quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fizeram Obra


O presidente da Câmara Municipal de Sines, Manuel Coelho, na ânsia de fazer campanha ao candidato do Movimento SIM, Manuel Coelho, presenteou-nos com um autêntico momento de comédia.


No desdobrável da Semana Europeia da Mobilidade, depois da apresentação e do programa, segue-se um pequeno texto com (autos) elogios ao desempenho do autarca e os seus projectos para o futuro.


E é neste texto que vemos a dimensão da obra deste autarca modelo, aqui reside o feito que me fez mudar o sentido de voto, e quiçá de vida. O arrojo e a coragem da obra feita, a visão de futuro, as grandes obras, as decisões estratégicas, a idealização de uma nova sociedade e de um novo Homem.


Atente-se no excerto do texto, que tão sublime, sinto-me envergonhado de reproduzi-lo, pois não sou digno de tal:

"Ao longo do ano de 2009, a Câmara Municipal de Sines tem realizado pequenas obras para melhoria da mobilidade e acessibilidade dos cidadãos. CRIOU UMA NOVA PASSADEIRA..." (sic)

De facto não é para todos. Que não se questione-me mais onde gastou o autarca-modelo o dinheiro, que não se critique o endividamento, que não se ponha em causa a sua capacidade de gestão, nunca mais.


Razão tinha o poeta, quando disse: "Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce".

Nota: O bold na citação é de minha iniciativa, pois a humildade, caracteristica dos grandes criadores da humanidade, não lhe consentiu essa vanglorização.

21 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, mas qundo o José Carlos Guinote, do BE, diz na apresentação da sua candudatura que, se ganhar, apenas vai fazer pequenas obras, você já aplaude!

Bruno Leal disse...

Enfim, se por algum infeliz acaso, eu fosse conselheiro de Manuel Coelho, dir-lhe-ia para não abrir a boca.

Anónimo disse...

TANTOMAR ---- Será aquela junto ás tasquinhas para os carros darem a volta

Anónimo disse...

Guinote, BE, no discurso de apresentação:

«Apenas investimentos prioritários para a qualidade de vida dos cidadãos serão realizados ACABANDO COM AS GRANDES OBRAS...»

«As obras devem ter como prioridade responder às necessidades dos cidadãos»

O Guinote diz que não vai fazer grande obras e que vai fazer apenas obras que correspondam às necessidades da população, o que, obviamente inclui passadeiras, passeios, entre outros.

Este discurso do Guinote foi aplaudido pelo Bráz; logo não percebo a sua dualidade de critérios, com a crítica ao flyer da Mobilidade, neste post.

Estação de Sines disse...

Não se trata de pequenas obras de proximidade, mas de uma "obra" que de tão pequena, nem devia ser notícia.

Se no âmbito do prometido, desde longa data, plano rodoviário se fizessem novas passadeiras no Concelho e se relocalizassem outras, muito bem.

Mas UMA? UMA passadeira???

Estou a pensar qual será o custo de pintar uma passadeira, um jantar no Cais da Estação, umas imperiais?????

Anónimo disse...

A verdade tem que ser dita. A maior parte do sinienses só não vão votar no Coelho porque consideram que não foi fiel para com o partido. Se continuarem com os ataques, o homem ganha mesmo. Eu prefiro o Chico e a sua equipa, do que um "bando" de desertores.

Anónimo disse...

uma passadeira...uma divida (mas grande )... mas MUITAS PROMESSAS e MUITOS PROJECTOS ( no papel)...

A fazer é comedido, a prometer é à grande.

estás a ser demasiado rigido Brás.
O MC gastou a massa em projectos para o futuro... um futuro de 4 anos se lá chegar.

Ainda não falas-te do fecho da escola Básica (ao pé domercado) e a ida forçada da catraiada para a nova escola atrás da poeta al berto... os pais andam muito "contentes"...

Abraço

Alberto disse...

