quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Da Série: "Recordar é viver"

A próposito da candidatura ao Programa Integrado de Qualificação Urbana da Cidade de Vila Nova de Santo André, o Diário do Alentejo, recuperou uma celébre frase:

"Como chegou a dizer o primeiro director do GAS, António Martins, "não se fazem portos em Portugal desde o tempo de D. Luís. Não se fazem novas cidades em Portugal desde o tempo de El-Rei D. Sancho. Pois estamos a tentar fazer uma e outra coisa".
Também não se roubava (expropriados) tanto o Povo desde o tempo das Invasões Francesas, digo eu.

33 comentários:

Anónimo disse...

Apoiado. Sempre quero ver o que o Proença vai fazer em Santo André. Se calhar é mais uma promessa para a lista interminável que já soma tantas folhas que ainda dá em best seller. Mais vale um dedo de Manuel Coelho do que um Proença inteiro e eu nem sou comunista.

Anónimo disse...

E daí?

Anónimo disse...

Não entendo porque santo andré não se torna independente pou então sede de concelho, há muito que ultrapassou santiago e talvez sines

Anónimo disse...

Estou desconfiada que santiago no futuro não vai ter condições para gerir todo o concelho e que o melhor é parti-lo em dois ou três. Stº André é uma dessas partes. Aliás este país ficava muito mais fácil de gerir com pequenos concelhos do que alguns que são grandes e não se consegue governar tudo como deve ser.

Anónimo disse...

Independente porquÊ? Para quê?
Quem ganharia com isso?
Melhor, quem seriam os perdedores?
Fala-se em independência sem se saber exactamento o que isso é, assim como se fala em elevar vilas a cidades apenas porque se pensa ser mais importante a elevação.
Santiago é um concelho com duas cidades e uma vila. Acho que está bem valorizado desse ponto de vista. De outros pontos, ainda faltas mtas coisas que com o tempo, vamos conseguir...

Anónimo disse...

Perfeitamente de acordo com a independencia de santo andré. Quanto mais depressa melhor.

Anónimo disse...

Ó seu anónimo da treta! De acordo porquê? Queres ser presidente da CÂmara?! Já temos muitos a mamar!

Anónimo disse...

Se o pessoal todo de santo andré começar a pensar nisso a sério eles vão mesmo para a frente não tenham duvidas nenhumas disso. Penso que até era bom para a região em si.

Anónimo disse...

Santiago é um meio rural, parado nos anos 60, numa sociedade quase feudal, reverencial aos senhores da terra. Santo André intepreta o progresso global. No lite aceitaria que Sines e Santo André fossem do mesmo concelho, pois tem muito mais afinidades. Santiago é hoje quase patético neste eixo de desenvolvimento, com as suas feiras agricolas, e a malta de bota caneleiro e camisa de flanela.

Rui Lopes, Santo André

Anónimo disse...

As populações deviam consultadas sobre isso porque uma decisão dessas tem que passar pela população. Mas é provavel que mais cedo ou mais tarde se comece a desenhar um movimento de opinião que pode ser o início de uma estrutura mais ou menos organizada que inicie um processo de desvinculação de Santiago Cacém. Bem que a câmara vai tentando fazer alguma coisa lá mas o concelho é tão grande que a ânsia de mostrar serviço em Santo André é sobretudo pelo número de votos do que propriamente pela qualidade de vida dos habitantes.

Anónimo disse...

ó dr rui lopes, vá "bugiar" com essas ideias com mais de 40 anos...
Se não fossem os homens da bota de caneleira, v. ex.ª comia palha!
Há muitos, muitos anos ouvi alguma gente, principalmente algus compatriotas oriundos das ex- colónias falar na dita independência mas, imaginemos que vamos alinhar por aí..
Forme lá o movimento e arranje lá gente para o dinamizar...
Caia na real homem...As comissões de utentes dos serviços publicos veem-se e desejam-se para arranjarem colaboradores. Explique lá como é que vai arranjar dinamizadores para tal feito... "amandar" bitaites, tb eu...

Anónimo disse...

O tipo de luta das comissões de utentes não tem qualquer semelhança com um qualquer movimento de autonomia administrativa. Que de resto pode integrar quase todas as forças vivas de Santo André que não se revejam na forma como a cidade é gerida pelo município. O problema destas coisas é haver um rosto credível, com capacidade para dar a cara, defender muito bem as suas convicções, as vantagens da autonomia e convencer as populações de modo a tê-las ao seu lado. Sem esse rosto e sem um lider, será dificil que isso aconteça.

