segunda-feira, 1 de junho de 2009

Alerta II

Por lei, a época balnear vai de 1 de Junho a 30 de Setembro, salvo indicação diferente das autarquias. Nesse período, as praias de banhos, oficialmente designadas por portaria governamental, têm de ter no mínimo dois nadadores-salvadores por frente de mar, ou um por cada 50 metros, nos casos de praias com mais de 100 metros de comprimento. Vários concelhos pediram o encurtamento da época balnear devido a dificuldades em se contratarem nadadores-salvadores para todo o período. É o caso de Sines, onde cinco praias - Ilha do Pessegueiro, Morgável, Samouqueira, Vasco da Gama e Vieirinha - terão a época balnear mais curta do litoral do país. Só haverá vigilância entre 1 de Julho e 13 Setembro, 47 dias a menos do que o período usual.Nas duas praias restantes - Grande de Porto Covo e São Torpes - os nadadores-salvadores lá estarão a partir de hoje, mas vão-se embora no dia 13 de Setembro.


Público

19 comentários:

Anónimo disse...

fácil de entender e resolver, porque raio a CMS se foi meter de novo onde não era chamada.

formaram uma associação com pessol da simpatia da CMS, para quê, vejam como se faz nas outras praias, e percebem que isto não sucede, ou será por acaso que temos o periodo mais reduzido de época balnear do litoral português?
e nas outras terras os miúdos não estudam?

tenho um restaurante a norte do concelho de sines? pago a dois nadadores salvadores que cumpre toda a época balnear, não quero saber nem de associações nem de autarquias, pois onde se metem, acaba mal?

Anónimo disse...

mais um contributo da autarquia para dinamizar o turismo na região.

não acertam uma.

Anónimo disse...

Mais uma vez o Braz manipula a informação. Ponha a notícias toda, nomeadamante a parte onde a Vereradora Marisa Santos explica que o problema não são os custos dos nadadores salvadores, mas sim o facto de muitos deles serem estudantes e ainda não estarem disponíveis nesta altura, pois estão em aulas e exames.

Este é um problema de todo o território nacional, não só de Sines.

Anónimo disse...

Põe-te a pau Braz, que vais ser um alvo a abater à medida que o tempo caminha para as eleições. Alguns estão mais preocupados com este blog do que com os seus adversários eleitorais.
Não te deixes intimidar mas anda de olhos bem abertos que com certa gente nunca se sabe muito bem. Admiro a tua coragem, e acho que a Democracia em Sines já tem uma dívida para com este blog.

Anónimo disse...

De quem é a competência da vigilância das praias?

Estação de Sines disse...

"Mais uma vez o Braz manipula a informação. Ponha a notícias toda."

Está lá o link para quem queira ler toda a noticia. Não faço nenhum juizo de valor, apenas transcrevo o que está escrito.

"Este é um problema de todo o território nacional, não só de Sines."

De todo o território nacional, não sei, mas de acrodo com a notícia:
"Sines, onde cinco praias terão a época balnear mais curta do litoral do país.", é maior em Sines.

Anónimo disse...

não lhe chega atacar o presidente da câmara agora também é a resgate não tenho nada com a resgate mas que ^têm feito um trabalho excelente com os miúdos ninguém tenha duvida

Anónimo disse...

A notícia está mal escrita e o Braz não a soube interpretar.Para variar.

Quando o jornalista diz que Sines vai ter a época balnear mais curta do litoral, ela não está a dizer que, entre todas as praias do litoral do país, as praias de Sines são aquelas quem têm a época balnear mais curta.

O que ele está a dizer é que Sines é um dos exemplos entre os locais onde existem praias que vão aplicar o periodo mais curto de vigilância na época balnear, que é a partir de 1 de Julho.

Sempre atento disse...

Afinal os caciques continuam !
Costumam ser os da "dereta", mas aqui são os da "isquerda"!
Continue Bráz, só assim se consegue saber o que os caciques têm para nos "dar".

Anónimo disse...

