terça-feira, 8 de julho de 2008

Sim, sou Socialista

O último artigo de opinião de minha autoria, publicado no Notícias de Sines, com o título “ Penso, logo insisto”, gerou um movimento de críticas que conseguiu surpreender-me, pela quantidade.
Entre críticas várias, observações, sugestões e ofensas, não consegui descortinar, quem não concorda com a minha opinião, de quem apenas viu mais uma boa oportunidade de desancar no cronista e quem reunia as duas condições. Muito mais fácil é entender quem percebeu a mensagem e quem lhe passou ao lado.
Não me preocupa os que entendendo não concordaram, inquieta-me sim os que não perceberam, ou não estavam predispostos a tal ou porque não tive capacidade suficiente para transmitir o que pensava.
Assim, a necessidade de me explicar resulta unicamente do facto de deixar claro aquilo que não consegui fazer na crónica anterior.

1. Desde muito novo que identifiquei a minha forma de pensar, e mais importante agir, como sendo de esquerda. Mais tarde com os conhecimentos que adquirimos e aqueles que a vida nos oferece nunca tive dúvidas que o meu entendimento da sociedade e do seu desenvolvimento enquadrava-se na ideologia do Partido Socialista. Assim foi, e assim continua a ser.
2. Entendo que são as ideias e não as pessoas que os servem que são importantes. Quantos nobres ideais foram utilizados para praticar as maiores atrocidades? Não acredito no poder pelo poder, menos ainda na eternização de poder e a ausência de alternância no poder significa que algo está errado, com o poder, com a oposição ou com ambos;
3. Gostaria que o Partido Socialista de Sines ganhasse as eleições autárquicas, desde que represente uma evolução para o Concelho e a sua população. Como sempre disse primeiro sou de Sines e só depois Socialista;
4. Por muito que me custe, - e é muito acreditem -, o Partido Socialista de Sines continua por demonstrar qual a mais valia que pode significar para a nossa Terra. Limitar-se a criticar apenas a CDU é nivelar por baixo. É necessário um projecto para a cidade, uma ideia de desenvolvimento, que diferencie. Escolham-nos a nós, por somos menos maus, não é um bom slogan;
5. Pedir que o PS seja em Sines um partido actuante e dinâmico, que aproveite o facto de ter maioria nos destino da nação para ascender ao centro de decisão e resolver ou ajudar a resolver questões do nosso Concelho, será ser menos socialista?;
6. Defender a sociabilidade dos Bairros, criar um Parque da Cidade que permita o encontro da cidade, desenvolver uma nova politica de gestão dos solos, “pôr Sines na rua” não apenas nas “Tasquinhas” e FMM, atrair e manter os mais jovens em Sines, promover o desenvolvimento da sociedade civil e de massa critica, em suma preservar a entidade histórico-sócio-cultural de Sines, assegurar a modernidade sem desprezar a tradição, é aquilo que entendo como fundamental para Sines progredir enquanto Cidade, respeitando o passado e contribuindo para o enriquecimento social e cultural dos seus cidadãos. Se for o Partido Socialista a discutir e desenvolver estas ideias de cidade tanto melhor, senão paciência. Dizê-lo publicamente tornar-me-á menos Socialista, que aqueles que esperam mais do partido, do que estão dispostos a dar e a sua opinião e intervenção cívica são um enorme deserto? Não creio, e se assim for, não sou eu que estou errado, mas o partido socialista.

Não sou socialista por teimosia ou qualquer interesse obscuro, mas por convicção ideológica, daí que me assista o direito de ao abrigo de princípios como a liberdade e a democracia, por que tantos lutaram, e muitos infelizmente, tem que continuar a defender, dizer aquilo que penso seja ou não de acordo com o pensamento socialista vigente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bem prega Frei Tomáz...Blá, blá, blá!
Tadinho do Kalimero!
Os xuxialistas resmungaram com o menino, foi?

Anónimo disse...

Só por este grande senhor Braz dar a cara e ainda por cima aprovar posts que o beliscam, de anónimos, tem a minha admiração e se fosse candidato votava nele porque tudo o que aqui escreve estou totalmente de acordo.

Anónimo disse...

não é o único. repleto de lucidez e coragem, falta gente assim na politica, nomeadamente local. Em relação ao voto, votei nele não no PS e voltarei a fazê-lo, pois em nada desiludiu, como continua a demonstrar.

Um abraço,

luis campos, sines
bi 9134563

Anónimo disse...

Graças a pessoas como o autor deste blogue é que o socialismo sobreviverá. sou frequentadora deste blogue, e cada vez mais assídua-