quarta-feira, 6 de maio de 2009

A escolha certa

A estação, é por definição um ponto de partida e um ponto de chegada de bens e pessoas, um local mágico, que não deve ser vedado a nenhum ser. Tal como os cais, noutras épocas douradas da nossa história, a estação também não poderá nunca fazer distinções, aceitará tanto fidalgos como criminosos, prontos a intervir e a fazer parte da história. A história essa, vai seguindo o seu rumo, condicionada a influências externas que poderão facilmente faze-la desviar da utópica perfeição.
Neste blog, que em terra de Vasco da Gama, assume o nome de estação, também deverá ser assim, um espaço aberto à intervenção de todos. Daí, vem no essencial a sua mais-valia, permitindo muitas vezes comentários mais valiosos que o próprio post. Um desses casos, aconteceu recentemente, pelas palavras do Sr. Luis Gil, sobre o problema do Porto Covo, exposto aparentemente, pelo Sr. Manuel Coelho, quando acusou Francisco Pacheco de exigir em reuniões do partido, a suspensão de investimentos na mais bela pérola do nosso Concelho.
Apesar do definhar do turísmo em Sines, surgindo como alternativa única e óbvia, o Porto Covo, nada nesse sentido foi feito. Por estratégia política ter-se-á optado por outra solução, a de não investir ali, na esperança das culpas recaírem sobre os locais. Porém isso não aconteceu, o que me enche de satisfação, afinal de contas são raras as vezes em que o Povo consegue perceber quem são os verdadeiros culpados dos seus problemas e das suas insatisfações.
Parabéns eleitores do Porto Covo!

42 comentários:

Anónimo disse...

parabéns pela disponibilização do espaço e pela lucidez do post.

careca amostra disse...

Agora entendo porque Manuel Coelho retirou competências à Junta de Freguesia de Sines, os pelouros ao vereador albino, nunca deu pelouros aos vereadores do PS. É a politica da terra queimada que aprendeu no PCP.

Anónimo disse...

Tal como no futebol, também na politica da CDU em Sines, tudo o que parece é.
Afinal Manuel coelho com o intuito de se manter no poder pactuou com esta gente.

O Partido Socialista e o Idalino são a única alternativa, com reais possibilidades de tirar esta gente do poder, merecer que lhe demos uma oportunidade, apesar de também neste partido existir gente com o mesmo tipo de raciocinio.

Espero que idalino tenha o descernimento para afastar os "colas" poder.

Mariazinha disse...

É tudo farinha do mesmo saco, eles só defendem os interesses deles e/ou dos partidos que representam, sejam eles quais forem. Enquanto não emergir uma nova geração de políticos em Sines, estamos condenados ao imobilismo, ao seguidismo, ao graxismo, ao tachismo e ao faz de conta. Por muito bem elaborados que sejam os discursos, por muito bem montadas que sejam as campanhas, por muitos sorrisos pepsodent que se distribuam, é tudo mais do mesmo. Sines está como está e isso deve-se um pouco a cada um dos candidatos que até agora surgiram. Como nenhum me convence, da minha casa não sai voto nenhum.

Anónimo disse...

Parece que o Bruno quer mostrar aos indecisos a escolha certa!
Se O Bruno Leal fosse o candidato eu votava pelo PS, assim vou votar SIM, não tanto pelo cabeça de lista, mas pelo resto da equipa, especialmente pelo suposto n.º2 que representa o futuro da classe política em SINES, concordando com o que disse a Mariazinha.
Agora Idalino Sabido José não é alternativa.
Voto SIM!

o curioso disse...

a questão é inevitável: se António Braz fosse o candidato PS, o que sucederia?
seria reconhecido como a resposta à necessidade de ideias e gente nova no cenário politico local?
dividiria o PS, mas obteria votos doutros quadrantes?
ganharia?
e depois se bom presidente?
ou pelo contrário, não ganharia apesar de ser um presidente necessário a sines?

Anónimo disse...

Se António Bráz fosse candidato PS ou de qualquer força politica ou candidato independente estaria condenado à derrota!
O Bráz não tem carisma nem credibilidade junto da população para ser Presidente de Câmara.
Seria mais um Guinote (com todo o respeito).
Duvidam?

Mariazinha disse...

