quinta-feira, 30 de abril de 2009

Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de ontem, marcada pela crispação, regressou ao tema de Porto Covo, para perceberem que as decisões dos deputados não podem contraiar a lei. Parece que alguns autarcas ainda não entenderam que todas as decisões que tomem que sejam contrárias à lei, são actos nulos.

Franscisco do Ó, por seu lado tenta levar novamente o assunto para o seu "campo", uma assembleia extraordinária em Porto Covo, contudo como diz o ditado não devemos voltar ao locais onde fomos felizes, e desta vez não retirará os dividendos politicos que obteve da primeira vez.

Mas a grande novidade da noite consistiu na inédita, apreciação negativa por maioria das Contas da Autarquia, no caso de 2008. Manuel Coelho e o PS, mantiveram-se coerentes, o primeiro apresentando a sua continuada gestão ruinosa e galopante endividamento e o segundo votando contra a apreciação das contas como habitualmente fez, já a CDU, refém da situação actual, votou contra a sua própria gestão, recorde-se que durante o ano em apreciação o executivo era maioriatriamente CDU.

Esta foi uma assembleia histórica, mais pelo paradoxo, do que pela iapreciação negativa das contas municipais. Por um lado os deputados municipais demonstraram a expressão politica que pode ter uma assembleia municipal, quer insistindo no tema Porto Covo e depois "reprovando " as contas municipais, por outro lado tomaram consciência da sua insignificância, não só as suas decisões não podem contraiar decisões do executivo, como a apreciação negativas das contas tem um efeito práctico nulo, e um efeito político de muito reduzido alcance.

Onde a assembleia municipal tinha um poder de gestão e politico efectivo, forçando o poder executivo a apresentação de contas mensais e gestão por duodécimos, era através da reprovação do orçamento municipal. Mas aí soube Manuel Coelho esperar pela sua aprovação, com os votos CDU, antes de se despedir para sempre daqueles que permitiram que sejam apresentadas contas de tal quilate.

13 comentários:

Anónimo disse...

Um deputado do PS, afirmava e reafirmava, as leis nã nos interessam para nada.

Anónimo disse...

Segundo me parece não foi um deputado do PS, pois têm um espirito aberto, e conseguem unir-se para debater com inteligência os pontos que lhes apresentados. Segundo ouvi, houve sim por parte de um deputado/eleito da CDU a afirmação de que a AM, era um Orgão Politico, e que não estava sujeito a leis. Ora!!!! só mentes sem a minima capacidade de reconhecer os limites e alcance da inteligência, é que tem uma declaração deste tipo!!!!!! Meus senhores tenham tento nessas cabeças, e com a ira de atacar o Coelho não percam as estribeiras.
Vejam a postura dos vossos colegas do PS, e aprendam qualquer coisa.... a afirmação que o anónimo faz nunca poderia vir de um PS, não tem este partido antecedentes reacionários, nem são arruaceiros. Para ser deputado antes demais, tem que saber o que andam a fazer e saber os limites da sua actuação no poder democrático. Haja respeito!!!!

Fundamental e o Acessório disse...

qual deputado?onde? em que situação?
eu não ouvi nada disso.
nem conheço ninguem dentro do PS local que pense dessa maneira, creio que essse comentário é uma tentativa de desvirtuar a posição do Presidente da Assembleia, esse sim disse e escreveu que as leis não interessam....
O PS quer bom senso e diálogo, como foi proposto em Porto Covo, mas sempre dentro da Lei.
Não aceito este ipo de conversa vindo de um anónimo, muito mais mentindo tentando denegrir e desviando a atenção do que realmente se passou.

