domingo, 29 de março de 2009

Tendência de voto


Com as alterações nos candidatos que tradicionalmente se apresentavam a votação nas eleições locais em Sines, decidi levar a cabo nos últimos quinzes dias uma pesquisa da tendência de voto nas próximas autárquicas, não confundir com uma sondagem, com uma amostra representativa da população, estratificada, com intervalos de confiança etc.

A pesquisa baseou-se no que normalmente fazemos conhecer a opinião da sociedade. Pedi a cerca de 20 indivíduos que contactam diariamente com um número elevado de cidadãos, o mais diversificada possível, e com os quais estabelecem laços de confiança. Falo de comerciantes, funcionários públicos, reformados, procurámos seleccionar actividades profissionais especificas como cabeleireiras, pescadores, funcionários camarários, donos de cafés e pessoas de diversas idades desde jovens de 18 anos, até ao referidos reformados.

Foi pedido aos "nossos colaboradores" que não abordassem directamente a intenção de voto, mas falassem sobre a situação actual da politica local e qual a opinião pessoal e a sensibilidade da tendência de voto geral.

Deste modo procurámos que estas vinte pessoas, escolhessem 10 pessoas cada, que na sua opinião maior conhecimento e representatividade tivessem da população, obtendo deste modo a tendência de voto de 200 pessoas e a sensibilidade destas sobre a tendência geral de voto.
Francisco do Ó - manterá o eleitorado fiel do PCP, apesar de existir forte resistência à mais que provável presença de Albino Roque em lugar de destaque na lista. Trata-se de eleitores convictos, muitos dos quais com um cariz emocional de proximidade ao candidato e ao passado. Quer por amizade, quer por gratidão, apresenta-se com uma tendência de voto superior ao que se fazia prever, apesar da baixa notoriedade entre os mais jovens. Muito valorizado o seu passado de combatente contra os poderes do “terreiro do paço” e das grandes empresas, no actual momento de crise e de procura de valores e de referências.

Manuel Coelho - beneficiará do voto útil de algum eleitorado flutuante que pretende garantir que o PCP deixará de governar os destinos de Sines, mas será penalizado à medida que o tempo passa pela falta de referência ideológica. Muitas pessoas ainda encaram um movimento de cidadão como uma manifestação de vontade pessoal.
Curioso é o facto de existir um sentimento comum que ganhará sem dificuldades, mas simultaneamente poucos assumem que votarão nele, precisamente ao contrário da lista da CDU.

Não existe a suposta "vaga de fundo" normalmente associada aos movimentos de cidadãos

Idalino José – manifestação de algum desencanto que racionalmente a maioria nem consegue justificar, no entanto assumem o facto de não residir em Sines, de já ter sido derrotado e da quase inexistente oposição, como elementos que contribuíram para a sua derrota. Poderá ainda ser penalizado pelo desgaste do Governo e pelo voto útil em Manuel Coelho de alguns simpatizantes socialista que pretende assegurar a saída da CDU do poder. O sucesso de Idalino José terá passa pela afirmação de uma candidatura vitoriosa, segurando os seus eleitores e demonstrando que Manuel Coelho e o PCP são o passado que muitos querem ver definitivamente afastado.


Micael Raposo – terá a votação afecta ao PSD e de alguns descontentes com o governo central, a dúvida entre a sua eleição como vereador divide em partes iguais as opiniões.

Muito falta para se poder elaborar um previsão mais credível. Com o alargamento do espectro politico e a consequente divisão de votos, a votação de Porto Covo, a provável candidatura do BE, a campanha, as listas e o programa eleitoral poder-se-ão revelar determinantes.

Contudo, a esta distância, é certo estar definitivamente afastado o cenário de maioria absoluta, quem ganhar necessitará de fazer acordos pontuais ou coligações pós-eleitorais, com uma das outras candidaturas, teremos um cenário de 3+1, 2+2 vereadores.

