domingo, 4 de outubro de 2009

Oportunidade ímpar

Enquanto Sines surge referenciado na imprensa nacional como um dos Concelhos em que os resultados das autárquicas, são dos mais imprevisíveis, as iniciativas partidárias dos principais candidatos registam adesões surpreendentes para os padrões de participação politica em Sines e começam a surgir os primeiros resultados das sondagens. Entretanto, a crispação vai crescendo e as previsões vão-se discutindo com cada vez mais vivacidade.
Estaremos perante um momento de participação politica da sociedade Siniense, como não se veria desde os tempos quentes do pós-25 de Abril. Um oportunidade ímpar de reduzir a abstenção e de projectar esta participação para lá das eleições.
A garantida vitória minoritária e a necessidade de coligações e acordos, manterá o interesse da população e exigirá um trabalho político das várias candidatura como não é usual. Esperemos que as diversas candidaturas aproveitem para dar uma imagem da politica diferente daquilo a que nos tem habituados e os partidos ao longo dos anos, que as Assembleias Municipais se tornem locais de debate empenhado, sério e esclarecedor, que surjam os referendos municipais, os orçamentos participativos, concelhias politicas dedicadas e trabalhadoras. Enfim que os partidos após o acto eleitoral discutam mais Sines e menos politica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Após as eleições, devia ser feito um referendo sobre a Cidade Desportiva.
Devia ser dada voz aos SINEENSES sobre uma obra da dimensão da que é proposta para ser feita.

A construção da Cidade Desportiva poderá, ou não, endividar ainda mais a autarquia.
Deveria ser a população a decidir dessa obra ou não.