segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Vasco da Gama perde em Cabanas!!


Botafogo 2-0 Vasco da Gama

Decorrida a 16ª jornada da primeira fase e a dois jogos do final desta, perdemos pela segunda vez neste campeonato, agora em Cabanas frente ao Botafogo por dois a zero. Foi o fim de um espectacular ciclo de jogos sem perder, não perdíamos á 9 jogos com 8 vitórias e um empate.

Sabíamos à partida que este era um jogo muito muito difícil dadas as características do campo do Botafogo (o piso e as dimensões do campo) e dada a forma como esta equipa joga no seu pequeno terreno. Sabíamos também que não iríamos de certeza praticar o nosso futebol de pé para pé e um futebol com transições rápidas com a bola jogável, mas a nossa equipa gosta de praticar bom futebol em qualquer campo, e mesmo tentando jogar como os nossos adversários (duro, pontapé para o ar, organização de jogo zero, etc..) é sempre difícil pois temos sempre o bom hábito de querer praticar bom futebol independentemente das condicionantes e obstáculos.
O jogo de bom futebol não nada teve, a bola pouco circulou no chão e os lances de maior perigo nasceram de lances de bola parada, para ambas as equipas. Jogo com um árbitro que nunca foi coerente nas suas decisões acusando bastante a pressão do público da casa e seus jogadores.
Penso que o resultado mais justo seria o empate, nenhuma das duas equipas justificou sair vencedora deste jogo, resolvido pelo Botafogo num lance de bola parada e noutro através de uma jogada em que beneficiam de um domínio com a mão que isola um jogador e faz o segundo golo.
Não temos por hábito falar das arbitragens e desculpar-nos com os erros destas, mas não podemos ficar indiferentes a situações estranhas que têm vindo a acontecer á nossa equipa, como são os casos destes três últimos jogos, em Almada o jogado vascaíno Fio vê vermelho directo sem que nada o justificasse e para surpresa das duas equipas, na jornada passada em Sines foi prontamente assinalado um penálti bastante duvidoso contra nós tendo depois havido um igual a nosso favor não assinalado e ontem em Cabanas mais uma expulsão com vermelho directo ainda na primeira parte ao Pedro Jacinto numa jogada em que o arbitro até hesita em marcar a falta mas perante a pressão do publico e dos jogadores do Botafogo, marca a falta e expulsa o Pedro. Já com dez jogadores e a perder por 1-0 igualamos o jogo, numa jogada duvidosa de fora de jogo, mas prontamente anulado o golo (não fosse o Vasco entrar na discussão pela vitória do jogo) e o segundo golo do Botafogo nasce de um domínio com a mão que acaba por isolar o jogador e resultar em golo.
Estes recentes casos dá-nos que pensar o porquê destas últimas arbitragens e qual a sua intencionalidade.
Resta-nos dar os parabéns ao Botafogo pela vitória e começar já a trabalhar para ir Domingo a Sarilhos mostrar que a derrota em Cabanas foi um pequeno percalço na nossa caminhada rumo á subida.

Aqui dou a conhecer algumas fotos que demonstram o piso e as dimensões do campo do Botafofo:

Como demonstra esta imagem a distancia entre a linha lateral e a linha da grande área não é mais que 2 metros.


Mais uma foto que espelha bem a largura deste campo de "futebol".


Palavras para quê.. em 2009 ainda se pratica desporto nestas condições, com o total apoio e permissão da associação futebol de Setúbal.

18 comentários:

blackbabdula disse...

de facto não compreendo como querem que o futebol evolua com condiçoes destas...Sera que os responsaveis pela organizaçao deste torneiosabem que um campo tem de ter umas dimensoes minimas?

Anónimo disse...

realmente está na altura da associacao exigir melhores condiçoes aos clubes, isto é de 3º mundo... botafogo, charneca, luso do barreiro...

Anónimo disse...

sou adepto do vasco da gama e fui assistir a este jogo, e so queria dizer que este relato que esta aqui feito não corresponde à verdade. A nossa equiapa tentou mas nem sequer fez um remate a baliza. tenho que dar os parabens ao botafogo pela garra e o esforço. numa coisa concordo aquilo nao e campo para niguem. mas se tamos em 1 temos que matar em qualquer lugar.

Anónimo disse...

Realmente.. é o país que temos e claro a associação que temos!!
Muitas das pessoas não sabem as condições que muitos clubes têm, que são muito muito más.

Esta é uma pequena prova..

Anónimo disse...

VERGONHOSO!!!
Para quem jogou e para quem ainda joga nos campeonatos da associação de futebol de setubal isto não é nenhuma novidade.

