terça-feira, 6 de maio de 2008

A luta política

Pela virilidade que pressupõe, pela garra que se adivinha, pelo romantismo subjacente, sempre gostei do termo "luta política".
Do sentido metafórico ao literal, aterramos na Assembleia Municipal de Sines, de dia 30 de Abril. Consta nos mentideros que a inserção, em cima da hora, na ordem de trabalhos de moções de censura ao Partido Socialista pelos atrasos na construção do centro de saúde, às propostas do novo pacote laboral e à opção de um empresário local, que supostamente "trocou" os seus funcionários por emigrantes, desencadeou uma reacção mais "eloquente" do PS, prontamente apelidada de alguns "mimos" da CDU.
Seguiram-se alguns minutos para acalmar os ânimos.
A Assembleia Municipal esteve quase, quase a conhecer a verdadeira luta política.

13 comentários:

Anónimo disse...

Não foi o director da Mota-Engil que quando era um defensores do pobres e indefesos, e dirigente do PS dizia, quem se mete com o PS leva. Pois o contrário também é verdade.

Matinho, Porto Covo

Anónimo disse...

Chamar oportunista, cinicos, hipócritas e demagogia ao PCP, que tanto tem feito por Sines porque se queixa do governo e da palhaçada do centro de saúde - lembram-se do PS todo excitado porque o PS (???) ia fazer a obra - do código do trabalho e do armador, que por acaso é do PS, que despediu a tripulação de sines e admitiu forasteiros. O idalino que já anda todo exaltado a preparar a candidatura tomou-se de dores a defender o seu partido e levou rodada de palhaço. è a vida, estranho os seus boys que se acobardaram todos.

Vermelhinho

Anónimo disse...

Alguém tem de defender o PS neste Blogue.
1 - admire-se a coragem do Idalino, de mesmo abandonado pelos seus boys - segundo diz o vermelhinho - defender corajosamente o seu partido;
2 - elogie-se a estratégia de a ser candidato, também penso que sim, começar cedo;
3 - quem introduz pontos na ordem de trabalho sem previamente ter avisados os restantes partidos, está a agir no minimo de má-fé. Atitude de que a CDU é useira e vezeira.

Anónimo disse...

Foi no dia 30 de Abril ou será no 30 de Maio?
Aconteceu mesmo o quê? Desde quando é que as propostas de moções têm que obrigatoria e previamente passadas por todas as bancadas?
Se a CDU apresenta propostas e o PS, nomeadamente o "velho" Idalino se escamam, problema deles mas, segundo me pareceu, não havia arranhões na cara!

Estação de Sines disse...

Como é óbvio foi a 30 de Abril, já corrigi, óbrigado. Devo andar mt à frente. lol.

Anónimo disse...

Mais uma vez se estão meter onde não devem , 1ª foi na Sisáqua agora mais uma luta inglória tem mesmo sina , onde se metem só fazem mer.....
-Na sisáqua quem ficou aperder?
OS TRABALHADORES
E agora só uma pergunta quem foi despedido?

Anónimo disse...

Tenho assento na dita assembleia.
Represento quem me elegeu.
Não consigo admitir que um sitio onde maiores valores se levantam e é por excelência o lugar de todos que neste Conselho habitam, se devem rever e defender o que é para a sua terra, existam alguns que pela sua falta (leia-se ausência) de formação, de distorção do que é a democracia ou mesmo com ausência de respeito pela opnião contrária, passem a ofender (" PORCO...") ou mesmo se grite por não se concordar.
Assembleia do povo de Sines devia ser um exemplo para este e não uma vergonha e falta de respeito pelo próximo.
Enquanto tiver assento neste lugar democrático, NUNCA ofenderei os que tal como eu estão para fazer o melhor para Sines (alguns é o melhor para eles ...).
Sem utopias, nem totozisses, vi e senti que a imagem de um povo é a sua educação, tanto para o bem como para o mal.
E para finalizar: com este tipo de prepotência, arrogância e "inducação" ainda bem que não se deu o 25 de Novembro.

" Uma ideia estúpida defendida por milhares de pessoas , não deixa de ser uma ideia estúpida"

Sir Francis Loyd.

Pedro Ventura

P.S. Cobarde é quem se esconde atrás do anónimo e "boys" são os que não conseguem ter uma opinião sem consultarem os "mestres". Quem é PCP NUNCA PODE DIZER QUE NÂO È UM BOY, simplesmennte porque segue somente o que lhe dizem.

O comunismo acabou, instalou-se o "comudismo".
Nenhum comunista que eu conheça, pelo menos em Sines, viveria de livre e expontânea vontade numa Coreia do Norte, Cuba ou mesmo China (esta já com 2 sistemas, o " Comunismo capitalizável", só porque perderia TODAS as suas regalias enquanto ser humano e acima de tudo , aquilo que mais prezamos: A LIBERDADE.

Anónimo disse...

Quem foi despedido foi a tripulação de um barco de pesca de um empresário ligado ao PS.

Anónimo disse...

Nada justifica a ofensa, ou juizos de carácter. Infelizmente como em tudo na vida, existem pessoas que não merecem estar em determinados locais, ainda mais representando os eleitores. O importante é denunciar aos eleitores quem são os eleitos que tomam essas atitudes. Apesar de todos os que se afastam da política também são culpados.

Ana Sofia, Viana do Castelo, Arrufe

Anónimo disse...

Achar que milhões ou a maioria defendem uma ideia estúpida é o cúmulo da arrogância. Nega profundamente os principios da democracia e não há citações que lhe valham. Quanto aos restante chorrilhos de disparates é a ignorância mesmo.

