SENHORES JORNALISTAS
A CDU está seriamente preocupada com a situação financeira da Câmara Municipal de Sines, que classificamos de pré-insolvência, isto é, caminhando de forma acelerada para o incumprimento das suas responsabilidades financeiras.
A conta de gerência de 2009 é exemplo bastante. Subida do endividamento global de 23 para 28,2 milhões de euros, mais 22,2% que em 2008, ultrapassando os limites legais dos endividamento de médio e longo prazo e líquido, com consequências graves no futuro próximo; crescimento das despesas correntes em mais 21%, mais 3,5 milhões de euros em relação a 2008; redução das receitas correntes em mais de dois milhões de euros; prejuízo do exercício de 2009 – resultados operacionais negativos de 3,494 milhões de euros. Um exercício financeiro desastroso que as eleições municipais de Outubro de 2009 ajudam a explicar.
Se pensávamos que os excessos de 2009 iriam ser drasticamente corrigidos em 2010 enganámo-nos. As finanças da Câmara Municipal parece terem entrado em roda livre e as rotinas do despesismo irresponsável são de tal ordem que a actual maioria politica que governa (?) o município parece incapaz de as suster.
O balancete financeiro de 31 de Março de 2010 é esclarecedor. A receita total arrecadada, sem empréstimos, foi de 4,340 milhões de euros. A despesa registada (corrente, passivos financeiros, aquisições de bens de capital e transferências pagas, aumento do endividamento de curto prazo) atingiu os 4,869 milhões de euros. Um défice de mais de meio milhão de euros no trimestre.
Que significa tudo isto?
Património abandonado e em degradação (mercado municipal, palácio Pidwell, edifício de Centro Recreativo Siniense, edifício da Caninha, estádio municipal, cemitério municipal, Salão do Povo e tantos outros); ambiente urbano deteriorado (arranjos exteriores por fazer na Quinta dos Passarinhos, no Alcarial, no bairro Soeiro Pereira Gomes, na Quinta do Meio, Courela da Cruz, descida da praia, corrimão da escadaria da praia ao abandono, praia das Bicas como caixote de lixo e outros); ruas e estradas com pavimentos degradados (Avenida Humberto Delgado, rua da Reforma Agrária, rua Poeta Aleixo, estrada de Porto Covo, do Vidigal e muitas outras); falta gravíssima de apoios ao movimento popular (colectividades e associações) com atrasos de muitos meses nos pagamentos dos subsídios mensais, pagamentos aos empresários locais atrasados, adiamento de novos investimentos, etc. etc.
Até as comemorações do 25 de Abril de 2010 nunca tão vergonhosamente assinalado, tiveram a desculpa esfarrapada das condições climatéricas que parece foram exclusivas da cidade de Sines.
É imperioso que sejam implementadas políticas de gestão financeira que ponham termo a este regabofe despesista dos dinheiros dos contribuintes sinienses. A CDU na Câmara e na Assembleia Municipal lutará por tais objectivos.
A CDU exorta os sinienses e as suas instituições a exigirem do Movimento SIM o cumprimento das suas promessas eleitorais. A democracia participativa deve motivar todos para a luta por politicas municipais que respondam às necessidades actuais e futuras da população.
Com o projecto colectivo da CDU estamos a preparar o futuro de Sines com novas politicas viradas para a satisfação das necessidades concretas de todos e de cada um dos sinienses.
A Comissão Concelhia de Sines da CDU
Sines 7 de Maio de 2010
26 comentários:
É urgente pôr a Cdu a gerir Sines. Aquele senhor é tanto de esquerda, como o Sócrates. São uns infiltrados para destruir os partidos. Pessoal do norte, o que se espera?
Isto está bonito, está!será que vai haver FMM? Passeio dos Idosos? Tasquinhas tantos dias à borla? E o parque de campismo aberto só para os gandulos? E as promessas aos Sineenses que foram na conversa fiada? Dizem aqui no Blogger que as Assembleias Municipais são uns autenticos arraiais de informação , diz que diz,tenho que ir a uma para me certificar se é verdade, se dizem assim tão mal do HOMEM, é que me parece mentira, o HOMEM fez uma campanha tão limpinha, levou tanta gente atrás dem si, não pode ser tudo verdade o que dizem do pobre? agora andarem a dizerem que já não há passeio para os IDOSOS! SERÁ QUE TAMBÉM VAI CHOVER COMO NO 25 DE ABRIL? Não sejam más linguas, a câmara está é cheia de dinheiro, senão não estava já a fazer o corte dos pinheiros para o complexo desportivo, tudo isso custa muito dinhneiro.
