Em Sines, as eleições conseguem-se prever animadas. Em todos os partidos e grupos independentes, há importantes questões a discutir e decisões para tomar. Se da CDU e do grupo dissidente do Dr. Manuel Coelho, apenas podemos esperar mais do mesmo, resta-nos a nós, insatisfeitos com a Governação amorfa, caracterizada pela inércia das últimas décadas, esperar que partidos como o PS, o BE e o PSD se apresentem fortes e empenhados na discussão dos problemas.
Se no BE, tudo indica que o candidato será o Eng. Guinote, já no PSD e no PS tudo ainda está por definir. Muito embora o PSD e o BE representem partidos de nível nacional, em Sines apenas um partido poderá retirar o poder a comunistas e seus dissidentes e este partido é o PS, uma vez que não se avizinham candidaturas independentes mais ao centro.
Se a nível nacional o PS tem uma máquina partidária bem oleada, já a nível local, este caracteriza-se por uma enorme falta de iniciativa, fruto de inimizades e silêncios mantidos aquando da definição do candidato às autárquicas, o que acabou por sempre por provocar discussões internas e até mesmo inimizades pessoais. Esta desunião, numa terra pequena como Sines é altamente prejudicial para quem quer ganhar eleições, pois transmite uma tremenda falta de capacidade em unir as pessoas em torno de uma causa, ainda por cima quando se trata de uma causa nobre como a de retirar do poder pessoas com limitações óbvias.
Talvez por isso, esta candidatura do Hélder Machado, representa desde já uma nova versão do PS em Sines, visto que no passado, os candidatos se assumiam em segredo e apenas avançavam quando tinham a certeza que iriam ter o apoio negociado da maioria dos membros, seguindo à risca os ensinamentos de "A Arte da Guerra", anulando o risco de uma candidatura pública, mas exteriorizando pouca clareza e separando aquilo que deveria ser um grupo de pessoas unido e coeso, fruto das traições que os silêncios por vezes provocam.
Tudo está ainda em aberto no PS Sines, até mesmo a loucura de que se fala, de adoptarem por ordem dos Deuses do Rato, aquele que sempre criticaram, o que a meu ver retiraria toda a credibilidade do PS, mas acredito que o bom senso impere e que isso não aconteça. O que espero que aconteça é que a coragem de um homem humilde despolete uma discussão interna saudável e enriquecedora, capaz de no final extrair um líder capaz de unir todos aqueles que durante anos lutaram contra o nauseabundo poder instalado e que a pouco e pouco, por um motivo ou por outro, se foram afastando dessa nobre luta e se isso acontecer, teremos uma candidatura com todas as condições para vencer as eleições autárquicas e virar uma nova página da história ainda por escrever do Concelho de Sines.
Correndo o risco de me associar ao PS, que tanto critico a nível nacional, julgo que se a nível nacional, do meu ponto de vista, o voto em branco é útil e sensato, já a nível local e em Sines em particular, o voto útil para quem está insatisfeito, será sempre no partido ou grupo que tenha mais possibilidade de vencer comunistas e dissidentes, porque para mim pior é impossível e porque como em tudo, evolução e mudança são duas palavras que muitas vezes andam de mãos dadas.
19 comentários:
Bem analisado , vou seguir o teu conselho do voto útil, quem não deve de gostar muito desta tua análise é o forasteiro,mas a malta não lhe passa cartão é mais um que está em agonia.Não há dúvida que para os derrotar temos de votar util
VIVA O VOTO ÚTIL, VIVA O PS
ps = A.braz anula o post anterior sff
até que enfim saímos do armário e nos assumimos declaradamente o que somos, bons socialistas. Sê bem vindo Bráz, eu sabia que o bom filho à casa torna e ai está a realidade a comprová-lo. Espero ver-te já nas próximas eleições como nº 2 do Manuel Coelho para derrotarmos de vez esses comunas da treta que só destroem a nossa terra. Somos o único partido pluralista com pessoas de esquerda e de direita, é essa a nossa grande vantagem e temos que aproveitá-la também aqui em Sines, os vermelhos vão ver o que é bom para a tosse. Precisamos de um homem como tu, católico e com sentido de gestão de direita e a sensibilidade social da Igreja. Fico à espera.