A sua embirração em relação ao Manuel Coelho está a tornar-se uma obsessão. Certamente alguns de nós estaremos interessados em saber os motivos de tanta má figadeira, pois não está muito correcto desancar numa pessoa todos os dias e não se perceber a razão de tamanho ódio. Neste meio pequeno (por muito que lhe chamem cidade é uma aldeia) todas as pessoas que se exponham ou que se evidenciem (pela positiva ou pela negativa), são sempre cruxificados na praça publica e motivo de falatório, no minimo pelos grupos de corte e costura que funcionam nos cafés. Nesta altura das eleições aparecem sempre uns zum zuns engraçados. Ora foram os abortos clandestinos do Coelho, ora foi a orientação sexual do Guinote, etc. Francamente são de muito mau gosto estas bojardadas, principalmente porque nunca atingem toda a gente, só alguns previlegiados e concentram-se naquilo que é mais precioso, a privacidade.
Do partido no poder, que nos oferece um dos governos mais aldrabões e truculentos que apareceram por aí desde o 25 de Abril, desse não se fala, não se diz por exemplo que o candidato do PS por Sines...enfim, não se sabe onde está, não se vê na rua, pode não ter ligações aos construtores mas tem às grandes empresas, enfim o costume, boys & lobbys.
Se formos ver os candidatos que aparecem nas listas e nos outdoors, ficamos de boca aberta, pois só lá falta a FiFi e a anã, afinal pessoas muito conhecidas e vistas em Sines, sem desprestigio para os outros figurantes. Se perguntarem na rua quem é alguma destas pessoas, todos sabem, mas se perguntarem se conhecem o candidato do PSD ou do PS, bem...só de fotografia.
Não haverá gente capaz nesta terra que se queira assumir, tem de se convidar pessoas para "encher chouriços"? Porque é que as pessoas não se querem assumir? São honestas demais e não se querem sujar?
Caro Brás, seja lá um pouco justo e desanque em todos eles porque se procurar bem encontrará motivos.

Coelho não, prefiro gato disse...

Assim não vais lá Brás, vais agravar a tua situação e deixar o Presidente cada vez mais triste, abatido e desolado. Então o homem faz uma passadeira durante um ano, deixa dezenas delas escondidas durante meses debaixo daquela borradura que fez a algumas ruas e tu é assim que lhe agradeces, ingrato, nunca entrarás no reino do Senhor.
Agora de rir até ás lágrimas foi o que li num jornal, AUTARCA EM SINES VAI DE SALTO EM BICICLETA PARA O EMPREGO, este era o título, esta gente roça o ridículo e não tem vergonha.
A essa senhora convido-a a percorrer todas as calçadas da zona histórica da cidade, com os mesmos sapatos e a mesma bicicleta.

Para terminar, a avaliar pela fotografia
o moço era engraçadito.

Estação de Sines disse...

Alberto,

Como já aqui disse o candidato Manuel Coelho, pelo facto de ter governado a autarquia durante 12 anos, terá que ser sempre o mais escrutinado.

Os restantes candidatos não fizeram "passadeiras", a criticá-los será pelo que não fizeram (opoição) e não pelo que fizeram.

Maria do Mar disse...

Bem vocês reparam em tudo mas afinal qual é o autarca que vai de salto alto e de bicicleta para o emprego não me digas que é o Manel Coelho que pena não ter visto.
Já agora qual é o jornal em que vem a noticia.

Anónimo disse...

Para falar do Idalino (PS), só para dizer o que não fez, durante os anos que tem estado ligado à câmara, quer como vereador, quer como membro da Assembleia Municipal...
Refiro-me ao que não fez como oposição, pelo menos não se soube de nada...
Mas esteve lá, isso esteve...e ainda é membro da Assembleia Municipal, lider da bancada socialista...

Anónimo disse...

mas o manuel coelho durante 12 anos andou sozinho?

Anónimo disse...

Não, andou acompanhado e mal como sempre até ao dia de hoje.
Agora ter levado trinta anos para se livrar das grilhetas comunistas, e nos últimos doze sendo ele o presidente, não ter conseguido pôr as coisas nos eixos, quem acredita agora nesta conversa da treta?.
Só o moveu a perpetuação de poder, porque ele sabia como todos nós que desta vez o partido o punha a trabalhar na estiva.

Em relação á autarca que vai de saltos altos em bicicleta para o emprego, também li isso há umas três semanas, penso que foi no correio da manhã. Mais uma conversa da treta ou da tanga, melhor dizendo.

