domingo, 23 de agosto de 2009

candidatura BE

Dos 6 Princípios Programáticos (ver aqui)que a candidatura do BE apresenta em folheto distribuído à população, escolho para divulgação o primeiro. Mais que parte integrante de um programa eleitoral deveria o texto de um Projecto-Lei, para acabar em parte com a "bandalheira" que grassa por este país, em que os nossos impostos pagam a incompetência de quem é promovido politicamente e a quem a palavra mérito é um termo vago e desconhecido.

Só existe dois tipos de pessoas que não concordarão com estes princípios:
a) quem usufrui de tais regalias
b) quem se lamenta por não feito tais propostas

Uma Nova Ética na acção politica
recuperando a noção de serviço público

- O Presidente eleito pelo BE não dará emprego, em lugares de nomeação politica, a familiares directos.

- os vereadores eleitos pelo BE não se candidatarão aos cargos da autarquia durante os seus mandatos

- os eleitos do BE apenas utilizarão os recursos da autarquia (carros, cartões de crédito, etc) nas horas normais de serviço.
Fora do período de trabalho usarão os recursos próprios.

A Câmara do BE irá adoptar os procedimentos de uma Administração Aberta e Transparente e promover a luta contra a corrupção.

19 comentários:

Anónimo disse...

Falta ainda um compromisso... Os eleitos do BE para a Câmara Municipal não irão submeter projectos de licenciamento a apreciação municipal.

Anónimo disse...

Compare-se as propostas com a realidade actual e proceda-se auma breve reflexão.

Em Outubro expresse essa reflexão no boletim de voto.

Chega, basta, a democracia não é isto.

Anónimo disse...

assim se vê a massa da próxima oposição. Carlos Guinote, eleito vereador não lhes dará um minuto de sossego.

Anónimo disse...

Podem me elucidar qual é o horário de um autarca ?

Por favor não brinquem com as pessoas !!!!!!!!

Anónimo disse...

o horário de um autarca é aquele que permitem que não use um bem comum em proveito próprio.

em algumas autarquias, entram às 11 e não vão à sexta nem às segundas de manhã, ora faça isso no seu emprego.

e depois vá ao restaurante com a familia e amigos e a autarquia paga e depois vá para a praia com as viaturas da uatarquia,

ainda tem dúvidas? não seja hipócrita e cinico

Já agora curioso não ter dúvidas sobre o que são familiares directos, ou os vereadores candidatarem-se a lugares na autarquia, assegurando os eu futuro, independente do mérito

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
para que não resultem problema para o administrador e o blogue, não me refiro a nenhuma autarquia em particular. Cada um tire as suas conclusões.

Anónimo disse...

Já agora explica o que são os directos???

Deixem-se de brincar................

Anónimo disse...

não fosse o meu amigo bras ter problemas eu dizia-lhe não apenas o que são familiares directos, mas os nomes.

Sempre em termos genéricos, porque como sabe não me refiro a nenhuma autarquia em particular.

Anónimo disse...

O guinote era o presidente ideal para dignificar e credibilizar a autarquia, mas se for apenas vereador, vamos saber em sines o que é oposição.

votemos para pelo menos termos oposição frontal, corajosa e digna desse nome.

Anónimo disse...

Eu sei que custa muito ouvir as verdades,mas o manifesto do BE tem razão de ser.Só quem está contra isto,é quem gosta do regabofe em que nos encontramos,é tempo das pessoas começarem a pensar e deixarem de ser manipuladas.

Anónimo disse...

Não concordo totalmente com o anonimo das 12.06, o Guinote deve concorrer é para ganhar, só assim todo este marasmo em que nos encontramos seria um passado. Passaríamos isso sim, a ter uma CMS moderna ,transparente e actuante.

António Tomás Silva disse...

FAMILIARES DIRECTOS
Não se aproveitarem dos cargos que ocupam na administração local, para aí colocarem pai, mãe, filhos, cônjuge, que assim conseguem "tachos", não pelas suas competências mas pelas suas "apetências".
E quando diz "deixem-se de bricar" eu acrescento... "com os dinheiros dos contribuintes, que somos todos nós"

Quimíco disse...

Aqui muitos se preocupam com o prejudicar o Braz, ora façam um favor a ele proprio (Braz).
Identifiquem-se, chamem os bois pelos nomes, e não se desculpem com o prejudicar o Braz, porque se se identificarem, não é o Braz que paga.

E tenho dito

Anónimo disse...

Assim sendo, o Eng. José Carlos Guinote irá também assumir o compromisso de não efectuar nenhum contrato com as empresas onde trabalha actualmente?

carlitos disse...

Chegar à vereação é um bom resultado.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.47 a lei é clara nesse aspecto,não pode fazer parte do acto decisório em assuntos que lhe digam respeito.

