quinta-feira, 10 de julho de 2008

Ainda as Tasquinhas

As Tasquinhas significa um inegável sucesso social e turístico para Sines, pelo convívio e (re)descoberta de novos sabores e fruição de um espaço fabuloso, e espero, apesar da crise, que económico para os participantes.
É inquestionável que a sua localização - Edifício Docapesca - e modelo anterior estava esgotado. A presente edição é, em minha opinião, a melhor organizada e participada, sendo que este evento - uma referência na região -, apresenta ainda um enorme potencial de crescimento quantitativo e qualitativo. Do mesmo modo, que o seria na localização que sugeri.
Em relação à Avenida Vasco da Gama, sempre defendi que esta têm que ser “parte” permanente, e não apenas ocasionalmente, da Cidade.
À semelhança da maior parte das cidades europeias e mundiais cuja frente de mar é uma zona nobre por excelência da Cidade, e ao contrário de outras opiniões não vejo a falésia como uma barreira geográfica, mas uma oportunidade de valorização da nova centralidade. Do mesmo modo que entendo que o desenvolvimento da Avenida Vasco da Gama será um complemento e não um factor de esvaziamento da zona histórica, assim a sua ligação seja bem estruturada (acessos pedonais, rodoviários, sinalização, etc).

Sou apologista do encerramento definitivo ao trânsito na Avenida Vasco da Gama - assegurando a existência de corredores de segurança -, entre a Docapesca e o Pontal, devolvendo aos Sineenses a sua aproximação ao Mar, berço da sua criação.
A sugestão de uma localização diferente da actual para as Tasquinhas, trata-se de um contributo para a discussão de ideias do mesmo modo que gostaria de ver discutida a recriação original do Pontal, com a criação de um túnel, com passagem aérea, área pedonal na crista da falésia, passagem aérea de ligação ao miradouro no Pontal, cobertura dos molhes da Ribeira e Marina com vegetação autóctone e a ligação Avenida Vasco da Gama - Cidade através de tapetes/escadas rolantes em vez de elevadores ou teleféricos e um jardim público entre a Marina e o clube Náutico.
Entendo que estas são ideias legitimas, naturalmente discutíveis, e que têm apenas a pretensão de contribuir para que Sines seja uma Cidade para vez melhor, para quem vive e visita.

2 comentários:

Anónimo disse...

Decisões e mexidas tão importantes e com incidências de vulto na vidas das populações requerem debates alargados, participados e que quem decide depois saiba acolher todos os contributos válidos. É assim que devia ser sempre. Sines ainda assim, está bem melhor do que outros concelhos geridos pelo PS, pela CDU, etc, porque já existiram iniciativas onde se procuraram contributos e a participação da sociedade civil.

Anónimo disse...

Também sou apologista do encerramento da marginal mas com alguma coisa facilidade de acessos tanto automóvel como pedonal, estacionamentos e etc, tudo o que envolve o mesmo, género marina de portimão, de lagos, há tantos bons exemplos... é só haver vontade e tempo(€)