sábado, 29 de maio de 2010

Manif. CGTP - 300 Mil porque será?



Pode doer, mas contra factos...

27 comentários:

Anónimo disse...

Para a "FESTA" sempre se consegue arranjar alguma coisa. O tempo até convidava e a organização está sempre "oleada".
A Luta Continua.

Marius Herminius disse...

Dói sim. E muito!
Dói a esses muitos milhares de manifestantes que fizeram questão de dizer “presente!” e desceram a Av. da Liberdade a gritar palavras de ordem contra a actual situação de Portugal.
Dói aos desempregados que, como se já não bastasse o não terem trabalho, ainda viram o governo retirar-lhes alguns benefícios que minoravam a sua miséria, a começar pela redução do subsídio de desemprego. Para além de serem tratados como “malandros que não querem trabalhar”.
Dói aos funcionários público, apresentados pelos diversos governos como os cíclicos culpados da nossa desgraça colectiva e que viram uma vez mais os vencimentos e as carreiras congeladas.
Dói aos jovens – muitos deles licenciados - que quando não arranjam emprego a ganhar 500 euros (ou menos!) tentam sobreviver mergulhados, eternamente, em recibos verdes e sem direitos alguns devido à precariedade.
Dói aos reformados que, apesar de já terem que viver com as actuais reformas de miséria, sentem que a sua situação vai piorar, até porque já nem poder reivindicativo têm.
Dói aos trabalhadores, cuja grande maioria recebe o salário mínimo (quando recebe!) e viu aumentado o IVA, o IRS e o que mais adiante se verá.
Dói aos pequenos e médios empresários, afogados em impostos e sem acesso ao crédito para modernizar as suas empresas, empresas essas que são geradoras de grande parte do emprego em Portugal.

E a quem não dói?
Não dói aos gestores públicos.
Não dói a quem nos (des)governa.
Não dói aos banqueiros.
Não dói aos especuladores.
Não dói àquelas “cabecinhas pensadoras” que não se cansam de dizer que a receita para a crise passa pela redução (ainda mais!) do “estado social” e do salário dos trabalhadores. E no entanto todos eles estão muito bem na vida e alguns até participaram nos diversos governos responsáveis por esta situação, pasme-se!
Todos nós sabemos por que razão esta gentinha está imune a essa dor. Basta olhar para a sua conta bancária…
Nós também estaríamos bem melhor se os sucessivos governos olhassem para nós como PESSOAS e não apenas como meros pagadores de impostos.
Também poderia dizer que não dói aos muitos milhares de pessoas que, apesar de terem todos os motivos para se manifestar, preferiram ir à praia ou ficar em casa.
Mas dói sim e vai doer ainda mais, segundo as ameaças do governo.
Pode ser que numa próxima oportunidade essa dor deixe de ser “uma dor que não se sente” ou que a sua “alegria descontente” se transforme na determinação que os leve a dizer “Basta!”.

Anónimo disse...

Sou a favor de as pessoas lutarem pelos seus direitos, mas não vou à bola com certos sindicalistas da treta, que apenas sabem convocar geves e manifestações, e que tanto gostam da "luta" e têm sempre a boca cheia de chavões já gastos como as reformas de miséria, baixos salários, precariedade, mas que ao fim dos mês levam eles mesmo milhares de euros para casa de vencimento. Digam lá quanto ganha o presidente da UGT e oda CGTP? Digam quanto ganham os tipos que estão nas comissões de topo dessas duas centrais sindicais, e perguntem-lhes se estão dispostos a fazer sacrificios, abdicando de parte dos seus salários. Ah...onde anda o Torres Couto? Alguém o viu e sabe como vive?

carlos andré disse...

Eu estive presente e sempre estarei enquanto estas politicas não mudarem.

Há anos que nos pedem sacrifícios e é o que se vê.

ESTOU FARTO DELES !

Marius Herminius disse...