Passe

Pedro ventura

Anónimo disse...

caro deputado Pedro, deixe-os falar, pois como já aqui neste blog se disse, os eleitos da CDU andam tão "desauridos", na ancia de destabilizar o Presidente da Câmara, que nem reparam no ridiculo em que caem. Que esta seja uma oportunidade bem aproveitada pelos outros candidatos,especialmente pelo PS. mantenham a calma que vão no bom caminho. Só tenho pena que os aleitores não sejam mais participativos para efectivamente avaliarem e verem em quem votaram. Tem que se apelar á participação dos Municipes nas A.M.É aqui que se ve a participação civica de cada um. E ainda bem que apesar de tardiu haja quem abra os olhos e veja a realidade Politica de Sines. Quanto ao Senhor Presidente da AM. que lhe compete zelar pela disciplina das reuniões nada mais fez do que prestar apoio surrateiro ao discurso dos deputadados da CDU, que a unica forma de se fazerem notar é partir para a ofensa, pois de construtivo nada acrecentam. falam dos corticeiros, da agricultura, enfim muitos deles nem devem saber onde se localizava a fabrica de cortiça. Mas fica bem "botar" faladura, se bem que muitas caiam no ridiculo. Assumam os vossos erros, e não sacudam a água do capote para cima dos deputados do PS, que estiveram muito bem.

Anónimo disse...

Alguem me explica porque é que a CDU votou contra as contas, quando o Vereador Albino, da CDU e futuro 2ª cabeça de lista à câmara, foi vereador da finanças na autarquia durante três anos e meio?

Ou seja, então a CDU deu cartão vermelho ao trabalho do homem que agora escolheram para ser o nº 2 na corrida à Câmara?

A política anda mesmo louca.

Nota final: em três meses, a Vereadora Carmem fez mais pelas contas do município que o ex Vereador do pelouro em três anos e meio.

Anónimo disse...

É claro, as leis só interessam a certos senhores quando servem para servir e concretizar ambições próprias, e objectivos. Tudo o que seja dito e escrito, não vale de nada. Porque será....
É assim que pretendem ganhar? Estão desesperados.... pois os nossos orgãos autarquicos vão mudar de cor.Paciência, e se querem ser respeitados tem que se dar ao respeito. Não se fechem nesses ideais ultrapassados e retrogados que tanto apreguam, e abram as mentes, pois inteligência e eficiência não é para todos, e cada vez é mais escassa, tirem as palas, e vão ver que existe outro mundo por explorar que não o do oportunismo. Tentem confraternizar de uma forma sã com todos os que os rodeiam, e ainda vão a tempo de melhorar a vossa prestação civica.
Agora atacarem os deputados de outras forças politicas, já basta o ataque que fazem actualmente a quem à apenas alguns meses atrás era para os senhores uma pessoa integra e capaz ... Como se muda de opinião!!! Viva o PS, Viva o PSD, Viva qualquer força independente.

Anónimo disse...

Sr Pedro Ventura

Ficou-lhe bem desmentir aquilo que não foi dito.
Já em relação a esta afirmação: "..do Presidente da Assembleia, esse sim disse e escreveu que as leis não interessam..." a mesma carece da sua parte de um melhor enquadramento.
É que para alguém como o senhor fica-lhe mal não concretizar as afirmações que escreve.
Dai sugerir que post em comentário o local onde foi proferida e em que documento está escrita.

Municipe espectador disse...