grande abraço e vamos em frente VIVA O PS
Caro Bruno: Na análise que fez pareceu-me ter uma posição sectária e passo a explicar. Oficialmente não se conhece nenhum candidato à câmara. A CDU balança entre o Francisco Pacheco e o Albino Roque. O Coelho deverá avançar como independente. O PS só irá escolher dia 7 de Março. O PSD deverá avançar com o Micael faltando apenas o anúncio. Do BE ainda menos se sabe mas talvez o Guinote. Não conhecendo candidatos nem sequer o programa eleitoral (as autárquicas são uma realidade à parte do panorama nacional) dizer que vota PS é no mínimo estranho. Respeito a sua posição de defender o PS seja qual for o candidato. Mas dizer que o voto útil é no PS é no mínimo estranho. Para mim é forçar um cenário sem conhecer as variáveis envolvidas. Mais dois aspectos. O primeiro diz respeito à sua postura, que mais uma vez respeito, mas permita-me discordar dela. Este blog nasceu com pontos de vista críticos mas factuais e concordei maioritariamente das vezes com o Bráz. É óbvio que o blog é feito de opiniões pessoais e isso tem muito valor. Mas a sua influência socialista não o permite ver mais além. Felizmente sou apartidário mas com consciência política e isso tem-me permitido ver mais além. Por isso prefiro esperar para analisar e escolher em consciência com que cada um tem para oferecer. Do Manuel Coelho já se sabe o que esperar e pessoalmente acho que ele deu um grande impulso a esta cidade. O segundo aspecto tem a haver com a escolha do candidato do PS. Para mim nem Idalino, que já passou o seu tempo e não é uma pessoa rica de espírito, nem Fernando Ramos, que está demasiado colado ao partido nem Pedro Ventura (acho-o lunático). Para mim, um candidato sério, correcto, capaz de cativar os funcionários da CMS e de ter um projecto mobilizador é o Nuno Mascarenhas. Leiam as actas de reunião de câmara e vejam as posições correctas e com os interesses de Sines acima de tudo, para terem uma opinião formada.
Deve haver um engano: O post é do Bruno não meu, daí a inferir pela opinião do bruno, que "o bom filho à casa torna", só pode desculpar outros enganos seguintes.
Vocês andam a baralhar-me, agora pedem-me para anular um post(???), não será um comentário, a ser qual é o anterior se este é o primeiro?
Isso do voto útil a mim não me diz nada! Só voto naqueles que acho que têm ideias válidas para Sines e que eu acho que têm capacidade para depois as executar. Do que vi até agora pelos nomes que se vão falando, ainda não sei sequer se vou votar.
Braz, acho que o anónimo queria dizer comentário e não post, porque este anónimo enviou um comentário com um descuido ortográfico e a seguir enviou outro já corrigido com este post scriptum no fim.
Quanto ao anónimo que me acusa de sectarismo, devo dizer que para quem acha que o Dr. Manuel Coelho impulsionou a cidade, o meu discurso deve de facto soar a sectarismo...
Não tenho simpatia pelo PS, tal como referi no post, apenas analiso as coisas de forma lógica, porque acho fundamental afastar os que já estão a mais há demasiado tempo, mas nisso já sei, discordamos em absoluto. Por isso, consigo ver que será uma batalha, salvo algum acaso milagroso, entre Manuel Coelho, PS e CDU que na minha opinião vai ter muitas dificuldades contra o aparelho dissidente.
O meu único sectarismo em todo este processo autárquico, é que não gosto, nem concordo, nem acho competente a governação CDU sob a égide do Dr. Coelho e companhia.
Em relação aos candidatos possíveis do PS, consigo compreende-lo perfeitamente mas não referiu nem fez qualquer comentário sobre o Machado. Foi lapso?
"Somos o único partido pluralista com pessoas de esquerda e de direita, é essa a nossa grande vantagem"
Esta frase diz tudo dos xiuxialistas ******* de sines.
TÁ ESCRITO ALGURES ACIMA!
O Pedro Ventura lunático??? é só mesmo de quem não o conhece... será que o conhecem? Acham que as intervenções da sua crónica no jornal é de um tipo lunático?
Se este é lunático o que vamos chamar ao MC? Ou ao Lança?
No emso comentário faltam dois candidatos a candidatos: Helder Machado e Contra Danças. Porque não se fala neles? talvez porque não tem a importância que desejavam... ( embora considere o Helder muitos pontos acima do outro).
neste comentário só concordo que o melhor candidato PS seria o Nuno Mascarenhas... mas tal como vem no blog do Pedro Ventura " existem outras prioridades...".
Tudo se vai clarificar.
O forasteiro é um ***** do PCP local. Alguêm já viu este fazer um comentário construtivo? ou alguem da CDU local?
Dizer mal sem construir, é um *****s.
Contradanças, pedro ventura, helder machado, mascarenhas, fernando ramos, idalino, TUDO BONS CANDIDATOS...Para o Manuel Coelho ganhar com maioria.
O PS não preparou um candidato ao longo dos últimos 4 anos, dos existentes vejo dois que poderiam disputar as eleições taco-a-taco com o MC, o braz e o guinote, desde que candidatos pelo PS. Mas ambos são fraquinhos candidatos para o PS, porque este partido tem muuuuuuitas escolhas e todas muuuuito boas.
Dia 7 vai ser em grande, depois de explicarem ao helder que ele é super, mas não precisam da sua candidatura, aí vai o idalino e sus muchachos: o eterno vereador mascarenhas, o fernando ramos e uma senhora que ainda não sabemos que será.