Ó anónimo das 10:08

Você vai-me desculpar a pergunta:
Isso é só estupidez ou não passa de um reles provocador?
Se os “sindicalistas da treta” levam para casa milhares de euros, como você diz, não seria essa uma boa razão para ficarem em casa e deixar/obrigar que fossem os outros - aqueles que não levam os tais milhares de euros – ir para a rua gritar pelos seus direitos?
O que tem o salários dos dirigentes das centrais sindicais ou dos sindicatos a ver com a questão? Acha que eles é que são os culpados da actual situação em que vivemos?
Se sim, em que aspecto? São eles os responsáveis pelas políticas sociais e económicas?
Deixe-se de demagogias, homem!
Se você foi daqueles que preferiu estar na praia de papo para o ar assuma-se e não deite culpas para cima de quem não as tem.
Se você não sabe do que fala reduza-se à sua ignorância.
Repare que você não referiu nenhum membro do governo. Terá sido por acaso?
Você até concorda que as pessoas lutem pelos seus direitos, mas os sindicalistas é que estragam tudo, os malandros. Ai que bom seria se não existissem…!
…e que saber “do” Torres Couto? Procure-o. Faça alguma coisa…

Anónimo disse...

Porque será?
Porque a máquina está sempre bem "oleada", com verbas para pagamento de muita coisa.
Claro que têm as contas auditadas, mas é fácil organizar devido ás rotinas.
Quanto aos salários dos dirigentes sindicais, simples. Há rapaziada que anda nestas coisas vai para 30 anos, profissionalizaram-se, já não sabem fazer mais nada e pensam muitas vezes que ainda estamos no PREC.
Todos sabem que têm uma boa escola (PC), para muitos a melhor escola de formação neste tipo de acções. Também sabem que é muito fácil controlar as pessoas desesperadas que têm falta de emprego e sem futuro com estas manifestações.Por outro lado a TV ( que comanda este tipo de informação) encarrega-se de mostrar ao mundo .
Conclusão: É fácil mobilizar as pessoas, seja 300, 400,,500......
mil .
A questão que se põe neste momento e ninguém sabe, o que é que vai acontecer nos próximos tempos, principalmente aos mais desprotegidos, sim porque os ricos não têm problemas.
Sabem qual é o grande problema do Nosso País: Quando é altura das eleições a abstenção é o maior partido. Se nessa altura as centrais sindicais convocassem uma manifestação para todos votarem!
Eu sempre votei, nunca votei em branco nem me abstive.
A Luta Continua.

Anónimo disse...

votaste nos mesmos que te roubam. Tu gostas!

Anónimo disse...

São dirigentes sindicais profissionais, que vivem de convocar e organizar greves, manifestações, etc. É o trabalho deles, e alguns são de facto muito bem págos, e ganham bem mais do que qualquer um quadro superior, mesmo tendo a 4ª classe. Vivem da miséria alheia, da desgraça desta sociedade, que quanto maior for, melhor é para eles porque as pessoas fragilizadas são mais fáceis de manipular. Os sindicalistas profissionais não têm nunca problemas de salários por pagar, nem ordenados baixos. Discursam contra o grande capital e contra os lucros da banca, mas eles mesmos passeiam-se em BMW's e Mercedes e Audis com as suas familias, os simbolos do capitalismo que eles combatem de boca sempre que as cãmaras de tv estão ligadas à sua frente.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 9H29, tirou-me as palavras do teclado.

Anónimo disse...

há de facto alguns "caramelos" por aqui e não so aqui que estão ao serviço de socrates e seus acólitos, são uns penduras da sociedade, não respeitam quem trabalha e quem sofre, doi-lhe de facto que mais de 30 anos depois de quererem partir a espinha à intersindical, criando com dinheiros publicos a ugt, não o tenham conseguido. Dói-lhes ainda o facto da intersindical apesar da crise ser a central sindical de portugal sobrepondo a sua intervenção social a alguns partidos.
Essa "gentinha" que faz comentários perniciosos a quem luta, são anónimos sem vergonha que, ou estão do lado da vigarice ou são vigaristas mesmo.

Anónimo disse...

Ao caramelo das 4.23:
O tempo do PREC já acabou.
Haver só uma Central Sindical isso dependende dos Sindicatos. Entenderam os trabalhadores criar uma nova Central, isso só revela a pluralidade de ideias.
Quanto ao partir a espinha dorsal da Intersindical, só se acabar o PC e parece-me que essa situação não acontecerá.
Ser amigo do Sócrates, essa conversa é do tempo do PREC onde quem não fosse comunista era fascista.
Chamar vigaristas, tomo isso como um "orgasmo fora de tempo".
Afinal voce também é anónimo!

Anónimo disse...