Será que não são os custos dos nadadores-salvadores?
Se o vento mudar possivelmente vamos descobrir que afinal eram mesmo os custos...
E vamos descobrir que temos no concelho falta de mão-de-obra para muitas outras actividades...

Anónimo disse...

Vá lá,

Então não estamos numa localidade que vive da Indústria pesada e poluente?

É natural que não se dê prevalência ao Turismo, até porque não o temos, salvo na época alta no Porto Côvo.

Quanto a fazer por dar a volta à situação também já vimos quem não está interessado.

É o que há e quem não concordar está a tempo de mudar de dirigentes.

Anónimo disse...

a presença das praias no concelho de Sines é da responsabilidade da associação resgate, sendo esta associação que coloca os nadadores salvadores nas praias de São Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro e Morgavel.

Estação de Sines disse...

"A notícia está mal escrita e o Braz não a soube interpretar.Para variar."

A ser verdade, que a noticia está mal escrita, porque haveria eu, ignorante mortal, conseguir interpretá-la.

Chateia-me um pouco, mas muito pequeno, que tentem constantemente criar atritos entre blog, a minha pessoas ou os colaboradores e algumas associações, como no caso da Resgate.

Limitei-me a transcrever a noticia, como aliás faço com muitas das que se referem a sines, não falo da Resgate, por quem aliás tenho o maior apreço, e já o fiz saber a quem de direito, não intrepertei noticia alguma.

Tranquilizem-se pois, que quando pretendo falar de alguma situação faço-o frontal e assumidamente, como aliás qualquer pessoa mais distraida pode verificar neste blogue.

Anónimo disse...

Porque será que Associação Resgate não paga aos nadadores salvadores com a quantidade de euros que recebe da autarquia de Sines e outras e dos restaurantes, porque tem que explorar os estudantes que muitos nem recebem nada no verão?(...)
Já agora também pergunto será que alguém perguntou a esta associação plo relatorio de contas??? Pensem nisto afinal também recebem dinheiro dos contribuintes!!!!!

comentário removido parcialmente

Anónimo disse...

(...) As verdades às vezes incomodam muita gente.
Essa dita associação foi apadrinhada pelo vereador na altura, que lançou (...) na conquista das praias de Sines e do Litoral Alentejano.
Sabem quem é o presidente dessa Associação?
(...)
Quem são os outros “directores” dessa associação e qual a ligação politica que eles têm.. ou tinham (é que a coisa agora mudou.. penso eu de que.. como diria o Pinto da Costa)
Pois se não sabem é porque não querem……e se sabem estão calados a diferença é só essa..
E sabe-se lá porquê! .. que o ex-vereador, “ontem” comunista, é hoje um acérrimo apoiante do MC.
Para algumas pessoas o que conta é a “conta”, (...)
Querem vencer na vida?!. Querem ter dinheiro e ajudar a família?! Então façam como eles e não se venham queixar.
Se te doer o estômago, ou não o tiveres para isso, vai ao doutor, vai ao MC que ele passa a receita, na "mesa do café."


comentário parcialmente removido

Anónimo disse...

Sobre o tema o DN publica hoje uma notícia com vários factos interessantes:

1 - " Faltam, ainda, pelo menos 40 nadadores-salvadores para resolver os problemas de concessionários de Praias do Algarve"...

2 - "... a falta de nadadores salvadores atinge todo o país...."

3 - "No Norte a abertuta está atrasada e muitas praias ainda não estão vigiadas. Pedidos de adiamenetos foram feitos por autarquias".

Trata-se de um problema nacional, que atinge a maior parte dos municípios e não só Sines. Deixemo-nos de demagogias.

Anónimo disse...

...um restaurante a norte de Sines. Na verdade existe um concessionario a norte de Sines que ja ha 2 epocas que nao paga a Resgate. A sorte desses nadadores salvadores foi o dinheirinho da camara que deu para pagar os vencimentos.
Duvido que os nadadores salvadores sejam estudantes e que consigam comecar a trabalhar no inicio da epoca balnear. No dia 1 Junho ainda decorrem aulas e exames. O senhor anonimo fala de uma praia, o concelho de Sines sao 5 praias. Sao precisos so de uma vez 15 e mais dois para as viaturas.

Ass> Nadador Salvador

Anónimo disse...

....sou nadador salvador e nao concordo quando alguem diz que a Resgate explora os Jovens. Todo o dinheiro que recebe da camara e para pagar os nossos vencimentos. Nas reunioes gerais da associacao onde estao todos os NS, tudo e explicado, desde o contrato e a condicoes que sao dadas ao ns.
Condicoes
O ns trabalha 10h por dia das 9 as 19h. Segundo a lei do trabalho so pode trabalhar 8h, como tal e pago ao ns 1h a 50% e a 2 hora a 75%.
Recebe todo o equipamento para trabalhar, ao contrario de alguns colegas meus que tem que comprar o equipamento. Tem um seguro trabalho e medicina de trabalho, dentro da assocaicao existe 6 escaloes, o Rookie recebe de base 618 euros e o escalao mais alto 667euros de base, tem apoio para km quando vai para praias mais distantes, recentemente a Resgate conseguiu junto da camaras um apoio para o alojamento para os NS que vem de fora e esta a tentar saber se legalmente se tem direito a um subsidio de risco. Ainda temos protetor solar e protetor labial distribuido pela associacao, subsidio de alimentacao cotado no valor mais alto por lei.
Recebemos entre 850 euros a 900 e as vezes passa de 1000 euros.
No final da epoca balnear e pago a cada NS o subsidio de ferias e de natal.

Segundo os dias de hoje, para uma actividade sazonal e executada por estudantes penso que nao esta nada mal pago. Para mim e muito bom porque assim consigo trabalhar para ganhar algum dinheiro para pagar os estudos e aliviar o orcamento dos meus.

NADADOR SALVADOR

Anónimo disse...

... senhor anonimo permita me que lhe responda. A Resgate nao foi apadrinhada pela cms. A Resgate foi apadrinhada pela associao de nadadores salvadores de coruche.O nascimento da Resgate deveu se ao incentivo do Instituto Socorros a Naufragos a mais de 10 anos. Neste momento e apadrinhada por uma empresa que apoia o Programa Nadador Salvador Junior.
A principal actividade e vigilancia das praias durante a epoca balnear. Desenvolve outras actividades em Sines, Odemira e Santiago voluntariamente. Accoes de sensibilizacao nas escolas, formacao em suporte basico de vida para jovens, professores e pescadores e colheitas de sangue em parceria com Hospital Litoral Alentejano,apoia os clubes da terra na seguranca de eventos nauticos sem cobrar nada, etc. Na verdade as autarquias apoiam se no bom trabalho que a Resgate tem feito desde 2001 nas praias do Litoral Alentejano.Se tiver pelo menos mais de 20 anos de idade de certeza que se recorda pelo menos em Sao Torpes morria uma a duas pessoas por Verao. Pelo menos nunca mais ouvi que em Sao Torpes tenha morrido alguem afogado. Isto deve se ao trabalho dos Nadadores Salvadores coordenados pela Resgate.
E verdade que a Camara tem apadrinhado a Resgate, assim como tem apadrinhado, todas as actividades de outras associacoes e clubes da terra sempre que pode. E normal que haja elementos amarelos, vermelhos, verdes e laranjas. O importante e que as pessoas saibam respeitar se mutuamente.Nos so evoluimos quando as ideias sao diferentes e sao debatidas ate se encontra a melhor.
O respeito pelo dinheiro dos contribuintes e de grande importancia. A Resgate nao deve um centimo a ninguem. Paga as sua contribuicoes fiscais e os vencimentos aos NS. A Resgate so lamenta a divida de terceiros a Associacao. Senhores empresarios que se aproveitam da boa vontade de jovens e nao cumprem com as suas obrigacoes legais.