Ouvi na íntegra o debate da Antena 1 entre os 5 candidatos à Presidência da Câmara Municipal de Sines e tratou-se de mais um espectáculo deplorante de Manuel Coelho.
Para começar tratou o Guinote por Vereador, quando este não o é, depois desmentiu Idalino ao dizer que não havia esgotos a sair para o mar, tendo sido imediatamente desmentido por todos os candidatos. Manuel Coelho, que insistentemente interrompeu o discurso dos outros candidatos, confidenciou ainda à moderadora que Guinote em 2005 o apoiou, quando tinha sido afinal em 2001, e que este lhe tinha dito que o apoiava porque caso o Idalino ganhasse sairia de Sines. Guinote indigando perante tal atitude de falta de carácter, chamou a Manuel Coelho aldrabão e disse que mentia com quantos dentes tinha. Outro pormenor interessante foi ver Francisco Pacheco a apontar criticas ao mandato de Manuel Coelho, quando há um ano o defenderia com a mesma convicção, mas ouvir o candidato da CDU a falar, sentimo-nos a recuar no tempo, como se tivéssemos entrado num romance cuja a acção decorre há algumas décadas atrás.
João Custódio falou das pequenas obras, que tão necessárias são para Sines e Idalino referiu a sua ideia de Sines como a cidade dos oceanos e garantiu que o novo Centro de Saúde está garantido pelo Estado e já previsto pelo PS Nacional que irá formar governo. Guinote esteve também ele bem, excepto na parte dos insultos a Manuel Coelho, falando principalmente do ambiente, do centro histórico e das rendas que as grandes empresas deverão pagar à Autarquia à semelhança do que a EDP sempre fez.
Francisco Pacheco concordou, mas na sua época virou-lhes as costas e não soube negociar.
Manuel Coelho para terminar falou na sua acção na criação de emprego no Concelho, dando a entender que seria ele o responsável pela vinda de novas plataformas industriais para Sines, eu pergunto se alguém acredita que é a Autarquia a responsável pela vinda desses investimentos.
Não vou esmiuçar mais porque entendo que apenas se falou de generalidades dado o pouco tempo de debate e, mesmo tendo a noção de que não referi alguns pontos importantes levantados por alguns candidatos, ficar-me-ei por aqui.
Apesar de tudo foi divertido e revelador do estado político em que Sines se encontra. A haver um vencedor a luta seria entre Idalino e João Custódio.
19 comentários:
Os meus parabéns ao GUINOTE
Muito bem dito ALDRABÃO e falta de CARÁCTER
FORÇA BE
FORÇA GUINOTE
Ó Dr coelho porque é que não vai fazer uma visita ao seu amigo LUIS BATISTA e canditatava-se a um lugar de utente na santa casa
Aos tres canditatos sineenses peço-lhes que não se deixem enganar por um troca casacas
Bruno, para além da cegueira habitual, descobrimos agora que tens problemas de audição. Faz um favor ao Braz, escreve um post de despedida.
Braz como é que tu um homem inteligemte,dizes que o Idalino foi vencedor? Nda disso só disse banalidades não tem um projecto de fundo,para mim foi a sua pior intervenção.Vá lá não defendas tanto a tua dama,sê um bocadinho mais imparcial,ficava-te melhor.
o batista é amigo do coelho e do idalino, portanto...
Neste debate, o habitual:
Dr. Coelho, um troca tintas, ideias megalómanas, impraticáveis em quatro anos...e tentando incendiar o debate...
Eng Idalino, muito mole, não é pão nem bolo...quer estar de bem com Deus e com o Diabo, não vai lá assim...
Eng Guinote, como todos o conhecem, sincero e acutilante, ou se gosta dele ou não se gosta, não há meio termo nem dúvidas...continua a defender as mudanças necessárias para Sines...
Vamos todos votar BE
Vamos todos mudar este modelo de gestão autárquica.
Vamos mudar SINES...para melhor...
SINES e os SINEENSES merecem melhor.
Viva a vila de SINES
Sim vila porque de cidade tem muito pouco
FORÇA BLOCO ESQUERDA
FORÇA GUINOTE
O candidato do PS mais uma vez mostrou no debate ter credibilidade política, defendendo as suas ideias sem ofender os antagonistas. As suas ideias enfrentam a realidade de Sines e são exequíveis.
cpc
Senhor Bruno ao ler este seu post, constatei que segundo a sua análise só um candidato esteve bem - O Sr. Idalino José, pessoa aliás por quem tenho grande estima, mas desculpe lá chamar Pré-histórico ao Sr. Francisco Pacheco, foi demais.
Até agora a grande vítima era o Manuel Coelho, agora passou também a ser o Pacheco, porque será?
Caro anónimo, das 11:23 PM, eu não disse que o grande vencedor foi o Idalino, disse que a par do João custódio tinham sido os que civilizadamente rebateram argumentos e apresentaram os seus. O que se passou é que foi um debate curto demais, que apenas tocou superficialmente alguns pontos, pelo que torna difícil qualquer avaliação. Quanto ao Xico Pacheco, quero que saiba que não há aqui qualquer estratégia da minha parte, apenas digo aquilo que sinto. Por muito respeito que possa ter pelo Sr. Francisco Pacheco, o seu tempo já passou, mas independentemente da derrota que possa vir a ter, o seu nome ficará gravado na história dos notáveis de Sines.