Conheci um desses altos quadros sindicalistas que ia para os comicios de renault clio, mas que ao fim de semana ia passear de mercedes com a familia. O mercedes estava escondido na garagem e era só para os fins de semana, e nem ia ele a guiar. Hoje mora numa bruta vivenda e tem casa de praia. Mas aos microfones era sempre contra a burguesia, contra a reacção, contras as privatizações, contra os grandes lucros da banca, etc e tal. É atrás destes vendedores de sonhos e hipócritas que muitos de nós andamos.

Anónimo disse...

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do arrendamento, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais
******
O caramelo insiste em remar a favor da sua maré. Afinal o que é que lhe dói?

Anónimo disse...

Deixa-te de tretas, fala lá a verdade: Quem te paga para dizeres tantas asneiras?
Mais, o que está em causa neste post é a revolta de muitos milhares de Portugueses que sofrem com esta política e muitos outros milhares que já não sentem sequer a liberdade para se poderem revoltar. A questão central é essa e não a que os supostos beneficiarios do sistema tentam a todo o custo propagar. Definitivamente o ps e o psd, levando atrás o cds e o cavaco, definiram-se. Só come quem quer.

Anónimo disse...

Toca a votar nos comunas para endireitarem o país. Devia ser bonito essa gente a governar. Ficávamos uma coreia do norte, cuba ou china. é isso que querem? mentes retrógradas esses comunistas. Manif's?? SEMPRE, mas o povo, não aliados a cgtps e ugts. a voz da revolta tem que ser do povo, e nao coisas planeadas por esses sindicalistas ordinarecos que não fazem nada, mamam dinheiro dos contribuintes (faz lembrar as forças armadas). somos um triste povo influenciado por ladrões (governo, sindicatos e toda a espelunca politica). Passem bem. O POVO TEM QUE PARAR O PAÍS, não são 300 mil comunas aos gritos, orientados pelo carvalho da silva e seus "carvalhinhos"!!!

Anónimo disse...

...somos um triste povo...
anónimo das 8:03 PM, Junho 02, 2010

Como eu concordo consigo!!!!!
Já pensou em emigrar?
Ficávamos um povo, um pouco menos triste, e certamente a sua sumidade melhor enquadrada...

Marius Herminius disse...

Ó sabichão estúpido

Diz lá o nome do sindicalista que anda de mercedes ao fim-de-semana.
Mostra que não és cobarde e deixa-te de te esconder atrás de um nick.
Para além disso, é o facto de andar de mercedes ao fim-de-semana que faz dele um mau sindicalista?
Ou a sua estupidez exige que todos os sindicalistas sejam pobres, passem fome e andem andrajosos?
Pena mesmo é que a estupidez não pague imposto! Podia ser que isso evitasse que o seu amigo e mentiroso 1º-ministro não precisasse de aumentar os impostos...

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 11:20, pois eu digo-lhe que o pvo português não precisa do seu voto para nada! Vota nos partidos dos poderosos, nos que que estão a pôr os trabalhadores na penúria. Abra os olhos homem! Você não pertence à classe deles, nem nunca vai pertencer enquanto se mantiver ignorante.

Anónimo disse...

Valter Lemos destruiu a educação em Portugal, agora está a fazer o mesmo aos centros de emprego e aos desempregados. O que se seguirá?

efernandes disse...

Mas o que aqui vai...
Há aí um tal sabichão que alguém lhe chamou estúpido, e lá terá as suas razões.
Pelo que leio, o homem deve ter alguma frustração encravada na garganta, um autêntico peão de brega cheio de ódio. Realmente ainda há, infelizmente, gente que agarrada a não se sabe ben o quê, vocifera ódio por tudo quanto é lado. Normalmente são uns desgraçados que não têm onde caír, enfim como dizia oi anónimo sobre Brest referindo-se ao analfabeto político.
300 mil comunas?!? Poisx, não gastes energhias

Indivíduo em Questão disse...

Eu estive lá! Tenho direito em manifestar-me! Tenho direito à qualidade de vida porque trabalho para a ter! Tenho o dever de ser profissional e dar o meu melhor quando "pico" o cartão para entrar no serviço! Tenho direito à indignação por o governo me roubar cada vez mais, assim como a toda a classe trabalhadora. Tenho um filho e tenho o dever e obrigação de o alimentar, de lhe pagar os estudos para ele ser um Homem com futuro! O governo não me larga a carteira, rouba-me cada vez mais, trabalho cada vez mais e cada vez posso menos! Lutemos contra esta gente que não quer o nosso bem, somos os escravos de Portugal. Como diz o Marius Herminius no comentário das 09:58: "Dói sim. E muito!". Subscrevo-o e envio-lhe cumprimentos.

Anónimo disse...

Tenho seguido esta conversa.
Curiosamente, verifico o seguinte:
Quem não concorda com a manifestação é logo rotulado de amigo do Socrates, votaste nele, gostas dele etc.
Tive a sorte ou azar de viver a época dura da ditadura, de calar o bico porque a Pide levava de "cana" e de fugir à Policia.
Sabem porquê: Porque eramos logo rotulados de Comunistas, quando muitos que participavam em diversas actividades ditas "subversivas" nem tão pouco sabiam quem eram os dirigentes comunistas portugueses.
Agora com a liberdade, quem não concorda é logo amigo do Governo .
Porra, afinal para que lutamos para haver liberdade. Afinal voces são uns democratas do....
A Luta Continua

Marius Herminius disse...

Anónimo das 6:35

Não fuja à questão principal. Tudo começou porque alguém - um anónimo como você… - falou em "sindicalistas da treta que apenas sabem convocar greves e manifestações" e outros mimos do mesmo jaez. Se quer ser respeitado comece por respeitar os outros.
Quem, no momento actual, vem com esse discurso é porque está do lado do governo, que é um direito que lhe assiste, com certeza. Mas não venha agora queixar-se de ser “rotulado de amigo do Sócrates” (sic).
Consegue explicar-me por que não concorda com a manifestação? Será por ter horror a multidões ou porque não se quer misturar com os “mal-vestidos”? Ou, porque não, concorda com a actuação do governo?
A manifestação é um protesto mas também é uma festa. Festeja-se a liberdade de podermos dizer que não concordamos com esta política. Você não acha que temos esse direito?
Você lutou para haver liberdade? A sério? Olhe que não se nota nada…

Anónimo disse...

Os sindicatos são importantes e fazem falta ao país e ao mundo do trabalho, caso contrário ainda viviamos pior do que estamos. Mas eu também sou contra os ordenados chorudos de alguns cabecilhas dos principais sindicatos e penso que esses eram para ser os primeiros a dar o exemplo. Até porque eles contestam muito os rendimentos e reformas dos banqueiros, os ordenados dos administradores das empresas semi-publicas, do governador do banco de portugal, etc. Quem é que sabe quanto ganha por mês um Carvalho da Silva, ou o presidente da UGT e outros cabecilhas dessas centrais sindicais e outros sindicatos?

Marius Herminius disse...

Contra a estupidez militante deste anónimo não há nada a fazer.
...e também estou farto de provocadores reles.

Anónimo disse...

"Você lutou para haver liberdade? A sério? Olhe que não se nota nada…"
.....Pois é... e eu respondo-lhe:
Você pode ser um tipo muito sério, mas mais do que eu não é.
Será que a liberdade para si e os seus seguidores é a vossa "verdade". E os outros é carneirada que apoia o governo!
Para sua informação eu não apoio o actual governo (já não posso ouvir o Sócrates), mas o que vejo todos os dias, principalmente no parlamento é uma esquerda dando "tiros no pé" a começar pelo discurso do Louçã e acabar no Jerónimo, sem soluções para nada e depois vêem para a rua repetir o mesmo discurso.
O que me choca é o neo-liberalismo desenfreado que se instalou em todos os locais, sem excepção. Ninguém quer saber de nada, tanto nas empresas como no estado. Vamos por lá o Louçã ou o Jerónimo e fechar o País em si próprio.
O problema é que estamos dependentes de tudo. Habituamo-nos a ter tudo até o Rendimento de Inserção Social.
A Luta Continua.

Marius Herminius disse...

…e a tudo isso você responde, ficando em casa de braços cruzados e a criticar quem se manifesta contra a situação.
Mas a culpa é dos “sindicalistas da treta que andam de Mercedes ao fim-de-semana” e dos dirigentes das centrais sindicais que ganham muito dinheiro e também “dos Jerónimo e Louçã” que dão tiros nos pés e que nada fazem contra o “neoliberalismo desenfreado”, blá, blá, blá, etc, etc, etc e mais blá, blá, blá.
A sua retórica é sempre a mesma, já reparou?
Até parece que você também engoliu uma cassete, homem…