segunda-feira, 16 de junho de 2008

Central Termoeléctrica de Sines

Central de Sines da EDP está entre as mais poluidoras da União Europeia.

A central a carvão da EDP é a décima-segunda maior emissora de dióxido de enxofre (SO2) e ocupa a mesma posição na libertação de óxido de azoto (NOx) entre os vinte e sete. Os números são de investigadores ingleses para a organização não-governamental sueca "Stop the Acid Rain" ("Parem com a Chuva Ácida") e fazem parte da avaliação aos 100 maiores emissores europeus dos gases mais importantes para produção das chuvas ácidas, todos eles centrais a carvão ou a fuel. Já se sabia que a central de Sines estava entre as 30 unidades com maior contributo para o efeito de estufa, através da produção de CO2. Agora, o "ranking" fica completo. Mais do que acusar , o objectivo da ONG é mostrar que, tendo os dois gases efeitos sobre a saúde e o meio ambiente - as centrais são também emissoras de dióxido de carbono - a aplicação das tecnologias mais avançadas podia não só baixar drasticamente as emissões, como os ganhos daí derivados para a saúde excederiam largamente os custos dos novos equipamentos.
Os investigadores afirmam que, com tecnologias mais avançadas, é possível reduzir as emissões de SO2 e NOx em aproximadamente 3,4 e 1,1 milhões de toneladas, respectivamente, o que baixaria as emissões europeias em 40 por cento (SO2) e 10 por cento (NOx). Quanto aos custos e benefícios, estimam que os ganhos para a saúde seriam, em média, 3,4 vezes superiores aos custos.
A central de Sines, caso instalasse as referidas tecnologias registaria benefícios para a saúde 2,14 vezes superiores aos custos inerentes à operação. As 100 centrais mais poluentes da Europa correspondem a 40 por cento da produção eléctrica instalada, mas o seu impacto ambiental é superior: são responsáveis por 51 por cento das emissões de dióxido de enxofre e 44 por cento das de óxido de azoto. Os especialistas sublinham que a dimensão dos ganhos está calculada por defeito, por terem utilizado o patamar inferior das tabelas internacionais de cálculo do "valor" da vida. Se tivessem sido usados os valores mais altos, os resultados seriam quatro vezes superiores ao obtido, defendem."

In Suplemento Economia do Jornal Público, 06.06.2008


ver sobre o mesmo tema, texto do autor publicado em 15 de Maio de 2004, na extinta revista Grande Reportagem

10 comentários:

Anónimo disse...

Há mais de 25 anos, a termoeléctrica era vista como uma das mais valias para Sines e para o país.
Desde janeiro passado, pelas políticas "engendradas" por sócrates e bem executadas por mexia que ora é do psd, ora é xuxualista, trataram de por esta unidade dependente duma taxa de carbono para favorecerem o lobby do gás que em termos económicos não é mais barato nem menos dependente do que o carvão.
É estranho que de repente, vários cidadãos sinienses começaram a escrever e a falar da termoeléctrica como uma grande central poluidora. Claro que é!
Quando escrevem, será que sabem como se faz a segurança da rede eléctrica? Ou será quando se levantam de noite para fazer o xixi, pensam que ao acender a luz essa luz tem que vir de algum sítio com segurança?! Ah!...
É pena que há 25 anos os escribas nãop aparecessem para dar a opinião negativa desta unidade ou mesmo das outras unidades ao lado que produzem toneladas de co2 e so2.
Qual o objectivo?!

Anónimo disse...

dizem que desde um acidente que destruiu um dos tapetes de transporte de carvão, a central está a trabalhar a fuelóleo. A propósito a copa das arvóres junto à Repsol, estão completamente secas deve-se a doença das árvores ou ao resultado de produtos na atmosfera.

Anónimo disse...

A CMS andou a receber uma pequena fortuna anual da EDP, chamada fundo térmico, chegou a ser quase 400 mil euros anos, agora vem hipocritamente reclamar que não tem dinheiro para o GISA (projecto para medir os efeitos da poluição atmosféricos na saúde da população). Segundo sei o fundo térmico está a acabar, de acordo com a legislação, é natural que agora a autarquia tenha que encontrar outra forma de sacar dinheiro da EDP, mas não será para melhorar a população, mas para pagar a despesa dos "fabulosos" equipamentos e despesas com pessoal.

Anónimo disse...

É só anónimos!

Anónimo disse...