MANUEL MARTINS disse...

A questão que o anónimo das 12.47 coloca tem subjacente uma insinuação, mas a moderação de comentários obrigou-o a dobrar a língua. Deve ter sido dificil. Mas, talvez fosse boa ideia discutir quem retira vantagens dapassagem pelos executivos camarários e quem é por isso fortemente prejudicado a nível profisisonal, por exemplo. As oposições fazem falta todos o reconhecem. Só não fazem falta a quem está no poder e gosta de governar "à sua maneira". Mas, quem exerce a oposição de forma séria paga uma conta calada para na práctica a carneirada fingir que não se passa nada e ainda lhes apontar o dedo. É por isso que cada vez mais ninguém com qualidade se candidata a lugares em autarquias transformadas em "ssuntos de família" como nas organizações mafiosas.
A análise da história recente de Sines, dos que ganharam e dos que perderam em termos pessoais e profisisonais,era um bom exercício, talvez para o anónimo das 12.47,caso consiga mobilizar mais dos que os dois neurónios do costume, concretizar.

juntosporsines disse...

Ó Braz falta colocares o link para o documento que está online no blogue da candidatura do BE.
Quanto ao mais não podíamos estar mais de acordo ocntigo.

fica aqui o link,
http://juntosporsines.com/meio/

Anónimo disse...

Em relação ao comentário das 12:47.
Antes de ir à questão principal.
Se bem me recordo do que escrevi e se não cometi nenhum erro na introdução do post o mesmo era ligeiramente mais extenso. Se de facto o era, o moderador deveria ter identificado que o mesmo tinha sido cortado. De facto a ter sido cortado é para mim incompreensivel porque o foi.
O principio da ética e da transparência proposto pelo BE têm a minha total concordância!
Isso não invalida, que possa colocar algumas questões, legitimas, em relação ao canditado José Carlos Guinote (JCG), originadas pela questão profissional de que ele, certamente até com orgulho, não se pode dissociar ao concorrer à presidência da Câmara de Sines. Possivelmente a questão por mim levantada, dará azo a que o próprio possa publicamnete assumir qual vai ser a sua posição caso seja eleito. Não duvido que o faça á imagem do que fez em relação ás outras matérias já apresentadas.
Um dos cancros, por muitos apontados, inclusivamente pelo BE, em relação às autarquias é a promiscuidade existente entre autarcas e os homens do “cimento” do “betão”. Sabendo a maioria de nós qual é a area profissional do JCG, torna-se legitimo questiona-lo em relação a esta matéria. Em termos gerais o BE já apontou algumas mudanças em relação a esta matéria, falta quanto a mim, o seu candidato referir como irá proceder para que mais tarde não restem duvidas na sua relação com este sector. Todos sabemos que a lei elenca um conjunto de normas para enquadrar estas situações. Mas tanta e tantas outras situações que estão na lei e depois... É minha opinião que neste, como em tantos outros casos, deviam os candidatos praticar a etica e transparência, dando assim sentido palpavel às palavras apregoadas. (não estou a efectuar nenhum juizo de valor em relação ao JCG).

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:17 PM, Agosto 24, 2009
“As oposições fazem falta todos o reconhecem. Só não fazem falta a quem está no poder e gosta de governar "à sua maneira".” -Estamos de acordo.
“ Mas, quem exerce a oposição de forma séria paga uma conta calada para na práctica a carneirada fingir que não se passa nada e ainda lhes apontar o dedo.” -Estamos de acordo.
“É por isso que cada vez mais ninguém com qualidade se candidata a lugares em autarquias transformadas em "ssuntos de família" como nas organizações mafiosas.” -Estamos de acordo mas é um pouco redutor.
“A questão que o anónimo das 12.47 coloca tem subjacente uma insinuação, mas a moderação de comentários obrigou-o a dobrar a língua. Deve ter sido dificil.” -Estamos em desacordo. Não existia nenhuma insinuação. Escrevi o que entendi e o texto ou foi cortado ou enganei-me a postar.
“A análise da história recente de Sines, dos que ganharam e dos que perderam em termos pessoais e profisisonais,era um bom exercício, talvez para o anónimo das 12.47,caso consiga mobilizar mais dos que os dois neurónios do costume, concretizar.” Ui!!Vou fazer de conta que não vi esta! Primeiro, porque está redondamente enganado em relação ao alvo. Segundo, alguém que têm mais de 2 neuronios não comete esta infantilidade. Terceiro, vamos lá ver se entende uma frase escrita por alguém que só têm 2 neuronios: por sabermos ambos que aquilo que diz é veridico, torna-se pertinente a questão levantada. Até para defesa do próprio! Não necessita de resposta, pois dou este dialogo por encerrado, os meus 2 neurónios indicam-me que não é por ai que devo de ir.