Bom quem souber alguma coisa do passeio dos IDOSOS eu estou interessado já passei dos 55 anos e, dava-me um geitão ir dar um pesseio......
bom amigos até breve.
Como contribuinte e com as contas em dia, gostava de fazer uma unica pergunta? apesar de ter mais, mas agora só vai esta:
Será que os 1200€ que pago de contribuição autarquica que pago de um T4, por ano não chega para pagar a limpeza da rua á minha porta por um funcionário durante um mês, Se não há funcionários para linpeza das ruas e jardins, em vez de se abrir concurso para pessoal com altos salários, no lugar de um destes admita-se seis pelo salário minimo que também tem filhos para sustentar e casa para pagar, ai já havia pessoal para o serviço da rua.
Contra factos não há argumentos!! Não se entende como é que ainda há gente a defender o coelho e o seu gang com unhas e dentes!
Aquela (...) com o seu tom altivo e arrogante não se aguenta!!!
Quando o Sr. Manuel Coelho estava na CMS eleito pelo PCP, não havia défice? Claro que havia, este sufoco não começou o ano passado, portanto escusam de fazer tanto alarido. Soluções precisam-se.
Mas muitas destas coisas que a CDU agora invoca, não eram já problemas da anterior gestão CDU quando o Dr. Coelho não tinha ainda entrado em rota de colisão com o PCP? Serão problemas só de agora, do SIM? Ai, ai...oportunismo politico em ambiente de comadres desavindas! Cadê os outros partidos e representantes partidários na assembleia municipal? Eclipsaram-se? Hibernaram? Estão ao lado do movimento SIM e da sua gestão?
A lata da CDU é descomunal.
Primeiro ignoram que tiveram no poder até 2009, logo tb têm responsabilidades directas na situação actual. Aliás, um dos seus membros mais destacados foi vereador com o pelouro das finanças, com os resultados que se conhecem.
Além disso basta olhar para o programa eleitoral da CDU para perceber que a maioria das medidas, copiadas do anterior executivo, implicavam também um aumento da despesa.
Depois crticam o despesismo da CMS, ao mesmo tempo que criticam o facto de a CMS ter cancelado o concerto de 25 de Abril na Avenida, dada o binómio instabilidade do clima que se vinha sentido e custo do evento realizado naquele local. Decidam-se.
O caminho para Sines é só um: reduzir despesa pública e penso que o actual executivo já está a fazer isso, e tentar aumentar a receita, o que não depende totalmente da autarquia, dada a situação económica complicada que o país vive actualmente.
É de rir este comunicado da CDU!!
É vergonhoso este comunicado da CDU os Comunistas não conseguem digerir a derrota, depois da 30 anos de poder deveriam estar calados a Camara esta mal financeiramente, mas não foi de agora,o Pais também esta em a crise. Não vamos apontar o dedo ao movimento sim ,nem ao Manuel Coelho, quantos ás Associações é verdade que muitos não recebem á muitos meses mas se bem me recordo no ano de 2007 o responsavel financeiro da autarquia, vereador da CDU já devia aos clubes e Associações desde 2006 e depois obrigou os mesmos a receberem só metade ou não recebiam nenhum há documentos que provam.Parabéns Dr. Manuel Coelho e todo executivo com corte que estão a fazer nas despesas, as músicas do Mundo só em Sines e menos tempo será a melhor solução.Força o povo de Sines não se arrepende de ter votado SIM.
Ao anónimo das 11:34 AM, Maio 08, 2010.
Quero dar-lhe o meu aval por tudo o que disse no seu comentário, pela simples razão que tudo o que disse é verdade até que entrou no último parágrafo e se espalhou ao comprido, na minha modesta opinião.
De facto os primeiros parágrafos espelham bem aquela fábula em que diz o corvo para a pega, chega-te pra lá não me mascarres e isso de facto é mesmo para rir.
Agora quanto á contenção de despesas por parte desta autarquia, o amigo anda mesmo distraído, porque afinal a mesma continua com os projectos megalómanos que badalou na campanha eleitoral e que não vai conseguir cumprir pela simples razão que o dinheiro não escorre das goteiras.