Amigo socialista

Anónimo disse...

Todos excitados. Curiosamente tem sido assim, queimam os cartuchos antes das eleições, vão à frente nas sondagens, mas dps, truz lá ganhamos de novo, e isto não pode ser só sorte. É obra senhores, É Obra. Veja-se o conjunto de obras que Manuel Coelho lança neste ano pré-eleitoral num país arruinado, desempregado e em contenção. Curiosamente parece que sines continua a prosperar, não se conhece pobreza de vulto e somos um exmplo de integração e cultura. Desculpem mas esta é a verdade. A assembleia, são fait-divers, ou a exlatação de quem sabe que têm a razão.
China, Cuba, Coreia do Norte versus guantanamo, EUA, Especulação Global. Quem tem telhados de vidro....


Vermelhinho, cada vez mais

Anónimo disse...

è lamentável...
continuam sem coragem de mostrar a cara e aquilo que defendem.
1) o maior empregador privado de Sines era mandatário do Presidente da Câmara e Tambem correu com os sindicatos e "corria" com alguns trabalhadores.. muito mais de 9 e o PCP não disse nada...
Existimos num estado de Direito com 2 poderes distintos ( ao contrário dos países com ditadura comunista... ou "democracia" na Coreia do Norte... não gosto de ser impreciso... lol ) poder politico e poder juridico, o "poder" politico PCP tenta emiscuir-se no Juridico porque a sua doutrina o emana, mas este país não funciona assim. Os tribunais decidem o que é legal ou não, os partidos apoiam ou não as pessoas ( que é para isso que deveriam servir...).

"Anónimo disse...
Achar que milhões ou a maioria defendem uma ideia estúpida é o cúmulo da arrogância. Nega profundamente os principios da democracia e não há citações que lhe valham. Quanto aos restante chorrilhos de disparates é a ignorância mesmo.

Amigo socialista"

tal como os "outros" na Assembleia Municipal este "amigo Socialista" devia ter mais atenção à aquilo que lê, porque saber ler, não quer dizer que se saiba o que se lê...
Defender uma ideia estupida é algo que a todos sem excepção acontece ( menos a alguns "iluminati" donos da verdade absoluta( seja lá isso o que for)), defendê-la em conjunto reflecte um acto de "carneirismo" não de democracia.
Em democracia deve-se defender ideias, projectos mas sempre com a liberdade de reflectir e expressar individualmente... Concenso só nas ditaduras, e essas longe.
E para si uma citação de um Politico Galego que a mim muito me apraz: " se hay gobierno, soy contra".

Quanto ao conjunto de Obras do Presidente da autarquia o "Vermelhinho" refere-se a quê?: ao Centro de Repouso da Ordem dos médicos? (obra privada) ou mesmo uma Escola de Artes que embora seja uma boa iniciativa, está condenada ao fracasso, basta ver como está o ensino das artes musicais CREDITADAS neste país (porque esta nem isso está)... ou fala do muro de contenção da Falésia que aconteceu só depois da "vivendinha" acima começar a ser construida... com mais uns (muitos)m2 dos que estão no projecto... ( diz-se que foi implantada em terrenos publicos)... ou fala ainda do Mercado Municipal condenado á ruina por anos de incuria... ou fala da feira de Agosto que não tendo mais lugar nenhum para a fazer acaba com ela ou ainda pensa que vai estar suspensa... ou fala da estrada de Porto Covo que parece um troço do Lisboa -Dakar à anos... ou do artigo 47 que quer colocar os idosos em pré-fabricados para a construtora construir mais umas ricas vivendas... tal como no Antigo Parque de Campismo... ou mesmo do Centro de saude que é iniciativa do PS e que uma semana antes os CDUs afirmavam "se fosse por eles davam tudo o que fosse preciso" e na assembleia que foi divulgado o facto, os mesmos já diziam "que é campanha eleitoral" e o "Governo tem de comprar os terrenos... " ( no "Sineense" dizia que esta reunião era iniciativa do Presidente, mas os da sua cor que estavam presentes na mesma reunião que eu sobre o assunto, nada sabiam e estavam extremamente incomodados por "não terem sido avisados"...
Será tambem Obra o tribunal de Trabalho?
ou ainda mais grave "apoiar" uma greve dos Trabalhadores da Sisaqua e deverem uns milhares de euros á mesma empresa... pergunte lá a estes que é que se tramou no meio disto tudo? e quem durante 26 dias de greve é que fez os contactos com a Comunicação Social e deu voz a estes Senhores? NINGUEM. Apoio? e o grevista da APS que deu aquela má imagem na televisão e nada tinha a haver com a situação?
Incongruente?
Eu?
Eu não gasto cartuchos, discuto ideias e factos.
Quem diz que Sines continua a prosperar é porque nunca viveu em mais lado nenhum.

P.S. aos anónimos, digam mais do que vos dizem ( não menos!!), pensem por vocês.

Anónimo disse...

Caro amigo Pedro Ventura

Pelos vistos o senhor escreve na proporção inversa À substãncia das ideias que defende. Ainda por cima pensa pouco e demonstra alguma ignorância nem só política. O Estado democrático têm dois poderes!!!! LOL poder jurídico!!!LOL. se usted eres contra qualquier gobierno por supuesto que eres contra el tuyio del Sócrates.
Enfim, pense antes de escrever, não deixe que o preconceito e a raiva anticomunista lhe tolde o raciocínio.

Amigo socialista