Eu só votaria em A. Braz desde que ele estivesse inserido num movimento independente, porque não acredito mais nos partidos. PS e CDU enfermam de vícios semelhantes, falando só desses dois. E eu sei que é muito dificil os eleitos agirem apenas pela sua vontade e no que pensam ser os interesses das populações. Infelizmente, muitas vezes, os calendários eleitorais e os interesses dos partidos falam mais alto do que os interesses imediatos das populações. Não é por acaso que em ano de eleições fazem-se sempre inaugurações em catadupa. Está bem que podem sempre alegar que só nessa altura foi possível fazer a obra X ou Y mas há muitos casos em que as obras são propositadamente relegadas para os anos de eleições, com fins eleitoralistas. Nas candidaturas independentes o risco é semelhante, mas se esses eleitos estiverem a 100% só a pensar nas populações é bem capaz de não haver tanto dessa estratégia que é mais comum nos partidos.

Anónimo disse...

o bras tem de facto potencial e cedibilidade em sines. o que à partida faz dele um bom candidato, tendo obra feita e ideias conhecida, tudo leva a crer que poderia se um candidato ganhador e bom presidente. mas nisto o povo é soberano, e é o povo que também dava vitória ao alberto joão jardim.
mas que seria uma boa aposta, principalmente se independente, ainda que com a sigla de algum partido, seria sem dúvida.

Anónimo disse...

tem notoriedade, seriedade, obra e inteligência, falta-lhe a vontade.

esperemos que mude de opinião, em tempos próximos. talvez seja a solução para sines daqui a 4 anos.

Anónimo disse...

mas alguém tem dúvidas que se o braz não tivesse deixado o PS, estas eleições seriam ganham facilmente, independentemente do que se passa com a cdu. a saída do braz foi a sorte grande do pcp, e de alguns camaradas que se viam ameaçados.

força PS

Anónimo disse...

a solução passa por votar num movimento independente, pois tem toda a liberdade para desenvolver o concelho sem ter que prestar vassalagem ao partido seja ele qual fôr, ou pensam que o PS é diferente dos outros.
já em relação ao engº idalino, é como o xico já era altura de estarem sossegados, um porque representa uma politica como ele ultrapassado, e o outro que foi ultrapassado várias vezes nas eleições também já chega, não insista mais, Sines não o quer.
depois qualquer um deles CDU e PS está com uns nºs dois excelentes.
no PSD começa logo no um, nem quero advinhar quem será o dois.

Anónimo disse...

Em minha opinião a Marisa é a pessoa com o perfil certo para assegurar a desejada mudança e a saída de cena de alguns politicos que evidentemente necessitam de se reformar.
A classe politica sineense está gasta, ao nivel de todos os partidos, se não se aposta na renovação, o futuro das Autarquias e das populações poderá estar comprometido a médio prazo.
Por isso aposte-se na renovação, aposte-se nos jovens e em pessoas com valor para assegurar o nosso futuro.
Quem são os jovens que ocupam "lugares" de destaque no nosso tecido político?
Poderia contar pelos dedos.
Os partidos como organisnismos fechados, têm contribuido para o afastamento dos jovens na intervenção politico-social, obviamente porque têm as portas fechadas.
Porque é que o Bráz saíu do PS? Certamente fecharam-lhe as portas.

Anónimo disse...

O que poderia ser uma boa equipa para Sines num movimento de independentes, ignorem a ordem (mas primeiro as senhoras):

- Marisa
- Carmem
- Mascarenhas
- Bráz
- Micael
- ...

Pessoas competentes, com muita experiência e com bastante margem de progressão para gerir os destinos de Sines.
Dormiria bastante mais descansado.

Agora Idalino, Coelho e Francisco Pacheco - que grande insónia.

Anónimo disse...

Dizer que o braz seria em especie de segunda versão do guinote, só pode ser de alguém que não entende nada de politica ou é mal intencionado. São pessoas como o braz que podem reerguer Sines. É malta como ele que sines tem falta e só tenho pena que ele não seja candidato

Anónimo disse...