24 comentários:

Anónimo disse...

subscrevo 100% as tendencias que detectastes. correspondem à forma como penso e também o que vou ouvindo disser.

Anónimo disse...

fui dos "convidados" pelo braz para sondar as opiniões e concordo com a forma com expôs aquilo que eu, como outros lhe transmitiram. Isto apesar de as pessoas com quem procurei perceber o que achavam ser maioritarimante pro-xico, o post terá em conta as outras opiniões.

Anónimo disse...

Força Idalino!!!Coelho e Chico fazem parte do passado, já sabemos o que fizeram a esta terra .
Não sabem o que dizem ,o Idalino é de Sines tem casa em Sines e também em Santo André trabalha a muitos anos na A P S este é o unico que pode acabar com esta palhaçada.

Anónimo disse...

Engraçado, eu por onde ando oiço precisamento o contrário, isto cada uma ouve o que lhe agrada e convem.Afinal qualé o eleitorado fixo da CDU?
Alguém sabe?
E do M. Coelho , alguém sabe?
Pelos vistos vc's ja sabem, eu o que sei , foi que a ultima votação na CDU/M Coelho foram + ou - 3200 votos e que o PS teve + ou - 1700 votos na sua pior votação de sempre, o que me faz pensar que estes 1700 não são flutuantes mas sim eleitorado fiel independentemente da cena politica que se passe na altura.
O problema vai ser a divisão dos 3200 esse é que é o problema , e são eles que tem que se degladiar.
O PS vai ganhar , não duvidem não há outra alternativa

Estação de Sines disse...

Nunca será possível determinar o eleitorado fixo de um partido, com rigor, contudo é possível saber aproximadamente.
O eleitorado "fixo" da CDU para as eleições autáquicas, é o que resulta dos votos que esta força politica tem em Sines, nas legislativas ou europeias, acrescido de um número indetermindado de votos úteis da esquerda, donde ainda se deve considerar o efeito da variação de novos eleitores.

Em relação à votação do PS, em parte alguma afirmo que os seus eleitores são eleitordo flutuante, o que pode suceder é se houver um sentimento de luta a dois - xico x coelho - o PS pode sair prejudicado, pois existem eleitores dispostos a "sacrificar o seu voto em Manuel Coelho, para garantir que o PCP sai do poder. Para obstar a esta possibilidade bastará o PS demonstrar que é uma alternativa real ao poder autárquico.
Por fim quando à divisão dos 3200 votos, compreendo o seu ponto de vista, contudo não será tão linear, pois não podemos desprezar o factor abstenção que deverá diminuir nestas eleições, levando, de acordo com a minha opinião, mais 300 a 500 eleitores às urnas.

Obrigado pela sua opinião e participação.

Anónimo disse...

muito bem, Braz, sem duvido que és hoje em Sines, quem melhor analisa e provavelmente conheces a realidade politica local.
Não concordo inteiramente contigo em alguns aspectos, até porque o facto de pretender muito que o Idalino ganhe, estará a turvar a minha visão, mas não deixo de achar que o teu raciocinio é coerente e racional.

Um bem haja e continua.

luis palha, als disse...

boa noite,

muito bom o post. Espelha sem ser tendencioso, o pulsar da sociedade siniense. Po aquilo que vou ouvindo, estou de acordo.

Anónimo disse...