Uma lista vencedora...para o Manuel Coelho
Em eleições autárquicas os partidos assumem um papel menos importante do que as pessoas que os representam. E neste caso, as vozes que tentam diminuir a candidatura do PSD só podem estar a tentar fazer conjecturas antes de conhecer o programa e os candidatos.
O PSD em Sines é uma estrutura bem alicerçada, com uma postura responsável e uma actuação de intervenção constante quer na Assembleia Municipal, quer junto da população.
A direcção do PSD tem sabido ir ao encontro dos anseios da população e tem conseguido restabelecer um nível de alta confiança junto dos eleitores. A Presidente do PSD de Sines é uma mulher com visão, politicamente experiente e de espírito combativo, que na altura certa sabe mostrar o que valem as suas ideias. A escolha do candidato do PSD às eleições autárquicas, assim como o programa eleitoral do PSD vai ser a prova disso mesmo, ou seja, uma prova da sua capacidade de liderança e de visão estratégica que irá mostrar por a+b o que melhor serve os interesses dos sineenses.
Eu não falei do Helder Machado porque não o considero com visão alargada para Sines. Pode ser um bom candidato mas no máximo a vereador. Quanto ao Contradanças não lhe dei importância porque nunca gostei de paraquedistas nem de boys partidários. É o tipo que colocaria o partido acima do concelho. O Guinote já foi duas vezes candidato pelo PS e perdeu. Eu só acho que o Mascarenhas seria alguém que conseguiria reunir as várias sensibilidades do concelho e os funcionários da CMS (que o Albino dividiu). Quanto ao Pedro Ventura confesso que exagerei mas acho-o demasiado idealista para o cargo.
A minha alma está parva! Quem é que está a avançar com a ideia do Mascarenhas ser o tal Messias necessário na Câmara? Aquela personagem tanto se bandeia para o lado do Coelho como se bandeia para o lado contrário...tenham dó e avancem com outros nomes...será que só conseguem vêr o velhadas do Idalino,o atraso de vida do Fernando Ramos? Os socialistas são só estes...coitados estão muito mal representados...assim não chegam lá!Procurem bem porque esses de socialistas não têm nada...estão mais para os lados de um P.S.D.Tenho dito!
Já tinha prometido a mim próprio que não entraria mais aqui para falar de ´certas politiquices--mas sou obrigado a escrever isto--Se o P.S. avançar com o nome do Mascarenhas como cabeça de lista vai ser o fim deste Partido-Não consigo vêr o que é que esta personagem tem feito enquanto vereador...NADA de NADA--Sou funcionário da Autarquia sei o que por lá se passa e digo com toda a certeza que o Mascarenhas devia estar como vereador do P.S.D- e não como P.S.--Quanto a quem diz que o vereador Albino dividiu os trabalhadores...eles já há muito que o estão--e não foi o Albino que fez essa divisão-quem ali trabalha repara todo o santo dia que não existe união naqueles trabalhadores--é mais o cada um por si--O Partido do Povo conseguiu isso há muitos anos-ali ninguém confia em ninguém...E mais uma--Quem é o Albino para a população de Sines?---Ninguém---só veio para cá para se orientar---foi mais um...
Viva o Drº. Coelho--viva o salvador deste povo! Avance que os trabalhadores da Câmara estão consigo...Não tema o Albino--esse já era---O Albino só tem do seu lado meia dúzia de mulherzinhas--você Drº Coelho tem do seu lado os homens e mulheres de fibra---siga em frente porque vai ganhar mais esta parada.
Isto está muito engraçado , muito preocupados com os candidatos do PS, ainda bem, quanto mais falam ,mais nos engrandecem, senão falarem em nós é que eu começo a ficar preocupado e e que maneira.Ninguém presta para nada, o Idalino coisa e tal e blá, blá, o Helder M.coisa e tal e blá, blá,Fernado R.coisa e tal e blá, blá,N.Mascrenhas coisa e tal e blá, blá,P.Ventura coisa e tal e blá, blá,C. Contradanças coisa e tal e blá, blá,etc,etc afinal quem é bom para vocês?
Sempre quero ouvir os comentários quando a CDU anunciar o candidato.Seja quem for o candidato do PS é para ganhar.Os comunistas tem os dias contadinhos na CMS disso podem ter a certeza
De facto, o PS tem sempre azar, nunca consegue arranjar um bom candidato.
Os bons são aqueles que no momento não estão lá...
Talvés o Brás desse um bom candidato, é um moço sério, nada ambicioso, bastante conhecido...nunca procurou nenhum tacho, etc, etc.
Assinado
COBARDE (anónimo)
"Talvés o Brás desse um bom candidato, é um moço sério, nada ambicioso, bastante conhecido...nunca procurou nenhum tacho, etc, etc."
Os bons candidatos são os que ganham, como tal, tire as suas ilações...
Quanto aos resto dispenso ironias, prefiro perder o meu tempo a ensinar alguma coisa. Vomo por exemplo a escrever "Talvez", em vez de "Talvés". O ensino em Portugal nada mesmo mauzinho.
Enviar um comentário