quarta-feira, 22 de julho de 2009

Não dá a bota com a perdigota

De acordo com noticias divulgadas hoje na comunicação social, o Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejano, afirma que o Litoral Alentejano, ao contrário do resto do país e do mundo em geral, regista um aumento (2 a 3%) no número de turistas, comparativamente ao Verão transacto.

Ainda de acordo com a mesma fonte, tal fenómeno, deve-se ao "aumento da oferta na área do turismo", ao "crescimento de popularidade do próprio Litoral Alentejano" e a "um conjunto de eventos" nesta zona.

Não tenho a percepção que o número de turistas tenha aumentado no Litoral Alentejano, mas como todas as percepções esta baseia-se em critérios subjectivos.
Mas considerando que o referido pólo se baseia em dados concretos e credíveis, estaremos a assistir a uma perda da qualidade do turista que visita a nossa região, pela fraca quantidade e qualidade da oferta turística, em termos de alojamento, actividades de lazer, situação climatérica e pela incontornável crise, as classes mais desfavorecidas procuram férias mais perto de casa e mais baratas.

As unidades hoteleiras da região, citadas hoje na imprensa, sustentam em parte esta opinião:

Vila Park, Vila Nova de Santo André, "uma baixa de seis por cento" na ocupação da unidade hoteleira.

Hotel Sinerama, em Sines, e Hotel Duna Park, em Vila Nova de Milfontes, tem mantido a mesma taxa de ocupação de anos anteriores.

Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia, estão "dentro das previsões efectuadas", fracas concerteza, digo eu.

8 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite,

Eis um assunto que tardava a ser abordado neste blogue, talvez por algum comprometimento do seu administrador.

Convêm esclarecer que o Presidente deste polo é o Presidente da CM de grandola, eleito como indpendente pelo PS, e um dos seus vice-presidentes, mas com caracter executivo o Sr. Carlos Sila, candidato do PS, derrotado nas últimas eleições autárquicas em Sines.

Este polo em situação embrionária, teve o pronto beneplácito da autarquia de Sines, num ensaio do que se preve ser a coligação PS/Movimento SIM.

Penso que em todo este processo, apenas o candidato do PS Sines ainda não entendeu que, a federação de setúbal do PS, entende a coligação com Manuel Coelho como um passo de alcançar o poder, daqui a 4 anos.

Idalino José joga todo o seu passado e futuro nestas eleições. Caso não seja eleito, dificilmente será o candidato, provavelmente ganhador do PS daqui a 4 anos, depois de todo o sacrificio ao longo destes anos.

Como socialista, penso que o PS Sines, o seu candidato e a concelhia, deviam assumir um acordo com os seus eleitores que não fará coligações com aquele que combateu politicamnte durante 12 anos e principal culpado de sines ser hoje social, urabnisticamente e economicamente dos concelhos mais atrasados de portugal.

Bruno Leal disse...

Eu acho que quem o PS combate há 30 anos, é a CDU. Nos últimos anos foi Manuel Coelho o seu rosto visível.
Os responsáveis pelo estado em que Sines está, são Francisco Pacheco e Manuel Coelho.

Luis Maldonado disse...

Até há indicações, ainda não muito precisas, de que há um certo deslocamento turístico para o Alentejo Litoral, o que fez com que não se tenha sentido muito a quebra que se terá verificado nalguns outros destinos e sobretudo no Algarve, que é a referência que temos como uma zona onde as coisas terão acontecido menos bem este ano”, afirmou Carlos Silva, vice-presidente do Pólo de Desenvolvimento Turístico do Litoral Alentejano.

Aqui só tenho uma coisa a dizer: passem por uma agência de viagens, e tentem marcar, por exemplo, uns dias de férias, em Agosto, para Vilamoura, Quarteira ou Albufeira. Verão que, caso exista, a oferta já é muito diminuta, pois a maioria das unidades hoteleiras já se encontram perto dos 100% de ocupação.

Anónimo disse...

Excelentes análises feitas a este este assunto vejamos:
1-Carlos Silva vereador do PS na CMSines vice.Presidente deste POLO
como vêm é tudo uma beleza.
2-Beijos e abraços entre responsá-
veis do PS distrital e Governamental são mais que muitos,
com o MC.
3-Está tudo preparado para a tal coligação para a CMS.

Sendo assim só não concordo com o anónimo da 1.13 quando diz que o Idalino não vê o que se passa,ele
foi o primeiro a ver isso,não lhe interessa os 12 anos de critica á CDU e ao MC,ele quer é ganhar está-se nas tintas para o resto,vêja-se
a opulência dos Cartazes,é legitimo
perguntar quém paga? O partido?
nunca.Então quem será não é fificil de adivinhar,o projecto é como já alguém aqui disse(tomar conta da terra e dos mares já que do céu é dificil).Temos abrir os olhos,o homem não olha a meios veja-se só quem é o candidato a AMunicipal por aqui se vê com o que podemos contar.

Anónimo disse...

Nestas coisas da politica o dificil é entrar.....depois vai-se mudando conforme o andamento da música . Já vi politicos deslocarem-se de Norte para Sul e de Sul para Norte. Não se esqueçam que os Assessores também são politicos !

Anónimo disse...

neste momento ainda nao sei onde votar, já sei que votar ps ou M.C. é igual, pois eles estao unidos, poderia até votar num destes, mas desta forma nao votarei,a não ser que eles afirmem publicamente que não se vão unir após as eleições, ou então uma vez que se vão unir que apresentem, e lutem por o mesmo projecto, para que não enganem os eleitores, já chegou o SOCRATES.

Anónimo disse...

Oh Brás. Há aqui qualquer coisa de errado. Não podes comparar a tua amostra ao Alentejo Litoral. Lá por nos teus exemplos terem descido o n.º de dormidas não significa que na totalidade dos estabelecimentos hoteleiros tenha diminuido. A tua amostra está enviesada e por isso levou a conclusões erradas.

Anónimo disse...

Tantos anos a criticar os membros do partido comunista e agora querem fazer coligações? Agora já entendi tudo. Foi uma jogada combinada com o Coelho porque ele já não poderá candidatar-se a um novo mandato. É uma excelente estratégia para o poder passar para a direita. Sim, porque de seguida, o Ps coliga-se com o PSD. Está tudo explicado, o PS no seu melhor! A derrota vai ser ainda maior do que a do Vital moreira.