segunda-feira, 7 de abril de 2008

Violência escolar

A ministra da Educação já conhecia os dados sobre violência nas escolas revelados pelo PGR, nomeadamente que há alunos que levam armas para os estabelecimentos de ensino. «São dados que são compilados e reportados pelo próprio Ministério da Educação. E resolvidos também», explicou Maria de Lurdes Rodrigues. O ministério registou 140 casos em que houve violência praticada com armas nas escolas. Na opinião da ministra, «a maior parte dos casos são nas imediações da escola, não são no seu interior».

Depois do encontro que manteve com o presidente da República, Cavaco Silva, Pinto Monteiro disse que «há alunos levam pistolas de 6,35 e 9 mm para as escolas... para não falar de facas, que essas são às centenas».«Quando não são os pais que dizem aos filhos para levarem a sua pistola para a escola para se defenderem», contou o Procurador, preocupado com a «impunidade» que se vive nas escolas e no país. Entretanto, Pinto Monteiro apelou aos conselhos executivos das escolas e aos professores para que denunciem todos os casos de agressões praticadas dentro dos estabelecimentos de ensino, actos que configuram um crime público.
Portugal é assim, num dia deitamo-nos e "apenas existiram 140 casos" que o Ministério conhece e que resolve, até porque parte deles são fora da Escola e como tal para o Ministério da Educação estão resolvidos. Quando acordamos no outro dia estamos perante pistolas de 6,35 e 9 mm e centenas de facas. Algures entre a sonsa sonegação de informação da Ministra e o alarmismo do PGR esconde-se a realidade, que todos esperamos que nunca bata à nossa porta.

Sem comentários: