domingo, 26 de outubro de 2008

Ficámos de novo gaseados

Esta noite com o vento a soprar a preceito, de forma mansa, uma nuvem saí em linha recta, para pairar, pausadamente sobre Sines. De tão pestilento, torna-se ofensivo, não só ao olfacto, mas à nossa condição de cidadãos. Mais que os pulmões, fere os nossos direitos.
As grandes empresas - entenda-se todas aquelas cuja dimensão lhes permite agir impunemente - poluem e poluem muito, ao ponto de lesarem a nossa saúde até à morte.
E nós sinienses, mesmo todos juntos nada podemos fazer.
Porque estão em causa milhares de milhões de erros, que não serão uma ou duas dezenas de milhares de indivíduos que os porão em causa;
Porque a maior parte de nós, encara a poluição, como uma consequência do desenvolvimento;
Porque a maior parte de nós trabalha no ou para o Complexo industrial, o mesmo que nos mata a nós e aos nossos;
Porque acreditamos que a felicidade é proporcional à posse do dinheiro;
Porque aos políticos sobra em hipocrisia o que lhes falta em coragem.

Que poluem e nos matam, nós sabemos, agora não era necessário, ainda termos que assistir à hipocrisia dos partidos e dos seus políticos marionetas,
A oposição fala até ao cansaço nos esgotos, mas das empresas e projectos que o PS/PSD considera ou considerou estruturantes nem uma palavra. A CDU que use dos 6 milhões para o Complexo Desportivo, 100, 200 300 mil para pôr em prática o GISA, que todos - talvez excepto as "grandes empresas" - agradecemos. A autarquia pedir dinheiro a quem tem que exigir mais respeito pela qualidade de vida e o PS e o PSD não usarem a sua proximidade ao poder para contribuir para a resolução desta questão, mais do que terem vendido a alma, significa que também já sacrificaram, todos e cada um de nós, no altar da aspiração ao poder.


A par dos "nossos representantes da classe politica" temos os representantes das empresas, com as suas politicas de comunicação da empresas, que insistem na politica ambiental da empresa, na segurança e mais recentemente, na nova moda: a responsabilidade social. Lamento que não vivam em Sines, de preferência junto à ETAR da Ribeira dos Moinhos.

Ao fim de 30 anos continuamos sem saber de que modo nos estão a matar, temos ao menos direito de saber que legado deixamos aos nossos filhos.
O meu voto e o meu apoio, será para o candidato que prometer combater o actual estado de coisas, infelizmente acredito, que pouco poderá fazer, mas ao menos pensa como nós, e em vez das mãos estendidas a pedir ou a aplaudir, usa-as para lutar. Esse será o meu candidato.

Nota: pela primeira vez neste blogue não aceitarei, comentários que defendam a posição dos políticos ou empresas do Complexo Industrial de Sines, pois serão considerados ofensivos à população de Sines e como tal eliminados.

8 comentários:

Anónimo disse...

Eu espero que a resposta ao que andamos a respirar seja dado no final do GISA. Pelo menos foi isso que foi anunciado e saber, acima de tudo, a relação causa-efeito entre a saúde pública e os poluentes.

Anónimo disse...

Acho muito bem que não se aceitem defesas das empresas nem tão pouco os ataques desmesurados a umas em detrimento de outras.
No entanto há que referir que, durante muito tempo os trabalhadores da ETAR de SINES e o seu Sindicato denunciaram publicamente as condições de funcionamento daquelas instalações.
Factos são factos que não podem ser desmentidos e foram até confirmados pela Autoridade para as Condições de trabalho.
No entanto, a população não se mobilizou suficientemente para que as autoridades obrigassem as empresas a tratarem os esgotos convenientemente antes de os lançarem no mar.
Lembro que das reivindicações daqueles trabalhadores, para além das questões salariais, constavam reivindicações de âmbito da saúde e segurança mas também uma reivindicação de consciência ambiental muito profunda.
Foi uma oportunidade perdida para chamar "OS BOIS PELOS NOMES".

Anónimo disse...

É de dar os parabens por este tema estar a ser abordado neste blogue é a nossa saúde que está em causa á dois dias que sinto dores de cabeça e dificuldade em respirar,e já me tinha apercebido do que se estáva a passar,sei que é do ar que nós respiramos, porque se sair daqui ficarei melhor, o que faço deixo tudo e vou viver para outro local? Será que a população de sines não consegue ver isso!!!!
MEUS SENHORES O DINHEIRO NÃO É TUDO PORQUE QUANDO NOS FALTA A SAÚDE NÃO DINHEIRO QUE PAGUE....

Anónimo disse...

A questão da ETAr é muito importante, contudo aqui falamos do mais elementar respeito pela saúde e inteligêngia da população. ESSES FDP´s fazem descargas ilegais para a atmosfera e ninguém diz nada. É verdade que a câmara municipal de sines não tem técnicos competentes que percebam do assunto ou saibam sequer o que é uma Refinaria ou uma Petroquímica. Este pequeno pormenor faria uma grande diferença. Aconselho-vos a consultar uma ficha de segurança da "gasolina de pirólise" que se utiliza na Petroquímica para produzir propileno e etileno. Verão que a dor de cabeça e as dificuldades em respirar têm uma origem. Estou de facto preocupado, muito preocupado

Anónimo disse...

Ficha de segurança da gasolina de pirólise, que têm ue ser igual em todo o mundo:

http://www2.braskem.com.br/upload/FISPQ_GasPirolise_rev01.pdf

Anónimo disse...

Os Sinieenses e aqueles que escolheram Sines para viver não merecem o que está a acontecer.O ar que respiramos, os problemas de saúde que podem levar a morte são sem duvida um cenário muito triste!
Perguntamos nós o que podemos fazer??? Se os nossos politicos ,estão mais preocupados em ter dinheiro para realizar eventos, como o Festival Musicas do Mundo e construir a Futura cidade desportiva,e já agora na zona onde vão construir o novo projecto desportivo deveriam pensar bem, porque o cheiro que por vezes está nessa local tem dias que até arde nos olhos ...Por favor meus senhores estão a destruir Sines com a poluição e ninguém faz nada!!!!

Anónimo disse...

Mas afinal, estão a falar do quê??
Poluição em Sines, desculpem-me, mas só podem estar gaseados, isso não existe por cá, ficou provado pelo GISA.
Se porventura viesse a aparecer algum caso relacionado com isso, o Sr. Manuel resolvia-o em cerca de meia hora.
Qual Sr. Manuel presidente, qual carapuça, estou a falar do Sr. Manuel coveiro.

Anónimo disse...

Proponho uma petição, intentar uma acção popular, uma queixa no tribunal europeu, algo que sabe os nossos filhos, e de preferência que mande os fariseu para a sua terra. A propósito conhecem algum director, ou responsável das grandes empresas que tenha casa em sines. nã