A. Braz desculpa mas não estou de acordo contigo nesta tua analise : "Em relação à votação do PS, em parte alguma afirmo que os seus eleitores são eleitordo flutuante, o que pode suceder é se houver um sentimento de luta a dois - xico x coelho - o PS pode sair prejudicado"
Eu acho que o eleitorado que vota fiel no PS está-se marimbando e nas tintas para o Xico do Ó e para o M. Coelho eles que se matem um ao outro , problema deles.
O PS nunca vai sair prejudicado por causa da luta Xico/Coelho, nem consigo entender esta tua opinião.
O PS tem de fazer é muito bem o trabalhinho de casa e fazer uma campanha séria e ignorar Xicos e Coelhos.Uma coisa te garanto ninguém vai ganhar com maioria e o fiel da balança vai ser sempre o PS , portanto deixa-os poisar eles tem de vir comer à mão.A serem feitas alianças independentemente de quem ganhar essas alianças vão ser feitas com o PS , tens duvidas quanto a isto?
Achas que a CDU vai fazer aliança com o SIM?
O SIM vai fazer aliança com CDU ?
Nem pensar, a unica surpresa poderá ser a votação do PSD junta com a votação da força ganhadora dar para ser maioria. Se a CDU fosse vencedora sem maioria, não estou a ver o PSD fazer aliança com a CDU.
Portanto meus amigos a alternativa é o PS

forasteiro disse...

Essa de ser tendencioso ou não, tem muito que se lhe diga!
Quanto ao facto do PS sair prejudicado com a luta Xico/MC, é uma previsão que "paga direitos de autor" (é óbvio que estou brincando com as palavras).
O PS tal como é, candidato à CMS com um perdedor nato, e com um conjunto muito diversificado de opiniões (alguns sem sequer esboçarem opinião), passará mais um mandato na oposição.
Claro que o Estado Maior do ps está já convencido que ganhando Sines, ganhará tudo. Não creio mesmo...Será que a preocupação do PS, será a mesma no Porto, em Coimbra, em Cascais e até em Setúbal ou Braga?
ah.....

Anónimo disse...

No geral, pelo que também vou ouvindo, concordo com o texto do Braz. Não tenho dúvidas de que as eleições vão ser renhidas como nunca e que quem vencer não terá maioria absoluta. Francisco Pacheco e Manuel Coelho parecem-me com um pouco mais de possibilidades do que Idalino. O candidato do PS passou um mandato praticamente em hibernação e tenho muitas dúvidas se terá capacidade para desenvolver uma estratégia de campanha que possa não só fixar o eleitorado habitual socialista (conheço gente do PS muito descontente com ele pela forma como se comportou ao longo do mandato, sobretudo por ter dado poucos sinais de vida) como também para captar eleitores que por esta ou aquela razão não querem votar Coelho nem Pacheco. Se Idalino definir uma boa estrátegia de campanha, dando visibilidade aos principais problemas de Sines que se arrastam, que nem Coelho nem Pacheco nos seus consulados resolveram, mostrando também ter ideias e soluções que consigam convencer as pessoas, e contrapondo isso à obra e inaugurações de Coelho, combatendo esse "pseudo-mito" (para alguns) nas suas fraquezas ou pontos menos fortes, pode ser que caso mantenha os votos habituais socialistas e vá buscar alguns aos abstencionistas habituais e ao eleitorado chamado flutuante, consiga interpor-se na disputa pela vitória. Penso que um outro elemento determinante para o desfecho final das eleições é o candidato que o Bloco de Esquerda apresentar. Não tendo hipoteses de vencer pode vir a ser um elemento muito importante na dispersão de algumas dezenas de votos, que farão muita falta nas candidaturas de Coelho, Pacheco e Idalino. Em suma, prevê-se uma eleição muito, muito renhida e quem tiver unhas para tocar a viola da campanha é quem mais possibilidades terá de vencer. Por último, Albino tem uma popularidade baixíssima, no geral, incluíndo em eleitores CDU e uma boa parte da população está desejando de o ver pelas costas. Até que ponto este elemento pode significar perda de votos para a CDU é uma incógnita.

miguel disse...

por mais que alguns queiram afstar ou miniizar a candidatura de Xico Pacheco tem as respostas nestes comentarios,ou seja,só o Xico do O poderá fazer com que os sineenses se sintam orgulhosos da sua terra.quanto aos jovens ñ conhecerem o Xico,claro que o irao conhecer daqui pra frente pois só ele,Xico, tem capacidade para que os jovens olhem para o futuro com esperança e com optimismo.Xico podes contar com o meu voto e com os da minha familia,
um abraço

arco iris disse...

