sexta-feira, 24 de outubro de 2008

da série: " é fartar vilanagem "

Aos 50 anos de idade, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado. A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.

Tal decorre da categoria com que foi aposentado – técnico superior de 1ª classe - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.
A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pede esforços para evitar a ruptura da Segurança Social.
O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro.
Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.
Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4.000 euros mensais. Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher era secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa. A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros - a partir do mês em que se inicia a reforma.
Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.

Em Setembro de 2002 foi publicada na II Série do Diário da República a aposentação do Exmº. Senhor Juiz Desembargador Dr. José Manuel Branquinho de Oliveira Lobo, a quem foi atribuído o número de pensionista 438.881.
De facto, no dia 1 de Abril de 2002 o Dr. Branquinho Lobo havia sido sujeito a uma “Junta Médica” que, por força de uma doença do foro psiquiátrico, considerou a sua incapacidade para estar ao serviço do Estado, o que foi determinante para a sua passagem à aposentação.
O Dr. Branquinho Lobo passou a auferir uma pensão de aposentação no montante
de € 5.320,00.
Contudo, por resolução proferida no dia 30 de Julho de 2004, o Conselho de Ministros do Governo do Dr. Pedro Santana Lopes nomeou o Dr. Branquinho Lobo como Director Nacional da Polícia de Segurança Pública.
Nessa altura, o Dr. Branquinho Lobo acumulou a sua pensão de aposentação por incapacidade com o vencimento de Director Nacional da P.S.P.

3 comentários:

Anónimo disse...

Tens 100% de razão é um gozo com os portugueses, mas já agora só uma pergunta, os amigos do povo 8PCP)por acaso prescindiram de alguma pensão?
Pena tenho eu de não ser deputado ou verador,os vereadores na CMS de SINES já todos declaram não querer receber nada,tudo o que tiverem a receber será entregue ao partido .
ahahaha vocês acreditam nos glutões?

Com isto não quer dizer que esteja de acordo com este roubo, mas que é um roubo lá isso é

Anónimo disse...

Vasquinho, Vasquinho...nos meus tempos de Lisboa....era tratado pelo sr. engº Vasco Franco...afinal só tem o 9º ano!!! Não me digam que o homem também andou na Independente! Este é apenas um dos muitos ditos socialistas e democratas que soube orientar a vidinha à custa da politica e da famosa democracia vinda a partir do 25A. Mas há muitos mais...

Anónimo disse...

Este post, detão atrasado e rebuscado, faz-me lembrar um outro de uns sujeitinhos da nossa praça nacional que, sempre que há eleições, levantam de novo o véu. Falo do caso Camarate que será falado de novo no ano que vem porque haverá eleições. E já começo, veja-se o Livro recente do Freitas do Amaral.
Agora, vindo de um "xuxialistta" qual o objectivo de levanmtar esta questão do Vasco Franco novamente?
É que este "escrito tem pelo menos, para não exagerar uns 5 anos!