domingo, 30 de agosto de 2009

No melhor pano cai a nódoa

Do ilustre Historiador Dr. Arnaldo Soledade, a quem Sines muito deve pelo seu trabalho de pesquisa e divulgação, publicou o Movimento SIM, na página 3, do Jornal de Campanha n.º 2, um texto da sua autoria que após enaltecer o trabalho do candidato afirma: "A cultura do povoléu aumentou..."

O desenvolvimento económico-social das últimas décadas, a facilidade de acesso à formação superior de todos os estratos sociais, a velocidade e quantidade a que se processa a informação e o maravilhoso mundo das novas tecnologias, criaram um novo paradigma social a que a "populaça" de Sines não foi alheio. Sines a terra de gente pobre e inculta de outrora, em que o acesso ao conhecimento estava reservado apenas a alguns já não existe, desde algum tempo e muito antes das obras culturais do candidato do Movimento SIM.
Motivo mais que suficiente para o depreciativo termo "povoléu" ser desadequado e ofensivo para as gentes de Sines.

O conhecimento (antigo) pessoal e familiar do autor permitem-me ter a convicção que se tratou de um lapso a corrigir oportunamente.

______________

Povoléu - nome masculino, depreciativo, ralé (de povo+l+éu)

Infopédia (porto editora)

Povoléu - , s. m. Plebe; populacho; arraia miúda

pag 965, dicionário da Língua Portuguesa (Francisco Torrinha), Editorial Domingos Barreira

povareu, povoléu, poviléu - s.m. Plebe; arraia-miúda; populacho

Dicionário da Língua Portuguesa, José Pedro Machado, Editora Dom Quixote
_____________

este post foi enviado, via mail, para a candidatura do Movimento SIM

22 comentários:

Anónimo disse...

As gentes de Sines, não são aquilo que o Sr. presidente da Câmara pensa. afinal teve necessidade da "gentinha", para criar um pseudo movimento para ter a possibilidade de concorrer às próximas eleições. Ninguem pense que ele gosta mesmo das pessoas, ele dá-llhes atenção enquanto precisa delas e depois... é o q se sabe - seja quem for. A maior lição que o povo de Sines poderia dar a este senhor prepotente e que se vê como uma sumidade, ignorando além das ideias e opiniões de outros, ignora os outros enquanto pessoas e seres pensantes, é não lhe dar o seu voto nas próximas eleições. Assim ele ia perceber quem são realmente as pessoas de Sines.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:53

Concordo plenamente com as suas ideias e estou tambem de pleno acordo que se de uma lição valente a esse senhor, nas urnas.
O problema no meio disto tudo é que o povo de sines continua a ter uma memória muito curta e selectiva e infelizmente para todos nós, um sorriso do sr candidato e um aperto de mão num qualquer sabado no mercado municipal ou no mercado dos ciganos, e o povo põe a cruz no partido daqueles que lhe prometem tudo e nada lhe dão.
è triste mas é a realidade não só de Sines, mas de muito da população portuguesa.

Anónimo disse...

TANTOMAR ----- Penso que está na hora deste senhor ir para a terra dele.

ML disse...

O "povoléu",a ralé, a plebe,essa arraia miúda, de Sines saberá destinguir no próximo 11 de Outubro quem é que lhe deu cultura.
Também eu acho que foi um lapso, do Dr.Arnaldo Soldade, esse sim fez muito pela cultura de Sines, quer em conferençias quer em investigação sobre a nossa história. E deste historiador aliás o livro "SINES TERRA DE VASCODA GAMA".
ML

irmão disse...

É verdade caros senhores dia 11 de Outubro quem decide é o povo e não meia dúzia de más linguas que aqui aparecem, normalmente derrotados ou frustrados politicos.

Penso que se deve ter tratado de um erro, estive a ler e não deveria ser lido da forma MALDOSA que foi, mas também de quem foi não se espera nada.

SIM vou votar dia 11 de Outubro, e preocupem-se com outras coisas em Sines, especialmente com as solidariedades sociais e apoios aos idosos.

TIDE, lava mais branco disse...

Eu diria melhor. "Na pior nódoa cai o melhor pano".
Nódoa mais nódoa que esta é impossível de arranjar, uma nódoa que tem tingido esta terra, como lhe tem apetecido, e que só se consegue manter uma nódoa razoável porque criou uma mão cheia de pendurados do sistema que lhe vão dando os amens e sobretudo os votos.
Espero sinceramente que os panos, digo os sinienses, acabem de uma vez por todas de limpar esta nódoa em Outubro.
Senão o fizerem então realmente têm a Câmara que merecem e façam o favor de ser felizes.
Tal como disse Júlio César "Até tu José Raposo, meu amigo". Quem diria.

Anónimo disse...

Estou de acordo com os dois anónimos e com o ML, povo de Sines pensem bem em quem vão votar pois de promessas do Sr. Presidente está tudo cheio o pior é o resto. Não era só o Vereador Albino como se dizia, que encostava as pessos á parade lá dentro da CMS, estamos no mesmo com este Sr. que ainda para maior indignação pergunta aos funcionários se votam nele ou não. Pensem bem em quem vão votar porque dentro do SIM HÀ MUITOS ALBINO, e eles já vão dando nas vistas

Anónimo disse...

