sábado, 28 de fevereiro de 2009

Lamas oleosas em Santo André




Sem quaisquer pretensões políticas, apenas com o intuito de divulgar a reportagem feita para a Agência Lusa.

Bloco de Esquerda promoveu este sábado, com o apoio do núcleo da Quercus de Santo André, um debate com o objectivo de:
-inteirar-se do estado das reservas naturais e conservação da natureza;
-debater os projectos turísticos no Litoral Alentejano em plena Rede Natura 2000;
-conhecer as causas, efeitos e a extensão da poluição em Santiago do Cacém e Sines.

No final, foi feita uma visita ao aterro de lamas oleosas em Santo André. Sinceramente, nunca tinha visto tamanho atentado ambiental. É impensável que em pleno séc.XXI e passados tantos anos, este problema, este crime, continue sem qualquer solução. É vergonhoso que a pouca vontade política se continue a sobrepor ao bem estar das populações e a por em risco a própria natureza.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nada disto é novo meus Caros!
Acordaram agora porquê? O que vos move agora!
Há mais de 3 anos que os trabalhadores da ETAR de SINES e o seu Sindicato Alertaram toda a gente e mais alguma para este problema das LAmas perigosas!
Quem de direito e mesmo alguns arautos recentes nem sequer quizeram ouvir. Estranho mesmo, repito...É MESMO ESTRANHO ou talvez não será que, só agora peguem neste problema. Não é sério, desculpem a veemêncio mas é um facto!

Anónimo disse...

Pois é, isto é o resultado de há tempos atrás terem feito manif's contra a construção de uma inceneradora, agora é que as vamos pagar e é cá em baixo que se paga tudo.Não quiseram a inceneradora agora ai tem o resultado.Não teria sido mais razoável a construção da dita e terem tratados os residuos,lamas etc,etc.
Infelizmente temos todos que pagar pelos erros de meia dúzia que na altura conseguiram iludir a população para lutarem contra .A esses Srs eu só lhes fazia uma coisa muito simples, durante um ano não autorizava que lhes levantassem o lixo doméstico que eles fazem em casa , iriamos ver o que acontecia, agora reclamar são sopas depois de almoço o mal está feito e vamos todos sofrer no futuro

Anónimo disse...

Lembro ao forasteiro com todo o respeito que Francisco Louçã já visitou o local há anos tendo a imagem do local sido transmitida através dos canais televisivos.
Para sua informação e restantes visitantes deste blog têm vindo a ser apresentdos requerimentos à AR pelos deputados do BE sobre esta matéria

Anónimo disse...

Essa coisa que este anónimo fala, não tem nada a ver com manifs contra incineradoras nem coisa que o valha!
Deixemos a ignorância de lado e olhemos em frente... Algumas lamas até estão a ser já queimadas na cimenteira de Setúbal. O que se passa aqui são problemas de gestão ambiental ou falta dela!
O Estado com o dinheiro dos contribuintes não tem o direito de fazer daquilo que é público e que só do domínio público se trata, entregar serviços a privados que só visam o lucro e se estão "cagando" para as preocupações ambientais.
A ETAR de sines tem uma empresa privada (sisáqua)a tratar de efluentes perigosos e mais, sem pessoal competente para funcionar com a instalação. É que os competentes foram despedidos por reuivindicarem dieitos de salubridade mas também salariais. Os anónimos, muitos deles "cagaram-se" para o assunto na altura e, não têm o direito de agora vir "atirar bitaites".

Anónimo disse...

Perceberam agora?. Não me digam que o homem tem que fazer um desenho.

Anónimo disse...

Em ano de votos lá vem a velha questão das lamas, assunto que já devia estar resolvido. Mas como, se sempre que se aponta um caminho logo aparece alguem a dizer que não,assim não. Certamente que nas proximas eleiçoes o assunto volta á baila e assim será eleição após eleição. Apostam ou teimam?
Uma vergonha já nem o Louçã dá conta disto e já ali vei. Mas veio mesmo? essa especie de provedor NACIONAL? Ó diabo...

Anónimo disse...

Este caso é UMA VERGONHA. Onde anda a AMLA? Para que servem estes politicos carreiristas que nos (des)goveranam que não resolvem esta situação escandalosa que se arrasta há tantos anos?

Anónimo disse...

A AMLA não é presidida por um tal CAMILO? Ou é pelo Beato? ou ainda por um tal...nem me lembro o nome mas é de Alcácer?