segunda-feira, 22 de junho de 2009

Causas Maiores - Abertura das Cantinas Escolares

"Não posso estar mais de acordo (com a abertura das cantinas escolares no periodo de férias lectivas). Ser solidário não tem calendário e os tempos que correm exigem toda a atenção e acção a cada um de nós e às instituições para tanto vocacionadas. Parabéns pela ideia. É sublime. Estou disponível para ajudar a concretizar."

Francisco do Ó Pacheco
Candidatura Autárquica CDU



"Esta crise, que muitos consideram das mais graves de sempre, tem reflexos dramáticos do ponto de vista social.
O Partido Social Democrata já alertou o Sr. Presidente do Município para esse grave problema, sugerindo medidas para o combater. É bem conhecido o empenho que o PSD sempre demonstrou para a resolução dos problemas sociais.
Manter as cantinas abertas, durante as férias escolares, para permitir, pelo menos uma refeição diária às crianças mais desfavorecidas é um dos meios para combater as carências que se adivinham. Sugerimos também, que a cantina do Município se disponha a fornecer refeições em casos de carência comprovada.
Estaremos sempre disponíveis para juntarmos a nossa voz em defesa dos mais desfavorecidos."

João Custódio
Candidatura Autárquica do PSD


“O Partido Socialista, após levantamento das necessidades das crianças mais desfavorecidas do concelho, irá garantir o fornecimento de uma refeição diária às mesmas. Esta medida será englobada num conjunto de iniciativas de carácter social, que serão divulgadas no nosso Programa Eleitoral.”

Idalino José
Candidatura Autárquica do PS

11 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Brás e obrigada.
Talvez seja possível!

Anónimo disse...

Não há mais opiniões?
Só estas três?
E os "outros", não há mais ninguém?
E a responsável pelas escolas (Dona Bernardete), não tem opinião?
E a Comissão de protecção de menores de Sines?
Ou só contam as vozes dos políticos?

Anónimo disse...

a decisão é politica, como tal devem ser os politicos a pronunciar-se, ou também quer saber se as cozinheiras vão lá estar?

ANCIÃO disse...

É com muito agrado que verifico que três candidatos estão de acordo com a abertura das cantinas ecolares durante o período de férias. Bem hajam ! Embora outra coisa não fosse de esperar. Mas, só isso, parece-me pouco. É preciso passar à acção, mobilizando, por exemplo, os militantes dos vossos partidos para participarem activamente, ajudando no que for necessário. E, porque não ? gastar um pouco menos nas campanhas eleitorais, reservando um pouco para auxiliar a iniciativa ?
Idalino, dos três, pareceu-me que a tua proposta seria a mais efectiva, não se limitando a apoiar, mas, também a participar activamente. Mas fiquei um pouco confuso, quando dizes: «O Partido Socialista após levantamento das necessidades das crianças....» e mais adiante «Esta medida será englobada num conjunto de iniciativas de caráctaer social, que serão divulgadas no nosso Programa Eleitoral». Será pedir muito solicitar que esclareças para quando a ajuda.? Assim, tal como está escrito, parece que a ajuda efectiva do PS, e que eu apludiria de pé e com ambas as mãos, fica lá para Agosto ou Setembro, aquando da campanha eleitoral. Não será tarde demais ?
Tenho a certeza que a mensagem está incorrectamente escrita ou eu estou a interpretar mal. Olha que por mensagens mal passadas é que o PS está a "levar nas orelhas".
SEJA COMO FOR,´´E DE LOUVAR A ATITUDE DE TODOS. A NOSSA MAIOR RIQUEZA SÃO AS CRIANÇAS.

Anónimo disse...

Eu no meu caso fiquei totalmente esclarecido com a posição do Eng. Idalino e do PS. Claro, clarinho: PURO OPURTUNISMO POLITICO!
Acho interessantissima a sugestão do comentador Ançião de os partidos mobilizarem os seus militantes para ajudarem na iniciativa.

ML disse...

Tal como o Ancião também eu fiquei confuso com a resposta do PS, levantamento, madidas a constar no programa eleitoral,cheira-me a coisas a mais para ficar tudo na mesma como é timbre do PS. Eu já disse ao Idalino, o PS é capaz de
ganhar não pelo mérito do PS ou mesmo do candidato, mas sim porque a malta , a boga está fartinha da CDU e seus derivados o SIM. Esta resposta do PS é uma não rersposta, é uma baralhação.
Gostei da resposta do PSD, Sines primeiro e mais nada.
ML

Anónimo disse...

Levei uma calhazada de todo o tamanho...Vou deixar de dar a minha opinião...dassssssse...
Não sabem esclarecer sem bater?...
(obrigado "anonimo/a das 5.26)

Parece a guerra do Iraque...
Anda tudo armado e pronto a disparar...
Assim eu vou "desertar"...

Anónimo disse...

1º Têm que apurar, quantas crianças e seus familiares, se encontram nessa situação.

2º Existe um factor que não deve se esquecido nesta crise social, ou seja, o factor da "vergonha", aqui por vezes é necessário recorrer a outras medidas, para que estas carências pontuais, não sejam utilizadas como publicidade gratuita, mas respeitando dentro do possível no máximo o anonimato.

3º Ser ponderada também a hipótese de em vez de refeições nas cantinas, ou outro local, ser entregue em géneros, porque assim poderiam atingir mais "bocas".

4º Se for só nas cantinas, estarão limitados apenas ao almoço, não será? E o jantar?

5º e último, sugiro às "mentes brilhantes" a criação de uma Lojinha Social, num local "neutro", onde estes casos se possam dirigir.

A Mixuguita

Nota: Isto é para ontem e não após as eleições!

Anónimo disse...

ainda vou ler aqui o seguinte:
então o filho do Sr fulano tal também é carenciado?
os carenciados são só os ciganos?
o meu não pode ir lá comer e o outro que o pai está a recebder do fundo de desemprego e está a trabalhar a recibo verde pode?

em relação às respostas para mim têm todas um cariz de campanha, e explico, o Xico foi presidente de Camara cerca de 20 anos o que é que ele fez pelos carenciados, seja crianças, idosos e outros?
ZERO.
O PSD é pura demagogia.

Em relação ao PS que já fez um levantamento, é verdade fizeram-no mas foi nas finanças para ver onde é que podiam ir buscar mais dinheiro, ou fizeram um estudo para ver onde estão os montes de alguns deputados e padres filiados no partido de modo a ficarem isentos de impostos.

amorais disse...

Tenho vergonha de viver num país que deixa as suas crianças passarem fome serem agredidas abusadas e mortas pelos seus parentes e predadores sexuais.Nasci em áfrica e afinal os ingleses tem razão a áfrica começa nos pirinéus e pouca diferença existe na forma como são tratadas as crianças lá em áfrica e aqui com a mesma indeferença social que no futuro será paga por toda a sociedade quando estas crianças revoltadas chegarem á idade adulta e castigarem todos pelos abusos e fome que passaram na infância com comportamentos anti-sociais e criminosos.

ed.p disse...

Parece que há muitos anos a esta parte, existe as férias de Verão. Onde as crianças carênciadas deste Concelho vêm para a praia de Sines e têm o seu almoço no Refeitório Municipal. Seria bom o pessoal estar melhor informado.
Eduardo Pires