Penso que se deve ter tratado de um erro, estive a ler e não deveria ser lido da forma MALDOSA que foi, mas também de quem foi não se espera nada.

____

pois é, pois é . se for o administrador ou outro que não concorde com os sapadores do SIM, fica,m tristes e abatidos e vá tribunal.

Se for um apoiante do SIM, foi um erro, mãs não é maldoso. Vindo de tão erudita personagem não há erro, quanto muito a consciência a falar em voz alta e a fugir para a verdade.

É um aviso à navegação dos ingénuos do SIM, brvemente lamentar-se-ão como os comunistas hoje, porque não viram mais cedo.

até 11 de outubeo ainda estão a tempo, lanço um desafio:
um pequeno grupo de apoiante d SIM que não concordem com alguma ideia brilhante apresentada pelo candidato e apoiadas por académicos e vejam a reacção. não tenham mede de assumir que se enganaram, testem o homem e verão

santo andré a concelho disse...

Boas

Foi um erro do prof Soledade, nada do outro mundo. Não vamos crucificar o Homem por uma coisa insignificante se já fez muito por Sines.

Santo André a concelho
Chegou a hora:
http://www.movimentosdosnaoalinhados.blogspot.com/

Anónimo disse...

O Chico nunca teria publicado este comentário porque é uma pessoa com sensibilidade social. Assim se vê como são os vira casacas. Este senhor nunca foi comunista, apenas se aproveitou do partido porque sabia que noutro não tinha hipóteses de vir a ser o que foi em Sines. Esta é a verdade, a prova é o seu deslumbramento por Sócrates.

Anónimo disse...

é verdade o chico é muito sensivel, lembro aqui uma frase histórica do mesmo e que demonstra sensibilidade.
«não votaram em nós, também não fazemos lá nada, é para aprenderem», isto em relação ao meu querido Porto Covo.

com tanta sensibilidade candidate-se a provedor da scms

António Ribeiro disse...

Arnaldo sSoledade não se enganou, nem se tratou de um lapso. É mesmo assim. Que a gratidão, o reconhecimento ou seja lá o que for pela publicação do seu livro, não nos tolde a cabeça.
O apoio de Soledade ao SIM, como o do Bastonário da Ordem dos Médicos reflecte o que aquilo é: um albergue espanhol derrapando à direita...

Anónimo disse...

..."Não vamos crucificar o Homem por uma coisa insignificante"...

Meu amigo...tudo o que diga respeito a SINES, não é insignificante...para os SINEENSES...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9.30. Sinceramente não acredito que o Chico tivesse feito esse comentário. Em Sines, prolifera muito o diz que disse. Onde é que disse? A quem? Ou quem ouviu? De certeza que ninguém sabe responder a estas perguntas.

Anónimo disse...

O que o prof. Soledade disse é verdade, mas não se aplica só a Sines. As mudanças referidas aconteceram em todo o país com a revolução de Abril.

Anónimo disse...

coisas positivas.

muita gente lê o jornal do SIM.
o unico problema uma palavra

cuidado braz o melhor é tirares a mensagem original, pode o guinote repreender-te.

Estação de Sines disse...

"muita gente lê o jornal do SIM.
o unico problema uma palavra"

o problema é que uma única palavra "muda vidas, dita leis"

uma palavra, não é apenas uma palavra, mas isso já é outra coisa.

o melhor é tirares a mensagem original (???), pode o guinote repreender-te(???).

Estação de Sines disse...

"muita gente lê o jornal do SIM.
o unico problema uma palavra"

o problema é que uma única palavra "muda vidas, dita leis"

uma palavra, não é apenas uma palavra, mas isso já é outra coisa.

o melhor é tirares a mensagem original (???), pode o guinote repreender-te(???).

Anónimo disse...

sim bráz como vês existe mais pessoas que se percebem quem controla o teu blog.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 9:30 AM, Setembro 01, 2009

Ouviu o Chico proferir essa afirmação que lhe imputa?
Olhe que se o Chico tivesse o mesmo comportamento, que o do seu lider espiritual, não seria preciso mais para que tivesse que ir perante o juiz provar essa afirmação.

Estação de Sines disse...

sim bráz como vês existe mais pessoas que se percebem quem controla o teu blog

__________

não amigo!, não sou "controlável".
e isso fará confusão a muita gente que terá dificuldade em entender que existem muitas pessoas que são livres.

Anónimo disse...

Fartei-me de procurar o tal de jornal do sim e não o encontrei. encontrei um pasquim de propaganda falaciosa, onde dentro do espirito a que já nos habitou o dr.manuel coelho e a sua brilhante equipa lançam mais um conjunto de atoardas,algumas delas já muito requentadas, coadjuvados por um conjunto de personalidades, que em alguns casos se auto arvoram de personalidades de referência da sociedade siniense e que nessa sua prespectiva entendem que a marcação de uma posição publica pode enfluenciar os sinienses.
Mais uma vez estamos perante uma ilusão criada pelo dr.manuel coelho e a sua brilhante equipa, ver algo que só eles vem, neste caso, um jornal. Em relação a termo empregue pelo ilustre apoiante, o Povoléu, quem apoia este pseudo-movimento não se sente minimamente atingido. O que diz muito da qualidade dos apoiantes deste movimento enquanto seres pensantes.