Era importante que fossem aki demunciados mais casos, como os balnearios do Luso do Barreiro, Charneca, Botafogo e Paio Pires.

A principal caracteristica destes balnearios sao: grande falta de higiene (sempre sujos e com mau cheiro), 2 chuveiros para 18 atletas (quando não é 1), pregos no lugar de cabides, etc..

Anónimo disse...

O Futebol é para Homens, não é para meninas... para quem aprendeu a sobreviver assim joga em qualquer campo desde que tenha marcas e balizas. Só se preocupam com o Futebol sénior?? e as condições do futebol juvenil?? não afectam a pratica e a aprendizagem do Futebol Nacional?? No Distrito de Setúbal será sempre assim, digam o q disserem. Mas como a malta está habituada a relvados e outras condiçoes enquanto séniores, depois estranham... Se jogam com bolas duras porque é que não poderão jogar em terrenos assim? é o que ha! antigamente ate descalçoes ou com botas de pintons de madeira

Anónimo disse...

por haver pessoas com o pensamento deste ultimo comentario é k nós somos o país que somos e merecemos td o que de mau temos, quer no futebol, na politica, na educação, etc.

Por antiguamente ser de uma maneira hj em dia têm k ser igual, fantastico!!

Anónimo disse...

este comentario que diz que o futebol é para homens so pode ser de uma pessoa com limitações em relação ao desporto e á nova realidade.

Claro que não é so nos seniores e 90% do plantel senior so vasco da gama passou pela formação do clube jogando nos campeonatos de setubal e tambem sofreram cm td isto, balnearios, arbitros e bolas!!!

Anónimo disse...

Mas qual sofreram, é a realidade, assim se aprende e assim se vive! dependendo das circunstancias é q se pode acompanhar a evolução. se ha crise no sul do pais o qq querem fzr?? eu tbm jogo à bola e sou federado portanto não sou SEMPRE um treinador de bancada como alguns...

Anónimo disse...

blackbabdula disse...
de facto não compreendo como querem que o futebol evolua com condiçoes destas...Sera que os responsaveis pela organizaçao deste torneiosabem que um campo tem de ter umas dimensoes minimas?



se o senhor se acha muito inteligente e sabe o que e uma fita metrica trate de agarrar numa e vir medir o campo! ja muitos como voçes tentaram e nao conseguiram porque esta tudo dentro dos limites! acho que devem preoucupar se com voces e nao com os outros...porque perderam bem... como alguem ja aqui falou se fizeram um remate foi muito! ja o jogo em sines a unica diferença e que marcaram 2 golos porque jogamos muito melhor que voces... o que contradiz o que o treinador diz no jornal de pinhal novo!
e gostava de deixar aqui bem esplicito que o botafogo tem um campo pequeno mas pelo menos pertence ao proprio clube nao andamos a jogar em campos da camara municipal!

Anónimo disse...

muito bom para o botafogo ter um campo!!!
tenho muita inveja acredita.. o vasco da gama ja pediu ate um projecto igual ao vosso.. de campo, bancada, balneario, camadas jovens, etc..

Anónimo disse...

VASCO DA GAMA 38 Pontos, 12 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 41 golos marcados e 14 sofridos.

botafogo 26 pontos, 8 vitórias, 2 empates, 6 derrotas, 32 marcados e 27 sofridos.

Vá la que não ha diferença nenhuma..!!! estádio munincipal, mas estádio, não quintal pa sapateiros. abraço companheiro!!

Anónimo disse...

falar aqui é fácil, mas com a bola nos pés muito dificil.

realmente o botafogo foi melhor, tambem a jogar com 12 contra 10 não admira, o 12º jogador era akele defesa bem esquerdo da 1º parte com uma bandeirola na mão e que na 2ª parte era o extremo bem direito e sempre com a bandeirola, jogador desiquelibrador..

FORÇA VASCO

Anónimo disse...

