segunda-feira, 13 de julho de 2009

SALÁRIOS EM ATRASO - Reconhecer não chega!

Ouvir ou ler que o nosso Ministro do Trabalho reconhecer que há agora mais salários em atraso e que esta situação é o resultado da "crise", pode parecer ao comum dos incautos (e há muitos) que, esta situação só acontece porque estamos numa "crise" sem precedentes e que é inevitável.
Quem ler isto, e que tenha caído de pára quedas agora mesmo nesta praia lusitana, até pode parecer que antes desta "dita crise", eramos um País de prosperidade onde a seriedade nas relações de trabalho era a nossa mais valia.
Mas o Sr. Ministro diz uma coisa assaz interessante quando pretende valorizar a Autoridade para as Condições de Trabalho, ex. IGT, pelo seu papel na luta contra as situações ilegais de facto.
Uma coisa é o que é dito para alimentar o ego de alguns, do ponto de vista político mas. outra infelizmente, é o que não é feito, principalmente por falta de meios que não são dados aos Inspectores de Trabalho.
Estes, como trabalhadores ao serviço do ministério, sem a intervenção dos Sindicatos , não encontram muitas vezes as motivações necessárias para intervirem com a eficácia para que foram criados.
Há que dar meios de facto aos Inspectores da ACT, para intervirem atempadamente nas situações ilegais denunciadas.

3 comentários:

Manuel Alegresinho disse...

Egidio o pessoal que aqui escreve não passa por este tipo de problemas, a alguns a crise ainda não chegou, o país anda bem governado, tem uma nova legislação laboral justa pois promove o patrão ou o engraxador, todos têm dinheiro apesar do lay-ps-off, etc, etc ...

Eu continuo a achar onde se mete politicas de direita está tudop acabado, mas quando é um governo de esquerda e faz o mesmo porra assim não.

Anónimo disse...

Governo de esquerda? Este comentário é para rir. Só pode! Máxima protecção aos donos de Portugal; ASAE para acabar com os pequenos comerciantes e favorecer as grandes superfícies; Directores nas escolas para vigiar e controlar os professores; Processos aos jornalistas quando tentam abrir os olhos aos portugueses... E viva esta esquerda alguns agradecem.

efernandes disse...

Alguns dos que aqui escrevem, até têm problemas e graves mas insistem no insulto e até, por vezes na baixaria, mas outros são mesmo pobres, de espírito!
A mim e a muitos não enganam eles certamente e não me importo em fazer o papel do "casimiro".
Só se deixa enganar quem quer. Mesmo o mais humilde e até ingénuo sabe a que porta bater quando está em dificuldades.