...é só anónimos de facto!
Isto mostra a qualidade da democracia que temos em que as pessoas têm medo de dar a cara. Futebolesmente falando, é tudo ao molho.
Mas gostava de saber o que é que tem a ver o dinheiro que a CMS recebe da EDP com a notícia da poluição...Um anónimo que quer dizer tátá mas tem a lingua curta.
Um outro anónimo diz o que ouviu e que a ignorância lhe deixa perceber.
Este tipo de Centrais eléctricas no seu arranque consomem fuelóleo.Quanto à doença dos pinheiros, é verdade que há por aí uma doença grave destas árvores mas, também é verdade que as chuvas ácidas são provocadas pela queima de hidrocarbonetos que, a baixas temperaturas os seus gases se transformam em ácido sulfúrico.
Todas as grandes indústrias de Sines provocam chuvas ácidas e, possivelmente, a Termoeléctrica é a que menos contribui...OK?

Anónimo disse...

enquanto houve dinheiro, não se falou de poluição da edp. Agora ou a edp apoia ppor ex. o fmm, ou vamos assistir a um desfile de pressões sobre a poluição da edp.

Anónimo disse...

mas o curioso é que, PUBLICAMENTE, os preocupados com a poluição da EDP, são alguns sectores políticos que não os camarários. Mas afinal, onde estavam V. Exªas há 25 anos atrás? Ofuscados com os negócios da Petrogal, gabinete da Área de Sines ou Companhia Nacional de Petroquímica?
É que eu também sou contra a poluição em geral e contra TODOS os poluidores.
Atacam apenas a EDP porquê? Será porque ó seu gestor é comunista ou porque se ele se autopromoveu em mais de 100% do seu vencimento?

Anónimo disse...

loooooooooooooooooooool
isto mete um bocado piada... Realmente quem não sabe sobre a matéria especula bastante, parte por culpa dos media, mas enfim... tirando algumas duvidas... sabiam que a central de Sines uma algas para absorver parte do CO2 emitido? e que os valores referidos no post não correspondem bem à realidade. exemplo, uma central termoélectria nos nossos vizinhos tem quatro grupos de produção tal como a central de sines. no entanto chamam a cada grupo uma central. ou seja os valores emitidos estão sempre na zona verde, mas na realidade emitem 4x mais... o problema é q os valores falados normalemte vêm toneladas e não em TON per-capita isso sim fazia sentido... A central de Sines é uma mais valia para Portugal e se os verdinhos acham que não então vivam sem electricidade ou experimentem fazer um país so com eólicas para ver como vivem... Há coisas que deviam ser desmitificadas, as pessoas não podem perceber pq nao aprenderam, mas se lhes explicassem td ficaria mais claro.

Anónimo disse...

concordo totalmente com o ultimo anónimo, menos num ponto... a termoelectrica de sines tem o projecto das algas a ser estudado mas ainda nao o tem em curso. O que eles implementaram á relativamente pouco tempo por causa das emissões foi o sistema de dessulfuração, na redução de emissões de CO2 e a implementação do sistema BOFA em conjunto com um sistema de Desnitrificação, que tem como objectivo a diminuição das emissões de NOx.
Estas medidas permitiram a esta central ser uma das mais "verdes da europa", tendo em conta que é uma termoelectrica, é obvio que a queima do carvão é sempre mto mais prejudicial do que a meior parte das novas energias, mas dentro do campo da queima do carvão, estamos a ver grandes melhorias nesta central. medidas que ainda vao melhorar tendo em conta este novo projecto das algas, em que as mesmas alimentam-se do CO2 + outros residuos, e só precisam de sol para se multiplicarem, sendo o organismo que mais rápido se multiplica no nosso planeta. e o que fazer com o excedente das algas perguntam vocês... estas vão ser utilizadas para ser produzido biodiesel, tendo uma grande vantagem comparando com outros biodieseis, é o unico tipo que pode ser utilizado como jetfuel, devido a não congelar a baixas temperaturas como os outros. espero que esta esplicação vos esclareça mais um pouco. Cumprimentos de EEE, Ualg

Anónimo disse...

A central de Sines defenitivamente contribui para o país positivamente porque passámos a produzir a nossa própria energia do que importá-la à Argélia. A central faz com que haja menos endividamento dos portugueses, pois um dos grandes problemas de Portugal é a energia.
Porém acho que Portugal já precissa de algo digno do séc. XXI como uma célula de hidrogénio capaz de produzir 100MW (1/10 da potência total máxima das centrais termoeléctricas) mas totalmente limpa e barata...