segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Creches em Sines

Exibiu ontem a Sic Noticias um documentário sobre as políticas de familia e natalidade na Alemanha e França. Enquanto, no pós 2ª Grande Guerra a Alemanha apostou no prolongamento da licença de maternidade a França alargou a rede escolar de 1ª infância e promoveu a existência de creches nas grandes empresas. Desde alguns anos a França mantêm uma taxa de natalidade superior à Alemanha. Uma das explicações de uma mãe Alemã revelou-se um contributo importante para a compreensão do que se passou: "Na Alemanha o facto de somente trabalharmos a parte da manhã, para ficarmos com os nossos filhos na parte da tarde, torna impossível termos uma carreira profissional".
Hoje por coincidência o "Noticias de Sines" aborda esta questão sobre outro prisma - em Sines a procura de vagas nas creches supera a oferta existente.
Com o incremento populacional esperado com o investimento industrial, este problema tende a agudizar-se. Em Sines existem 3 creches: "A Conchinha" (Segurança Social), "O Pintaínho" (Cáritas) e "O Capuchinho Vermelho" (Santa Casa da Misericórdia de Sines), todas a necessitar de novas instalações, apenas as privadas a anunciar o inicio de investimentos, nenhuma a prever o alargamento da oferta.
Se Sines pretende fixar e atrair população, nomeadamente jovens casais, esta é uma questão primordial, nunca mencionada nas preocupações que acarreta o previsto aumento populacional da Cidade.
Se a Segurança Social não pretende alargar a sua oferta, necessita bem mais que o actual Programa Pares para promover o alargamento da oferta por parte das instituições privadas.
Entretanto recorre-se a amas, familiares ou simplesmente trabalha-se em Sines e "vive-se" noutra localidade onde a familia tenha as adequadas respostas sociais.

Sem comentários: