segunda-feira, 27 de abril de 2009

Quando nada é certo, tudo é possível

Finalmente o PCP pôs, literalmente, as rotativas a trabalhar e distribuiu propaganda pela população.

Com o enfoque colocado nos 88 anos de existência e o historial dos diversos combates em defesa do povo de Sines, está devidamente delineada a sua estratégia eleitoral autárquica.

Não subvalorizo o potencial eleitoral da CDU, ou não estejamos a falar da força politica que governa Sines à mais de 3 décadas.

Existem laços de afectividade e uma relação emocional, com a respectiva irracionalidade associada, que liga muitos eleitores ao passado e às lutas politicas travadas, nomeadamente contra os "Golias de Lisboa". Em época de crise este é um terreno fértil e o PCP, sabe-o melhor que ninguém.

Em Sines com pouco mais de 11.000 eleitores inscritos (dados das autárquicas 2005) e menos de 6.500 votantes efectivos - maldita abstenção -, estou convencido que cerca de 2.000 votos, bem menos de 20% dos eleitores, serão suficientes para decidir o próximo Presidente, não a maioria.

Por fim, não acredito que o efeito Manuel Coelho, seja suficiente para a CDU que teve nas últimas eleições autárquicas cerca de 3.500 votos e no pior resultado autárquico de sempre, pouco menos de 3.000, perder 40 a 50% do seu eleitorado.

Não se pense que a CDU é o elo mais fraco da trilogia eleitoral siniense, pelo contrário sou da opinião que esta será uma luta a dois: PS e CDU.

O PS, penalizado pela politica do Governo Central, beneficiará da hipótese de um resultado histórico que trará às urnas toda a família e ainda beneficiará de um acréscimo de algumas dezenas de votos relativamente a 2005, que poderão fazer a diferença, para atingir os dois mil votos.

Resta saber o que vale o Movimento SIM, a sua força será a fraqueza da CDU, ou vice-versa.

7 comentários:

Bruno disse...

Acho que independentemente dos números que se irão ou não verificar, o que me apetece dizer é que são sempre as mesmas caras ou seja só fachada, para esconder a falta de conteúdo das candidaturas só ideias vagas e frases feitas.
O momento se calhar ainda não é o adequado para falar de conteúdos, mas tendo em conta os candidatos leva-me a pensar que será mais do mesmo. Dado isto leva-me a questionar onde andam pessoas com iniciativa em Sines? Porque não se chegam ou chegaram a frente?
Este tipo de política não me cativa, em que pessoas que tenham ideias não tem a iniciativa, ou então vivem na sobra dessas mesmas caras com medo de ir por as suas ideias à prova sem se valerem de imagem ou popularidade.
Isto é politica de acomodados ao poder, e de quem quer viver da politica a custa de quem dá sempre a cara.
Atenção isto é apenas um desabafo de quem esperava ver novas caras, que com essas pudessem vir novas e melhores ideias e atenção dentro destas candidaturas se calhar até existem pessoas capazes não tou a por em causa, apenas por que não tiveram iniciativa se calhar é o tal sistema não sei, mas "porra" onde andam os jovens a espera de chegarem a velhos. Sines urge por rejuvescimento político na minha opinião.

Bruno

Anónimo disse...

Penso que é ainda muito cedo para se avaliar a força e a capacidade do movimento SIM. Os dados existentes são ainda escassos, mas não tenho dúvidas que Manuel Coelho tem capacidade para ter o seu próprio eleitorado, ainda que em muito à força da transferência de votos da CDU e de alguns eleitores descontentes cada vez mais com os partidos, a política, etc (e aqui entram também os votos dos descontentes com a politica nacional que aproveitam a oportunidade para penalizar o PS). Julgo, nesta altura, que quer o PS, o SIM e a CDU estão quase em igualdade de circunstâncias para qualquer um deles vencer, ainda que seguramente por uma margem muito pequena. Mas só o decorrer da campanha e aquilo que cada candidatura fizer até lá vai definir melhor para que lado se vai inclinar a balança. Seja como for, cada candidato deve começar já o seu trabalho porque todos eles já estão debaixo do olho dos eleitores.

Anónimo disse...

De certa forma estou de acordo com o que diz o Bruno, quero no entanto estranhar não se referir ao PSD. Se é certo que o PSD já foi o segundo partido em Sines e agora ainda é o terceiro, espero que com o Micael Raposo que será anunciado dentro de dias venha a recuperar dando desta forma razão aqueles que dizem repetidamente e com razão que as caras são sempre as mesmas. Ele alem de jovem é candidato pela primeira vez.
Espero pois que o Micael Raposo dê á politica em Sines uma nova imagem de modernidade, de ideias novas e renovadas. Ele é capaz assim o ajudem.
Eu quero ajudar,Sines merece mais.
Força Micael.
M.Lança

Anónimo disse...

O Coelho não vai passar de um Mário Soares quando foi as presidenciais

Anónimo disse...

porque nao a lili da farmaçia em numero dois pela cdu e sineese e muito culta quem nao a apoia em sines

Anónimo disse...

Se o Idalino não tiver cuidado com a equipa que apresentar, quem vai ganhar os votos que lhe vão fugir será o SIM e o PSD...
Nas eleições, a matemática dos resultados do passado não é uma "ciência exacta"...
Não se iludam...

Anónimo disse...

Julgo saber que o Micael já não é candidato a nada. O PSD terá na sua sede algum eucalipto ou similar que seca tudo á sua volta?
Quem vai secar a seguir?
Isto é o PSD na sua melhor forma,
é a nivel nacional e já agora a nivel local. Quem beneficia com estas cenas? Estes enrredos? Não não éo PSD.
VERDADE?