Se não fossem os homens da bota caneleira nem palha havia para comer, caro forasteiro. Comiam apenas pizzas e latas de conserva.
Penso que o Dr Rui Lopes não caracteriza bem a actual realidade de Santiago. De facto Santiago já foi mais elitista e feudal do que actualmente. Esse quadro está hoje claramente desfeito.

Anónimo disse...

Sendo um procedimento administrativo, o rosto deverá ser o do presidente da junta, que deverá interpretar a vontade da população. Agora será essa a vontade da população? Já alguém questionou a população? Já fez parte de algum programa eleitoral?

Como os politicos tem agir amarrados ao politicamente correcto, infelizmente terá que ser a população a agir..

Libertem-se de Santiágua. Voces não t~em nada a ver com aquilo.

Anónimo disse...

...e ele a dar-lhe!
Arranje lá o tal líder e, depois queiman-no de trabalho porque tudo empurra para ele!
Qual a vantagem, insistoi, em dividir?
Estamos em tempo de fazer esforços para unir. Para dividir está o "goberno xuxialista"

Anónimo disse...

O que a realidade mostra é que aquela população em stº andré merecia ter mais qualidade de vida, mais equipamentos e melhores serviços públicos, espaços públicos melhor arranjados, etc, mas a cãmara gerida por executivo incompetente temos que reconhecer que não tem capacidade para mais.

Anónimo disse...

O que Santo André não ganhava se passasse para o concelho de Sines...

Anónimo disse...

o que Sines não ganharia se voltasse a pertencer ao concelho de Santiago!...
Perderia certamente a "petulância" e alguma arrogância de alguns dos seus cidadãos.
Santo André daria a Sines as gestes que esta não tem mas...Faz algum sentido este tipo de discussão?
Repito:
A hora é de UNIR, não de dividir.
Para retalhar a sociedade já temos o xuxialista xócrates!

Anónimo disse...

Ganhavamos todos se Santo André viesse para Sines. Ganhava Santo André, ganhava Sines e ganhava Santiago. Deviam pensar nisso porque era melhor para todos.

Anónimo disse...

Sines pertencer a Santiago? por favor. alguém que nos diga o que sines ganhou enquanto não foi independente.
Tínhamos uma vantagem, em vez da capital da world music, ouviamos o josé malhoa. Não sejam ridiculos, desde os anos 60 que sines passou santiago em todos os aspectos possíveis. Sines é uma sociedade moderna, santiago é um meio rural, retrógado e há procura do seu futuro.

Anónimo disse...

Sines pertencer a Santiago? por favor. alguém que nos diga o que sines ganhou enquanto não foi independente.
Tínhamos uma vantagem, em vez da capital da world music, ouviamos o josé malhoa. Não sejam ridiculos, desde os anos 60 que sines passou santiago em todos os aspectos possíveis. Sines é uma sociedade moderna, santiago é um meio rural, retrógado e há procura do seu futuro.

Anónimo disse...

Quem defende que Sines deve regressar ao concelho de Santiago ou está doente ou perdeu a noção do ridiculo! Até admito que possa ser positivo para Sines caso um dia a cidade de Santo André se desvincule de Santiago e seja transferida para Sines. Pode ser que seja positivo em alguns aspectos. Em todo o caso Sines tem vindo, aos poucos, a reencontrar-se com as suas raizes e a sua identidade. Esse é um bom caminho (com um percurso ainda longo) para ajudar a tirar de Sines a imagem da industrialização descontrolada, excessiva, porque é preciso equilibrar mais estas coisas da economia levantando mais a questão do turismo, qualidade de vida, ambiente, ecologia, etc. Sines não pode continuar colada apenas à imagem do progresso industrial, etc. Tem que equilibrar-se. Por isso deve apostar mais no reencontro com a sua identidade e as suas raízes.

Anónimo disse...

santo andré seria bem vinda ao concelho de sines, tenho a certeza que sim.

Anónimo disse...

Desenganem-se porque se as pessoas quisessem mudar de concelho já tinha havido manifestações ou alguns sinais disso e que eu saiba não se passa nada.

