quarta-feira, 22 de julho de 2009

La Seda - a saga continua...

A La Seda de Barcelona mantém as negociações com a CGD, sua principal accionista e credora, com o intuito de vender parte do capital da fábrica que (ainda) está prevista para Sines.
Com esta venda, a La Seda e o grupo CGD pretendem a viabilização da fábrica de Sines e o refinanciamento da dívida já existente.
Este projecto de Sines foi considerado como Projecto de Interesse Nacional, pelo que todos os esforços estarão a ser feitos para que não "caia em saco roto".
Vamos ver se com tanto financiamento e refinanciamento, o contribuinte português não fica, mais uma vez, penalizado. É que no meio de uma crise financeira, sabe sempre bem uma lufada de ar fresco em termos de investimento, mas se nos dão com uma mão para depois tirar com a outra, mais vale deixar como está.

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Braz,

Sejamos minimamente racionais e por escassos segundos coloquemos os pés na terra:

1 – a fábrica de PTA da La Seda de Barcelona foi projectada para Sines quando esta empresa era a maior produtora europeia, de PET.

2 – o grupo LSB não resistiu à concorrência vinda sobretudo do oriente e declarou insolvência em Junho de 2009. Neste momento está a negociar o despedimento e lay-off dos seus trabalhadores em Espanha e UK. Ver, por ex.,

http://www.thenorthernecho.co.uk/business/4506284.Another_threat_to_the____cog_of_Wilton___s_cluster___/
e
http://www.europapress.es/economia/noticia-economia-empresas-plantilla-seda-ve-imposible-acuerdo-ere-pide-govern-rechace-20090721181959.html

3 – não se percebe o motivo pelo qual a fabrica de TA em Sines foi considerado um PIN. Não produzimos para-xilenos pelo que estamos à mercê da oferta mundial que sempre foi deficitária deste derivado do crude. Por outro lado as 30 mil toneladas necessárias a alimentar as fábricas de Portalegre deixam um excedentário de 6.700 tons que ficam inteiramente à mercê da procura dominada pelos produtores-refinadores de petróleo.

4 – não temos know-how em Portugal relativo à produção de PTA. O projecto foi entregue na sua implementação a um grupo de quadros médios e superiores vindos de Portalegre, chefiados por um ex-vendedor da Borealis que, apesar de se declararem capazes de «auxiliar» a Universidade de Évora a formar engenheiros químicos, nada sabem sobre a moderna técnica de produção daquela matéria-prima.

5 – poder-se-ia pensar que as empresas dominadas por Manuel Matos Gil viessem a beneficiar com uma produtora portuguesa de TA em Sines. Puro engano: a indústria portuguesa precisa de apoios; mas não to tipo «suicida» que acabam por cair em saco roto. A nossa última esperança é que este Industrial Português acabe por convencer a CGD a pôr de lado um projecto apadrinhado por um visionário político e a dedicar-se a verdadeiras causas nacionais o que, de resto, compete a um banco estatal.

Anónimo disse...

Estou de acordo com este anónimo das 2:34. Ele realmente sabe o que diz.

Esperemos pois que o empresariado português ponha fim à bandalheira a que a CGD nos habituou. A Arteniusines é uma terra de ninguém somente defensível por um atrasado mental corrido da Imatosgil depois de uma total destruição da sua ex-Finisisa.

Tó Ventura
Albfr – 22.07.09

Anónimo disse...

Aos iluminados que aqui escrevem e que devem ter uma imensa frustação e inveja do sucesso de terceiros:

Efectivamente a ausência de know-how sobre o negócio PTA, nunca foi nem nunca será uma boa razão para que o mesmo não se faça em Portugal. A transferência de conhecimento e aprendizagem acontece... Portugal tem engenheiros quimicos e de processo suficientes para que o mesmo seja um sucesso, certo? o negócio foi avaliado em todas as suas componentes e deve ter sido aprovado, uma vez que vejo imensa construção feita no estaleiro Artenius...

... existe uma cadeia de valor em Portugal para este tipo de produtos: Galp PX, Artenius PTA, Artenius Portalegre PET, Logoplaste PREFORMAS... emboras as capacidades não estejam adequadas, desde inicio que ouvi dizer que a produção de PTA se destina a exportação.... o próprio PM o disse na inauguração.

Gostava de saber o que faz o anónimo das 2:34, arauto da Petroquimica talvez seja um vendedor à beira de um lay-off, não?

Paulo Santos/Cercal

Anónimo disse...

Senhor Paulo:
A sua enxurrada de palavras demonstra que é um desses telespectadores das 9 da noite do canal RTP. Mas ainda bem que apareceu para podermos elucidar melhor os frequentadores da Estação.

Temos de facto muitos engenheiros químicos em Portugal mas, ao que me informam em S. André, no projecto Artenius só foi colocado um (1) da equipa migrada de Portalegre. O resto são «excedentários» daquela fábrica de PET da ex-Finicisa incluindo a gestora dos RH cujo trabalho principal efectuado até hoje foi desactivar a Comissão de Trabalhadores que ali funcionou desde os tempos de sua formação pela família FINO.
O projecto foi avaliado em todas as suas vertentes? Estranho, pois a LSB deu o berro por perda do mercado europeu de PET em favor do oriente para onde a Europa (Alemanha, França e Inglaterra) e USA exportaram no final do século passado a tecnologia mais avançada da produção dos chamados poliésteres destinados a fibras e embalagem. Veja o site na Web da Indorama, grupo com quem Rafael Español ainda tentou uma associação e depois volte aqui dizendo o que viu.
Galp PX? O Senhor está a gozar com o povo… Isso não existe! Logoplaste? Se Isabel Buton sabe deste seu post ainda o manda prender. É que o grupo Logoplaste importa todo o PET consumido em Portugal nas suas fábricas. Préformas? A préforma é o estádio anterior à produção de uma garrafa ou garrafão…

Registe meu caro Senhor: o PM disse, no dia do lançamento da primeira pazada de barro que «aquilo» seria um PIN por informação carregada de veneno fornecida PELOS MESMOS INCOMPETENTES «TÉCNICOS» que levaram a LSB à falência.

Quem sou? O que faço? Pois aí vai: sou PROFESSORA do ensino secundário já com colocação assegurada para este ano. O que me move? Porquê a inveja? Porque não a JUSTIÇA?
Diz-se para aí que ganhamos muito. E o funcionário que dirige superiormente esse aborto gerado na barriga da madrasta CGD? Quanto é que o Estado me vai retirar no fim do mês para pagar os «gold» emitidos pela VISA em nome desses cavalheiros?

Tenha um pouco de vergonha Senhor Santos!