quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Feliz Ano de 2009

Não sendo dado a pessimismos, não deixo de ser realista, pelo que temo que 2009, pode fazer-nos ter saudades do ano que agora acaba, mas também acredito que depende de todos, e de cada um de nós, alterar esta previsão, assim registo 7 desejos que fariam de Sines um local melhor para todos.

Desemprego – Com a queda generalizada dos preços, há quem vaticine que o próximo ano arrisca-se a ser o “ano zero”, até em crescimento, o que significa óptimas noticias para os orçamentos familiares, desde que mantenhamos os nossos empregos.

Eleições autárquicas – Que das eleições resulte uma oposição proactiva, que apresente alternativas, assuma riscos e proponha soluções. Só uma oposição forte faz um governo forte e ambicioso.

Ensino - que as escolas de Sines se afastem da cauda dos ranking nacionais, o que necessita do envolvimento de toda a sociedade.

Clima social mais favorável - que Sines tenha capacidade de manter e captar massa critica, para que surja uma sociedade civil livre e pungente.

Poluição - que a monitorização seja uma realidade, que os políticos e população em geral sejam mais críticos, activos e exigentes com as grandes empresas/poluidoras do nosso Concelho, e que essa exigência seja interpretada como uma reivindicação construtiva, sem aproveitamentos politico/partidários e medo de represálias.

Associativismo - Que as colectividades apostem no caminho da progressiva independência, pois o sucesso sem independência é um sucesso a curto prazo.

Autarquia - que o executivo que agora cessa e o futuro tenham discernimento e coragem para conter custos, reduzir impostos e manter os investimentos prioritário, adiando os não essenciais.

De uma forma geral, depois de 2008 ser do ano do "we can" que 2009 seja o ano do "we make".

7 comentários:

Anónimo disse...

Não me deixa vontade nenhuma reviver 2008. Mesmo que 2009 venha a ser pior, não posso dizer bem do que agora finda, sob vários pontos de vista!
Os desejos de um futuro melhor estão sempre presentes mas, não chega!

Anónimo disse...

que os aumentos não sejam superiores à inflacção real e não aquela que é divulgada, que o nosso governo não pense que foi graças a eles que as taxas de juro baixaram, que os politicos envolvidos no processo casa pia sejam presos, assim como aqueles que mandaram dinheiro nosso para o estrangeiro enquanto administradores de bancos , e continuando a sonhar que o novo codigo trabalho caia de maduro.

um trabalhador a contrato.

Anónimo disse...

já me esquecia, e que o actual vice presidente da camara seja candidato em ...................................................................................................................................................................................................................Palmela

Anónimo disse...

Vamos lá a ver se o próximo ano traz algumas prendas para sines, daquelas de encher o olho, e que andam adiadas há montes de tempo como por exemplo arranjar-se aqui toda a zona antiga, e dar-se mais vida a isto. Como vão haver eleições pode ser que isso ajude um pouco em certas coisas porque já se sabe como é a politica quando há eleições.

Anónimo disse...

Subescrevo na integra os desejos do autor do post. Bom ano 2009!

Anónimo disse...

Muita saúde para o bloguer, familia e "colegas" visitantes deste sítio em 2009. E que a Estação de Sines mantenha a sua identidade consolidada ao longo do ano que acabou agora, são os votos que aqui deixo.

Anónimo disse...

Que no próximo ano o Dr Coelho vá para casa que já tem idade para isso e deixe que o Vereador Albino seja ele o Presidente Sines precisa de gente nova e com alguma garra e de uma só palavra já chega de (*******) e outros parasitas que andam sempre na sombra vão para casa já chega....

nota do adm. do blog: agradeço que compreenda a omissão dos nomes que acusa de parasitas.