"O braz não tem carisma", talvez não sei, isto do carisma é o mesmo que a mistica, afinal o que é?
Agora dizer que não tem credibilidade, não é de um idiota, mas de um inimigo, ainda por cima idiota.
Tive a honra de enquanto técnico de conta, de ser responsável por empresas cujos projectos de investimento foram eleborados pelo Braz, desde a candidatura, à aprovação e acompanhamento, viu recusar projectos porque não tinham viabilidade, quando como muitos podia fazer o projecto receber o dinheiro e pronto. A sua seriedade espantou-me num meio em que o dinheiro compra os principios e valores das pessoas. A sua competência profissional e dedicação eram inexcedíveis, sendo reconhecidas pelo próprio IAPMEI, que passou a vê-lo como parceiro e aconselhá-lo mais projectos mais dificeis.
A sua colaboração volutária em instituições como o Pintainho, dizem muito da sua obra, transformando em 4/5 anos um pre-fabricado em ruinas, no que se vai adivinhando como o melhor equipamento para a infância de toda a região.
Este blog, que me desculpem os colaboradores, tem a marca dos seus genes, como a coragem, arrojo, capacidade de argumentação e escrita, apresentação de ideias e soluções para sines que envergonham muitos politicos profissionais.

Por isso caro anónimo, ponha a viola no saco, e se não gosta da pessoa, não diga mal do seu trabalho, limite-se a criticar a pessoa.

não me identifico, porque senão quando voltar de férias, não o aturo (loool)

um abraço, amigo braz

Anónimo disse...

ao anónimo das 2.47

Só os bons reconhecem os seus iguais.

voce talvez nem este recado entenda.

Anónimo disse...

O Brás já foi vereador e o que é que fez?tanto como os outros ou seja nada, ninguem se lembra dele agora porque tem um blog já é o maior..?O Vital Moreira tambem tem um blog e é o desastre que se vê...O Brás só aprendeu a escrever agora?sim porque eu não me lembro de nada escrito por ele enquanto vereador e pelos vistos havia muita coisa a dizer aos Sineenses que o elegeram para isso é que votaram nele.Estou farto de ouvir falar dos mesmos como se o Brás não pertencesse aos mesmos segundo ele próprio diz esteve lá oito anos.

Anónimo disse...

caro anónimo das 11.29, não seja injusto.

uma vez que não acompanhou as assembleias municipais em que o braz era deputado (ficou famosa a tirada, quando manuel coelho dizia que o povo é que sabia e o seu voto o legitimava, e o braz lembrou-o que hitler havia sido o politico mais votado democraticamente na historia, e o povo enganara-se), nem o seu trabalho como vereador, nomeadamente na imprensa.

Mas no último caso ainda tem oportunidade, vá ao inicio do blog e encontra lá um vasto acervo de texto do braz, desde o noticias de sines, ao expresso, passando pela grande reportagem. Afinal voce é que só conhece o braz desde o blogue.

Anónimo disse...

Teve a coragem de apresentar queixa ao tribunal por o executivo, ficar com o nosso dinheiro (dos trabalhadores) do irs e da caixa e não o entregar ao estado. para quem não tinha pelouros e estava miniritariamente na oposição é preciso coragem, ou não? depois denunciou na imprensa vezes sem conta o estado das coisas, depois fez as melhores análises das contas da autarquia de que há memória.

o amigo tem andado a dormir, ou é só para dizer mal.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

deixa o homem lá de férias, ele merece, esperem para falar dele.

Anónimo disse...

"não tem jeito para a política como já se viu"

realmente não, é demasiado sério e não necessita da politica, nem dos senhores de lisboa

o homem era o nº 2 da concelhia e da vereação, o elemento mais activo e determinado, foram desleais e abalou, como fazem todos os que tem honra e dignidade

hoje vejo muitos que nem um palavra dizem ou escrevem, encostados aos empregos que o partido arranjou, no beija mão aos senhores que descem de lisboa cheios de enfado, e muitos como eu votaremos ps, engolindo um sapo, não do idalino, mas de outros.

não é estranho que dois dos sinienses intelectualemnte mais capazes como o guinote e o braz tenham abandonado o ps, e logo dois que tem abominam o carneirismo e não necessitam da politica.

dá que pensar.

força ps, mas com sentido critico, leiam ana gomes, hoje na sábado

Anónimo disse...

o nome do post é o mais acetado para esta descussão
a escolha certa - braz

não era apenas pessoas do psd, ps, cdu e sim e be, mas principalmente muitos indecisos e gente que nem costuma votar, a abstençã caia para valores nunca vistos.

acreditem, em quem não vota há 7 anos

ele é um de nós, está contra a politica dos papões e comilões, tudo a encher, só mentiras e sorrisos nas eleições e depois durante 4 anos, é gastar á fartura e sem respeito por ninguém, vale tudo, de 4 em 4 anos enchem mais os quadros da camara não vão perder as eleições. o braz não ia nisto, se clhar por isso não ganhava, ou por isso nem se candidata.

