terça-feira, 25 de agosto de 2009

Correio dos Leitores: "Esgotos em Sines, aguardam tratamento"

foto obtida hoje, dia 25.08.2009, na ribeira de Sines

foto obtida, dia 15.08.2009, na Praia Vasco da Gama

Uma imagem vale por mil palavras ou a demonstração cabal que a questão dos esgotos, em Sines, continua por resolver

Estas fotos, obtidas na manhã de 15 de Agosto de 2009, é a melhor resposta às manifestações de surpresa quando falei nos esgotos que continuam por tratar e que continuam a ir para o mar sem tratamento, quer na Praia Vasco da Gama como na Docapesca.


Sines Primeiro
João Custódio
Candidato do PSD à Presidência da Câmara de Sines

23 comentários:

Anónimo disse...

tenho a sensação que essa foto é antiga, pois fui comprovar há praia e até a cor da areia não bate certo.

Cuidado Sr candidato assim perde o resto da credebilidade.

Xuinga disse...

Mas os esgotos de Sines já têm tratamento adequado? Gostava que alguem esplicasse. Um candidato publica uma foto; Um anonimo diz para o candidato ter cuidado,onde ficamos? Será que a cor da areia é mais importante?

Anónimo disse...

já o candidato lança a 4 anos só falava nos esgotos.
deve ser o tema do psd,esgotos, esgotos ,esgotos...

Anónimo disse...

Os Sapadores do SIM daqui a pouco vêm dizer que foi o João Custódio que pintou a areia para lhe tirar a fotografia, a avaliar pelo 1º e 3º comentário.

Anónimo disse...

Quando vi a foto pensei que era em Luanda ou no Bukina Fasso , afinal é na cidade das Tasquinhas, do Carnaval e do famoso e Milionário Festival Musicas de Mundo.

Só fazem merda e depois nem a merda tratam.

Não faz mal diz alguem ; SIM vamos ter uma cidade desportiva do calibre do cento de artes em termos de orçamento, não não temos esgotos, mas temos o mar que vai duluindo a nossa merda.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que o sr. candidato tem toda a razão.
Em segundo lugar, o Lança falava á 4 anos com toda a razão num assunto grave importante que a CDU só resolveu aparentemente mal, em 2009, no principio deste ano.
Em terceiro lugar estranho que alguem salte para a praça publica não querendo ver o que se passa.Será crime denunçiar aquilo que está mal? Vem ai mais algum processo em tribunal por se dizer a verdade?

Anónimo disse...

Faz um ano e meio, que os trabalhadores da ETAR da Ribeira de Moinhos denunciaram mais que isso, não apenas o que se vê a vista desarmada, mas tambem as condições de funcionamento da ETAR.
Como era uma luta de trabalhadores e apenas queriam dinheiro diziam, não se ligava pois influencia os outros, agora vêm com estas coisas de puro eleitoralismo.
Solicitem analizes a entidades creditadas e isentas e veja-se como está a funcionar, leia-se relatórios de algumas entidades e peça-se para interpretar.
Não basta as instalações estarem muito boonitas agora parecem uma instalação nova.
Muitas melhorias foram feitas, mas quanto tempo esteve assim.
Pensem nisso, e pensem também que o Xico Pacheco em conjunto com o Vitor Proença sempre, mas sempre desde o 1º instante estiveram lá e fizeram o que podiam para denunciar o caso.

Anónimo disse...

Conheço bem esse esgoto e não creio que seja de esgoto público.
Trata-se de águas limpas e que segundo me é dado conhecer resultam dum antigo ribeiro que ali desaguava,
Vou muitas vezes aí dar de beber ao meu cão e nunca notei que a água fosse de esgotos.
Calma João. Você começou agora como político. Não vá atraz dos outros. Deja diferente e sério.Siga o lema do nosso partido: A verdade.

MLança disse...

De facto o problema dos esgotos era e continua a ser ainda um problema. Todos temos presentes os programas eleitorais, e no que diz respeito a CDU,que como toda a gente sabe tem governado Sines na minha opinião mal,ou por via do Chico Pacheco 20 anos ou por via do MCoelho mais de 10 anos, não souberam resolver a questão, nem esta nem muitas outras.
Veja-se no ultimo programa eleitoral da CDU encabeçada por MCoelho sendo FranciscoPacheco candidato á AM, logo no primeiro capitulo, ambiente, a promessa de que iria ser garantida a solução definitiva do problema dos esgotos em 2006.
Falharam pois só em 2009 foi possivel ligar o sistema a ETAR.
Mas quem duvidar leia o programa todo e verá o que foi prometido e o que foi feito.
A questão é a seguinte, agora que estes dois actores da nossa praça politica, se vão degladiar com promessas não cumpridas por um e por outro, responssabilizando-se naquilo que não foi feito ao longo destes longuissimos 30 anos.
Vamos descobrir finalmente quem dos dois é mais culpado, sendo certo que cabe á CDU toda a responssabilidade do que foi feito
de bom e sobretudo de mau.
Uma coisa é evidente SINES perdeu muito com esta forma de governar, não é em Sines que Jerónimo de Sousa virá buscar bons exemplos para uma governação perfeita da CDU, como á dias fez em Nisa.
Não aqui virá encontrar novo riquismo via CENTRO de ARTES,que pasme-se é agora criticado por alguns comunistas, inserido num centro histórico votado ao mais triste dos abandonos, mas que também consta no tal programa de 2005 como sendo uma prioridade da CDU.
Veremos o que nos vai revelar os próximos dias.
MLança