Anónimo disse...

mas que grande parolo provinciano esse tal anónimo que diz que Sines é desenvolvido contrapondo Santiago.
Esta é a imagem típica do atrazo em que Portugal está mergulhado desde a era dos Filipes.
O Povinho em guerrilha uns contra os outros da mesma igualha e idolatrando quem os explora e ROUBA!
Tenha juizo, escolha outro tipo de discussão.
Eu já sabia que havia um tipo de bairrismos doentio. Este é o caso. Doete estás tu, trata-te .

Anónimo disse...

Deves ter um empregozeco numa das poluidoras de sines que te dá para ires comendo todos os dias porque se não fosse isso se calhar já tinhas imigrado. Deves ser do tipo quanto mais empresas melhor e que se lixe a poluição que o que interessa é o dinheiro que elas deixam no concelho. Esqueces-te é que os teus filhos e os teus netos um dia vão pagar a factura e ela não vai ser pequena.

Anónimo disse...

este post entrou na fase da parvoíce.
De facto alguns sinienses de gema são intratáveis.
O que é que essa gente é mais do que os outros? que totós!

Anónimo disse...

OK. Façamos ao contrário, tirando a questão da mentalidade mais aberta, o cosmopolitismo, o progresso, Santiago equipara-se a Sines.

Anónimo disse...

Mentalidade mais aberta?
Não me façam rir de desgosto!
Essa malta que tu chamas cosmopolita o que mais lhe falta é mentalidade progressista. Quanto mais aberta!
Veves onde meu? Manhatan? ou no china town?

Anónimo disse...

Realmente é pena este tipo de discussões.
Em minh opinião o que se deveria fazer era uma mini região e não andar com Santo André para a frente e para trás.
Enquanto não se remar para o mesmo esta região não vai sair do marasmo onde está, com eventos e acontecimentos esporádicos e espontaneos, sem uma politica social, económica e cultural estruturada, onde a oferta é feita a pensar em qualquer outra coisa que não a pujança da região.
É por demais evidente que certas áreas e acções tem de ser pensadas em conjunto,e não numa estratégia de quintinhas e pequenos poderes.
Daqui deveria partir a reflexão.
Sobre o facto de Santo André ser autónomo é algo quase rídiculo...não vejo as vantagens...será que querem que seja um Kosovo Alentejano.
E ao Rui Lopes sobre os seus comentários das botas e mais não sei o quê...apenas lhe posso dizer que não deve ir a Santiago desde antes do 25 de Abril!
Não é que esteja grande coisa,mas botas e camisas de flanel e senhores da terra não vejo lá nada!

Anónimo disse...

O sr.António Martins (lembram-se dele....do tunel do metro do Terreiro do paço ou da ponte de entre os rios?) devria ter uma estátua à entrada de Sines e todos os dias os sineenses deveriam ir lá e gastar uma boa meia hora de insultos e fruta podre!
Sempre funcionaria como um anti stress, algo para podermos descarregar.
Tanta coisa expropriada e depois abandonada e estragada.
Tanto porcaria e poluição.
Tanto despedício.
Parece que algumas coisas estão a ser devolvidas...ainda bem!

Anónimo disse...

São duas sociedades completamente diferentes, entre Sines e Santiago. Tenho amigos em Santiago que só não mudam para Sines por razões ambientais e qualidade do ar porque não gostam da cidade de Santiago em termos de sociedade, convivio, etc.
Acho que Sines tem mais calor humano.

Anónimo disse...

o comentador "de cá" meteu o dedo mesmo no centro da ferida. Enquanto esta região continuar a ser pensada individualmente, concelho a concelho, com as respctivas disputas politicas pelo controle da AMLA, não vamos a lado nenhum. No dia em quem tivermos autarcas responsáveis, que não governem para os partidos nem para a sua reeleição, e se centrarem apenas no objectivo de desenvolver a região, tudo mudará de figura. Esta região tem que ser pensada como um todo. Há projectos que podem e devem ser transversais a todos os concelhos.
Não faz sentido ter concelhos de costas voltadas porque uns são socialistas e outros comunistas. Esta gentalha que está à frente dos partidos da região são os piores inimigos do litoral alentejano através das suas disputadas partidárias, de protagonismos ridiculos, das tentativas de controle da AMLA, da REGI, etc, etc. É tempo de os habitantes irem abrindo os olhos para esta realidade porque muitos destes autarcas apenas querem perpectuar-se no poder, protagonismo, mostrar serviço aos partidos e estão a prestar um mau serviço à região.

Anónimo disse...

e este a dar-lhe...que totó!
Esta gente não se vê ao espelho?
Este degladear de argumentos entre sines e santiago é inqualificável