Mais uma actuação de luxo dos deputados da CDU, afinal por onde anda a coerência destes Srs.?
Muito preocupados em defender o ex-vereador , quando este era referenciado pela vereadora Carmem nalguns esclareciemntos pedidos pela bancada ( PS/PSD).
Mas não preocuparam quando ele se ausentou, para não estar presente na discussão do ponto 2 da ordem de trabalhos.
Normalmente quando não querem estar presentes alegam afazeres particulares inadiáveis, tem sempre muito que fazer, já não é o primeiro a ausentar-se e não vai ser o ultimo, pelo andar da carruagem é o modo de actuação de quem tem rabos de palha.
O comentário do anónimo das 7:42PM é de alguém que não conhece os deputados des respectivos partidos, só pode.
Houve um deputado do PS que na sua intervenção disse que as decisões juridicas são e devem de ser decididas nos tribunais e por juristas e nos locais próprios e não em AM , onde os deputados(alguns) não conhecem nem tem competência para pronunciar opiniões juridicas,nas AM os deputados apenas e só devem de ter opinião politica, cada galo no seu poleiro.
Houve uma deputada "independente"da bancada da CDU que teve outra leitura do assunto , mas isso é a opinião dela e vale o que vale.
Portanto você não ouviu nenhum deputado do PS afirmar e refirmar, as leis não nos interessam para nada.
Isso não é apanágio dos deputados do PS, os deputados do PS são coerentes não dão tiros nos pézinhos não votam hoje sim ,amanhã não.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo, com todo o respeito e em consonância com esta sua opinião:
"Houve um deputado do PS que na sua intervenção disse que as decisões juridicas são e devem de ser decididas nos tribunais e por juristas e nos locais próprios e não em AM , onde os deputados(alguns) não conhecem nem tem competência para pronunciar opiniões juridicas,nas AM os deputados apenas e só devem de ter opinião politica, cada galo no seu poleiro."

Tenho que efectivamente esclarecer com todo o respeito uma coisa, pois existem deputados que conhecem as leis e outros não, no entanto, e concordando que devem os deputados expressar opiniões politicas os mesmos devem também regular a sua conduta e a sua votação por respeitos aos imperativos legais, senão para que servia a Lei, só para os Tribunais a aplicarem? Atenção que os deputados quando expressam o seu voto devem ter consciência do limite das sua competências e decidir matéria que não são da sua competência podem fazer incorrer os mesmos em responsabilidades.À que ter tento, e a legislação não é só para os Tribunais. Já estive num cargo politico numa outra autarquia e sei como é.

Sineiro disse...

A vereadora Carmem está a dar o seu melhor à frente da àrea financeira,que antes deste terramoto era gerido à maneira do V.Albino.
Pelo que oiço de alguns funcionários esse senhor era uma espécie de Hitler( só que um pouco mais simpático,quando lhe interessava).

O reinado dele acabou,ainda bem.

Que fique por ali alguém que se interesse pelos destinos dos sineenses--ele enquanto esteve à frente dos serviços-unicamente se preocupou com o seu umbigo.

Não precisamos de pessoas assim para a nossa Câmara.

Ilha disse...

O P.S. para a Câmara!

O pessoal de Sines já está farto da má gerência do pessoal que teve tanto tempo para mostrar trabalho e nada fez.

Ainda bem que eu trabalho na P.T.

Se estivesse agora naquele sítio,dava em doido,tal como está a acontecer com muito boa gente que ali tenta fazer o seu trabalho em paz...

Pelo que se diz...o ambiente está a ficar confuso...ainda a procissão vai na praça...

Toda a gente a desconfiar do parceiro do lado...

Já ninguém consegue afirmar o seu comunismo...é pena...

Ali os unicos que estão calmos sãos os P,S. que são muitos,alguns fazem-se P,C.-Fez geito na altura--
Os P.S.D. (estão ali mais do que se pensa) esses estão a vêr mais um filme de terror...

Pelo meio,temos as nossas vereadora de Sines,que estão mostrando que sabem trabalhar e que não precisam da ajuda do Albino para nada.

Um dos motivos que vai levar o P.C.P. a perder em grande vai-se dever à pessoa desse senhor...

Anónimo disse...

Alguém podia colocar aqui o resultado das diversas votações...
ou seja, o que foi votado, quem votou e como votou.
Assim faria um optimo serviço de informação a quem não pôde assistir à sessão...
Obrigado!

Anónimo disse...

Estou preparado para marcar lugar na Assembleia Municipal, amanhã. Não posso deixar de ver a nova oposição do Coelho que só sabe votar NÃO.
Vamos lá ver se não votam contra nada que lhes seja favorável, por mero descuido ou desvaneio em contrariar....