Eu gostava de acreditar que o vencedor destas eleições teria o nome de Idalino--mas o homem parece que ou saiu mais uma vez do País ou se perdeu nos corredores da A.P.S.Penso que se não fôr desta o P.S.nunca mais tem nome-os socialstas devem unir-se deixarem guerrinhas de lado e irem à luta--sentados à espera de milagresnão vão chegar a qualquer lado.

Eu sou sineense-sou de esquerda-60%P,S.--os outros 40% são incertezas--como sineense gosto da pessoa do xico pacheco mas não consigo perceber o que o leva a ter como atrelado o albino...e vai ser este uma das causas para o xico perder.

Anónimo disse...

Pois contra a opinião do arco-iris, eu considero o jovem engenheiro Albino, a pessoa ideal. Tem capacidade de trabalho, é dinâmico, e faz muita falta a esta terra. No futuro irão ver, a capacidade de trabalho que ainda está por mostrar.
Jovens votem Albino.

Anónimo disse...

Sem dúvida que a divisão de votos entre Xico Pacheco e M. Coelho vão criar as melhores condições de sempre para o PS vencer, mas não é com a forma de trabalhar desta comissão concelhia socialista muito menos com o seu actual lider que de ciência politica não percebe népia.

Anónimo disse...

Sineenses que votaram no PS o que é tiveram como resposta?No tempo em que o cabeça de lista foi o eng Guinote nada aconteceu contra a cdu e aconteceu sim o Loteamento de Santa Catarina com venda de terrenos na falésia;no tempo do eng Idalino alguém se lembra de oposiçao?eu não me lembro quer com um quer com outro de ter havido oposição pelo PS o que quer dizer que se as pessoas forem como eu lá se vão os votos das contas do Brás pois os Sineenses não têm memória assim tão curta.

Anónimo disse...

Realmente penssar-se em ser alternativa ao poder instituido em Sines não é tarefa facil. Vindo do PS essa intenção é ainda mais dificil, e porque?

Guinote- No tempo em que foi candidato e exerceu a função de vereador acabou o mandato aliando-se ao M.Coelho/CDU para ser aprovado o loteamento de Santa Catarina nas condições em que todos sabem, contra pareceres tecnicos fundamentados da câmara, mas a santa aliança entre ele e a CDU/M.C., tornou possivel o "negócio" e tudo foi aprovado.
O guinote acabou expulso saindo do PS e até deixou de falar com o aliado Coelho. Sendo uma pessoa inteligente e é, governou-se e pronto, ala que se faz tarde.

Idalino- Já foi vereador não deixou qualquer marca não tinha plouros, o PS não aceitou os plouros, e portanto foi um não vereador, limitou,se a ganhar as senhas de presença e nada mais.
Agora é alternativa a quê? A quem?
Ao poder instituido? Estão bons da cabeça? Não viram já, não esprimentaram já que esse não é, e não será o candidato para derrubar esta este poder mesmo débil que lá está? Vai ser mais uma batalha perdida.

Aliás o PS sabe que os tempos, estes de agora não favorecem o partido e portanto o Idalino vai mais uma vez ser o cordeiro a sacrificar. Vai ser mau, mas o PS agradece.
Portanto ganhar a câmara está fora de qualquer hipotese.

Aliás basta ver o que se tem passado neste mandato. O PS apostou num nome desconhecido, Carlos Silva,sineense é certo, autarca expriente, mas em Vila F.Xira. Aqui ninguém sabia quem era. Deu no que deu, aliás este mandato tem sido marcado por uma ausençia perturbadora de tomadas de posição do PS poderia agora ajudar mas... . Porque? Agora é tarde para das explicações.