Bom dia.
É com alguma tristeza que vejo os comentários deste blog em relação a este jogo.
Assisti aos 2 jogos entre o Botafogo e o Vasco da Gama de Sines.
No jogo em Sines a equipa do Botafogo jogou de igual para igual com o Vasco da Gama e perdeu 2-0. O melhor jogador em campo nesse jogo foi o Guarda Redes LEE do Vasco da Gama. Nesse mesmo jogo o Botafogo ainda na 1ª parte tem um penalti a seu favor que é transformado em falta e não em penalti como deveria de ser. Não foi por esse lançe que o Botafogo perdeu, o Botafogo perdeu nesse jogo porque não soube aproveitar as oportunidades que teve. No jogo de Cabanas o Botafogo ganhou 2-0 e ao contrário do que se passou em Sines soube aproveitar as oportunidades que teve. A equipa do Vasco da Gama não foi capaz de se ambientar ao Campo do Botafogo, penso que o Sr. Árbitro não esteve assim tão mal como já ouvi dizer neste blog. Temos que saber ver futebol e saber perder. Pois como eu já disse anteriomente o Botafogo perdeu em Sines e soube aceitar essa derrota. Penso que a derrota do Vasco da Gama no Domingo passado deveria de ser aceite tambem da mesma maneira que o Botafogo aceitou a derrota em Sines.
Em relação ao Campo tem as dimensões minimas e permitidas pela Federação Portuguesa de Futebol. Em relação ao tamanho do Campo venho relembrar que voçes tem um Campo igual ao do Botafogo que serve para as camadas jovens, onde inclusivé jogam lá os vossos juniores. Por isso não vejo razão para tanto alarido.
Conclusão: Ambos temos que saber perder e não arranjar desculpas, nem confusões quando perdemos.
Cumprimentos a todos.

blackbabdula disse...

Em resposta ao Sr anonimo, não sei porque ainda permitem anonimos, nao me compete a mim pegar numa fita metrica para medir o campo, qualquer um percebe que esse campo não existem condiçoes para se realizar nenhum jogo oficial.Segundo informaçao que retirei da internet, o campo deve ter as medidas :
comprimento:
Maxima: 120 m
minima: 90 m
Largura:
Maxima: 90 M
Minima: 45 M
DESCRIÇÃO
VALOR EXIGIDO

Marca Penal - distância (m) 11

Marca Penal - diâmetro da marca (cm) 22

Baliza - distância entre as balizas verticais (medida interna) (m) 7,32

Baliza - distância da borda inferior, da baliza horizontal ao solo. (m) 2,44

Baliza - largura da baliza vertical (cm) 12

Baliza - largura da baliza horizontal (cm) 12

Comprimento da Grande Área em relação as marcas externas das linhas (m) 40,32

Largura da Grande Área - em relação as marcas externas das linhas (m) 16,5

Comprimento da Pequena Área em relação as marcas externas das linhas (m) 18,32

Largura da Pequena Área - em relação as marcas externas das linhas(m) 5,5

Raio da Meia Lua - valor em relação ao centro da marca penal e a marca externa da linha da meia lua (m) 9,15

Comprimento do Campo (m) Máx.= 120
Mín. = 90

Largura do Campo (m) Máx.= 90
Mín. = 45

Círculo Central (m) 9,15


Os resultados do comprimento e largura da grande área, comprimento e largura da pequena área e raio da meia lua, foram obtidos através da média da medida de três pontos igualmente espaçados, de forma a abranger os dois extremos e o ponto central do campo de jogo.
Se este campo tem estas medidas, o que duvido, não ta ca quem falou.
E quanto à questao de ter ou nao campo para jogar, mais vale um emprestado que tenha condiçoes do que ter um sem condiçoes nenhumas, pois so prejudica o que interessa neste caso, ou seja, o futebol.

Anónimo disse...

Ao Sr. Anónimo do Botafogo ,

surgiu-me em tempos a infeliz situação de actuar no campo do Botafogo .
Caro estimado , Botafogo só conheço um , é do Brasil .
Além de um campo sem condições , para não falar dos balnearios se é que se poderiam considerar como tal na altura , nunca passaram de uma equipa de aldeia , baseados na falta de civismos do vossos adeptos , com muitas ajudas de pseudo-arbitros .
O Vasco tem um estadio Municipal como muitos espalhados por o País e Mundo . Para sua informação o relvado também é utilizado por as camadas jovens do clube quando possivel . Gostaria de saber onde o Botafogo treina aquando um jogo em relvado ??? Nas bonitas paisagens de Palmela ???
Contudo os meus parabéns pela victoria que mais parece a glória de um campeonato .
Para a proxima cá estaremos para o desempate .
Um abraço

Anónimo disse...

então e vasco da gama não é do brasil tambem? ou é so o botafogo?

Anónimo disse...

Após uma pequena visita ao histórico do futebol nacional , mais precisamente aos trofeus ganhos por clube , pude verificar que de facto existe o VASCO da Gama Atletico de Sines .
Pode ser ignorância minha ou falta de visão mas Botafogo só vi mesmo o do Brasil e foi preciso alargar a pesquisa . De facto também encontrei o Vasco do Brasil , que por sinal até foi inspirado no nosso nobre navegador Vasco da Gama .
Já ouviu falar do Inatel , atenção , pois com esta crise pode ser o futuro de tão cotado Botafogo .
Um abraço
Bom fim de semana