terça-feira, 14 de julho de 2009

Dossier Gripe A

Fica aqui uma pequena amostra da informação disponível no Dossier Gripe A (H1N1), no site do Semanário Expresso, aqui. também se encontra disponível um dossier sobre esta temática no saúde.sapo.


Perguntas e respostas

Quem apanha gripe A(H1N1)v fica imune?
Sim. Mas, se o vírus sofrer uma mutação a pessoa ficará sujeita a uma nova infecção, pois o agente será diferente do inicial.

O que é melhor, tomar Tamiflu ou a vacina?
A vacina previne e os antivirais, como o Tamiflu, tratam a doença. Ou seja, a vacinação dá imunidade sem ser preciso adoecer, mas não serve de nada quando já houve contágio. Nesse caso, é preciso Tamiflu para tratar a infecção, que acabará também por criar defesas no organismo contra o vírus.

Se eu tiver um filho doente também devo tomar o Tamiflu?
A resposta depende da fase em que está a propagação do vírus. Quando ainda não há transmissão sustentada na comunidade - situação que ainda se vive em Portugal - é aconselhado tomar o antiviral para impedir o contágio. Contudo, esta opção só deve ser feita com indicação médica para evitar que o vírus ganhe resistências. Porquê? A administração preventiva do medicamento é feita com uma dose inferior à de tratamento e se a pessoa já estiver infectada e não souber, a quantidade reduzida do antiviral não matará o vírus, fortalecendo-o. Em suma, 'o que não mata, engorda'.

É possível ter contraído a gripe pandémica e não ter sintomas?
Sim, inclusive contagiar outras pessoas antes mesmo de saber que se está doente. O período de contágio tem início um dia antes do aparecimento de sintomas e prolonga-se até sete dias depois.

Os sintomas desta gripe são iguais aos da sazonal?
Parecidos. A diferença mais fácil de identificar é a febre, que na gripe pandémica tem um início súbito e logo próximo dos 38/39 graus. Pode ainda provocar fortes dores de cabeça e no corpo em geral, cansaço intenso, ardor nos olhos, tosse persistente, vómitos e diarreia.

Se tiver sintomas a quem me devo dirigir?
A primeira coisa a fazer é telefonar é para a Linha de Saúde 24, com o número 808 24 24 24. Enfermeiros preparados esclarecem todas as dúvidas e permitem um acesso directo ao tratamento mais adequado a cada quadro clínico.

Quanto tempo vive o vírus no exterior?
É capaz de estar activo numa superfície (maçanetas, teclados, lenços...) entre duas a oito horas. Lavar as mãos é essencial.

O que acontece a quem oculta a doença?
Agrava a infecção e sujeita-se à acusação de propagar uma doença contagiosa, crime punido com cinco a oito anos de prisão.

2 comentários:

ssms disse...

eu quando decido ver as noticias na televisão, é so do que ouvimos, gripe A, e ja se ultrapassou os 100 casos em Portugal, e ja morreram no total nao sei quantas pessoas devido a gripe,e pronto,deste assunto,fazem um noticiario quase inteiro,claro que nos devemos d preocupar, como nos devemos de nos preocupar e nos agasalhar-mos no inverno para nao apanharmos uma gripe, que tambem chega a matar e afecta muita gente no inverno principalmente...en relação á vacina, conheço varias pessoas que tomaram antes, e aquilo o efeito que faz é provocar uma enorme gripe logo depois,e depois é que melhora,sinceramente nao compreendo, mas no meio de tanta informaçao na televisao,de tanta volta e revolta na noticia, nao nos dizem se é melhor ou nao tomar a vacina como prevenção, apenas dizem que nao existe razao para alarme e que os hospitais nao estao preparados e pronto...ta a minha opiniao dada :)

amorais disse...

Já pensaram que não é preciso ir ao estrangeiro para apanhar gripe A na região de Sines o estrangeiro vem até nós na forma dos tripulantes dos navios estrangeiros que aportam ao porto de Sines e se passeiam descontraídamente pelas ruas , avenidas e centro comerciais da zona.Pensem nisso que a cabeça não é só para enfiarem o barrete.