Pitchauba disse...

então mas o chico n tem razao?? a saida do coelho n vai afectar a cdu? ñ vai dividir tudo?? é claro q o ps vai ganhar com isso... ja para n falar d BE!!
pronuncio-me assim dos unicos candidatos possiveis.

Anónimo disse...

Em resposta ao comentário que fez, concordo com tudo, mas não gostei que tivesse referido a anã e o Fifi. São seres humanos iguais a nós. O Fifi parece uma pessoa feliz, mas o mesmo não se pode dizer da anã, que parece estar a pedir ajuda às pessoas, com o seu olhar triste. Eu acho que as pessoas com poderes em Sines, deviam fazer qualquer coisa por esta pessoa, que na minha opinião, é uma pessoa que sofre, sem que ninguém lhe estenda a mão para a ajudar.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 8.29 AM
E porque não dizer que ficamos de boca aberta quando olhamos para a lista da CDU em Porto Côvo, e vimos que teve que recrutar pessoal de Sines e outros vindos de terras onde o comunismo já foi uva que deu vinho.
Mas o SIM também recrutou pessoal em Sines.
Tem que ser com a força de todos os Santos para ver se vai.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.10 AM
Pelo que sei todos os partidos tiveram muita dificuldade em recrutar pessoas até mesmo para as suas listas. Os portugueses estão muito desanimados com a politica e com os politicos. Alguns iluminados têm passado uma péssima imagem dos politicos e há pessoas que receiam ser vistas como cópias destes. Eu digo mesmo, um socialista actualmente, deve sentir-se muito constrangido ao tentar passar a sua mensagem, mas será que alguém acredita neles? Se continuarmos a eleger pessoas que nos desiludam, qualquer dia não há ninguém nos partidos.

Anónimo disse...

Qual é o problema se as pessoas forem de Sines? Porto Covo não é Sines? O Coelho é de Sines? O Idalino é de Sines?
Se isto é tão importante, vamos todos votar no Chico

Anónimo disse...

Permitam-me dois comentários construtivos ... só dois.
1. "Coelho não prefiro gato"
São preferências a que terá todo o direito ... mas essa de ridicularizar a Srªque anda de bicicleta com saltos altos,(que eu ... juro ... não sei a quem se refere!... Pf sejamos mais contidos senão acabamos nós por ser "ridiculos". Sabe onde é Barcelona ? Descubra e vá lá ver a todo o momento , centenas de Srªs muitissimo bem vestidas de bicicleta, de trotineta, de moto , com capacete e sapatos altos. E depois ? Diga lá ... e depois?
2. Ao Sr da Estação de Sines do dia 10 ás 09,29, continua com a teoria de que "é lógico" só o "MC" ser "escrutinado" porque teve 12 anos na presidencia!... e o "FO" que teve quase 20 anos na Camara e que passou todo o seu "espólio"(?) ... e os eternos "opositores , o "I" e o "G" , qual o esforço desenvolvido para além das alturas eleitorais?. O Louça , o Portas , o Jerónimo, são eternos opositores mas lutam diáriamente (mal ou bem , não interessa) na AR . Aqui não exsite AR mas e AM (assembleia municipal)... e o que se vê?
A Estação de Sines será um bom orgão informativo mas tem de ser mais imparcial e mais atento á informação generalista , no sentido de que está ao serviço de todos os cidadãos de Sines.
Cump.
JP

Coelho não, prefiro gato. disse...

Pois senhor JP, em Barcelona que só o senhor conhece, andam milhentas senhoras de bicicleta bem vestidas de salto alto e tudo, pelas ciclovias da cidade, mas nunca vi referência a nenhuma em especial num jornal nacional, de resto porque é que haveriam de a fazer?.Nada mais normal.
Mas como Sines é realmente uma cidade especial,pelo menos enquanto se mantiver debaixo da alçada destes autarcas, faz-se saber ao País que uma autarca se desloca de saltos altos em bicicleta para o seu trabalho.
Os mesmos autarcas que se embandeiram desta maneira, não os vejo levar ao mesmo jornal o estado deplorável em que se encontram todas as calçadas da nossa cidade, mesmo para aquelas senhoras que se deslocam a pé.
Portanto como vê o que está em causa não é a senhora, é a hipocrisia ridícula que ela usou para fazer crer aos que têm olhos nesta terra, que afinal estão cegos.