trasntornam, incomodam e de facto há algumas pessoas incomodadas, como na maioria doas coisas que se fazem. Não se pode agradar a gregos e troianos no entanto é pena que quem se queixa fá-lo sem pensar em mais ninguem senão em si próprio e tenta camuflar as verdadeiras razões da denúncia . É pena pessoas ficarem no desemprego e a passar necessidades por isto.... É O PAIS QUE TEMOS.....

Anónimo disse...

Ao comentador anterior sou a informar de que de facto existem trabalhos que tem que ser feitos, mas... não deverá de ser à custa de trabalhos de outros, pelos vistos o senhor não passa nem mora por perto porque ai veria o crime ambiental que está a ser cometido. Eu concordo plenamente quando diz que se este trabalho não fosse efectuado poderia causar uma catástrofe ambiental, mas e o crime ambiental que se está a cometer agora? não importa?
É pena que as gentes de Sines não se unam não sejam coesas para tomarem medidas de força para que estas grandes empresas não se julguem acima de tudo e de todos, que respeitassem e cumprissem normas de segurança, pois se o Ministério do Ambiente e demais entidades responsáveis aplicassem as pesadas multas e pesadas penas, talvez ai tivessem mais cuidado e mais respeito pelo ambiente, porque ao respeitar o ambiente estão a respeitar todos nós...