Anónimo disse...

Para ser presidente de Sines é preciso ser sério acima de tudo.
Quando se diz que um partido é independente na minha perspectiva significa que este ao inves de ser orientado por uma força politica com perfil definido, é manipulado por pessoas que financiam a sua campanha e cujos objectivos sao desconhecidos do eleitorado. Será uma boa aposta em votar nesse partido independente.

Anónimo disse...

Partidos independentes?
Nunca ouvi falar!

Anónimo disse...

Isto é de facto o blog do Bráz e ponto final, estou a ver que afinal a politica do carneirismo também se verifica aqui, em relação ao amigo Bráz, aliás, este blog é quase um busto do Bráz ali ao lado da estátua do vasco da gama, beatifiquem o homem, é o maior, neste caso, um ilusionista da politica, parece mas não é.
Pois conheço o Bráz há muito tempo e nunca votaria numa equipa liderada pelo Bráz (apenas pelo que ele representa), pois como já disse aqui, se for ele a "mandar" era outra coisa, se não foi este o termo foi parecido, mas os lideres não mandam, conduzem.

Anónimo disse...

Se o Bráz tivesse essa notariedade e credibilidade politica o PS já o tinha convidado para ser cabeça de lista para estas eleições, como fez com alguns os elementos desavindos da CDU.
Quando um homem/mulher nem na sua própria casa (leia-se partido) é consensual como o pode ser com a população?
Os partidos não gostam de pessoas tipo Bráz e Guinote, "... gostam de amarinhar ..." correndo o risco de se tornarem autenticos ditadores, devido ao seu narcisismo, atropelando quem lhes aparece pela frente.

Anónimo disse...

"O braz não tem carisma", talvez não sei, isto do carisma é o mesmo que a mistica, afinal o que é?
Agora dizer que não tem credibilidade, não é de um idiota, mas de um inimigo, ainda por cima idiota.

Porque é que dizer que o Bráz não tem credibilidade em Sines me torna inimigo dele?
Por onde anda esse neurónio?
Não confunda falta de credibilidade, com falta de honestidade - nunca disse que o rapaz é desonesto nem o tenho como tal.
Agora não ter credibilidade para ser cabeça de lista à cãmara - significa que seria mais um derrotado.
E continuo assim, educado, sem lhe chamar idiota.

Anónimo disse...

Como é possivel um post direccionado para a discussão do que aconteceu em Porto Covo, e para a defesa que o Luis Gil faz da sua/nossa terra, ter-se transformado numa discussão acerca das capacidades do Brás para ser ou não presidente da Câmara?
Francamente! Tenho lido neste Blog, coisas extraordinárias, tenho visto discutir-se Sines, como nunca antes vi, mas cair-se nets discussão absurda, parece-me uma perfeita estupidez. Agarremos a verdadeira discussão e deixemos a truliteirices para outra ocasião. Passem bem.

Anónimo disse...

O titulo do post é de facto sugestivo, queixe-se à Mariazinha.
E já agora as conversas são como os cigarros (as cerejas já não prestam), um puxa outro.
Passe bem

amorais disse...

Todas as semanas passo duas a três vezes pela estrada de acesso a Porto Covo para encurtar caminho em direcção à Boavista dos Pinheiros.A estrada está uma desgraça estreita sem bermas sem estar sinalizada no chão aos altos e baixos com pontos negros sem visibilidade.Agora já entendo o porquê desta situação foi para castigar a junta e a aldeia de terem votado noutra força que não a da situação.Quem sofre para além dos portocovenses são os utilizadores desta estrada com estragos nas jantes e pneus das viaturas para de já lá ter partido uma protecção de plástico por baixo da viatura ao bater num ressalto.Já por três vezes escapei de ter um acidente grave nesta estrada em dia de temporal com muita chuva e vento mas já vi muitas batidas neste percurso que só está noutras condicções por uma birra política dos comunistas de sines vulgo CDU que sempre tiveram dificuldade em aceitar a votação do povo soberano de Porto Covo.

Bruno Leal disse...

Pergunto, porque é que a Câmara Municipal de Sines, nunca concordou com a construção de uma discoteca no Porto Covo? Pelo que sei propostas não faltam. Nas noites quentes de Verão, em que Porto Covo está mais composto, os jovens sem sono, são obrigados a sair do Concelho de Sines para poderem encontrar locais de diversão. O que é deveras estranho, num concelho que se pretende turístico.

