sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Implosão Social


O Inquérito Social Europeu, na edição de 2006, desenvolvido em 23 países europeus, comunitários e fora da União Europeia, indica que só os russos, húngaros, ucranianos e búlgaros estão mais descontentes que os portugueses com o funcionamento da democracia e politicamente mais desinteressados. No extremo oposto encontram-se a Dinamarca, a Suíça e a Finlândia. Estes resultados são semelhantes aos alcançados em edições anteriores do inquérito que é desenvolvido desde 2001..
"É interessante constatar que a participação cívica e política está fortemente associada com todas as dimensões do bem-estar: os indíviduos com maiores índices de confiança interpessoal, interesse político, envolvimento comunitário e participação em actividades políticas e mais satisfeitos com a qualidade da democracia são também os que expressam maior bem-estar social, subjectivo e psicológico", referem os autores do estudo.


Casos como Casa Pia, BPN, BPP, Portucale, Operação Furacão, Bragaparques, Operação Furacão, Apito Dourado, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro, Marco de Canavezes, etc, etc, etc, mostram do que são feitas as nossas elites politicas e económicas, que cada vez são mais uma e a mesma coisa. Gerou-se compadrios, favorecimentos, suspeições muitas vezes confirmadas, que desgastaram e descredibilizaram as nossas elites, já de si de qualidade duvidosa, e passado manhoso.

Um país sem elites é um país a prazo, na corda bamba da implosão social, que é a demonstração selvagem da participação social, nos país cujos poderes políticos caíram nas ruas da credibilidade. Quando dizem que os jovens gregos não têm um motivo para a rebelião social. Eu concordo, não tem um motivo, tem vários! tem todos!


Começo a concordar com os Ingleses, que odeio pelo temperamento e admiro pela inteligência, quando diziam que os políticos devem ser ricos e ter uma amante, evitando deste modo a tentação da corrupção e os escândalos sexuais.

5 comentários:

Anónimo disse...

E já não deve demorar muito para que não tenhamos cá algo parecido ao que tem acontecido na Grécia. Em 2009 a coisa vai estar preta e a ver vamos o que vai acontecer. Os responsáveis politicos tentam desdramatizar, e suavizar os efeitos da recessão. Mas já são conhecidos casos de pessoas empregadas a recorrerem ao banco alimentar contra a fome. Incluindo quadros superiores.

Anónimo disse...

Não me parece que tenhamos algo parecido com o que se passa na Grécia.
Portugueses = Acomodados

Estação de Sines disse...

caro carlitos, gostava que entrasses em contacto comigo via mail antonio.luis.braz@hotmail.com.

Anónimo disse...

Não Creio que os Tugas se mexam mas...Há surprezas!
Se acontecer, cá estamos para a luta! Logo se vê!

Anónimo disse...

Caro Bráz, espero que não seja nenhuma questão de tribunais!

e candidaturas em listas independentes comigo não! ehehehehe

Forasteiro : a luta continua!mas parece-me que a mesma será feita com os mesmos (poucos mas bons)