Quanto ao tentar aumentar as receitas, acho bem que o tentem desde que não seja ás custas dos munícipes já contribuintes, por amor de Deus, deixem-nos pelo menos as cuecas, haja um mínimo de dignidade.
Se o amigo juntar: o FMM, a Cidade Desportiva, a remodelação da Av. Vasco da Gama, As ciclovias até ao Porto Covo, A Av. panorâmica da Costa do Norte, a marina do Porto Côvo e mais uma mão cheia de disparates prometidos neste tempo de crise, pode ser que equilibre as finanças da autarquia nestes próximos anos, caso contrário vamos todos fazer uma enorme fila indiana para entregarmos as cuecas á CMS.
Um abraço.
Ó pã, vocês, sabem aquela máxima:
Quando as p....s se zagam descobrem-se as verdades.
Aplica-se aqui como peixe na água.
Daqui a pouco a culpa é do G.A.S. que só fez asneiras!
Aí os tipos do P.C. estavam à vontade e governaram à fartazana.
Existe algo que não podem esconder: A REALIDADE.
E essa diz: Num ano a divida da câmara aumentou de 23 milhões para 28 milhões.
O nivel de individamento ultrapassou o legalmente permitido.
As dividas a fornecedores dispararam, mesmo com o PREDE.
Esta REALIDADE é da inteira RESPONSABILIDADE do Drº Manuel Coelho e da sua equipe.
As ruas, os equipamentos desportivos, as colectividades, assim como tudo o que depende directa ou indirectamente da câmara, estão numa situação degradante.
Esta REALIDADE é da inteira RESPONSABILIDADE do Drº Manuel Coelho e da sua equipe.
Os grandes projectos anunciados em vez de servirem como mola aglutinadora da sociedade siniense, só têm servido para a dividir.
Esta REALIDADE é da inteira RESPONSABILIDADE do Drº Manuel Coelho e da sua equipe.
Agora que as culpas imputadas a outros, já não podem ser utilizadas, o que têm a dizer o drº Manuel Coelho aos sinienses?
Esta alusão, porque conveniente, das responsabilidades CDU, é deveras interessante. Quando se fala nos mandatos do dr. Manuel Coelho em termos de algumas medidas e investimentos que podemos considerar positivos, eles são da inteira responsabilidade do dr. e daqueles que o acompanham. Quando falamos dos aspectos negativos eles são responsabilidade da CDU ou a muito custo partilhados. De uma forma "soft", porque me apetecia outra, é uma prespectiva muito própria de olhar para tudo isto!
E continuam a assobiar para o lado e a tentar tapar o sol com a peneira.
Enquanto o dr. Mauel Coelho, nas suas palavras, esteve sob as "amarras ideologicas" do PCP, nada do que agora se está a passar aconteceu.
Os limites de individamento nunca foram ultrapassados. As receitas foram sempre superiores ás despesas. No tempo do vereador CDU, aqui tão apontado, as colectividades sabiam com aquilo que podiam contar. E com mais um pequeno promenor, se visto na prespectiva dos apoiantes do dr. Manuel Coelho, mas de grande importancia para todos os outros, os compromissos assumidos eram cumpridos nas datas acordadas. Agora, se não fose o medo das retaliações, quantas colectividades viriam a publico, publicitar, os mais de 10 meses de subsidios DEVIDOS?
Honra seja feita ao pessoal do andebol e ao comunicado emitido. Acreditando no que me contaram, já deu os seus frutos, receberam algum daquele que lhe era devido.
passeios dos idosos acho bem que não tenham a maioria nem precisa disso têm reformas grandes porque os que precisam nunca iam porque os gultões enchiam logo tudo a outras prioridades as ma-monas das extraordinárias não devem achar muita graça este ano não há mama foi uma ideia bastante acertada
Comunistas com amargos de boca? Pois é, só são bons na oposição. O vosso tempo está a passar! Isso já foi varrido pela história.
é de rir pq? so sabem rir e falar, agir esta quieto!! tu e o teu partido.deixa-te estar sentadinho
Ó povo de sines tão mal agradecido!
valha-nos Deus! então com tanto investimento viablizado por a nossa câmara em supermercados nos ultimos anos em sines para que o povo da nossa terra possa ir ás compras e passear com a familia aos fins de semana,com tanta riquesa para a nossa terra que se criou com isso, e com tantos postos de trabalho criados, como é possivel se dizer que não se faz nada nesta terra, isso é uma mentira!
