Divulgação
As Comissões de Saúde do concelho de Santiago do Cacém, tiveram conhecimento do encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra, desde o dia 3 de Outubro de 2011.
São Francisco da Serra é uma pequena freguesia, no concelho de Santiago do Cacém com cerca de 900 habitantes. A Extensão de Saúde mais próxima desta freguesia é na sede de concelho. Uma distancia de mais de 15km e onde não existe transportes públicos. A maioria desta população é idosa, com baixos rendimentos e sem viatura própria.
O encerramento da Extensão de Saúde restringiu o acesso de todos os habitantes aos cuidados de saúde primários. O direito à Saúde está colocado em causa para esta população.
O encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra insere-se numa política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, de redução e/ou encerramento de serviços e de redução dos profissionais de saúde, onde as questões economicistas imperam, em detrimento da prestação dos cuidados de saúde à população. A política de saúde não pode estar sujeita a critérios cegos.
O Governo PSD/CDS tem a responsabilidade de assegurar a toda a população o acesso a cuidados de saúde com qualidade e eficiência. Cabe ao Governo PSD/CDS assegurar o direito à saúde, como está consagrado na Constituição da República, através do reforço do investimento público e assente numa política de proximidade, que dê resposta às necessidades da população.
As Comissões de Utentes do concelho de Santiago do Cacém, informam que estão contra a mais este encerramento.
2 comentários:
ainda vao fechar mais nao fica por aqui fiseram ouvidos mocos aos avisos do PCP e do BE e foram a fujir votar CDS PSD PS agora ja tem a paga cabresto enfiado nas orelhas e as palas nos olhos
Tenho seguido este e outros post's
neste "santo" blog.
Como deste de pequenino estou habituado a ouvir ( sou do tempo em que mais do que 2 era uma manifestação contra o governo), resolvi , se me deixarem, intervir.
Estou farto da lenga-lenga do governo (conotado com um partido ou coligação). Os governos são eleitos ( bem ou mal) mas não são do partido x ou y .
A questão de S. Francisco e outras terras devia de ser discutido a nível Nacional e se há problemas na saúde, todos sabem a "trapalhada" de jogadas dos partidos (todos) em querer muitas vezes fazerem substituir as suas competências em determinadas áreas que não são do seu pelouro ( poder local principalmente).
Todos sabem que depois de restabelecida a democracia, muitas vezes ninguém sabia quem mandava em quem.
Chegou a altura de acertar as competências ( infelizmente com a pressão da tal de troika).
Vai doer, mas alguma coisa deve ser feita.
Nota: eu não votei neste governo. Mas como isto ainda é uma democracia tenho que saber ouvir.
Enviar um comentário