Anónimo disse...

Bruno, todos os estabelecimentos de diversão deviam encerrar à meia-noite. Este país precisa é de gente que trabalhe não é de langões que andam só na noite, e dormem de dia mesmo que seja em férias. Para trablhar há montes de gente que não quer nada com turnos durante a noite, mas quando é para a borga, boderões, charros, etc, já não se importam de fazer directas. Este país só vai para a frente se todos dobrarmos a mola, não é com noitadas de alcool e droga.

Bruno Leal disse...

Meu caro anónimo, das 5h13PM, noites de álcool e droga? Não vou sequer comentar essa generalização que acabou de proferir. Vamos apenas falar de turismo. Para além das praias, o que é que na sua opinião atrai mais turistas? A noite meu caro! As pessoas vão de férias para se divertirem, não para ficarem em casa a ver a novela da noite, isto claro, falando de pessoas saudáveis mentalmente, que gostam de conviver, que gostam de se divertir. Cada um vive a vida da forma que melhor entender, cada um decide se trabalha ou não, se fica em casa ao fim-de-semana ou não, etc, etc, etc. Vamos voltar ao período Salazarista? Julgo que isso sim, seria um excelente chamariz para qualquer turista que se preze.
Já que fala em álcool, porque não referiu a altíssima percentagem de pessoas na casa dos 40, 50 e 60 anos que é viciada em álcool? Porque não falou sobre aqueles que bebem ao almoço e ao jantar vinho à bruta com uns bagaços pelo meio? Isso sim é preocupante. Tente pensar nisto.

Anónimo disse...

De facto estes comentários estão cada vez mais tristes, boderões e droga ... vergar a mola, andar na noite, o caminho para porto covo, o plástico do carrinho (impecavelmente lustrado pela camurçinha nas manhãs de domingo)o esquecimento de porto covo pelos comunas, que mentes tão pequeninas.
Vocês merecem tudo isto e muito mais

Anónimo disse...

Mas como neste blog do Bráz não se pode discordar dos que o apoiam,são logo insultados e como, por cincidencia...,estão sempre on line,com a memória de factos que ninguém se lembra tão activa,eu só tenho a dizer o seguinte:se ele é tao bom e ninguém o aproveita então porque é que ele, que é político, não vai a votos sozinho como faz o MC?ao menos assim logo se veria quantos votos ele teria.Dizem mal do MC mas ele vai com coragem submeter-se ao voto anónimo do POVO.Cá para mim já estou farto do mesmo e como disse aqui um comentador o Bráz pertence aos mesmos que há alguns anos dirigem os destinos da nossa terra.

Anónimo disse...

A Marisa para Presidente!! Nem pensar. Não tem humildade para falar ao povo. A Carmem sim, é acessível, tem outra postura mas tem mais que fazer não deve estar para os aturar. A Marisa, nem no PCP, nem no PS nem como independente. Pois que se deixe ficar por técnica na Câmara.

Anónimo disse...

Aos anónimos das 9:51 e 9:59 AM, Maio 8

Ser credível em política (está escrito no dicionário) é conseguir mentir "prometer coisas para não cumprir, ou mesmo fazer o contrário" e os eleitores acreditarem.
Assim, nunca deveremos confundir credibilidade com honestidade, pois têm significados opostos.
Aqui, idiotas, somos todos nós, todos temos muitas ideias, mais aqui e sem esforço até conseguimas descobrir grandes idiotas.

Nota:Peço desculpa a todos em especial ao anónimo das 11:15 AM, Maio 8, que tem razão, mas não resisti.

escangalhado disse...

O tal de Bruno Leal misturar férias, noite e descanço com o "periodo Salazarista" é a anedota da temporada.
Ele há cada cromo com pretensões a escriba .........
Os tais de 40 / 50 anos com os seu bagaços, também têem o direito de viverem a vida como bem entenderem.
Mesmo no "periodo Salazarista"............

Anónimo disse...

Alegro-me por saber que, finalmente vamos ter estrada nova para Porto Covo.
Presumo isto porque, após este desmascarar da situação passada, quem ganhar irá fazê-la (reconstruí-la), ou não?...

sloo disse...

Estrada nova para Porto Côvo ?
Hà quem queira fechar aquela que nunca devia ter sido feita;
A marginal de Storpes em diante.È mais um dos muitos crime ecológicos praticados desde a instalação do GAS nos anos 70.