É pá, está alguém disponivel para avisar o Carlos Seixas de que as datas do FMM foram alteradas. É que no site do FMM continua tudo na mesma. Será que iremos assistir a uma nova trapalhada?
"Recorde-se que, além das aquisições da América de expressão latina, são também confirmações oficiais entre os mais de 30 concertos previstos no programa do FMM Sines 2010 os seguintes projectos: Staff Benda Bilili (R. D. Congo), que acaba de ganhar o prémio de melhor do grupo do ano nos Songlines Music Awards, The Mekons (Reino Unido / EUA), Lole Montoya (Espanha), Yasmin Levy (Israel), Sa Dingding (China) e Guadi Galego (Galiza).
A distribuição dos concertos pelos diferentes palcos na 12.ª edição do FMM é semelhante à dos anos anteriores:três dias em Porto Covo (23 a 25 de Julho), dois dias com concertos no auditório do Centro de Artes de Sines (26 e 27 de Julho) e quatro dias com música nos palcos do Castelo e da Avenida Vasco da Gama (28 a 31 de Julho)."
Para que depois não venham os do costume dizer que é mentira, aqui se reproduz parte do texto da Página oficial do FMM, dia 10/05/2010.
Fora de contexto.
Alguém por acaso viu a Judite?
Estive a ouvir a noticia na Rádio Sines e realmente esta é uma questão preocupante. Vamos agora esperar para saber o que vai dizer o presidente da autarquia.
Que noticía na Rádio Sines? á algum private joke?
Acho muito bem que se reduzam despesas o Festival Músicas do Mundo não pode dar prezuiso não se justifica.....quatrocentos mil euros de prejuizo é um disparate...Podemos reduzir os investimentos três dias chega para o evento também não temos nessecidade de trazer 30 bandas isto é uma verdadeira loucura e fazer em Porto Cõvo nem se fala.
O jantar de inauguração do FMM é outra loucura fáz algum sentido dar jantar a toda a população de Sines.Como também não se justifica pagar a uma pessoa para organizar o Festival, com tanta gente a ganhar menos de metade do vencimento desse senhor dentro da autarquia com competencias para tal.Sr. Presidente se curtar nos disparates pode ser que salve a nossa Autarquia.
A minha questão não tem propriamente a ver com o assunto do post, mas já que o comunicado fala da praia das bicas, aproveito.
Consta no site da CMS que a praia Vasco da Gama tem este ano novamente bandeira azul e foi candidatada pela APS. Então: a quem compete limpar a praia, è à CMS ou à APS? os poderes da CMS terminam no murete da avenida? Quem quer que seja que tem jurisdição sobre a praia Vasco da Gama (areal e água) deveria envergonhar-se do estado de sujidade geral da mesma. E do especial estado de sujidade da ponta que fica perto do porto de pesca. Com toda a franqueza, não sei como a praia passou os critérios de atribuição de bandeira azul, mas apetece tirar umas fotografias ( e uma também do esgoto que corre para o mar, mais ou menos em frente às Salgadeiras) e mandar para quem atribui bandeira azul. E já agora para a SIC...
E a APS também poderia zelar pelas condições em que os senhores pescadores mantèm os armazéns que lhes foram distribuídos e o espaço envolvente aos mesmos. Tudo o que é lixo ali encontra o seu lugar. Limpeza geral, já, e com muita lixívia, que o cheiro é pestilento. E depois, querida APS e querida CMS, a quem compete limpar as ervas que cobrem aquilo que parecem ser as coberturas dos edifícios portuários? Esquceram-se de fazer essa atribuição no protocolo de transmissão da avenida para o município e agora lavam os dois as mãos, é?
Um jogger farto do desleixo
Ganda Chico, pões esta malta toda às turras...
Tu é que percebes disto...
Não os deixes amolecer...
O PS anda a dormir, vá-se lá saber porquê...
O BE faz-te companhia na oposição e nas votações...
O PSD dá uma no cravo outra na ferradura...
Alguem tem que se fazer ouvir...
Obrigado Chico, por agitares as águas.
Vamos a ver se alguem te segue o exemplo...
Enviar um comentário