Anónimo disse...

Opsss! Será que foi um tiro no pé? A ansia da corrida por vezes...

Anónimo disse...

Braz esclarece lá o pessoal!
É esgoto, água ou o que é?
Ficamos a aguardar sr. informação.
Obrigado

Anónimo disse...

TANTOMAR ---- Éra ali que devia estar a bandeira AZUL e a da APS

Alberto disse...

Vão lá ver e digam se é mentira. Agora se a àgua é boa para o cão (anonimo das 2.22), é pá, eles cheiram o anus uns aos outros, portanto...não se devem importar muito. Se as gaivotas andam lá a bicar não deve ser cura de àguas...

Anónimo disse...

Sines no seu melhor, isto faz-me lembrar algo que li a muito tempo, num blog não sei de quem, mas que teve a sua piada

]http://tinyurl.com/lycbff

R.P.

Anónimo disse...

o link dá erro, tem um parentisis recto a mais antes do link

Anónimo disse...

Como é que é possível as gentes do SIM virem para aqui desmentir o que toda a gente pode ver, basta que para isso se desloquem aos referidos locais.
Só eles é que não vêem, porque a adoração ao seu Dalai Lama é tão grande, que lhes causa cataratas e confusão mental.
Mais cego é aquele que não quer ver.

Anónimo disse...

Preocupa-me a ligeireza da questão. Trata-se de esgoto doméstico ou pluvial. Para mim, é pluvial e trata-se de uma ligação que vem da barroca junto ao Mexilhão e que a câmara fez obras à pouco tempo. Não nos podemos esquecer que se fosse esgoto doméstico apareciam cloriformes fecais na Praia Vasco da Gama nas análises períodicas que são realizadas devido à bandeira azul. Antes de se acusar é preciso termos a certeza das coisas o que parece não ter acontecido, sendo ainda mais grave com origem num candidato.

Anónimo disse...

esse esgoto na ribeira sei que manda fora algumas aguas sujas com escamas e tudo mais... que escorrem pela caleira da lota.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 12.40, devo informar que sao duas saidas de esgoto totalmente diferentes, a saida das aguas com escamas fica do lado da rampa varadouro, enquanto a saida do esgoto da cidade fica do lado onde os barcos atracam para descargar o pescado, e a foto deve estar a ilustrar essa saida.
Mas se existe tanta desconfiança desloquem se a docapesca com a mare baixa e comprovem.
Um municipe atento.

Anónimo disse...

Para quem não QUER ver...já fazem operações às cataratas no Hospital do Litoral Alentejano...
Sobre as análises, só teem credibilidade se forem feitas nos locais indicados nas fotos e não no pontal, já muito longe...
É ali que as pessoas e as crianças (também são pessoas) andam e tomam banho, e no outro lado é de onde sai a água que lava os peixes que vão dos barcos para a lota e depois para os nossos pratos...
Quando se defende a existencia de análises, deve-se dizer também o local da recolha das mesmas, para não enganar ninguém...

Carlos Malafaia

Anónimo disse...

tão e não se ve as duas saidas nas fotos?? ou ta tapadinho? antes de falar veja mas é o q diz... smp a msm coisa pa

Anónimo disse...

O eterno problema dos esgotos continua por resolver. Tema interessante para discutir. A poluição à vista de todos, mas por todos ignorada, nomeadamente pelas autoridades. Penso que é imperiosa uma atitude mais exigente por parte dos cidadãos, no fundo falta-lhes consciência ecológica. Se pretender-mos defender o turismo e ambiente teremos de acabar com estas fontes de poluição, para além de minimizar o efeito da poluição atmosférica, por exemplo com a plantação de mais árvores.
Muitos temas teremos para debater.

Anónimo disse...

Na quinta dos Passarinhos, por exemplo, grande parte das casas têm anexos que ficam nas traseiras das casas. Anexos que são casas completas e cujo esgoto, vai para....o colector de águas pluviais...Quem autorizou, como foi feito ?????