quarta-feira, 22 de abril de 2009

Clima económico

Uma delegação da Nissan esteve ontem em Sines para avaliar as possibilidades de instalação de uma fábrica de baterias.Responsáveis do construtor automóvel nipónico visitaram a Zona de Indústria Ligeira (ZIL) e mantiveram uma reunião com APS. A delegação da Nissan admitiu que o objectivo do encontro tinha a ver com a possibilidade de realizar investimentos futuros em Sines.

Entretanto, o futuro da Carbogal poderá não ser tão "negro" como se esperava inicialmente. Para já parará em Junho, de Julho a Dezembro decorrerão duas paragens, este será o cenário se não houver retoma da procura do sector automóvel.

Em relação à Euroresinas e à especulação que a rodeia, a informação de encerramento de unidades do grupo na Europa, é um sinal positivo para a unidade de Sines ao contrário do que se pensa.

Quero deixar claro, nomeadamente para os trabalhadores e famílias, que estas informações não são oficiais, apenas confirmadas por pessoas ligadas aos processos, e cujo objectivo da divulgação é trazer a este espaço o clima económico e social que se vive na região.

2 comentários:

Anónimo disse...

Foi com alegria que vi ontem essa notícia da Nissan, no Jornal de Negócios. Era muito bom que esse investimento se concretizasse, até porque nesse tipo de empresas costumam empregar muitas pessoas. Na notícia penso que falava em 300 postos de trabalho. Para Sines seria muito positivo e tinha também a vantagem de diversificar o tecido empresarial da região. Podia ser que a instalação desta empresa potenciasse a instalação de outras empresas "satélite".
Espero ainda que aos poucos a excelente localização de Sines e do seu porto, consiga atrair novos investimentos, capazes de desenvolver Sines e até mesmo o Alentejo.
L.R.

Anónimo disse...

"Quero deixar claro, nomeadamente para os trabalhadores e famílias, que estas informações não são oficiais, apenas confirmadas por pessoas ligadas aos processos, e cujo objectivo da divulgação é trazer a este espaço o clima económico e social que se vive na região."
Isso é o que essas pessoas transmitem.
Para mim, o objectivo da divulgação é defender a imagem das empresas, é não levantar muitas ondas, é não alarmar muito os trabalhadores. Transmitir uma informação filtrada para conseguirem manter a situação mais ou menos controlada e para que os trabalhadores acreditem que os responsáveis estão de boa-fé e tudo farão para minimizar ao máximo os estragos.
A realidade económica, nacional e internacional, está realmente muito complicada, e a região sofre as consequencias. Mas será que não existe aqui algum aproveitamento da situação? Será que o que está aqui em causa não são só os interesses dos accionistas e administradores?
E a responsabilidade social das empresas, onde fica?
O lucro, os resultados positivos, uma tesouraria saudável,..., são factores essenciais para a sobrevivencia das empresas, alguem sabe dizer quais foram os resultados dessas empresas nos ultimos anos?
Estas são algumas questões que eu gostava de ver respondidas por essas "pessoas ligadas aos processos" que, com toda a certeza, vêm aqui espreitar.