Do PS está tudo dito, depois falo nos outros, ou no outro que falta anunçiar PSD/Micael Raposo... .

Até Logo.
Tia Anica de Loulé

Anónimo disse...

Só pelo Idalino tb não votarei PS. Tenho primeiro que ver a equipa, mas não tenho esperança em grandes surpresas pelo que como não voto CDU nem no Sim, o mais certo é nem sequer votar.

Anónimo disse...

Estou de acordo com o anónimo das 3:04, a Tia Anica do Loulé, quanto ao que se passa no PS ou seja:
Guinote – foi o que foi;
Idalino – não deixou marca, ninguém soube o que ele fez;
Carlos Silva – ninguém sabe quem é nem o que fez, uma ausência …
Então estes foram os cabeças de lista do PS nos últimos longos anos, mas será que alguém sabe o que fizeram os segundos da lista do PS? Refiro-me por exemplo ao Sr. Braz, o que é que ele fez? Agora fala muito porque tem um blogue mas enquanto foi vereador com o Idalino ninguém o ouviu a criticar a CDU.
Quem é o segundo da lista do Carlos Silva? Alguém sabe? Que vereador é esse que ninguém fala.
O PS pelos vistos não escolhe bem os seus candidatos a líder nem os segundos da lista nem os terceiros, pois ninguém ouve nada sobre o que lá se passa na Câmara!!
Pancrácia

Anónimo disse...

Qual a cabeça pensante que acredita que a juventude está com o engº Albino? A que o conhece? A de Milfontes onde ele mora?Temos muito a esperar dele? Eu espero que ele tenha um rasgo de "inteligencia política" e se ponha a andar de Sines depressa.

Anónimo disse...

Qual seria a equipa ideal para apoiar o Idalino?
Novos ou velhos? mais tecnocrata ou mais politico? mais conhecidos ou mais indicados?

pergunto isto porque do SIM já sabemos quem é, da CDU não devem existir surpresas ...( estão todos na assembleia municipal + Albino)
PSD só conta um.

Quais seriam os membros ideais na lista do PS? e quem é que o Idalino vai escolher? será a mesma coisa?

jà agora, quem serão os candidatos pelo PS, SIM e CDU a Porto Covo? E paraa Freguesia de Sines? e Assembleia Municipal?

Anónimo disse...

Acho que o PS perdeu uma excelente oportunidade para escolher uma candidato forte, que podesse fazer frente tanto a Xicos como a MCs. Em vez disso escolheu uma pessoa que ninguém sabe muito bem onde anda, e se anda por aí nem se dá por ele.
Nunca votei PS, mas este ano acho que vou preferir engolir um sapo a engolir um coelho...só para ter o prazer de ver o MC ser corrido da Câmara.

Anónimo disse...

Se o Eng.Idalino quer votos tem que escolher uma boa equipa.Aqui vão algumas sugestôes :Nuno Mascarenhas ,Fernando Ramos,Carlos Salvador, Ana Vilhena .Estas são pessoas com alguma com credeblidade e que os Sinienses e Sines só tem a ganhar.Aqui deixo um alerta ao amigo Idalino ,já por ai se diz que vai convidar o José Luis Batalha, tenha cuidado informe se bem sobre o caracter desse SENHOR !!!!!

Anónimo disse...

Caro Idalino se é verdade o que dizem por ai, que vais colocar na tua lista o José Luis Batalha estás queimado, o caracter desse Sr. não se recomenda a ninguém.

Anónimo disse...

Amigo Idalino:
Em devido tempo te darei pessoalmente a minha dica sobre esse veneno sem caracter que é o Batalha. Trata-se de alguem que alem de não ter caracter longe disso, só te acompanha por interesse, e tu sabes do que falo ou não? É o teu "Albino". Sei que o conheces bem por isso vai ser mais um peso que te vai levar para o fundo, e olha bem isto não é campanha negra, e clara como a água. Depois ve-se. OK?
Um Amigo.