O tempo do Chico Pacheco já passou? Tomara todos os candidatos terem a experiência, os conhecimentos, a visão do que deve ser feito, a humildade e a sensatez deste grande homem. Se votarem em cada um dos outros, vão ver o que fazem, vão ver se fazem melhor. Será que alguém acredita nisso? Duvido! O Chico é o candidato que sabe quais as prioridades para Sines. Sim, porque tem de se começar pelo que é mais urgente fazer. O país está afundado numa grande crise, principalmente numa grande crise de valores. É o vale tudo para chegar ao poder, ou para tirar direitos aos mais desfavorecidos. Para depois darem aos bancos ou a quem não necessita. O país necessita principalmente de gente honesta e com valores. Já temos por aí muita gente a encher os seu próprios bolsos e estão-se "lixando" para os outros.
não se esqueçam que a grande divida que a camara tem deve-se muito ao chico pacheco.
Anónimo das 11:04 PM, para complementar o meu comentário, dir-lhe-ia que até o Sr. Francisco Pacheco tem noção de que o seu tempo já passou.
Não ouvi o debate, mas por aquilo que me disseram e aquilo que vejo no blog do BE já deu para perceber que o Guinote, como é costume, se descontrola com facilidade, perde o verniz e ofende. Isto é uma característica dele e não vai mudar nunca.
Querem um vereador trauliteiro? É só votarrem no BE.
Agora se quem votou no BE para as legislativas (informo já que não é o meu caso, porque não sou marxista-trotzkista)tiver discernimento para perceber que nestas eleições estão em causa os interesses locais e as pessoas mais adequadas para os defenderem, verá que não é o "independente" Guinote a melhor opção.
Não deixa de ser sintomática a colagem que o Guinote faz entre os resultados do BE para as legislativas e a projecção dos mesmos nas eleições de 11/10. Não são nem devem ser resultados iguais, não são favas contadas, nem é admissível que o independente Guinote trate os votantes BE como uma coutada fiel e obrigada a dar-lhe o voto. Teria de o merecer, e a última demonstração de que não o merece foi a falta de educação e de controlo mostrada no debate.
MPDAguiar
..."Teria de o merecer, e a última demonstração de que não o merece foi a falta de educação e de controlo mostrada no debate.
MPDAguiar"
Pois é, quem não se sente não é filho de boa gente, diz-se por aqui, na minha terra, SINES.
Se as pessoas não reagem a mentiras e a insinuações de mau caracter, são moles...são manobráveis...fáceis de serem levados pelos outros (parece que é o caso do seu candidato).
Não é o caso do Eng Guinote, reagiu e fê-lo bem. É neste Homem que eu voto, porque não anda por aí sorrindo a tudo o que mexe, como se fosse natural.
É de gente que mostra o que realmente é que eu confio.
Pois é!
Guinote dizia que nem um cartaz iria ter, agora ele é outdoors, cartazes, tudo o que tem direito.
Isto é a sua consistência e a sua palavra.
"Pois é, quem não se sente não é filho de boa gente, diz-se por aqui, na minha terra, SINES."
Quatro observações: 1) o ditado é português, não é exclusivo de Sines; 2) a sua terra é a mesma que a minha; 3) não lhe comuniquei quem é o "meu candidato", pelo que desconheço de quem está a falar; 4)não sei se o Guinote reagiu a mentiras ou a verdades, mas o que sei é que há formas de reagir que nos fazem perder a razão que eventualmente possamos ter.
A reacção do Guinote no debate, quer pelos termos usados quer pelo tom (isto pelo que me contaram, pois de facto não ouvi), demonstrou que os anos que passou na vida política ainda não lhe ensinaram a esgrimir argumentos e defender ideias sem ofender.Demonstrou em suma, que não está preparado nem tem maturidade para o lugar. De onde não há não se pode tirar.
MPDAguiar
ó Bruno lá estás tu a falar novamente do que não sabes. É que para além de ouvires mal, ainda tens a lata, de falares dos candidatos como se os conhecesses.
Assume-te de uma vez por todas! Faz um post a dizer que apoias o Idalino. Ninguém vai levar a mal que o faças. Ridiculo é fazeres um post sobre um debate, e não conseguires escrever uma linha, que relate uma ideia transmitida pelo candidato que apoias.
Eu pensava que não era preciso dizer mais vezes que o meu candidato é o Idalino. Quanto ao ter ouvido mal, diga-me lá o que é que escrevi que não se tenha passado assim? Já agora... É que como ouvi o debate enquanto almoçava com os phones nos ouvidos, posso ter feito confusão. Ou só diz isso para chatear? É capaz de ser isso... Quanto às ideias do meu candidato, elas estão no programa do PS, quem quiser que se informe, porque aquele debate, tal como eu disse não foi esclarecedor.
Enviar um comentário