sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Manuel Alegre

Manuel Alegre afirma que não se revê neste PS. E isto é notícia de 1ª página?

"Ou, como dizia o general (Garcia Leandro), as pessoas hoje estão nos partidos mais para resolverem os seus problemas pessoais do que por ideologia?"

"sei que as pessoas desconfiam hoje dos partidos e a tendência é mais para movimentos de cidadãos"

"aquilo a que se pode chamar o aparelho partidário, que são as estruturas, os que estão à frente da direcção nacional, das direcções intermédias, das federações, nas autarquias. Isso é um muro perfeitamente impenetrável. O PS ainda se move por alguma ideologia?"

São estas algumas das afirmações, que um dos símbolos do partido socialista português e candidato presidencial que valeu mais de 1 milhão e cem mil votos coloca hoje em entrevista ao jornal Público. O problema é tanto maior quanto a maioria dos militantes do PS não conhece o programa do governo, quanto mais a ideologia socialista, vive-se no imediatismo do interesse pessoal. Estranho é só agora as elites partidárias terem acordado.

13 comentários:

Redof etiaV disse...

Bom a paciencia começa a faltar, afinal vc não era do PS?
Pode explicar aqui aos seus leitores o que se passou para ficarmos todos a saber?
Tanta raiva porquê?
Prometeram-lhe alguma coisa que nao lhe deram?
"vive-se no imediatismo do interesse pessoal." Esta carapuça é para quem?
Quem tem telhados de vidro não deve de atirar pedras para o ar.

Estação de Sines disse...

Ser socialista não é forçosamente ser do partido socialista português. Em relação ao que se passou é do conhecimento dos militantes de então e de que existe documentação, a qual como deve entender não devo ser eu a tornar pública.
Em relação a promessas segui um ensinamneto fundamental "vai para a política sem nada, deixa tudo o poderes dar e não tragas nada de volta". Felizmente quando cheguei à politica, não existia nada que esta me pudesse dar que não tivesse já alcançado pelos meios próprios.
Por fim em relação aos interesses pessoais, basta recordar um artigo já com algum tempo, que publiquei no "notícias de Sines" em que chamo a atenção para um facto curioso: a elevadissíma percentagem de membros dos orgão autárquicos de Sines de TODOS os partidos que trabalham para a autarquia, empresas de capitais públicos ou exercem cargos de nomeação. Não lhe parece demasiada coincidência.

Estação de Sines disse...

"Por motivos que entenderão muitos dos factos que levaram a esta tomada de posição consciente e reflectida, não os tornarei públicos, para salvaguarda dos interesses do partido que empenhadamente representei e de algumas pessoas que continuando a representá-lo são digna do maior apreço."

Amigo Artur, recuperei uma parte da minha carta de demissão do PS, nela estão as razões da minha demissão e os motivos que pouco tempo depois levaram ao descalabro eleitoral autárquico. Lamento que o partido não a tenha divulgado pelo menos internamente. Se tiver acesso ao PS Sines, peça a referida carta e entenderá que não se sente raiva do que se gosta somente uma profunda desilusão.

Redof etiaV disse...

Pois é aqui é que está o busilius da questão "a elevadissíma percentagem de membros dos orgão autárquicos de Sines de TODOS os partidos que trabalham para a autarquia, empresas de capitais públicos ou exercem cargos de nomeação. Não lhe parece demasiada coincidência."
Nomeadamente .........cargos de nomeação.........penso eu de que....

Estação de Sines disse...

Artur, supondo que sejas de Sines, e conheças as pessoas ligadas à política local, vê na lista da AM, dos 25 eleitos quantos as suas actividades profissionais não estão directa ou indirectamente relacionadas com a política.
Na política e no caso em apreço no PS de Sines, existe gente boa, dedicada, com conhecimentos ideológicos em termos histórico-filosóficos que permitem fundamentar a sua opinião e lhes faculta uma visão estratégica, mas outros e são muitos, não veêm para lá do seu posto de trabalho e dos filhos. Enfim cada um tem o seu modo de estar na vida. Quando vi que estava em minoria e não sendo masoquista (não era possível alterar o status quo a partir de dentro) aceitei que era eu que estava a mais. Contudo os valores e princípios que me levaram ao PS, continuam a ser os mesmos que defendo para Sines e para Portugal, simplesmente no actual momento não coincidem. Talvez a ideologia tenha evoluido e eu não, quem sabe.

