terça-feira, 14 de setembro de 2010

Menos do mesmo


Hoje de manhã, apenas mais um dia, igual a tantos outros. Podem e com razão dizer que o fumo negro resulta queima de gases impedindo assim que estes vão para a atmosfera, podem alegar que a indústria é um mal necessário, podem insurgir-se com as criticas pois o desenvolvimento económico-social de Sines e da região é baseado no ciclo de exploração do petróleo. Podem efectivamente pensar e defender aquilo em que acreditam ou necessitam, mas não impeçam quem não concorda de revoltar-se com a indiferença dos responsáveis e o silêncio dos políticos.  

15 comentários:

Anónimo disse...

este post podia ser a continuidade de um outro denominado de sopa dos pobres e serviria de resposta a alguns comentários.

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 1:16, mas com uma diferença, isto passou-se na Repsol. E até agora só ouvi falar em verbas da Petrogal... A Repsol também é responsável socialmente???
Eu também sei que poderia ser na refinaria de sines, até acontece com alguma frequência...
Só que com 300 ou 600 mil euros de subsidios protocolados pode-se depois fazer de tudo um pouco!

Anónimo disse...

Quem tá mal, muda-se!

Anónimo disse...

"Quem tá mal, muda-se!"

Nem que seja para o cemitério, não é? É com alarvidades destas que as empresas contam para fazerem o que querem. Se fosse nos Estados Unidos haveria acções de indemnização de muitos milhões provado que fosse que as doenças cancerosas que já mataram aqui tanta gente tinham origem na poluição do ar, das águas, etc.
Até quando ficaremos de braços cruzados? Nós e quem tem responsabilidades políticas e administrativas e deve (deveria...) zelar pela saúde pública?
José das Dornas

Anónimo disse...

Quem tá mal, muda-se

Não merece comentário ve-se logo que é um atraso de vida,um inutíl há sociedade,um inconpetente,e um Maria amelia qualquer, tem menos valor que um burro.
quando veio o complexo para Sines eu já ca estava á muitos anos...

Anónimo disse...

Silêncio Dos Politicos.

Ou silêncio dos mentirosos Politicos, cada politico cada mentiroso basta ver por sines o bando de politicos mentirosos que já estão em sines.

Anónimo disse...

Fala-se no silêncio dos políticos... mas eu diria que também há,em Sines, o " silêncio dos inocentes"!Na verdade respiramos cheiros nauseabundos,somos "gaseados", humilhados, e estamos silenciosos!Porque o Sr Mexia e amigos dão uns trocados às colectividades, através do município?Não chega!Nda pode comprar a saude!As colectividades de nada servem se não tiverem "gente". Todos nós,que aqui vivemos, com ou sem dinheiro da Petrogal, devemos denunciar o que aqui se passa "é irrespirável" o ar de Sines!Não podemos continuar calados!

Anónimo disse...

A população está contente como mostrou nas últimas eleições. Votou massivamente nos amigos dos poluidores. Está tudo bem mais cancro menos cancro.
Não merecem melhor do que aquilo que lhes dão: poluição com fartura.

Anónimo disse...

a repsol para o braz é como o manuel coelho é sempre a levar porrada ainda a menos de uma semana havia fumo negro do outro lado da via rapida e eu não vi aqui nenhuma foto tambem estas a trabalhar nas obras da galp

Anónimo disse...

Pois é Brás, mas porque não fotografam as ruas de Sines cheias de lixo? E os vazadouros clandestinos? E os esgotos a céu aberto? E o pequeno ribeiro na Baixa de São Pedro que está cheio de óleos que provêm das oficinas ZIL 2? E cada vez menos arborização em Sines? E porque não fotografaram alguns empregados nas Tasquinhas ao fim da noite a despejarem garrafões de óleo de fritura nas sarjetas da avenida da praia (EU VI e nem quis acreditar!!)? E apenas 1 ou 2 contentores de lixo a servir a Ancorope? E o carvão acumulado no fundo do mar junto à PortSines? Não olhem só para a Repsol e para a Petrogal, Sines é sujo e poluido e as pessoas só se queixam e falam mal e nada fazem para preservarem esta terra injustamente mal tratada! Um abraço a todos os comentadores.

Anónimo disse...

Bom dia,

o pior é que não são só vocês de Sines que sofrem, nos aqui de Santiago muitas vezes levamos com mais porcaria do que vocês e ao fim e ao cabo o nosso municipio pouco benificia de subsidios, que diga-se a verdade não servem em nada para tapar os olhos as pessoas, beneficiamos sim em emprego,

cumprimentos

Anónimo disse...

Pois, falam, dizem mal, mas ainda são estas duas empresas que dinamizam a região, dado serem elas que vão dando emprego, directo e indirecto, ás pessoas! Se não fossem elas de que sobrevieriam? Do turismo? Realmente, seria muito bonito, viver no paraíso, mas não sejamos hipócritas!

Anónimo disse...

É certo que Sines está suja e tão suja que até o Exmo. Senhor Presidente teve que reconhecer isso mesmo no seu editorial do SINEENSE. É a primeira vez que o reconhece de forma clara. Emfim é melhor tarde do que nunca, no entanto nada tem sido feito para inverter a situação.
Quanto as flares das fábricas seria bom que antes de falarem saberem o que dizem ou seja tem que se saber que aqueles equipamentos não fazem fumo por fazer ou seja por vezes são razões de segurança que estão em causa.

Anónimo disse...

Só muito recentemente entrei em contacto directo com Sines (há cerca de uma semana que estou a trabalhar ai). Desde que soube que ia trabalhar aí (não residir) tentei recolher alguma informação sobre a vida por aí (só conhecia Sines de passagem,nas viagens para o concelho mais a Sul,Odemira). De facto pensei em ir para aí viver,mas depois de constatar os problemas a nível ambiental, fiquei completamente reticente. Se me mantiver a trabalhar em Sines, talvez vá para o Cercal,ou até mesmo para Grândola, porque todos estes problemas de saúde/ambientais, preocupam-me bastante.No entanto espero que tudo melhore com o decorrer do tempo.
Muitos parabéns pelo Blog

Anónimo disse...

Ao anónimo das 4:55 PM, Setembro 17, 2010 ...se decidir vir para aqui morar, tome atenção à dircção dos ventos predominantes...e escolha o local em função disso, senão vai apanhar com a poluição logo de manhãzinha ao abrir a janela...

Compre casa atrás do vento e não à frente.

Felicidades por aqui, no seu novo trabalho...Sines é boa hospitaleira e recebe bem os forasteiros...melhor que os seus próprios filhos...