domingo, 12 de setembro de 2010

Sopa dos Pobres


Em Sines foi desenvolvido e está implementado um dos mais perversos e pervertidos "esquema" de atribuição de verbas a instituições, com o nefasto compadrio do doador, de que se tem conhecimento.

Com o argumento que deste modo todos ficam em circunstâncias de igualdade perante o doador, o executivo recebe da Petrogal e parte o bolo a seu bel prazer. Deste modo a "sopa dos pobres" ou "beija-mão", realiza-se anualmente com estrondo e nunca isenta de surda polémica.

Com o estrondo que convêm à autarquia e ao doador que a populaça saiba da sua generosidade e com a surda polémica que a estratégia centralizadora, dominadora e controleira, quase claustrofóbica, gera nas instituições e mantêm manietada a oposição cuja discordância com o método pode espantar o benemérito.

Mas esta é pantomima que a todos serve, ao executivo que para além da atitude populista e eleitoralista, mantêm as associações controladas e dependentes; a quase todas as associações que se escusam ao trabalho de angariar verbas; à Petrogal que surge na imprensa em todo o seu esplendor de responsabilidade social, sem ter a mínima noção da realidade social de Sines e apazigua os males da poluição e consciência, com uma milésima percentagem do que produz ou lucra na Refinaria de Sines.

5 comentários:

Anónimo disse...

Absolutamente verdade!
E, para ser ainda mais pormenorizado, mais de metade da verba atribuída pela empresa vai para o FMM e a ESCOLA DAS ARTES. A outra metade é distribuída por todas as restantes associações, as velhas, as novas, todas as que restam.
Lindo, justo e democrático, não acham?
E ai de quem fale...porque se dantes era o come e cala, agora é não comes e calas na mesma...senão...

Anónimo disse...

"A outra metade é distribuída por todas as restantes associações, as velhas, as novas, todas as que restam."

E se já havia injustiça na divisão das metades, então esta metade de que agora falamos está lindamente distribuida, como se pôde ver num post anterior que reproduz o Sineense. Academias de Patins (de gelo, rodas, em linha?) e similares.
Estimado líder, não se esqueça do subsídiozinho para o canasta cultural clube, não?? os nossos baralhos estão nas últimas.

Anónimo disse...

Brás devia começar a colocar a verdade toda...

Quanto é que Petrogal dava ANTES a cada associação? Não é verdade que foi com Manuel Coelho que a Petrogal aumentou em muito as verbas atribuídas?


Outra verdade é que com o crescimento exponencial de associações no Concelho, ao dividir as verbas caiba cada vez menos a cada uma.

e a parte da Asfixia é que gostava que explicasse. Como estão as associações a ser prejudicadas ao receberem mais verbas do município.. Só se em questões de filosofia, "deviam ser ensinadas a apanhar o peixe" ah desculpa mas isso também já aconteceu nas tasquinhas, ha e tu também la estavas...

Um abraço Brás porque apesar de não concordar com 90% do que dizes não deixo de achar blog interessante e de cá vir normalmente..

E isso, certamente, não é culpa do executivo...

Anónimo disse...

Acertou em cheio, anónimo das 11:15PM, Setembro 13, 2010.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:15 PM, Setembro 13, 2010
"...? Não é verdade que foi com Manuel Coelho que a Petrogal aumentou em muito as verbas atribuídas?"

Efectivamente foi nos mandatos de MC que a Petrogal aumentou as suas "esmolas". Mas não foi porque o mesmo tivese pugnado para isso. A evolução desta sociedade "imoral" levou a que as grandes empresas, lancassem mão de uma falácia, para descansar a consciência, a que chamaram responsabilidade social ou algo que o valha. É dessa mentira que sai o aumento das verbas que o MC têm usufruido e não de algo que o próprio tenha feito para que tal acontecesse.

"Outra verdade é que com o crescimento exponencial de associações no Concelho, ao dividir as verbas caiba cada vez menos a cada uma."

Efectivamente outra verdade.
Faltou afirmar que uma parte da responsabilidade por este crescimento das associações, cabe ao executivo de MC. (Penso que não necessitará de desenho)

"e a parte da Asfixia é que gostava que explicasse. Como estão as associações a ser prejudicadas ao receberem mais verbas do município..."

Aqui o anónimo tem informações que mais ninguém têm. Mais verbas do municipio? Temos de fazer um ponto de situação. Amigo(a) estamos a falar do municipio de Sines, certo?