Anónimo disse...

meus amigos encerrem este assunto. eu e o braz fomos colegas de partido e de AM, antes dele ser vereador, desde o tempo do Guinote (que curiosamente tb saiu) que o partido não contava com um quadro tão bom no partido. precipitou-se na saída, pois tinha mts de nós com ele, podíamos não ter ganho sines, mas ganhavamos o partido para sines. entendo a que se refere como todos dessa altura, negociatas, decisões unânimes alteradas unilateralmente, reuniões às escondidas, houve de tudo com a chegada do ps ao poder e o cheirinho de cunha, com ele sairam mts, outros ficámos a vegetar. Enfim o futuro politico dele ainda está por escrever, assim ele entenda, para bem de sines, que volte rápido.

ass. L

Redof etiaV disse...

100% de acordo com ......"precipitou-se na saída, pois tinha mts de nós com ele, podíamos não ter ganho sines, mas ganhavamos o partido para sines....".

Mas estou desconfiado que anda muita gente à espera de um sinal do Manel, digo eu.

Anónimo disse...

Sou de Sines e amigo do braz, ele sabe que na minha opinião, e não só, se neste momento alguém em sines poderia ganhar ao Manuel Coelho seria ele, por isso não hostilizem o homem.
Ao contrário de grande parte dos politicos, nos anos que por lá andou deixou marca - escrita, feitos e principalmnete na memória de quam com ele trabalhou. Eu conheço a sua carta de demissão`. è um verdadeiro tratado politico do período que atravessava o PS local, não foi por caso que mais tarde nos seus artigos, que continua a ler com muito gosto - previu e errou por margem minima os resultados eleitorais.
Amigo Braz, um grande abraço, grande Blogue, Sines precisa e espera por ti.

Luis Martins

Estação de Sines disse...

Parece-me que existe aqui um equívoco, não se trata de opinar sobre a minha pessoa, mas somente sobre a minha opinião sobre o estado actual da política. De qualquer modo, amigo Luís, um grande abraço para ti, tenho saudades das lutas que travámos, e para o L. que tenho a certeza que sei de quam se trata. Pode dizer o teu nome que a democracia e a liberdade moram aqui.

Anónimo disse...

Voto em SINES e estou 100% de acordo, este dissidente do PS ( local) é o único que pode fazer frente ao Rabit .

Anónimo disse...

Sótrukes, concordo contigo, com PS ou independentes, neste deserto de idéias resta ele e muito pouco mais.

Xeiotruques

Anónimo disse...

não voto em sines, mas trabalho e vivo em sines, em muitos outros sitios o António Braz estaria ao serviço da comunidade que onde devem estar os melhores. Mas em Sines, infelizmente não é assim porque interesses mesquinhos e inveja movem-se subtilmente. Em relação às insinuações do Sr. Artur, que eu saiba o Braz já esteve nos BVS, GCS, deputado, vereador, agora é director de um infantário, sempre voluntariamnete e sem remuneração, não me parece que seja qualquer interesse que não o snetido de missão e serviço público que o mova. Força Braz. Visito o teu blogue todos os dias. Conta connosco, somos bem mais que imaginas.

Anónimo disse...

O autor deste blogue já demostrou entender melhor a realidade siniense, no espaço de poucas semanas, que os ridiculos comunicados do PSD e PS em vários anos de oposição. Agora concordo com o artur os politicos de algibeira desta terra onde vivo, mas não voto por opção - enquanto não surgirem candidatos como o autor deste blog, o Eng. Guinote, ou outro (quem?)- , ou querem tacho ou têm que pagar o tacho que já têm. Assistam a uma assembleia municipal chega a meter dó.

J. Raposo, Sineense por opção, lisboeta por nascimento